Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Três tratores e um caminhão são apreendidos no Candói










Dois tratores estavam escondidos em uma mata no interior do municipio

20/11/2014 - Por Miguel Angelo

Três tratores e um caminhão foram apreendidos pela PM/Policia Militar em Candói/PR, nesta quarta-feira (19) em uma fazenda no interior do município, através de um mandando de busca e apreensão, expedido pela justiça.

De acordo com as informações repassadas pela PM, o caminhão VW e um trator New Holland, azul estavam em uma residência na Rua Maria Rita Mendes Araujo, Bairro Votorões. O oficial de justiça questionou a pessoa que estava na casa, quanto os outros dois tratores e foi informado que estavam na Fazenda Bella Vista.

No local não foi encontrado. Mais tarde, a PM foi novamente acionada pelo Oficial de Justiça para voltarem à Fazenda, onde os tratores Massey Ferguson cor vermelha e o outro John Deere, verde, estavam escondidos em uma mata.

Um funcionário da fazenda confessou que seu patrão tinha pedido para esconder o maquinário no mato, porque ele estava com problemas com a justiça. Os tratores foram localizados em uma área de mato aparentemente em uma tentativa de ocultá-los. Diante destes fatos foi realizado acompanhamento, e o oficial de justiça realizou a apreensão dos referidos bens.







Fonte: Noticias Policiais

Goioxim: 2ª Copa São Sebastião de Futebol Séte Classificação Geral






Classificação                  Time                    Pontos    SG        CA                  CV




1º MOVEIS MARQUES                             9             11          0                      0

2º JABOTICABAL                                      9             8            1                      0

3º AGUA FRIA                                            9              7           1                      0

4º Nª Sª DAS VITORIAS                            7              6            1                      0

5º DIAMANTE                                            7               5           0                      0

6ºADC E POSTO                                        7               4            1                     0

7º Nª Sª DO BELEM                                   7               2            5                      0

8º REAL SOCIED F. C.                             7               1            1                      0

9º SANTA LUZIA                                      6                13          3                      0

10º ASSUNTA AO CÉU                            6                3            3                      0

11º SÃO PEDRO A                                    6                2            2                      0

12 º VILA RURAL                                     5                6            4                      0

13º Nª Sª DO ROSARIO                            4                2            3                      1

14º JACUTINGA E. CLUBE                    4                1            2                      0

15º VMI AGRICOLA                                4               -1            0                      0

16º PAROQUIA                                         4               -3            3                       1


17º LP VIDRAÇARIA                                3                3            3                       0

18º RIO BONITO                                        3              -4            1                        0

19º GRINGOLÂNDIA                                3              -4            2                        0

20º ESTRELA                                             3              -5            3                        0

21º Nª Sª DOS MILAGRES                        3              -7            1                        0

22º SÃO PEDRO B                                     3              -8            2                        0

23º ALTA FLORESTA                               0             -16           2                        1

24º Nª Sª DOS MILAGRES                        0             -17           0                        0

25º BNH E. CLUBE                                    ELIMINADO WO

26º ARCAM                                                ELIMINADO WO

27º AMIGOS DO RATINHO                     ELIMINADO WO



Asseçoria de Comunicação

MEGA-SENA Resultado Concurso Nº 1654

ÚLTIMO RESULTADO
Concurso n.1654
ACUMULOU!
Estimativa de prêmio (Sena) para o próximo concurso, a ser realizado em 22/11/2014:
R$ 135.000.000,00
Valor acumulado:
R$ 114.066.712,47
Valor acumulado para o próximo concurso de final cinco (1655):
R$ 114.066.712,47
Valor acumulado para o sorteio especial de Final de Ano :
R$ 74.299.736,91
Ordem de sorteio
50      33      42      07      58      16
 
Ordem crescente
07      16      33      42      50      58
PREMIAÇÃO
Faixa de premiaçãoNº de ganhadoresValor do prêmio (R$)
Sena00,00
Quina24934.739,50
Quadra19592630,73
Arrecadação Total: R$ 147.750.745,00

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Governo abre licitação para obra do Hospital Regional do Centro-Oeste em Guarapuva






MAIS SAÚDE
Governo abre licitação para obra do
Hospital Regional do Centro-Oeste


O GOVERNADOR EM EXERCÍCIO, FLÁVIO ARNS, ASSINOU NESTA TERÇA-FEIRA (18) A AUTORIZAÇÃO PARA A LICITAÇÃO DA OBRA. O novo hospital será construído em Guarapuava, terá 16 mil metros quadrados e beneficiará cerca de 410 mil pessoas da região. Com 150 leitos, sendo 30 leitos de UTI adulto e 10 de UTI infantil, o ... leia mais »


Paraná registra queda de 17,36% nos homicídios culposos de trânsito






RELATÓRIO ESTATÍSTICO
Paraná registra queda de 17,36%
nos homicídios culposos de trânsito


EM 2014 FORAM REGISTRADAS 1.271 OCORRÊNCIAS, CONTRA 1.538 NO ANO PASSADO. Houve redução em 16 das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública do Estado. As informações constam no Relatório Estatístico Criminal da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico. leia mais »

Aberto processo seletivo para o mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável







A Universidade Federal da Fronteira Sul publicou o Edital Nº 740/UFFS/2014, referente ao Processo Seletivo de candidatos às vagas para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), ofertado no Campus Laranjeiras do Sul. Para ingresso no primeiro semestre de 2015, são oferecidas até 20 vagas. O conteúdo completo do Edital pode ser acessado no endereçowww.uffs.edu.br.


Inscrições

O período de inscrição é de 19 de novembro a 15 de dezembro de 2014, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na Secretaria Geral de Cursos (Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável) do Campus Laranjeiras do Sul, BR 158, km 405, Laranjeiras do Sul, PR.

Também serão aceitas inscrições pelo correio, via sedex, aos cuidados da Secretaria Geral de Cursos (PPGADR) do Campus Laranjeiras do Sul, BR 158, km 405, Caixa Postal 106, Laranjeiras do Sul, PR, CEP 85301-970, desde que a postagem ocorra até o dia 15 de dezembro de 2014.

A relação das inscrições homologadas será divulgada a partir de 22 de dezembro de 2014, no endereço: www.uffs.edu.br, aba Pós-Graduação > Strictu Sensu > Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável.


Seleção e Classificação

O Processo Seletivo será conduzido por comissão de seleção, constituída por docentes do PPGADR, indicada pelo Colegiado do Programa e designada por Portaria. A seleção será feita em duas etapas: prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório; análise do curriculum vitae e arguição do pré-projeto e do curriculum vitae, de caráter classificatório. Todas as etapas serão realizadas na UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, em datas, salas e horários a serem divulgados no endereço citado acima.


Cronograma e Resultados

Ao final do processo de seleção, será divulgada a lista dos candidatos classificados com a indicação dos possíveis orientadores e respectivas linhas de pesquisa. As etapas do Processo Seletivo e a publicação do resultado seguem o cronograma estabelecido no Edital.


Assessoria de Comunicação

Quem votou pela quebra do sigilo do tesoureiro do PT. E quem votou contra







19/11/2014 - 11h04


Gabriel Garcia

Por um voto de vantagem, a oposição conseguiu quebrar, ontem, na CPI da Petrobras, o sigilo bancário, fiscal e telefônico de João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, envolvido com a corrupção na Petrobras.

Segue a relação dos que votaram contra a quebra do sigilo (não) e dos que votaram a favor (sim).

Votaram não

Deputado Sibá Machado (PT-AC)

Deputado Sandro Mabel (PMDB-GO)

Deputado Ronaldo Fonseca (PROS-DF)

Deputado Afonso Florence (PT-BA)

Deputado João Carlos Bacelar (PR-BA)

Senador Valdir Raupp (PMDB-RO)

Senador Humberto Costa (PT-PE)

Senador Aníbal Diniz (PT-AC)

Senadora Ivonete Dantas (PMDB-RN)

Senadora Ana Rita (PT-ES)

Senador Welington Dias (PT-PI)

Votaram sim

Deputado Lúcio Veira Lima (PMDB-BA)

Deputado André de Paula (PSD-PE)

Deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA)

Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ)

Deputado Rubens Bueno (PPS-PR)

Deputado Enio Bacci (PDT-RS)

Deputado Augusto Coutinho (SD-PE)

Senador Antonio Aureliano (PSDB-MG)

Senador Jayme Campos (DEM-MT)

Senador Gim Argelo (PTB-DF)

Senador Ataídes Oliveira (PROS-TO)

Senador Ruben Figueiró (PSDB-MS)



Fonte: O Globo

PSDB quer que Graça Foster explique sua omissão em caso de corrupção na Petrobras



A presidente da Petrobras, Graça Foster, reconheceu hoje, embora tardiamente, que em maio foi informada oficialmente de que a empresa holandesa SBM Off Shore pagou propina a funcionários da Petrobras. Mas, de forma inexplicável, a única providência que a presidente informa ter tomado foi proibir a empresa de firmar novos contratos com a estatal.

Na reunião da CPMI de amanhã, o PSDB questionará o seu presidente, senador Vital do Rego, para saber quais providências serão tomadas no sentido de se investigar a evidente ocorrência de corrupção dentro da empresa e punir os responsáveis. Caso as informações procedentes da empresa não sejam convincentes apresentaremos novo requerimento para que a senhora Graça Foster compareça à Comissão para esclarecer esses graves fatos.

O partido aguarda a posição oficial com o relato das ações tomadas na época para avaliar as providências cabíveis caso haja indícios de deliberada omissão por parte da atual direção da empresa, e, nesse caso, se a omissão teve como objetivo impedir que o país tomasse conhecimento da gravidade das denúncias no período pré-eleitoral.

Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP)
Líder do PSDB no Senado

Greenpeace Brasil Duas Toneladas de pó de Serra Despejadas Enfrente a Séde da Caixa Economica Federal








Hoje ativistas do Greenpeace protestaram, em Brasília, para exigir que a Caixa Econômica Federal pare de financiar a destruição da Amazônia. Foram despejadas duas toneladas de pó de serra em frente à sede da Caixa Econômica Federal para ilustrar a destruição da floresta e denunciar a conexão do programa Construcard com a exploração ilegal e predatória de madeira na Amazônia.

Faixas simulando o cartão Construcard traziam a mensagem: “Para o programa ser legal, a madeira não pode ser ilegal”.

Com o cartão Construcard, correntistas podem comprar materiais para reforma e construção imobiliária com facilidades para o pagamento. A madeira nativa da Amazônia, utilizada para pisos, mesas, cadeiras, armários, portas e janelas, entre outros produtos, está entre os materiais que podem ser encontrados. Apesar de ser uma iniciativa positiva, a Caixa precisa adotar medidas que garantam que seus clientes não se tornem cúmplices da destruição da floresta.

O governo federal tem que fazer sua parte e conduzir uma ampla revisão de todos os planos de manejo e uma reforma do sistema de controle da madeira como primeiro passo para a solução do problema.

Pressione o governo para acabar com a exploração predatória e ilegal de madeira na Amazônia.



Chega de madeira ilegal – junte-se a nós pelo fim da exploração ilegal e predatória de madeira na Amazônia.



Marina Lacôrte
Greenpeace Brasil

Dia da Bandeira 19 de Novembro


A atual bandeira do Brasil foi inspirada na bandeira do período imperial




A comemoração do dia da bandeira se constituiu como mais um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira, o dia da bandeira simboliza a nação brasileira.

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.

A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.

As bandeiras não são restritas a serem simbologias somente do Estado-nação, ou de algum país, mas existem bandeiras que representam diversas regiões que integram o país e diferentes instituições e esferas sociais. Existem bandeiras que simbolizam times de futebol, torcidas organizadas, cidades, Estados, instituições religiosas e governamentais como cidades, exército, além das instituições comerciais, bandeira de uma empresa.

Temos notícias de que as primeiras bandeiras foram visualizadas na antiguidade, eram utilizadas nos exércitos como meio de reconhecimento entre os diversos soldados. Atualmente, no mundo contemporâneo, todo Estado-nação possui uma bandeira nacional que representa e dá unidade à nação, ou seja, unifica diferentes povos. Dessa maneira, a instituição da comemoração do dia da bandeira acrescentou mais um elemento simbólico na construção da identidade nacional.

Leandro Carvalho
Mestre em História




www.brasilescola.com

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Paraná lança a Nota Fiscal Eletrônica





MODERNIZAÇÃO
Paraná lança a Nota
Fiscal Eletrônica


NOVO MODELO TRAZ AGILIDADE E SEGURANÇA AO CONSUMIDOR, AO COMÉRCIO VAREJISTA E AO FISCO ESTADUAL . Na hora da compra, a população pode verificar a validade e autenticidade do documento e ter a comodidade de recebê-lo no seu dispositivo móvel, como smartphone ou tablet. Já os comerciantes podem reduzir os custos operacionais. leia mais »

AEN

Recursos do Seguro Rural devem triplicar em 2015 no Paraná






PARA O AGRICULTOR
Recursos do Seguro Rural devem
triplicar em 2015 no Paraná


PROGRAMA FOI RETOMADO PELO ESTADO, QUE AMPLIOU DE TRÊS PARA 29 O NÚMERO DE CULTURAS BENEFICIADAS . Objetivo para o ano que vem é dobrar o número de beneficiados. Seguro cobre perdas com eventos climáticos, como trombas d'água, ventos fortes, doenças, geadas e chuva de granizo. leia mais »


AEN

Prefeituras do Paraná abrem concursos



Remuneração pode chegar a R$ 12,4 mil. Há vagas para todos os níveis de formação, espalhadas em 12 municípios

16/11/2014 | 00:01 | DA REDAÇÃO


Doze prefeituras paranaenses estão com concursos abertos que somam 458 vagas para todos os níveis de formação. Os processos seletivos estão sendo realizados em Prudentópolis, Campo Bonito, Inácio Martins, Nova Laranjeiras, Perobal, Salto do Itararé, Serranópolis do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste, Santa Maria do Oeste, São João do Triunfo, Sulina e Mallet.

O maior dos cinco concursos é o da prefeitura de Prudentópolis, na região central do estado. São 140 vagas com salários de R$ 724 até R$ 12.431,50. Para pessoas com ensino fundamental são 46 vagas, a maioria para auxiliar de serviços gerais e vigia.

458 é o número de vagas em aberto para os concursos nas prefeituras do Paraná. O maior dos cinco concursos é o da prefeitura de Prudentópolis, na região central do estado, com 140 vagas .

Há também vagas para agentes de saúde e para pessoas com formação de nível médio e técnico. Para profissionais com formação superior, há vagas para dentistas, médicos, fonoaudiólogos, engenheiros, arquitetos, entre várias outras funções.

As inscrições terminam no dia 5 de dezembro no site da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro (www.fauconcursos.org).

Sulina

A Prefeitura de Sulina, município da região Sudoeste do Paraná, lançou um concurso para preencher 66 vagas nos níveis fundamental, médio e superior, além de formação de cadastro de reserva.

Os salários partem de R$ 743,01 e podem chegar a R$ 8 mil. As inscrições ficam abertas até dia 1.º de dezembro e podem ser feitas pelo site do Instituto Saber (www.saber.srv.br).

Vera Cruz do Oeste

A seleção da prefeitura de Vera Cruz do Oeste, na região Oeste do estado, reúne 56 oportunidades com salários que variam de R$ R$ 724 a R$ 9.100 mil. As vagas são para todos os níveis de formação. No nível superior, há oportunidades para médicos, dentistas, psicólogos e professores. As inscrições vão até 19 de novembro no site www.utfpr.edu.br/medianeira.

Mallet

Além da formação de cadastro de reserva, a cidade de Mallet, no Sul do estado, abriu concurso para 48 vagas imediatas. Com salários que variam entre R$ 724 e R$ 11.844, o edital tem oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade. As inscrições terminam no dia 17 de novembro e podem ser feitas no site www.mallet.pr.gov.br.

Outros
Também estão com concursos abertos as prefeituras de Campo Bonito (42 vagas); Inácio Martins (28 vagas); Nova Laranjeiras (14 vagas); Perobal (29 vagas); Salto do Itararé (11 vagas); Serranópolis do Iguaçu (7 vagas); Santa Maria do Oeste (2 vagas); e São João do Trinfo (15).



www.gazetadopovo.com.br

Rossoni propõe à presidente Dilma indicação do juiz Sérgio Moro ao STF




Deputado Federal Eleito Valdir Rossoni


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, apresentou nesta terça-feira (18) requerimento em plenário solicitando à presidente Dilma Rousseff a indicação do juiz federal Sérgio Fernando Moro à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) aberta em decorrência da aposentadoria do ministro Joaquim Barbosa.

Rossoni informa no requerimento que “a sociedade clama para que a indicação para a Corte Constitucional Federal recaia em cidadão com notório saber jurídico - e nada mais justo do que escolher um servidor de carreira, como é o caso do juiz federal Sérgio Moro, cuja competência técnica é reconhecida internacionalmente.”

O presidente lembrou também que o magistrado já atuou como juiz auxiliar do STF em 2012 e é titular da Vara Federal especializada em lavagem de dinheiro e crime organizado de Curitiba. “A indicação é para que a presidente da República demonstre aos brasileiros que ela fala a verdade quando diz que quer apuração dos fatos da Operação Lava Jato, comandada pelo juiz”, disse. “Nada melhor do que levar esse ilustre paranaense, que faz um trabalho exemplar para o Brasil, a assumir uma vaga no Supremo por indicação da presidente. Ela daria uma demonstração aos brasileiros que ela é realmente favorável às investigações.”

O requerimento foi subscrito por outros 14 deputados.





Juiz federal Sérgio Fernando Moro



Lista Tríplice

O nome de Sérgio Moro faz parte de uma lista tríplice elaborada pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e encaminhada à presidente Dilma para definição do nome que irá ocupar a vaga. Na votação realizada pela Ajufe, Moro teve o maior número de votos: 141. Os nomes dos juízes Fausto Martin De Sanctis e Leandro Paulsen completam a lista tríplice.



Fotos: Divulgação


Sonia Maschke
Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidência

Goioixim: Programação do 4º rodeio crioulo interestadual


Continua a programação de aniversário em comemoração aos 19 anos de emancipação politica de Goioxim,nós últimos dias 30 e 31 de outubro foi realizado quarto femug festival de musica de Goioxim.E nestes dias 21,22,e 23 de novembro fecha a programação de aniversario com o 4º rodeio crioulo interestadual no ctg laços da união de Goioxim todos os tradicionalistas, e simpatizantes de rodeio estão convidado participem.





IMPRENSA PMG

Deputados realizam sessão fechada nesta quarta-feira


Excepcionalmente nesta quarta-feira (18) os deputados estaduais realizarão duas sessões extraordinárias sem que haja a presença da população e de jornalistas. As sessões fechadas ocorrem em razão da votação do pedido do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para investigar o governador Beto Richa.

O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni, justificou a decisão de realizar a votação desta forma. “É algo estranho fazer uma sessão fechada. Tenho conhecimento do assunto e uma questão regularizada e irrelevante. Mas, lamentavelmente, por determinação do Supremo, a questão corre em sigilo. O próprio governador pediu que fizéssemos em uma sessão aberta, mas tenho que seguir determinação do Supremo.”



Sonia Maschke
Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidência

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Governo lança livro de ensino religioso escrito por professores da rede ...






DIVERSIDADE
Governo lança livro de ensino religioso
escrito por professores da rede ...

O LANÇAMENTO FOI FEITO PELO GOVERNADOR EM EXERCÍCIO, FLÁVIO ARNS. Organizado pela Secretaria Estadual da Educação, em parceria com a Associação Inter-religiosa de Educação, o livro mostra a diversidade cultural e religiosa e servirá de subsídios para o ensino religioso nas escolas. leia mais »


AEN

Goioxim: Paroquia Celebrou Casamento Comunitário dia 15 de Novembro



Fotos Wilsom Produções

Casamento comunitário dia 15 de novembro de 2014 na paroquia São Sebastião Goioxim PR
fotos disponíveis no estúdio Wilson Produções na rua mato grosso 175 centro Goioxim atras do Moraes cabeleireiro oa lado da funerária cristal



MEGA-SENA Resultado Concurso Nº 1653








Na Mega Sena 1653, 01-21-22-27-32-45; O resultado da Mega Sena segue sem ganhadores na faixa principal, segundo a Caixa, sorteio foi antecipado e aconteceu na sexta (14). Valor acumulado da Mega Sena vai a R$ 80 milhões para sortaeio da próxima seman (quarta).

GOIOXIM: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZOU A SEGUNDA AMOSTRA PEDAGÓGICA







A Secretaria Municipal de Educação Esporte e Cultura De Goioxim realizou, na ultima quinta-feira (13), a II Mostra Pedagógica de trabalhos elaborados pelos professores que integram o programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O objetivo da II Mostra foi proporcionar aos professores um intercambio sobre as atividades desenvolvidas durante a formação.
A II Mostra Pedagógica contou com a presença do Excelentíssimo Sr.Prefeito Elias Schreiner e a primeira dama Solange Panosso Schreiner, além de outras autoridades locais a II Mostra teve uma ampla participação dos pais de alunos e da comunidade escolar.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um programa Federal que o Município aderiu em 2013 oferecendo neste mesmo ano formação a 26 professores da rede, no ano de 2014 o mesmo programa esta formando 22 professores alfabetizadores. O Secretario Municipal de Educação o Sr. Anderson Pereira juntamente com a equipe responsável pelo programa Dirlene S. Padilha, Alessandra Salvadori e Santina Motta agradecem pelo esforço que o prefeito vem fazendo para a realização do programa, visando sempre a melhoria da Educação do Município.


IMPRENSA PMG

Cantagalo: Incendio, Ocorrencias em Palmital, Rio Bonito do Iguacu, LJS e Guarapuava



PALMITAL
01 – CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL
Às 06h00min, durante operação policial na Estrada Principal - Linha São Paulo, em
Palmital, policiais militares efetuaram buscas e abordagem numa pessoa, o qual foi
localizado numa Chácara no interior do município. O mesmo possui mandado de prisão
em seu desfavor, sendo que diante do exposto, foi dada voz de prisão ao mesmo e
conduzido este até a Delegacia de Palmital.


RIO BONITO DO IGUAÇU
01 – FURTO QUALIFICADO
Às 11h40min, policiais militares deslocaram até a BR 158 KM 420, sendo que no local o
solicitante informou a equipe que saiu da sua casa as 11h30min, juntamente com toda
sua família para almoçar na Festa da Igreja no centro da cidade, retornando por volta das
15h30min, quando percebeu que a porta da residência havia sido arrombada e que do
seu interior foi furtado 1 (um) revolver , marca Taurus calibre 38, cabo de madeira, com 7
(sete) munições e o documento de registro da arma, a equipe realizou patrulhamento nas
imediações, mas sem lograr êxito.


CANTAGALO
01 – INCÊNDIO
Às 02h00min, uma equipe de policiais militares deslocou até a Rua João Milton Fagundes,
onde a solicitante relatou que estava dormindo em sua residência e foi acordada por
vizinhos, os quais informaram que sua residência estava tomada por labaredas de fogo.
No local a equipe constatou o fato e acionou os bombeiros de Laranjeiras do Sul e
também informou a Policia Civil. A equipe de policiais militares orientou e auxiliou os
vizinhos a fazer o resfriamento das casas ao redor. Com a chegada dos bombeiros
comunitários e militares, foi repassada a situação, deixando aos cuidados para devidas
providências. Relatou ainda a proprietária da residência, que é a terceira vez que
tentaram atear fogo em sua residência, porém não suspeita de nenhuma pessoa.


LARANJEIRAS DO SUL
01 – POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO, ACESSÓRIO OU MUNIÇÃO
À 01h20min, policiais militares deslocaram até a Rua Sargento João Nascimento Lopes,
onde a solicitante informou que seu convivente chegou à residência embriagado e com
uma faca de cozinha tentou esfaqueá-la, só não conseguiu porque o filho caçula do casal
acordou e foi até a cozinha. A solicitante gritou chamando a atenção dos vizinhos que
acionaram a Polícia Militar. A vítima teve interesse na na representação contra o agressor
que ainda encontrava-se na casa. Sendo dada voz de prisão ao mesmo. A vítima ainda
disse que o autor danificou seu aparelho celular para que ela não chamasse a polícia.
Encaminhada as partes juntamente com a faca para a 2ª SDP. Na delegacia a vítima
ainda informou que seu amásio possuía na casa atrás da geladeira uma espingarda com
várias munições. A equipe de policiais militares juntamente com a vítima retornaram ao
local e localizaram atrás da geladeira um espingarda aparentemente calibre 36, com 25
munições calibre 36 intactas e uma deflagrada, e uma munição calibre 44 intacta
acomodadas em um "baleiro". A arma com as munições também foram encaminhadas a
2ª SDP.

Veja Completo


Relatório 16.11.14
Baixar Agora

Guarapuava, 17 de novembro de 2014.
Setor de Comunicação Social – R. D.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Permitir a alteração da LDO é a desmoralização do Congresso, alerta Aécio



São Paulo (SP) - O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, condenou nesta sexta-feira (14/11), em São Paulo, as manobras do governo, com apoio da base aliada, para tentar alterar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Para Aécio, aprovar a alteração da LDO é desmoralizar o Congresso Nacional. Se o governo insistir em sua estratégia, a oposição poderá recorrer à Justiça e deflagrar um trabalho de obstrução das votações no Parlamento, alertou ele.

"A LDO foi aprovada após uma ampla discussão no Congresso Nacional e tem que ser cumprida. E nós vamos exercer, portanto, o nosso papel de oposicionistas garantindo o seu cumprimento. Então, a posição das oposições é: obstrução inclusive das discussões na Comissão até que essa questão seja resolvida. E obviamente, nosso posicionamento será contrário à modificação da LDO", antecipou Aécio.

E acrescentou: "Impedir a aprovação da modificação da LDO é defender as prerrogativas do Congresso Nacional e defender a lei. As consequências obviamente terão que ser, amanhã, exercidas pela Justiça. Nós vamos exercer o nosso papel de oposicionistas com absoluto vigor, sem adjetivações".

Responsabilidades

Aécio reiterou que é necessário ter responsabilidade com o Orçamento da União. Ele lembrou que a LDO permite que se movimente até 20% dos recursos no esforço de cumprir o superávit e que, no passado, o governo fez essa ação e não cumpriu com a meta.

"O governo já fez essa movimentação e não cumpriu o superávit. O Brasil não pode virar a 'casa da mãe Joana' onde o governo acha que, com a sua maioria, faz o que quer no Congresso Nacional", afirmou Aécio Neves. "É o mesmo governo que dizia que o desmatamento no Brasil tinha diminuído" , acrescentou. "Então, houve, sim, um estelionato nessa campanha."

Segundo Aécio, é o momento de todos assumirem suas responsabilidades. "O governo, até um mês atrás, dizia que cumpriria a Lei de Diretrizes Orçamentárias. O ministro da Fazenda dizia isso durante a campanha eleitoral", relembrou.


Denúncias anônimas podem ser feitas também pela internet






Publicado em 14/11/2014 10:46



Denúncias sobre tráfico de drogas ou crimes de violência contra crianças, mulheres e idosos, ou informações que colaborem com a prisão de criminosos, agora podem ser feitas também pela internet, no site do 181 Narcodenúncia. A nova ferramenta, desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), vai facilitar o procedimento para quem pretende ajudar, de forma anônima, colaborar com as polícias.

Basta acessar o site do programa (www.181.pr.gov.br) e clicar na aba “Faça sua denúncia”. Até então, as informações só podiam ser repassadas via telefone. A nova ferramenta não descarta esta modalidade, que continua atendendo o cidadão assim que ele ligar para o número 181. O atendimento via telefone ou on-line é realizado 24 horas por dia e a identidade da pessoa que faz a denúncia é mantida em sigilo. Nenhuma taxa é cobrada e a denúncia pode ser feita de qualquer localidade do Paraná.

Para o capitão Edivan Fragoso, coordenador estadual do 181, o sistema on-line facilitará que a população denuncie cada vez mais crimes sem a necessidade de identificação. “O cidadão agora terá condições de fazer uma denúncia pela internet com total segurança, sabendo que sua identidade será mantida no mais absoluto sigilo e que, em caso de ligações, o sistema não irá gravar a conversa”, disse. Ele explica que, assim como as denúncias feitas pelo telefone, as do site também serão analisadas e encaminhadas para as autoridades policiais para que sejam iniciados os trabalhos de investigação.

O coordenador do programa também destacou que cada denúncia é importante para que o trabalho policial seja efetuado. “As informações são acessadas diretamente pelas polícias e têm uma grande aceitação. O 181 é uma ferramenta importante no trabalho de investigação da Polícia Civil e de planejamento do policiamento da Polícia Militar”, comenta.

Além da inovação, o 181 agora funciona no Centro de Comando e Controle, localizado no prédio da Secretaria da Segurança, no Centro Cívico, em Curitiba. As novas instalações permitem um atendimento à população ainda melhor. “Hoje estamos com uma estrutura moderna, onde temos condições de fazer um atendimento 24 horas por dia das denúncias que são feitas por telefone e temos também a condição de acionar as polícias no caso de emergência”, ressalta o capitão.

DENÚNCIA - Para fazer uma denúncia on-line é necessário acessar o site do 181 Narcodenúncia (www.181.pr.gov.br). No lado esquerdo da página, é só clicar no ícone “Faça sua denúncia”, que direciona para um formulário de preenchimento. É fundamental informar nome ou o apelido de quem está cometendo o crime, o município, nome da rua e o bairro, e demais informações, como características das pessoas, placa de veículos, números de telefone e todas as informações que possam auxiliar as autoridades na atuação eficaz para solucionar o caso.

O sistema também solicita ao denunciante que escolha denunciar de forma identificada, anônima, ou sigilosa, quando os dados do denunciante serão visíveis apenas para a Secretaria da Segurança. Após este processo, as informações serão cadastradas no banco de dados da unidade e repassadas para as polícias.

181 NARCODENÚNCIA - Implantado em junho de 2003 pelas secretarias da Justiça e da Segurança – com a denominação de 161 Narcodenúncia – o programa era voltado exclusivamente ao combate ao narcotráfico e fez com que as polícias batessem recordes na apreensão de drogas em todo o Paraná.

Com o sucesso alcançado, o Governo do Estado sugeriu ao governo federal a implantação de um número nacional, o 181. Em contrapartida, o Paraná cedeu os direitos e também o uso do software de todo o programa para que qualquer estado possa implantar o Narcodenúncia.

O objetivo era criar um banco de dados nacional e interligado, fazendo do Narcodenúncia uma das melhores ferramentas no combate ao tráfico de drogas, assim como já acontecia no Paraná.

O número também atende chamadas de qualquer cidade do Estado através das centrais de atendimento à população, localizadas em seis cidades: Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Pato Branco.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Goioxim: IV Rodeio Crioulo Interestadual CTG Laços da União



Palmital: Estupro de Vulnerável



PALMITAL

01 – APOIO A OUTROS ÓRGÃOS / ESTUPRO DE VULNERÁVEL

Às 11h05min, uma equipe de policiais militares foi acionada pela Delegacia de Polícia
Civil para prestar um apoio na prisão de um indivíduo, pois segundo denúncia de sua filha
(13 anos), o pai estaria lhe abusando sexualmente desde 9 anos de idade e que sempre
lhe ameaçava de morte caso contasse para alguém. 

Nessa data a mesma tomou coragem vindo a relatar o acontecido para o Conselho Tutelar, queencaminhou a adolescente ao posto de saúde para ser realizando o exame, sendo confirmado tal ato. Aequipe deslocou-se até a comunidade de Divisor de Antunes para realizar a prisão do
indivíduo, porém o mesmo já havia se evadido de sua residêcia tomando rumo ignorado.


Veja Demais...

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Aécio: “Se houvesse um Procon das eleições, Dilma teria de devolver o mandato”








O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (PSDB), criticou nesta quarta-feira (12) a proposta encaminhada pela presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional, que abre brecha para o governo federal descumprir a meta fiscal deste ano. Aécio antecipou que a oposição não concorda com essa manobra do governo e estudará medidas cabíveis do ponto de vista judicial, pois o descumprimento da meta aprovada pelo Legislativo pode caracterizar um crime de responsabilidade da presidente da República.

“Esse governo comete estelionato eleitoral ao propor imediatamente após as eleições medidas opostas a que anunciava no período eleitoral. Se houvesse um Procon das eleições, a presidente Dilma ia estar sendo hoje instada a devolver o mandato que recebeu”, disse Aécio em entrevista coletiva à imprensa no Senado.

Para Aécio, Dilma abre um precedente perigoso ao propor a alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “O governante é obrigado a cumprir a lei. Quando ele não cumpre a lei, independente das razões que levaram a isso, e no caso do governo foi o excesso de gastos descontrolados, o governante não pode ter como alternativa a mudança da lei. Amanhã se um governador não cumprir o percentual, por exemplo, da Saúde, ele vai mudar a lei?”, questionou o presidente nacional do PSDB.

Na sua opinião, a proposta de lei enviada por Dilma ao Congresso é um atestado definitivo do fracasso do governo na condução da política econômica; “Não podemos permitir e aceitar que a ineficiência e a incapacidade do governo possam ter como uma única alternativa a alteração da lei. Mais uma vez quer se mascarar os números. O governo na verdade quer produzir um déficit e chamá-lo de superávit. Um governo que não foi responsável na administração dos gastos públicos não tem autoridade moral para pedir ao Congresso que altere uma lei por ele aprovada.”

Aécio prometeu empenho da oposição para impedir que a nova a manobra governista para maquiar as contas públicas avance no Legislativo. “Estaremos vigilantes para impedir a modificação dessa lei. Vamos discutir, inclusive do ponto de vista judicial, quais as medidas cabíveis, porque a presidente da República incorre em crime de responsabilidade se não cumprir a meta aprovada pelo Congresso Nacional”, afirmou Aécio Neves.



Sede própria para Escola no Cavaco: prefeito assinou ordem de serviço









Em 12 de novembro de 2014

O prefeito Everson Konjunski assinou na tarde de ontem (11) a ordem de serviço e também o contrato para a construção da sede própria da escola municipal no Cavaco. Atualmente a escola municipal do distrito funciona em um prédio alugado, distante da sede, o que dificulta o acesso e também limita atividades, já que não é um local próprio para sediar uma escola. "Esse é mais um dos tantos sonhos que tenho orgulho e emoção em poder estar realizando em nosso município. Há muitos anos toda comunidade do Cavaco almeja essa sede própria. 

Os alunos, pais, funcionários, professores terão enfim um espaço adequado, merecido. Obrigado Cavaco por acreditar no nosso trabalho", comentou o prefeito, agradecendo também o Deputado Federal Zeca Dirceu, que intermediou o recuro de mais de R$ 818 mil.






O contrato e a ordem de serviço foram assinados na presença do engenheiro da Prefeitura Municipal Clyseverton Marcolina, da secretaria de Educação Suzana Nascimento, da secretária de Finanças Neusa Correa e do sócio da empresa O.E Engenharia e Construções, Fernando Skumra. A primeira parcela para iniciar a obra já está na conta da prefeitura.




Camille Prestes de Oliveira
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Cantagalo

CONHEÇA OS 10 FINALISTAS DO PROGRAMA EMPREENDEDOR RURAL DE 2014







Em 11/11/2014 às 16h18 por Programa Empreendedor Rural:

Os vencedores do Concurso do Programa Empreendedor Rural 2014 (PER) serão conhecidos em evento no dia 05/12 no Expotrade Pinhais.


Veja os 10 melhores projetos empreendedores em ordem alfabética por município:

1-Projeto: Projeto Morango Orgânico
Autores: Aparecida Nicolau de Marchi e Eliane de Marchi Oliva
Município: Astorga

2-Projeto: Reforma e divisão de pastagem
Autor: Letícia Jedenoralski
Município: Campina do Simão

3-Projeto: Reforma de pastagem e construção de confinamento
Autor: Rosecleia Seguro
Município: Guarapuava

4-Projeto: Recanto Ibipitanga- Ecoturismo Rural
Autores: Renato Chible Daher e Margareth Anna Zekveld Daher
Município: Londrina

5-Projeto: Vinhos Cantina da Serra
Autores: Adriana Thomazi Gauza e Bruna Louise Cazali Zuttion
Município: Realeza

6-Projeto: Reforma de pastagem em sistema rotacionado e irrigado para produção de leite a pasto
Autor: Andreia Vieira da Silva Delatorre e Cesar Gomes Delatorre
Município: Santa Cruz de Monte Castelo

7-Projeto: Centro de recria de novilhas leiteiras
Autores: Juliana Maria Martinez Roman e Karine Regina Alves
Município: Sertanópolis

8-Projeto: Incremento na empresa rural: integração lavoura e pecuária no sítio Santo Antônio
Autores: Maria Regina Reis Morais Migliozi e Valdirene Romanin Bortholazzi
Município: Sertanópolis

9-Projeto: Propriedade Geremias
Autores: Kátia reina Geremias
Município: Toledo

10- Projeto: Cultivo de pereira japonesa (Pyrus pirifolia) em ambiente irrigado e protegido com tela de polietileno
Autor: Marcio Ito
Município: Uraí

Enem 2014: MEC divulga gabarito oficial






Enem 2014: MEC divulga gabarito oficial

Confira o gabarito oficial do Enem 2014, divulgado pelo MEC.



Veja.Abril.Com.br

Projeto de lei beneficia rádios comunitárias e outras pequenas mídias em Santa Catarina






Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) proposta que institui a Política Estadual de Incentivo às Mídias Regionais, Livres e Comunitárias. Apresentado no último dia 5 de novembro pela deputada estadual Angela Albino (foto), o Projeto de Lei 0285.6/2014 autoriza os poderes do Estado a destinarem percentual não inferior a 20% da receita anual de publicidade, prevista no Orçamento para a divulgação de obras, anúncios, editais, programas, serviços e campanhas em geral, às mídias regionais, livres e comunitárias.

A iniciativa, segundo Angela, tem como objetivo democratizar o acesso da população as informações de interesse público, ampliar a transparência das ações governamentais e também fortalecer os pequenos veículos de comunicação. “Apoiar estas mídias devido ao seu alcance é de importância fundamental para pequenas comunidades, bairros, pequenos e médios municípios”, destaca.

Enquadram-se na proposta períodicos, jornais e revistas impressas, com tiragem entre dois mil e 20 mil exemplares, editados sob responsabilidade de empresário individual, micro e pequenas empresas e veículos de radiofusão local e comunitária, devidamento habilitados em conformidade com a legislação brasileira.

Proposta com o mesmo teor foi aprovada recentemente na Assembleia do Rio Grande do Sul e sancionada pelo governador em junho deste ano.



Postado por RÁDIO COMUNITÁRIA ZUMBI DOS PALMARES FM às 01:09

Incra apresenta Edital para Compra de Terras no Paraná



O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lançou na última semana o edital para aquisição de seleção para compra de imóveis rurais no Paraná para implantação de projetos de assentamento do Programa Nacional de Reforma Agrária. A compra de áreas pelo Incra é prevista no Decreto Federal nº 433/1992. As regiões preferenciais para recebimento de ofertas são aquelas que fazem parte dos Territórios da Cidadania.

A apresentação do Edital de Chamamento de proprietários rurais interessados na venda de áreas para fins de reforma agrária acontecerá no dia 14 de novembro de 2014 (sexta-feira), às 09 horas, na Câmara Municipal do município de laranjeiras do Sul/PR.

No Paraná, são quatro os territórios reconhecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA): Cantuquiriguaçu, Norte Pioneiro, Paraná Centro e Vale do Ribeira. O edital está disponível no portal do Incra (http://www.incra.gov.br/incra-nos-estados/parana-sr-09) e o prazo para entrega das propostas vai até o dia 30 de dezembro de 2014.

De acordo com o superintendente regional do Incra no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, a medida foi articulada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Muller e com o presidente do Incra, Carlos Guedes, para que a autarquia tenha melhores condições para o atendimento de mais de 6 mil famílias acampadas no estado.

“Esse é mais um esforço que fazemos para fazer a reforma agrária avançar. Garantimos o sigilo das cartas-oferta e faremos a avaliação imediata das áreas para iniciar a negociação para compra. Após o acerto do preço da terra nua e das benfeitorias com os proprietários, o Incra realiza audiências públicas justamente para publicizar os valores envolvidos na transação”, explica o superintendente.

A área mínima em hectares (ha) do imóvel a ser ofertado ao Incra deve ter, no mínimo, o equivalente a 15 módulos fiscais. A área deve, ainda, possuir recursos hídricos favoráveis para o assentamento das famílias de agricultores familiares e estar em consonância com as normas do Incra referentes às condições de localização e acesso.

O pagamento do preço contratado somente será efetuado após o registro da escritura pública no registro de imóveis competente. As benfeitorias são pagas à vista. Já na terra nua, o pagamento é feito de forma escalonada, em Títulos da Dívida Agrária (TDA) resgatáveis em parcelas anuais, iguais e sucessivas, a partir do segundo ano de sua emissão.

Municípios do Território da Cidadania

Cantuquiriguaçu: Porto Barreiro, Campo Bonito, Candói, Cantagalo, Catanduvas, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guaraniaçu, Ibema, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Pinhão, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Três Barras do Paraná, Virmond e Diamante do Sul;

Norte Pioneiro: Abatiá, Carlópolis, Congonhinhas, Jacarezinho, Joaquim Távora, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santa Cecília do Pavão, Santo Antônio da Platina, São Jerônimo da Serra, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Conselheiro Mairinck, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Japira, Jundiaí do Sul, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Pinhalão, Santa Amélia, Santana do Itararé, Santo Antônio do Paraíso, Sapopema, Tomazina e Wenceslau Braz;

Paraná Centro: Cândido de Abreu, Guarapuava, Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Iretama, Laranjal, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Cantu, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Rio Branco do Ivaí, Roncador, Rosário do Ivaí, Santa Maria do Oeste e Turvo;

Vale do Ribeira: Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, Rio Branco do Sul e Tunas do Paraná.




Cássia Morgana Faxina
___________________________________________________________
Assessoria de Comunicação Social MDA/Incra

Meninas do Paraná devem tomar segunda dose contra HPV para garantir a proteção



No estado, já foram vacinadas cerca de 78,3 mil adolescentes, 30,1% do público total. Essa pode ser a primeira geração livre do risco de morrer por câncer do colo do útero

Para garantir 100% de proteção contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), que provoca o câncer do colo do útero, as meninas de 11 a 13 anos precisam tomar todas as doses previstas na vacinação: a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos depois. Mais de 2,2 milhões de meninas já tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV desde o início da nova fase da campanha, em 1º de setembro. O número representa 45% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos.

Embora a vacina faça parte do Calendário Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) e esteja disponível durante todo o ano nos postos de vacinação, as adolescentes devem seguir o cronograma de intervalo entre uma dose e outra. A primeira dose sozinha não protege contra o vírus. A vacina garante proteção contra o câncer do colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina e terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça a importância de convocar os responsáveis pelas adolescentes para que levem as meninas até os postos de saúde para tomarem a segunda dose. “Eu peço para que as mães, avós, responsáveis por meninas de 11 a 13 anos, não deixem de levá-las para vacinar. A primeira dose sozinha não protege contra o vírus. Por isso, é fundamental tomar a segunda dose. O Ministério da Saúde garante a segurança da vacina. Atualmente, ela é utilizada em mais de cinquenta países, com cerca de 175 milhões de doses aplicadas. Vacinar contra o HPV é um gesto de amor e proteção pelas meninas do nosso país”, enfatiza.

A segurança da vacina é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, a conclusão dos casos de efeitos adversos registrados no Brasil só reforça a segurança. “O desfecho desses casos, sem qualquer lesão ou sequela, é uma comprovação que a vacina é segura” salienta, lembrando que muitas reações são psicológicas, comuns em vacinação em ambientes fechados como escolas, quarteis e trabalhos.

Para o secretário, a meta de vacinar 80% das meninas será alcançada. “Eu não creio que as famílias vão perder esta oportunidade. É sempre bom lembrar que, apesar dos avanços na redução das mortes por câncer do colo do útero no Brasil, 14 mulheres morrem todos os dias com esse tipo de câncer no país”, enfatiza. Desde 10 de março, quando a imunização passou a ser ofertada gratuitamente no SUS, 4,7 milhões de meninas receberam a primeira dose, o que representa 96% do público-alvo.

O SUS oferece a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo mundo e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais.

A vacina contra HPV está disponível nas mais de 36 mil salas de vacinação espalhadas pelo país. Neste ano, são vacinadas as adolescentes do primeiro grupo, de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de nove a 11 anos e, em 2016, as meninas de nove anos.

PREVENÇÃO - Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. No entanto, a imunização não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

“A combinação da vacina com o Papanicolau é perfeita porque protege as meninas para o futuro. As meninas que tomam a vacina hoje, se ao chegarem aos vinte e cinco anos, começarem também a fazer o Papanicolau, praticamente será uma geração livre de câncer de colo de útero. Isso era algo impensável há 10 anos”, destaca o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer do colo do útero, estudos apontam que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.



Ministério da Saúde

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Turvo: XXIII Rodeio Crioulo CTG Rincão do Pinhal








Avião faz pouso forçado em Pato Branco






Pequena aeronave que seguia para o MS teve uma pane no motor; Apesar do susto ninguém se feriu.

Um piloto sul mato-grossense precisou fazer um pouso forçado em Pato Branco no final da tarde desta segunda-feira (10). Ele teria saído de El Dourado, na região de Porto Alegre (RS) com a destino a Campo Grande (MS), onde mora. Segundo as informações faria um pouso em Pato branco para reabastecer a pequena aeronave, um monomotor experimental com 170 horas de vôo, mas não conseguiu chegar no aeroporto.

Em entrevista ao jornalista Ari Ignácio de Lima (TV Sudoeste), o piloto Irineu Rodrigues Cação Sobrinho, que é também mecânico de avião, contou que o motor teria apresentado uma a pane ao chegar em Pato Branco, o que o obrigou a fazer um pouso de emergência em meio a uma lavoura que fica na comunidade Três Pontes, já bem próximo da área urbana. Apesar do susto, nem ele e nem o amigo que estava junto se feriu.

O piloto garantiu que o único dano na aeronave foi no trem de pouso, mas ele seria reajustado e nesta terça-feira (11) a viagem deve ter continuidade. V ai decolar da lavoura mesmo e passar pelo aeroporto apenas para abastecer, depois segue direto a Campo Grande (MS).

Fotos e informações: Ari Ignácio de Lima (TV Sudoeste)
Via Noticias Policiais

Virmond realizara mais uma edição do Programa Prefeitura em Ação






Neste Sábado dia ( 15 ) primeiro será realizada mais uma edição do projeto Prefeitura em Ação as comunidades beneficiadas serão Linha Campo das crianças Linha zapaoski, Santa Luzia e linha Restinga, essas três comunidades estão convidadas a participar.

A reunião terá seu inicio as 10 horas da manha, local pavilhão da comunidade São Francisco e seguirá o mesmo cronograma das reuniões já feitas anteriormente.


Elesandro Simione

Escolas começam a receber última remessa do ano da merenda






Publicado em 11/11/2014 10:07

A Secretaria Estadual da Educação iniciou nesta semana a entrega da quarta remessa de alimentos não perecíveis da merenda escolar. É o último lote do ano e cada escola já estará abastecida até o fim do ano letivo e primeiros 15 dias de aula em 2015.

O lote é diversificado e contém cerca de 32 produtos, entre eles macarrão, arroz, biscoitos, feijão, fubá, barra de frutas, cebola em flocos, granola, açúcar, sal marinho.

A previsão é que até o fim da semana que vem as 2.500 escolas da rede estadual e também as escolas especiais conveniadas recebam os produtos.

Os diretores e responsáveis pela preparação da merenda devem ficar atentos para a organização dos produtos. “É importante sempre controlar a validade dos alimentos, priorizando o consumo dos que têm prazo menor de validade", destacou a nutricionista e diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Stolarski.

CONTROLE - Outra recomendação da Secretaria é para os gestores controlarem os estoques de produtos e garantir um início de ano letivo sem falta de merenda. “Qualquer falta de controle da escola neste período pode comprometer a alimentação escolar nos primeiros dias de aula”, explica Márcia.

A diretora diz que a primeira remessa de merenda em 2015 deve começar a chegar às escolas no começo de fevereiro. A volta dos alunos para as salas de aula está marcada para 9 de fevereiro.

No Colégio Estadual Papa João Paulo I, em Curitiba, a direção e a equipe da cozinha organizam com antecedência o estoque da merenda servida aos 1.300 alunos.

“Fazemos a análise do estoque, o controle das datas de vencimento dos alimentos continuamente. O planejamento da merenda é fundamental”, explicou a diretora Sônia Maria Czelusniaki.

FRUTAS E LEGUMES - Além dos produtos não perecíveis, as escolas recebem semanalmente frutas, verduras e legumes de agricultores familiares. As carnes congeladas também são enviadas separadamente e chegam quinzenalmente aos 1,3 milhão de alunos.

Junto com os alimentos são encaminhadas sugestões de cardápio elaborado pelas nutricionistas da Secretaria da Educação.

As refeições são balanceadas e atendem aos diferentes hábitos alimentares regionais.

INVESTIMENTOS - Somente em 2014, o investimento em merenda escolar chegou a R$140 milhões na merenda, incluindo R$ 46 milhões para a compra de alimentos da agricultura familiar. Além disso, o Governo do Estado equipou as escolas com diversos equipamentos, entre eles fogões e freezers.

Para conhecimento dos itens e quantidades destinadas a cada escola, os diretores poderão acessar o link www.merenda.pr.gov.br/merenda/

Marquinho: Rodeio Crioulo uma das Maiores festas da Região





Fotos: Xuxo


O município comemorou seus 19 anos com o XII Rodeio Crioulo Interestadual de Laço, entre os dias 7 a 9 de novembro

A festa foi sediada pelo CTG do município, que teve a sua pista de laço ampliada e totalmente reformada em parceria com a prefeitura.

Zinho enfatiza em entrevista ao jornal correio do povo, que o Rodeio foi a principal atração da festa, pois é uma tradição que faz parte da cultura do povo marquinhense. Entrada franca e somente o estacionamento foi cobrado e lucro revertido para a Apae do município, que deve iniciar o trabalho no ano que vem.

O prefeito Luiz Cezar Baptistel e o vice Meinaldo Schulter e a comunidade Marquinhense estão de parabéns.




Confira fotos

Rodeio em Marquinho PR

Homem morre após capotar carro e bater em cheio em árvore, na PR-498







Acidente aconteceu por volta das 15h30, no trecho de São Carlos do Ivaí.
Jovem, de 26 anos, morreu na hora, depois de bater a cabeça, diz PRE.

Carro capotou e só foi parar em uma árvore na rodovia. O veículo ficou retorcido com o impacto

Um homem de 26 anos morreu em um acidente na rodovia PR-498, no trecho entre Floraí e e São Carlos do Ivaí, no noroeste do Paraná, na tarde desta segunda-feira (10). A batida aconteceu por volta das 15h30, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

Ainda conforme a polícia, o jovem perdeu o controle do carro, com placas de Floraí, bateu contra um barranco, capotou e foi parar em uma árvore. Ele bateu a cabeça e morreu na hora. A equipe de resgate do Corpo de Bombeiros teve dificuldades para retirar o corpo, que ficou preso nas ferragens.

O homem era funcionário da Integrada Cooperativa Agroindustrial, com sede em Londrina, no norte paranaense. Segundo a empresa, a vítima era vendedor e estava em trabalho no momento do acidente. A cooperativa afirmou que acompanhará os laudos da polícia sobre as causas da batida e, seja qual for o resultado, prestará assistência à família.



Fonte: g1.globo.com/pr
Via Blog do Elói

Enem tem recorde de participantes em 2014: 6,2 milhões de estudantes




10/11/2014 - 19:52 - 02'01'' - Educação



LOC: ENEM 2014 TEM RECORDE DE PARTICIPANTES: SEIS MILHÕES E DUZENTOS MIL ESTUDANTES. O GABARITO DEVE SER DIVULGADO ATÉ QUARTA-FEIRA.

LOC: PARA SENADORES, O EXAME AINDA PRECISA DE AJUSTES. REPÓRTER MARCELLA CUNHA

(Repórter) Mais de oito milhões e setecentas mil pessoas se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2014, o Enem. Mas, quase trinta por cento delas não compareceu para fazer a prova, aplicada neste final de semana em mil e setecentos municípios brasileiros. Para o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, o número não é preocupante por ser próximo ao do ano passado, quando o índice de abstenção também ficou perto dos trinta por cento.

(Cristovam Buarque) “A gente pode olhar por dois lados isso. O lado de que muitos desistem e o lado de que muitos se interessam. Muita gente se inscreve, o que mostra já um interesse grande e eu acho isso muito positivo, e por uma razão ou outra não se sente preparado, não quer ir. Eu acho que não é grave não isso.”

(Repórter) A nota no Enem é utilizada como critério de seleção por instituições de ensino superior públicas e privadas e programas do Governo Federal, como ProUni, Fies, Pronatec e Ciência sem Fronteiras. Para o presidente da Comissão de Educação, senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, o formato unificado de seleção ainda precisa ser debatido.

(Cyro Miranda) “Eu ainda não consigo avaliar se essas questões estão sendo bem elaboradas, se realmente elas estão qualificando o aluno. Isso daí está muito massificado, quer dizer, é uma coisa que serve para tudo. Estão canalizando tudo para o Enem e o Enem agora vai virar um outro vestibular, com as mesmas dificuldades.”

(Repórter) Mais de mil e quinhentos candidatos foram eliminados por desrespeito às regras do exame. Destes, duzentos e trinta e seis usaram indevidamente o celular. Duas pessoas foram presas no Ceará, flagradas com celulares que continham o gabarito da prova. Também no Ceará, uma mulher entrou em trabalho de parto durante o exame. Em Pernambuco, uma mulher morreu no colégio onde realizaria o Enem, vítima de edema agudo pulmonar.

Marcella Cunha.
Senado

Vacinação contra a pólio e o sarampo segue até dia 28








Mais de 200 mil doses das vacinas contra o sarampo e a poliomielite foram aplicadas no sábado (8), primeiro dia da campanha nacional de vacinação no Paraná. Os pais que ainda não levaram seus filhos menores de cinco anos para imunização têm até o próximo dia 28 para comparecer à unidade de saúde mais próxima.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, explica que a vacinação é essencial para manter o Paraná livre da poliomielite e do sarampo. “Não temos casos dessas doenças no Estado. Apesar disso, a reintrodução delas é possível porque esses vírus ainda circulam em outras regiões do Brasil e do Mundo”, destacou.

SERVIÇO - A campanha segue de segunda a sexta-feira, em horário comercial, em todas as unidades de saúde. A meta é imunizar pelo menos 95% do público-alvo da campanha, que em 2014 contempla crianças menores de cinco anos. Para receber a vacina contra a poliomielite, a criança deve ter no mínimo seis meses de idade. Já para ter direito à tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba, a idade mínima é um ano de vida.

O coordenador estadual de imunização, João Luis Crivellaro, orienta que é importante que os pais não se esqueçam de levar também a carteirinha de vacinação de seus filhos. “É sempre importante manter o esquema vacinal atualizado. Se houver alguma pendência, a criança pode tomar a vacina na hora”, disse.

RESPONSABILIDADE - A dona de casa Janaina de Almeida Camargo, 27, é mãe de David Miguel, de um ano e dois meses. Ela conta que faz questão de levar o filho logo no primeiro dia da campanha para se vacinar. “Com saúde não podemos deixar para depois. É gratuito, acessível e por isso temos que aproveitar”, ressaltou.

Quem também levou seu filho para ser imunizado no sábado foi o mecânico Joarez de Camargo, 42. “Durante a semana fica mais difícil, por causa do trabalho. Quando soube que o postinho abriria no sábado, decidi me antecipar e trazê-lo já de manhã”, relatou.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Gleisi avalia impactos do novo indexador da dívida dos estados e municípios








A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) comentou, nesta segunda-feira (10), a aprovação, pelo Senado, do projeto que possibilita a redução dos encargos pagos por estados e municípios sobre suas dívidas com a União. De iniciativa do Executivo, o projeto troca o indexador dessas dívidas, o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

De acordo com a senadora, só no Paraná, que não é um dos mais endividados junto à União, o impacto vai ser de cerca de R$ 20 milhões por mês.

“O Governo Federal assume novamente um débito dos Governos dos Estados para melhorar a situação de caixa desses Estados. Mexe no indexador das dívidas. Ao reduzir a indexação, ou seja, ao trocar o antigo IGPM mais 6% ou mais 9%, pelo IPCA mais 4%, ou pela taxa Selic, com certeza, haverá um impacto grande.”

Gleisi disse que a votação marca um momento histórico na discussão sobre o equilíbrio federativo e não está vinculada com questões políticas eleitorais. “Dentre os principais beneficiários dessa iniciativa de revisão do índice de indexação da dívida está o Rio Grande do Sul. Portanto, não há nenhuma relação com questões político-eleitorais, até porque o Partido dos Trabalhadores perdeu as eleições naquele estado.”

De acordo com a senadora, a disposição do governo para apreciar a matéria mostra o compromisso da presidente com o desenvolvimento de todo o território nacional e não apenas com determinadas regiões.
“Não há de minha parte nenhuma contrariedade no que se refere à União ajudar estados e municípios devedores sejam eles os mais ricos ou os mais pobres da federação, estejam eles localizados no Norte, no Nordeste ou no Sul e no Sudeste. Porque eu entendo que o benefício dado ao desenvolvimento de uma região é um benefício que reverte para o desenvolvimento do país”, disse a senadora.


Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado


Assessoria de Imprensa