Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Cirurgias Robóticas Posicionam Guarapuava como Referência em Medicina de Alta Tecnologia

Por: Paraná Central

PIONEIRISMO ● Eram 9 horas da manhã deste sábado (14) quando teve início a primeira cirurgia robótica no Hospital São Vicente Cidade dos Lagos, em Guarapuava, colocando a medicina da Região Central do Paraná na tecnologia mundial mais avançada na área de saúde. De um console equipado com uma câmera de 24 polegadas, o cirurgião oncologista José Henrique Agner Ribeiro comandava os movimentos dos quatro braços do Da Vinci XI, o robô mais moderno do mundo para cirurgias minimamente invasivas, por meio de pedais e de um “joystick” similar aos de um videogame.

O primeiro paciente a receber a cirurgia em Guarapuava é um homem de 56 anos, natural de Candói, com neoplasia no mediastino, situado entre os dois pulmões. Para acessar o tumor, o cirurgião José Henrique Ribeiro precisou fazer uma incisão de aproximadamente 3 centímetros e introduzir no corpo hastes de aproximadamente 50 centímetros de comprimento, tendo na ponta câmeras tridimensionais, pinças e bisturis de eletrocirurgia.

Do console, a cerca de 4 metros do paciente, sem precisar luvas e sem tocar no paciente, o cirurgião tinha um campo de visão incomparável às cirurgias tradicionais e mesmo às realizadas por videolaparoscopia, tecnologia anterior à robótica. Além de imagens em 3D, de alta resolução, o Da Vinci XI permite movimentos que vão além da capacidade da mão humana, com giros de 360º. Os cortes são mais precisos, apenas nos tecidos que precisam ser retirados, sem afetar regiões sadias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém