quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Goioxim: É selo ouro da qualidade do ensino


O selo ouro da qualidade do ensino está baseado em 20 quesitos nos quais o município pautou o seu trabalho.

1.     Adesão à política de alfabetização em regime de colaboração com o estado (Alfabetiza e Educa juntos), sendo assim a política municipal de alfabetização está alinhada às diretrizes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em regime de colaboração.

2.     Adesão ao Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica (equalizado ao SAEB).

3.     Adesão a distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização e materiais complementares de apoio à alfabetização.

4.     Adesão à formação de docentes dos anos iniciais, através do formadores município que ocorreu em duas fases: fase 1 e fase 2, com aulas semanais online. Formação esta que Goioxim teve duas professoras escolhidas pelos formadores para apresentar suas atividades no seminário de boas práticas a nível estadual, realizado pelo governo do estado em todos os núcleos (Goioxim participou em Guarapuava).

5.     Adesão à formação de gestores dos anos iniciais do ensino fundamental com foco na alfabetização oferecido pelo estado com encontros presenciais mensais o ano todo de 2024. No qual participou o Diretor Erivaldo, a diretora Luzia, a pedagoga do programa educa junto a Jane e a pedagoga Arilda.

6.     Plano de Trabalho anual de implementação das ações de alfabetização do município aliados com a proposta de alfabetização do MEC.

7.     Existência do programa ou projeto institucional da rede de ensino, com foco na realização periódica de avaliação processual contínua da aprendizagem na alfabetização em todas as escolas da rede municipal com sondagens e avaliação da leitura, metodologia de monitoramento dos resultados e de replanejamento juntamente com a técnica do núcleo de Guarapuava com foco na gestão escolar e da prática pedagógica com reuniões o ano todo no formato online e presencial.

8.     Jornada ampliada na escola Governador Moysés Lupion, ação da rede municipal de ensino com foco na recomposição das aprendizagens e apoio pedagógico complementar aos estudantes com defasagem de aprendizagem em leitura e escrita ao longo do ano letivo oferecidos aos quintos anos e alguns alunos de outras séries.

9.     Ação institucional da rede de ensino, destinada a reconhecer boas práticas e resultados de aprendizagem na alfabetização, participação do seminário em Guarapuava.

10. Ação com o CESC através do caminhão biblisesc que foi em todas as escolas da rede municipal de ensino dedicada a fomentar práticas pedagógicas e de gestão escolar com foco na promoção da leitura literária na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. E execução das ações referente ao cantinho da leitura para incentivar a prática leitora nas series iniciais ação está em conjunto com o programa nacional criança alfabetizada.

11. Oferta de um ensino para todos garantindo a frequência da criança na escola, monitoramento e intervenção sempre que necessário respeitando as desigualdades e desempenho e fluxo escolar nos anos iniciais do ensino fundamental sem distinção. Acompanhamento periódico do trabalho nas escolas.

12. Orientação para todas as escolas criarem um espaço de incentivo à leitura em todas as salas de aula de 1º e 2º ano. Arrastão da leitura em todas as escolas municipais.

13. Implementação da política de alfabetização ação institucional da rede com foco na avaliação processual e contínua da aprendizagem. Avaliação fluência leitora, 100 % de participação ficando em primeiro lugar no núcleo de Guarapuava, 95% de nossas crianças do segundo ano estão lendo de forma fluente.

14. Todas as escolas trabalharam com o material educa juntos oferecidos pelo governo do estado programa da rede com foco na recomposição das aprendizagens com apoio pedagógico complementar de estudantes com defasagem de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

15. Ação institucional da rede com foco na promoção da leitura literária nas pré-escolas LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil).

16. Formação de gestores dos anos iniciais do Ensino Fundamental oferecidos através de lives de formação continuada, com foco na alfabetização/recomposição das aprendizagens.

17. Formação de docentes de anos iniciais do Ensino Fundamental, atendidos em programa de formação continuada com foco na alfabetização do programa educa juntos.  Oferecidos no formato online com lives, com diversos temas.

18. Participação dos gestores escolares da educação infantil juntamente com os professores dos alunos de (4 e 5 anos) através de formação continuada, com foco em oralidade, leitura e escrita (LEEI) no formato presencial juntamente com o município de Campina do Simão.

19. Cumprimento de todas as ações oferecidas pelo governo estadual atrelado ao trabalho articulado com o programa (CNCA) compromisso nacional criança alfabetizada.

20. Nota das avaliações externas: prova fluência leitora, prova paraná, prova paraná mais e Saeb. Sendo a soma total de todas as notas.

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