sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Ex-segurança da Assembleia é acusado por duplo homicídio


Segundo a denúncia do MP contra Tôca, no dia 26 de fevereiro de 1990, o ex-segurança da Assem­­bleia e um policial prestavam serviço de segurança privado na parte externa de um salão onde ocorria um baile carnavalesco, no bairro Vila Guaíra, em Curitiba. Os dois te­­riam suspeitado de que um ho­­mem e um adolescente estavam tentando furtar um veículo estacionado nas proximidades do salão.
Os dois seguranças do baile te­­riam revistado os suspeitos e en­­contrado chaves usadas para furtar veículos. A dupla teria algemado os suspeitos e chamado um outro policial, que estaria coordenando a segurança do salão. Se­­gun­­do a denúncia, esse policial te­­ria batido nos suspeitos e encontrado uma arma calibre 38 com eles.
“Logo a seguir, presentes os denunciados e alguns diretores do clube [proprietário do salão], convencionou-se que os elementos detidos, bem como os objetos encontrados com os mesmos [duas chaves-michas e um revólver], deveriam ser conduzidos ao 3.º Distrito Policial...”, relata o MP na denúncia.
Porém, não foi o que aconteceu. O primeiro policial e Tôca teriam ido até a casa do PM com os suspeitos, onde os dois acusados pelo furto teriam apanhado com uma pá.
Em seguida, Tôca e o policial te­­riam levado os dois suspeitos em um veículo para a Colombo e, por volta das 2 horas da madrugada, entrado em um milharal. De acordo com a denúncia, o policial, mesmo sob apelos de “clemência” do adolescente, que estava deitado ao lado do outro suspeito, “colocou o pé sobre o corpo (...) [do suspeito do furto], puxou sua cabeça pelos cabelos e detonou um tiro em sua nuca”. O mesmo ocorreu com o outro acusado. Segundo o MP, Tôca teria notado que os suspeitos estavam ainda vivos e, por isso, teria disparado quatro vezes contra um deles. No entanto, sua arma teria falhado.
O policial e Tôca foram denunciado por duplo homicídio qualificados. Até agora, apenas o policial foi levado a júri popular duas vezes. Na primeira vez, ele foi absolvido, mas o MP recorreu e conseguiu que o policial fosse condenado a 13 anos de prisão em regime fechado, em 1999.
Processo desmembrado
No caso de Tôca, a Justiça desmembrou o caso, separando-o do processo contra o policial. Isso ocorreu porque a Justiça teve dificuldades de encontrá-lo para dar andamento ao caso. Além disso, a defesa dele recorreu várias vezes, pedindo para que Tôca não fosse acusado como coautor, mas apenas como partícipe. Pedido foi negado pela Justiça. Em 1995, Tôca foi alvo de um mandado de prisão preventiva. Em 2001, a Justiça revogou a prisão.
O advogado Henoch Buscariol, que atualmente está representando Tôca, embora não seja o responsável pelo processo de homicídio, disse que seu cliente nega o crime. Tôca não quis falar sobre o assunto.
(Diego Ribeiro, Kátia Brembat­­ti, Karlos Kohlbach, Sandro Mo­­ser, Euclides Lucas Garcia, Ca­­roline Olinda e André Gonçalves Gazeta do Povo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém