quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Terminal Portuário da Klabin comemora dois anos de operação com mais de 1 milhão de toneladas de celulose embarcadas



Paraná, 23 de dezembro de 2024 – O Terminal Portuário PAR-01, da Klabin, localizado no Porto de Paranaguá (PR), completa dois anos de operação neste mês, com números expressivos que reforçam a estratégia logística da Companhia. Desde a sua inauguração, em dezembro de 2022, o terminal embarcou mais de 1,1 milhão de toneladas de celulose, consolidando-se como um pilar para as operações logísticas da empresa.

O PAR-01 recebeu um investimento de R$ 120 milhões e ocupa uma área de 27.530 m². A conexão ferroviária direta com a Unidade Ortigueira permitiu avanços para a Companhia em eficiência e sustentabilidade. A transição para o modal ferroviário resultou na redução de 85% das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a instalação de placas solares no terminal gera aproximadamente 270 megawatts-hora por ano, evitando a emissão de 3,6 toneladas de CO2.

“A localização estratégica do terminal proporciona operações mais sustentáveis e eficientes, integrando diferentes modais, numa logística inteligente. Os caminhões passam a ser utilizados em trajetos menores e circulam com menos frequência, reduzindo riscos para a comunidade”, destaca Roberto Bisogni, diretor de Planejamento Operacional, Logística, Suprimentos e TI da Klabin.

O terminal faz parte de uma estratégia ampla da Klabin no Paraná, que acaba de completar 90 anos de presença no Estado. O PAR-01 permite que toda a operação de descarregamento de celulose fibra curta, fibra longa e fluff e de bobinas de papel, vindas das Unidades Ortigueira e Monte Alegre, seja feita dentro do Porto de Paranaguá. A operação embarca a produção em fardos e bobinas.

O PAR-01 traz, ainda, produtividade e competitividade à Klabin no modal Break Bulk, que é o transporte de cargas sem a utilização de contêineres, com grandes volumes, diretamente na parte interna dos navios, permitindo atender aos clientes com grande escala e excelência operacional.

A área do terminal foi arrendada pela Klabin em leilão realizado em agosto de 2019. O contrato de concessão foi assinado no início de 2020, encerrando duas décadas sem novos arrendamentos no Porto de Paranaguá. O terminal faz parte de uma estratégia mais ampla da Companhia, que também inclui o Terminal de Contêineres de Ortigueira, operado em parceria com a Brado Logística e o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Esse projeto, com investimento de R$ 300 milhões, dobrou a capacidade de escoamento de contêineres da Companhia no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém