O
selo ouro da qualidade do ensino está baseado em 20 quesitos nos quais o
município pautou o seu trabalho.
1. Adesão
à política de alfabetização em regime de colaboração com o estado (Alfabetiza e
Educa juntos), sendo assim a política municipal de alfabetização está alinhada
às diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em regime de
colaboração.
2. Adesão
ao Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica (equalizado ao SAEB).
3. Adesão
a distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização e
materiais complementares de apoio à alfabetização.
4. Adesão
à formação de docentes dos anos iniciais, através do formadores município que
ocorreu em duas fases: fase 1 e fase 2, com aulas semanais online. Formação
esta que Goioxim teve duas professoras escolhidas pelos formadores para
apresentar suas atividades no seminário de boas práticas a nível estadual,
realizado pelo governo do estado em todos os núcleos (Goioxim participou em
Guarapuava).
5. Adesão
à formação de gestores dos anos iniciais do ensino fundamental com foco na
alfabetização oferecido pelo estado com encontros presenciais mensais o ano
todo de 2024. No qual participou o Diretor Erivaldo, a diretora Luzia, a
pedagoga do programa educa junto a Jane e a pedagoga Arilda.
6. Plano
de Trabalho anual de implementação das ações de alfabetização do município
aliados com a proposta de alfabetização do MEC.
7. Existência
do programa ou projeto institucional da rede de ensino, com foco na realização periódica
de avaliação processual contínua da aprendizagem na alfabetização em todas as
escolas da rede municipal com sondagens e avaliação da leitura, metodologia de
monitoramento dos resultados e de replanejamento juntamente com a técnica do
núcleo de Guarapuava com foco na gestão escolar e da prática pedagógica com
reuniões o ano todo no formato online e presencial.
8. Jornada
ampliada na escola Governador Moysés Lupion, ação da rede municipal de ensino
com foco na recomposição das aprendizagens e apoio pedagógico complementar aos
estudantes com defasagem de aprendizagem em leitura e escrita ao longo do ano
letivo oferecidos aos quintos anos e alguns alunos de outras séries.
9. Ação
institucional da rede de ensino, destinada a reconhecer boas práticas e
resultados de aprendizagem na alfabetização, participação do seminário em
Guarapuava.
10. Ação
com o CESC através do caminhão biblisesc que foi em todas as escolas da rede
municipal de ensino dedicada a fomentar práticas pedagógicas e de gestão
escolar com foco na promoção da leitura literária na educação infantil e anos
iniciais do ensino fundamental. E execução das ações referente ao cantinho da
leitura para incentivar a prática leitora nas series iniciais ação está em
conjunto com o programa nacional criança alfabetizada.
11. Oferta
de um ensino para todos garantindo a frequência da criança na escola, monitoramento
e intervenção sempre que necessário respeitando as desigualdades e desempenho e
fluxo escolar nos anos iniciais do ensino fundamental sem distinção.
Acompanhamento periódico do trabalho nas escolas.
12. Orientação
para todas as escolas criarem um espaço de incentivo à leitura em todas as
salas de aula de 1º e 2º ano. Arrastão da leitura em todas as escolas
municipais.
13. Implementação
da política de alfabetização ação institucional da rede com foco na avaliação
processual e contínua da aprendizagem. Avaliação fluência leitora, 100 % de
participação ficando em primeiro lugar no núcleo de Guarapuava, 95% de nossas
crianças do segundo ano estão lendo de forma fluente.
14. Todas
as escolas trabalharam com o material educa juntos oferecidos pelo governo do
estado programa da rede com foco na recomposição das aprendizagens com apoio
pedagógico complementar de estudantes com defasagem de aprendizagem nos anos
iniciais do Ensino Fundamental.
15. Ação
institucional da rede com foco na promoção da leitura literária nas pré-escolas
LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil).
16. Formação de gestores dos
anos iniciais do Ensino Fundamental oferecidos através de lives de formação
continuada, com foco na alfabetização/recomposição das aprendizagens.
17. Formação de docentes de
anos iniciais do Ensino Fundamental, atendidos em programa de formação
continuada com foco na alfabetização do programa educa juntos. Oferecidos no formato online com lives, com
diversos temas.
18. Participação
dos gestores escolares da educação infantil juntamente com os professores dos
alunos de (4 e 5 anos) através de formação continuada, com foco em oralidade,
leitura e escrita (LEEI) no formato presencial juntamente com o município de
Campina do Simão.
19. Cumprimento
de todas as ações oferecidas pelo governo estadual atrelado ao trabalho
articulado com o programa (CNCA) compromisso nacional criança alfabetizada.
20. Nota
das avaliações externas: prova fluência leitora, prova paraná, prova paraná
mais e Saeb. Sendo a soma total de todas as notas.
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