Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Goioxim agora conta com a sala do Empreendedor


Saia da informalidade, Goioxim agora conta com a sala do Empreendedor

Na manhã desta quinta-feira, 20 de Agosto, foi realizada a cerimônia de inauguração da Sala do empreendedor, uma parceria entre a Prefeitura de Goioxim e o SEBRAE.
Estiveram presentes o Sr. Edson Boles, representante do SEBRAE no território da Cantuquiriguaçu, o Vice Prefeito do Município de Cantagalo, Vilson Rocha Ribas, além de diversas autoridades e Secretários da administração do município de Goioxim.



A sala do empreendedor é mais uma forma oferecida à quem almeja ter a própria empresa, além de oferecer todo o trâmite para a abertura de micro empresas.
A sala está localizada no prédio da prefeitura municipal, e oferece também orientações quanto às facilidades de se ter uma empresa formalizada, além de informações acerca dos direitos e obrigações do empresário.

Prefeito Elias, acompanhado de sua esposa, realizou a abertura simbólica da Sala do empreendedor, juntamente com o representante do SEBRAE, que ressaltou a importância da parceria com o município, além de destacar que os servidores receberão constante suporte e capacitações, visando sempre a melhoria do atendimento e dos serviços prestados aos empresários que procurarem a sala do empreendedor.


Luiz Fernando Pellin
Comunicação Social
Prefeitura de Goioxim - PR

Rio Bonito do Iguaçu: 3 Homens Armados e Encapuzados Invadem Residencia pelos Fundos e Roubam

Foto ilustrativa

RIO BONITO DO IGUAÇU  – ROUBO

No dia 19 Ago. 15, por volta das 12h30min foi recebida uma ligação, informando que três elementos armados haviam assaltado uma residência. Imediatamente a equipe deslocou até a comunidade Alta Floresta onde ocorreu o fato, as vítimas um casal, relataram que chegaram por um carreiro nos fundos da propriedade três pessoas encapuzadas, sendo dois armados de revólver e uma pistola dando voz de assalto e obrigando o casal de idosos a entregar todo dinheiro que tinham em casa como também todos os documentos pessoais, cartões de banco e uma espingarda cal.36. Em seguida o casal foi amarrado vindo a se soltar posteriormente. Realizado patrulhamento sem êxito, orientada as vítimas.


Guarapuava, 20 de agosto de 2015 Setor de Comunicação Social - anc

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Goioxim, grupo de tropeiros realiza tropeada e jantar



O grupo de tropeiros Pé No Estribo, do município de Goioxim, realizará uma tropeada no sábado dia 22 de Agosto.

Além dos participantes do município, estão confirmados 18 tropeiros do município de Guarapuava, além de outros participantes de municípios da região.

A saída da tropeada será as 8 horas na localidade de Pinhalzinho, e o almoço será na comunidade Wagner, e logo mais as 16 horas, os tropeiros serão recebidos no Centro Municipal de Eventos, onde haverá música ao vivo, torneio de futebol de areia,também haverá uma partida de futebol os de saia com os de bombacha e um jantar, cujo cardápio será risoto de charque e virado com carne de porco. 
Animação Civuca e os Diamantes

O prefeito municipal, membro integrante da diretoria e tropeiro, reforça o convite a todos, para prestigiarem a tropeada e saborear o delicioso jantar.



Comunicação Social P.M. Goioxim

Municípios da região recebem R$ 2,5 milhões para investirem em transporte sanitário


Bernardo Carli comemora R$ 2,5 milhões para municípios da sua região investirem em transporte sanitário.

O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli comemora com alegria a liberação de R$ 2.520.000,00 por parte do Governo do Estado do Paraná para 14 municípios da região a qual representa. Os pagamentos foram autorizados ontem, 17 de agosto, pelo Governador Beto Richa esão destinados ao transporte sanitário,devendo ser aplicados na compra de veículos como vans, carros, ambulâncias e ônibus.

“Esta é mais uma importante medida que mostra a capacidade de rápida recuperação das finanças do nosso Estado. Este investimento é fundamental para os municípios pequenos porque sabemos de todas as necessidades enfrentadas na área da saúde e, além disso, melhora a qualidade dos serviços prestados à população”, avaliou Carli.

Conforme explicou o Governador, a liberação faz parte de um cronograma de repasse de recursos para a Saúde que inclui, também, o pagamento a fornecedores e insumos. De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, os valores repassados aos municípios variam de R$ 120 mil a R$ 240 mil, conforme critérios técnicos estabelecidos pela Secretaria.

Da região de Bernardo Carli, receberam os recursos Goioxim, Pinhão, Candói, Reserva do Iguaçu, Inácio Martins, Manoel Ribas, Nova Tebas, Campina do Simão, Campina da Lagoa, Marquinho, Foz do Jordão, Mangueirinha, Turvo e Contenda.


Assessoria de Imprensa e Comunicação
Deputado Bernardo Ribas Carli
Via Blog do Eloi

Foz do Jordão: Funcionário Entrega as Chaves e Não Volta Trabalhar na Segunda Desaparece R$ 37.787,53

Foto ilustrativa

FOZ DO JORDÃO  – FURTO QUALIFICADO

No dia 18 ago. 15, compareceu no Destacamento da Policia Militar de Candói, o solicitante, o qual relatou que na (sexta-feira) 14 ago. 15, às 16h50min, o funcionário, entregou as chaves dos postos de atendimentos e dos cofres, pois era encarregado de recarregar os mesmos. Que na (segunda-feira) 17 ago. 15, o mesmo não compareceu para trabalhar.

No final da tarde o gerente juntamente com outro funcionário deslocaram até o posto de atendimento. Foi verificado que a máquina contadora de cédula de ficção não estava no posto de atendimento e que o vigilante do referido posto relatou que viu o funcionário levar até seu veículo na (sexta-feira 14/08/2015) este equipamento. Outro vigilante, informou que na (sextafeira) na parte da tarde o funcionário saiu do posto de atendimento com dois sacos pretos de lixo e disse que eram envelopes. Foi verificado pelos funcionários da agência que, no cofre deveria ter a quantia de R$ 10.465,33 (dez mil, quatrocentos e sessenta e cinco reais e trinta e três centavos), porém encontraram apenas R$ 27,80 (vinte e sete reais e oitenta centavos) em moeda.

Verificou-se ainda que no terminal de autoatendimento deveria conter a quantia R$ 28.720,00 (vinte e oito mil, setecentos e vinte reais), sendo localizado apenas R$ 1.370,00 (um mil, trezentos e setenta reais), totalizado a quantia de R$ 37.787,53 (trinta e sete mil, setecentos e oitenta e sete reais e cinquenta e três centavos) em tese furtados pelo funcionário. Tentado contado com o mesmo sem sucesso. Orientada as partes das providências cabíveis.



Guarapuava, 19 de agosto de 2015 Setor de Comunicação Social - anc

Rondinha Palmital: Homem Leva Tiro Manobrando Caminhão e Morre

Foto ilustrativa

PALMITAL – ATENDIMENTO EM LOCAL DE MORTE

No dia 18 ago. 15, por volta das 14h20min, policiais militares deslocaram na Localidade de Rondinha, Zona Rural, onde o solicitante relatou que estava separando algumas cabeças de gado, quando ouviu um barulho semelhante a um disparo de arma de fogo em seguida ouviu que o caminhão de seu patrão parou e outro funcionário que estava na cabine do caminhão gritou pedindo por socorro.

Que correram em direção ao caminhão para ver o que havia acontecido, chegando no local relatou que o patrão havia sido alvejado por disparo de arma de fogo. A equipe deslocou até o local do fato e constatou que o mesmo estava sentado no banco do motorista, em óbito, e havia sido alvejado por disparo de arma de fogo, o caminhão estava com o para brisa perfurado por um disparo de arma de fogo. Quando indagado as testemunhas sobre a autoria do disparo, disseram que não tinham conhecimento. Foi isolado o local até a chegada da polícia civil e criminalística.



Guarapuava, 19 de agosto de 2015 Setor de Comunicação Social - anc

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Governador autoriza obras de sinalização viária em 104 municípios paranaenses


Governador autoriza obras de sinalização
viária em 104 municípios paranaenses


PLACAS NAS VIAS, PINTURA DE FAIXAS DE PEDESTRE, DE ESTACIONAMENTO E DE ADVERTÊNCIAS ESTÃO ENTRE AS AÇÕES . É a terceira fase do programa, que no geral envolve 232 cidades, com investimento de R$ 28,9 milhões. Só nesta etapa são R$ 13,9 milhões. O governador destacou as ações do Estado nos municípios e disse ... leia mais »

AEN

CCJ do Senado aprova PEC que facilita repasses para estados e municípios


Projeto da Senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR) permite que emendas parlamentares sejam destinadas diretamente aos Fundos de Participação dos Estados e Municípios

Emendas parlamentares ao Orçamento da União poderão passar a direcionar recursos diretamente ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) e ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 61/2015, de autoria da senadora Gleisi Hoffmann (PT/PR).

De acordo com a proposta, que seguirá para dois turnos de discussão e votação no Plenário do Senado, a emenda parlamentar deverá conter a indicação expressa do ente federado e os recursos serão repassados diretamente aos cofres do beneficiário, independentemente da celebração de convênio ou instrumento similar. A emenda constitucional gerada pela aprovação da PEC 61/2015 deverá produzir efeitos a partir da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017.

Ao defender sua aprovação, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) observou que ela simplifica o processo de alocação de recursos orçamentários federais em favor de estados e municípios. Assim, os governos estaduais e as prefeituras receberão o dinheiro mais facilmente e o aplicarão naquilo que julgarem mais necessário.

“Ninguém melhor que os prefeitos e os governadores para conhecer a realidade e as dificuldades dos municípios e Estados. Caberá a eles escolher a prioridade, no que será aplicada a emenda, desde obras, compra de equipamentos ou para o custeio”, afirma a senadora.

Para Gleisi a mudança elimina a burocracia utilizada para a gestão dos convênios, sem prejuízo da fiscalização que continuará sendo feita pela Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Tribunal de Contas dos Estados (TCE), como determina a Constituição.

Foto: Marcos Oliveira / Agência Senado

Goioxim: 10ª Festa da Paróquia São Sebastião Atrações Famosas


ATRAÇOES FAMOSAS QUE VAI ESTA PRESENTE NA 10ª FESTA DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO DE 15 A 24 DE JANEIRO DE 2016


Dia 15 – Grupo Rodeio


Dia 17 – Pe. Paulo e a Banda Deus é Real




Dia 22 – Banda Universitária 






Dia 24 – DIA DA FESTA - Grupo Tropeiros do Sul




Informações Padre Sebastião Pároco

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Virmond: Prefeitura Municipal realizou Melhorias nas ruas do centro e bairros




As ruas do Centro de Virmond receberam melhorias durante esta segunda-feira dia (17). As ações de pavimentação foram realizadas pelas Secretarias de Obras e Urbanismo através da operação tapa-buracos, que contemplou trechos que se encontravam com o asfalto comprometido, dificultando a mobilidade urbana, como nas ruas do centro.
. Foram executados serviços nas vias que sofreram com o transito de carros e caminhões e pelo desgaste natural do asfalto.
Os objetivos estão sendo alcançados gradualmente e aos poucos sendo executadas.

OUTROS TRABALHOS

Além das ações de pavimentação, a Prefeitura realizou serviços de limpeza, iluminação e cascalhamentos nos bairros do Município.


Elesandro Simione

Goioxim: Projeto Gente dos Quatro Canto


CONVITE

“PROJETO GENTE DOS QUATRO CANTOS”

A Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e o SESC de Guarapuava, convida a todos os idosos do Município de Goioxim e região para participar de um encontro que será realizado no dia 27 de Agosto de 2015, a partir das 9:00 horas da manhã, no Pavilhão da Igreja Matriz São Sebastião de Goioxim.

Este encontro será iniciado com café da manhã, posteriormente os idosos assistirão a palestras com nutricionista e fisioterapeuta, após será servido almoço aos participantes e a tarde haverá dança.

O encontro é totalmente gratuito.

Contamos com a sua participação!!!!

Atenciosamente



Equipe Técnica do CRAS

Goioxim: Resultado da 4ª e Escalação da 5ª Rodada Campeonato Municipal de Futsal


Feminino Cavaco e Campina do Simão

Sete jogos realizados 16/08/2015 
fotos Xuxo Radio Nativa Mix


RESULTADOS: 4ª RODADA CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL 16/08/2015


15:30 HORAS
MASCULINO - AGROPECUARIA IARGAS/CONTRULAR 08 X 05 PAROQUIA

16:15 HORAS
MASCULINO - N.S. DAS VITORIAS 02 X 03 DAIA MODAS

17:00 HORAS
FEMININO - CAVACO 03 X 01 CAMPINA DO SIMÃO

17:45 HORAS
MASCULINO - LP VIDRAÇARIA 11 X 02 RIO BONITO

18:30 HORAS
MASCULINO - BNH 05 X 03 ALTO ALEGRE

19:15 HORAS
MASCULINO - AGUA FRIA 08 X 03 CONFRARIA

20:00 HORAS
MASCULINO - DIAMANTE B 07 X 09 LOTÉRICA




5ª RODADA CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL 23/08/2015


15:30 HORAS
MASCULINO - OUMORIZ E MELO X RIO BONITO

16:15 HORAS
MASCULINO - N.S VITORIAS X DIAMANTE

17:00 HORAS
MASCULINO - FAXINAL X ATO ALEGRE

17:45 HORAS
FEMININO - VEÍCULOS GUTERVIL X RIO BONITO

18:30 HORAS
MASCULINO - CAVACO X CONFRARIA

19:15 HORAS
MASCULINO - AGROPECUÁRIA IARGAS/CONTRULAR X MOVEIS MARQUES

20:00 HORAS
MASCULINO - ATLÉTICO DE MADRI X LOTÉRICA

Departamento de Comunicação Prefeitura de Goioxim

Palmital: Sobrinho Apedreja Casa e Tia Chama a Policia e vai Presa por Posse de Arma de Fogo

Foto Ilustrativa

PALMITAL – PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO/ AMEAÇA EM PALMITAL


No dia 15 Ago. 15, por volta das 21h20min a equipe deslocou até a linha Cantuana, onde segundo a solicitante, seu sobrinho de 25 anos estava embriagado e chegou no portão de sua casa arremessando pedras contra a residência e desferindo ameaças de morte. A equipe fez contato a solicitante e seus filhos na estrada de acesso a linha Cantuana e em seguida deslocou até o local da ocorrência, onde o autor havia se evadido tomando rumo ignorado, foi realizado patrulhamento nas mediações no intuito de encontra-lo, contudo não fora logrado êxito.

Com a equipe ainda no local a senhora disse que possuía uma arma de fogo de fabricação artesanal que utiliza munição calibre .22, que afirmou ser sua tal arma. Diante do exposto foi dado voz de prisão a mesma, e a equipe conduziu a mesma juntamente com a arma apreendida até a delegacia de Palmital para que as demais providências relativas aos fatos fossem adotadas.


Guarapuava, 17 de agosto de 2015 Setor de Comunicação Social - anc

Foz do Jordão: 4 Homens Assaltam Estabelecimento e Atiram no Proprietario

Foto ilustrativa

FOZ DO JORDÃO – ROUBO/DISPARO DE ARMA DE FOGO/LESÃO CORPORAL


No dia 16 ago. 15, por volta das 22h30min, uma equipe de policiais militares deslocou até o Centro, onde conforme informação haveria uma pessoa atingida por disparo de arma de fogo. No local onde constatou-se tratar-se de uma ocorrência de roubo a estabelecimento comercial, sendo que segundo relato de populares quatro indivíduos teriam adentrado o estabelecimento e um deles armado com arma de fogo veio a dar voz de assalto bem como efetuou quatro disparos alvejando o proprietário, que este foi socorrido pela ambulância local e encaminhado até o hospital. Não foi possível relatar a quantia exata em espécie que foi roubada. Feito patrulhamento mas sem êxito.

Guarapuava, 17 de agosto de 2015 Setor de Comunicação Social - anc

Rio Bonito do Iguaçu: Final de Festa 2 Homens Assaltam e Levam todo Dinheiro do Evento

Foto ilustrativa

RIO BONITO DO IGUAÇU – ROUBO

No dia 16 ago. 15, por volta das 21h30min compareceu no Pelotão de Polícia Militar o solicitante que relatou, que ocorreu uma festa naquela comunidade, com torneio de bocha e futebol 7. Sendo que por volta das 20h30m, quando os organizadores do evento realizavam o fechamento do pavilhão, foram surpreendidos por dois homens, armados de revólver e encapuzados que anunciaram o assalto agindo com violência e agredindo com golpes de facão e obrigando todos a deitarem no chão e entregarem todo o dinheiro, aproximadamente R$12.000,00 (Doze Mil Reais), em seguida fugiram em um veículo de cor preta, o solicitante foi orientado quanto aos procedimentos legais


Guarapuava, 17 de agosto de 2015 Setor de Comunicação Social - anc

domingo, 16 de agosto de 2015

Goioxim: Veiculo sai da Pista Bate em Barranco uma Pessoa Morre

Aylton Chaves faleceu no local




Na madrugada se sábado, na PR 364 sentido Cantagalo, um veiculo corsa perdeu o controle saiu da pista bateu em um barranco e rodopio com quatro pessoas abordo, duas pessoas com ferimentos leve, uma em estado grave e outra veio a óbito, Aylton Chaves não resistiu os ferimentos e morreu no local. Os demais foram socorrido pela equipe de saudê do Município, a policia militar fez o isolamento da areá ate a chegada do IML.

Local do acidente

Local do acidente


sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Goioxim: Coamo Realiza 2º Encontro Técnico Cooperativista



Fotos Xuxo - Radio Nativa Mix
Texto informativo coamo 14/08/15

A Coamo unidade de Goioxim realizou o 2º encontro técnico cooperativista neste dia 14 de Agosto, no Salão da Comunidade Alto dos Milagres, é realizado anualmente e reuniu cerca de duzentos produtores da região. E sempre importante promover um evento como esse, e uma marca da coamo que vem oferecendo serviços e beneficios para melhoria dos negócios dos cooperados de Goioxim e região, avalia Clodoaldo Medeiros Gerente da unidade de Goioxim.

O 2º encontro técnico cooperativista de coamo Goioxim 2015, teve a presença do Professor Roberto Jaspar, da universidade estadual de Ponta Grossa, para falar sobre o tema prontabilidade. O assessor de imprensa e cooperativismo da coamo, Ilivaldo D.de Campos, falou sobre a importância de viver o cooperativismo sobre a luta dos munícipes e direitos e deveres.

Para Danyel Bassim responsável e importante relembrar os valores beneficios e princípios de um movimento relevantes como e o cooperativismo, a nossa região tem produtores com áreas pequenas, eles estão satisfeito com a chegada da coamo, e comprovando a evolução de forma de conduzir seus negócios. poriso e que o tema e importante para aumentar o conhecimento a participação na sua cooperativa afirma.


Mais fotos Coamo Goioxim 2º Encontro Técnico Cooperativista 

Goioxim: Copel Informa Pessoas que Deveram Retirar Carta na Constrular e Atualizar Cadastro


Nardelio Ravanelo – R. Vitor Lara
Roseli do Carmo Ferreira de Andrade- Diamante
Lucia Marques dos Santos – R S Roque
Maria Valdevina da Rosa – Assentamento Estrela NRA Vitorias
Antonio Fabricio Carvalho – Cachoeira
Lindamir Aparecida de Lima – Alto dos Milagres
Zenir Aparecida Matias dos Santos – Alto Alegre
Rozeli Alves Rodrigues – Agua Fria
Eliane Aparecida Marcondes – R S Roque
Claudio Simbalinski – Faxinalzinho
Edina Aparecida Brandão – DST Goioxim
Jane de Fatima Henning Madureira – R. Moacir Julio Silvestre
Elisana Ferreira Santos – Guampara
Fabiane Ines Walter - Assentamento Estrela NRA Vitorias
Maria Edicléia Freitas Cordeiro – DST Goioxim
Elia Amancio Rates – DST Goioxim
Marizete Pereira dos Santos – R DRº João Ferreira Neves
Ivaneide Prestes de Camargo – ASS. 25 de Agosto
Vilmar Silvestre – Pinhalzinho
Rosa Major Antunes - DST Goioxim


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Goioxim: Show com Felipe e Kahuan no Restaurante do França



NESTA SEXTA FEIRA SOM AO VIVO NO RESTAURANTE DO FRANÇA COM DUPLA FELIPE E KAHUA, COM MUITAS MÚSICAS SERTANEJA UNIVERSITARIA, HAVERA PORÇÕES PIZZAS e MUITAS BEBIDAS.

INICIO 20:00 HORAS.

Boa Ventura de São Roque: Encontrou o Primo Morto com Paulada na Cabeça

Foto ilustrativa

BOA VENTURA DE SÃO ROQUE  – ATENDIMENTO EM LOCAL DE MORTE

No dia 12 ago. 15, por volta das 08h50min, entrou em contato com o destacamento o solicitante, informando que chegou na residência do seu primo e encontrou o mesmo em óbito no interior da casa.

A equipe deslocou até o local, onde foi constatado o fato, sendo que a vítima 49 anos se encontrava caído no chão da cozinha já em óbito com uma pancada que ocasionou um corte na cabeça, não sendo localizado a possível arma do crime. Foi isolado o local até a chegada da equipe da Policia Civil e IML para as providencias cabíveis.

Guarapuava, 13 de agosto de 2015 Setor de Comunicação Social - anc

Verdades e mitos sobre interferência de rádios comunitárias em aeroportos


    Por Candice Cresqui

    As rádios comunitárias têm encontrado uma série de obstáculos para seu funcionamento. Além do volume de exigências para a legalização, a morosidade do governo federal na concessão de outorgas e a falta de recursos, as rádios de baixa freqüência enfrentam uma campanha sistemática de desmoralização e descrédito, encabeçada pelas grandes empresas de radiocomunicação. Entre os argumentos apontados pelas rádios comerciais - principalmente agora, aproveitando-se do momento de crise no setor aeronáutico do país - está o de que as rádios comunitárias interferem fortemente nos sistemas de comunicação e rádio-navegação aérea, podendo até mesmo provocar queda de aeronaves.

  • Veja Completo...
  • Verdades e mitos sobre interferência de rádios com...


Postado por RÁDIO COMUNITÁRIA ZUMBI DOS PALMARES FM 

Goioxim: Colégio Est. Dr. João F. Neves Divulga Ganhadores da Ação Entre Amigos

            
A associação de Pais, mestres e funcionários do Colégio Estadual Dr. João Ferreira Neves vem a público agradecer a comunidade em geral e em especial as famílias dos alunos pela participação na Ação entre Amigos promovida pela APMF conjuntamente com a direção do Colégio.
            O sorteio dos prêmios aconteceu na manhã do dia 12 de agosto, ocasião em que alunos, equipe pedagógica e diretiva comemoraram o dia do estudante (ocorrido em 11 de agosto).
            O resultado do sorteio foi o seguinte:
            1º Prêmio 1 Notebook: Ganhador Cristiano José Corrêa
            2º Prêmio 1 Tablet: Ganhadora Gabrielly Tauscher
            3º Prêmio 1 Câmera Digital: Ganhador Mário Iastranski

          Pela participação de todos APMF e direção agradecem.


APMF 

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Goioxim, Sec.de Saude e Colégio Estadual promovem palestra para alunos




A Vigilância Epidemiológica do município, juntamente com o Colégio Estadual Doutor João Ferreira Neves, promoveu na manhã desta terça feira, no Sindicato Rural, uma palestra voltada ao público adolescente, exclusivamente para meninas do ensino médio, e também para os respectivos pais.

A palestra, voltada para os temas de educação sexual, gravidez na adolescência, educação para o autocuidado, Doenças sexualmente transmissíveis e prevenção de doenças, atraiu a atenção do público presente. O palestrante convidado foi o Sr. Emanuel Severo, Enfermeiro e Chefe do Setor de Controle de infecções do Hospital São Vicente de Paulo.

O tema, bastante polêmico, foi tratado de forma descontraída e bem humorada pelo palestrante, que falou durante algumas horas pela manhã para mais de 130 pessoas, e para mais de 140 pessoas durante a tarde.

Ao final, a Enfermeira Emilene Foss agradeceu a participação de todos, e se colocou à disposição para sanar eventuais dúvidas e também para orientar as adolescentes quanto a prevenção e ao tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.











Comunicação Social P.M. Goioxim

Virmond: Curso de Manejo de Pastagem e Reparação de Solo é realizado com agricultores


A prefeitura de Virmond por intermédio da secretaria de Agricultura juntamente com o SENAR/PR, realizou nos dias 10 a 12 de Agosto, o curso de Manejo e Pastagem e recuperação de solo. Com o objetivo de contribuir para mudança das pastagens degradadas, aumentar o rendimento das pastagens e capacitar profissionais do setor, o do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR), realizou o curso de Manejo de Pastagens. Participaram do curso (13) agricultores.

O instrutor do Senar/PR, José Vercovi, enfatiza que a manutenção do solo é feita através de uma adubação de cobertura, ou seja, a correção e a adubação das pastagens do solo, José explica que há tipos de plantas forrageiras para os solos fracos, médios e de alta produtividade. As forrageiras são gramíneas e leguminosas que servem de alimento para os animais.

Para o manejo das pastagens, o instrutor aponta três sistemas, o contínuo, que consiste em soltar os animais em uma grande área; o alternado, que faz o animal ficar entre uma área e outra e o rotacionado, cuja área tem certo número de piquetes em que os animais permanecem com dias preestabelecidos de pastejo e de descanso. “Não existe um sistema mais eficaz. O que vai pesar é a lotação da área. É preciso estar atento ao manejo. O segredo no controle de pastagens é a quantidade de animais por área, o ajuste de lotação, que deve ser de 0,8 a 1 cabeça por hectare”, relata.

A prefeita Lenita Miervza explicou que promover a capacitação na área rural e agrícola promove um melhor rendimento dos produtores. "Esse curso foi muito bom, porque temos que nos capacitar continuamente e nossa administração, que é voltada aos produtores sabe bem disso, e em parceria com Senar, mais esse importante curso foi realizado e com certeza vai ajudar na produção e rendimento da nossa pecuária", disse Lenita Miervza.

Além da utilização de forrageiras para cada tipo de solo e dos sistemas de pastagens, os participantes do curso também puderam adquirir conhecimentos sobre ecologia, pecuária, morfologia, fisiologia, cuidados na implantação das pastagens, adubação, calagem, gessagem, recuperação e renovação de pastagens. José destacou ainda que o aumento da lotação é um ponto positivo no manejo correto do solo, "com o manejo correto das pastagens, é possível aumentar em 100% a lotação da área", finalizou o instrutor.


Elesandro Simione

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Governo do Estado deposita mais R$ 3,9 milhões do Fundo Rotativo


Publicado em 11/08/2015

O Governo do Estado depositou mais R$ 3,9 milhões na conta das escolas do Paraná. Essa é a sexta parcela da cota normal consumo do Programa Fundo Rotativo, e o dinheiro já está disponível nesta terça-feira (11) para os diretores comprarem itens de limpeza, lâmpadas, gás, material de expediente, didático e esportivo, por exemplo.

O Governo do Paraná já depositou R$ 40,6 milhões do Fundo Rotativo na conta das escolas estaduais. Somente estabelecimentos de ensino que tiveram algum problema na prestação de contas não receberam os recursos. Quando a escola regulariza a situação, o dinheiro é automaticamente liberado.

Pela página da Secretaria da Educação na internet, Portal Dia a Dia Educação, é possível acompanhar quanto cada escola já recebeu do Fundo Rotativo e como esse recurso está sendo aplicado. Basta entrar no link Consulta Escola.

“Os recursos do Fundo Rotativo são usados para atender às necessidades das escolas. Toda a comunidade escolar sai beneficiada quando as melhorias e manutenção são feitas de forma mais rápida”, afirmou o chefe da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar, Manoel José Vicente.

FUNDO ROTATIVO - O Fundo Rotativo é um programa de repasse de recursos às escolas estaduais, para a manutenção e outras despesas relacionadas com a atividade educacional. No ano passado foram liberados para as escolas cerca de R$ 52 milhões em cotas do Fundo Rotativo.


AEN

Palmital: Furto de Gado


Atualizado 11-08-15  17:45

PALMITAL – FURTO E RECUPERAÇÃO DE GADO

No dia 10 ago. 15, por volta das 11h20min, atendendo solicitação foi deslocado até a localidade de Voltaiado, área rural, onde o mesmo relatou que possui uma propriedade, e seu caseiro informou que na data de 09/08/2015 (domingo), havia uma caminhonete suspeita, nas proximidades, a qual estava carregada com gado.

No dia de hoje, o solicitante foi até a propriedade e notou a falta de 10 cabeças de novilhas, conversou com o caseiro, o qual passou as características da referida caminhonete suspeita. Foi localizado o referido veículo, e o condutor identificado com 45 anos, o qual disse que trabalha com frete, e que foi contratado por um senhor para transportar o referido gado até a sua propriedade, sendo que recebeu auxílio de 21 anos. A pessoa apontou o local onde teria descarregado o gado.

Onde foram localizadas as dez cabeças de novilhas que que foram reconhecidas pelo solicitante como sendo de sua propriedade. Diante dos fatos, foram conduzidas as partes até a delegacia de Palmital, para serem tomadas as medidas cabíveis.



Guarapuava, 11 de Agosto de 2015.

Elaborado e postado por: Sd. QPM 1-0 Adriane
Auxiliar de Comunicação Social do 16º BPM.
Foto: DPM do Palmital

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Goioxim: Veiculo Recuperado Dois Adolesentes Furtam e o Carro Pifou



GOIOXIM  – VEÍCULO RECUPERADO

No dia 07 de agosto de 2015, através de denúncia a equipe foi informada que o denunciante avistou dois rapazes abandonando uma caminhonete saveiro, cor branca, próximo a comunidade Santo Antoninho. A equipe realizou patrulhamento e abordou os suspeitos, sendo que no bolso de um deles foi encontrado um molho de chaves, no qual continha três chaves, uma com logomarca da VW e uma da Honda, os quais informaram que furtaram o veículo e estavam levando para Guarapuava, porém o veículo apresentou defeito o que lhes obrigou abandoná-lo.

Deslocado ao local onde se encontrava o veículo e constatado o fato, e sendo que no momento que a equipe encontrou o veículo VW/Saveiro. Foram conduzidos,
veículo e autores até a Delegacia do município de Goioxim. O adolescente foi entregue aos cuidados da Conselheira Tutelar.





Guarapuava, 10 de Agosto de 2015.

Elaborado e postado por: Sd. QPM 1-0 Adriane
Auxiliar de Comunicação Social do 16º BPM.
Foto: DPM do Goioxim



RESERVA DO IGUAÇU  – FURTO DE MOTOCICLETA

No dia 07 de agosto de 2015, por volta das 09h, compareceu ao destacamento policial a vítima, o qual relatou que chegou por volta das 23h00min do dia 06/08/15, e deixou na garagem a sua motocicleta, Yamaha/Fazer-YS, de cor preta, e sendo que o portão estava trancado e com cadeado, porém ao acordar por volta das 06h, desta data, percebeu que a motocicleta já não estava mais lá e o portão estava estourado. Diante dos fatos, o mesmo foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis.


Guarapuava, 10 de agosto de 2015. Setor de Comunicação Social - anc

Morre o último integrante da quadrilha que tirou a vida de policial


Reportagem e fotos: Kelly Ramos

Morreu em um novo confronto com a Polícia Militar o último integrante da quadrilha que matou o soldado Abrão na tarde de sábado (8), em Rio Azul. O criminoso foi identificado como Luís Henrique da Silva – conhecido como ‘Pintor’. Ele era da Região Metropolitana de Curitiba.

O confronto ocorreu na manhã deste domingo (9), por volta das 10h, em uma plantação próximo ao local onde ocorreram as mortes. Segundo o subcomandante da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, capitão Luciano Romão, por volta das 8h de hoje o criminoso entrou em contato com outros integrantes da quadrilha, relatando o local onde se encontrava.

“Intensificamos as buscas e infelizmente houve outro confronto”, relata Romão. A operação neste domingo contou com o apoio de policiais de várias unidades de toda a região Centro-Sul, Sul e Campos Gerais. Também houve a utilização do helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

O outro que estava foragido foi preso na tarde de ontem, no Parque da Pedreira, em Rio Azul e encaminhado para a Polícia Civil.

LUTO

Devido a morte do soldado de Mallet, Abrão, a Polícia Militar do Paraná decretou luto oficial de três dias na corporação. Os eventos em todo o Estado em comemoração aos 161 anos da instituição, que ocorreriam nesta segunda-feira (10), foram cancelados.

Veja completo

Confronto com bandidos na BR -153 deixa um policial e dois marginais mortos na tarde deste sábado (08)



www.folhadeirati.com.br

domingo, 9 de agosto de 2015

Feliz Dia Dos Pais Desejos Radio Nativa Mix e Goioxim Noticias


“Ser Pai é: Sorrir, Chorar, Sofrer, Gargalhar. Ser filho é: agradecer todos os dia a oportunidade de ter um Pai como você.”

“Pai, nessa data tão especial gostaria de aproveitar e te agradecer por tudo que você me fez e faz até hoje. Você é essencial em minha vida! Te amo para sempre! Parabéns pelo seu dia…”

“Pai! Obrigado por compartilhar comigo os melhores momentos da minha vida. Você é o melhor pai do mundo! Amo você papai! E te amarei sempre.”

“Não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa que a necessidade de sentir-se protegido por um pai.”

“Todo pai recebe uma missão divina que o aproxima do Criador, é como um espelho que recebe a luz de Deus e a reflete sobre seus filhos, é o farol que nos guia até um porto seguro, é a esperança que nos dá forças para seguir adiante, é a segurança que nos envolve quando mais precisamos. Pai, como todos nós, é um filho de Deus, que é nosso Pai!” (Luis Alves)

“Um pai presente é como a luz que guia o peregrino durante sua longa jornada, ajuda a escolher o melhor caminho, oferece o conforto e calor, dá abrigo e segurança nos momentos mais difíceis da vida. Reconhecer essa luz é a recompensa maior que um pai e um filho podem receber em suas vidas. Obrigado Pai por ser a luz presente em minha vida e por me fazer compreender a importância de eu ser a luz na vida de meus filhos.” (Luis Alves)

“Semeie um ato, e você colhe um hábito. Semeie um hábito, e você colhe um caráter. Semeie um caráter, e você colhe um destino, meu Pai, o semeador de minha vida.” (Charles Reade)


sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Goioxim promove 9ª Conferência municipal de Assistência Social


A prefeitura de Goioxim, juntamente com a Secretaria de Assistência Social e CRAS, promoveram nesta sexta feira (07), a 9ª Conferência de Assistência Social.

O evento ocorreu no sindicato rural, contando com a presença de autoridades, além da população que se fez presente.

A conferência discutiu politicas públicas voltadas para a assistência social e ao atendimento da população carente, além de eleger delegados para a 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece nas próximas semanas.

Também foram eleitos novos conselheiros Municipais de Assistência Social.

A Primeira Dama, realizou a abertura oficial do evento, e em sua fala reforçou a importância da participação popular nas conferências, bem como agradeceu a presença de todos.

Estiveram presentes também o vereador Jacir Schadeck, e o vereador Nerso dos Santos, além de diversos secretários.


Luiz Fernando Pellin
Comunicação Social
Prefeitura de Goioxim - PR

Goioxim: Incrisões Abertas Para Curso de Informatica

Foto ilustrativa

A Secretaria de Assistência Social de Goioxim em parceria com o Sesi e Senai, comunicam que estão abertas as inscrições para curso de informatica, com inicio das aulas em agosto.
Exigências: idade minima 16 anos e ser alfabetizado. Inscrições na Secretaria de Assistência Social.



Goioxim, adolescentes participam de projeto social



A prefeitura de Goioxim, iniciou a execução do projeto Adolescente Paranaense, projeto esse que atende adolescentes que fazem partes de famílias do programa Família Paranaense.

O projeto traz diversas oficinas, como inclusão digital, esportes, academia, fotografia, música, teatro, entre outras, e tem como objetivo, proporcionar a inclusão social e superação da vulnerabilidade social em que se encontram.

As aulas acontecem todas as segundas, quartas e sextas feiras das 8 às 11:30 no centro do idoso.

O projeto terá duração de 1 ano, e é desenvolvido pela empresa Virtu Educação Trabalho e Cultura em parceria com a Secretaria de Assistência Social e centro de Referência de Assistência Social- CRAS.





Luiz Fernando Pellin
Diana Castro

Campina do Simão: VIII Conferência Municipal de Assistência Social



VIII Conferência Municipal de Assistência Social, aconteceu no dia 06/08/2015, na Associação.
A conferência teve como tema "Efetivar o SUAS de vez rumo a 2026", e contou com a participação de mais de 150 pessoas.




O prefeito Miranda agradece a todos os que participaram.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Comunicado Para Goioxim, Cantagalo e Virmond Sobre Revisão Biometrica



COMUNICADO: 

COMUNICAMOS QUE A 203ª ZONA ELEITORAL DO PARANÁ (CANTAGALO, GOIOXIM E VIRMOND) NÃO ESTÁ FAZENDO A REVISÃO BIOMÉTRICA. E QUE, POR ENQUANTO, NÃO HÁ PREVISÃO PARA FAZÊ-LA. ASSIM QUE MARCADA, O CARTÓRIO FARÁ AMPLA DIVULGAÇÃO.


quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Cumprimento de Mandado em Pitanga, Reserva do Iguaçu, Pinhão, Campina do Simão e Porto Barreiro


PITANGA - CUMPRIMENTO DE MANDADO

No dia 04 ago. 15, por volta dass 04h 30min foi dado cumprimento aos Mandados de Prisão, Busca e Apreensão - Operação 161 anos PM PR na área da 3 Cia. Na cidade de Palmital e Laranjal nada de ilícito foi encontrado; Nova Tebas foi apreendido 10 gramas de substância análoga a maconha e o indivíduo de posse da referida substância; Manoel Ribas foi apreendido uma arma de fogo do tipo Garrucha calibre .28, sem marca e sem numeração de série com 5 cartuchos deflagrados, um tubo de pólvora e uma caixa contendo cinquenta espoletas intactas e foi efetuada a prisão do proprietário o qual foi juntamente com os objetos encaminhado até a Delegacia de Polícia.


RESERVA DO IGUAÇU  – CUMPRIMENTO DE MANDADO

No dia 04 ago. 15, por volta das 06h, em cumprimento ao Mandado de Busca e Apreensão, a equipe deslocou até o local. Onde o mesmo possui indicativo e encontrava-se foragido da D.P de Coronel Vivida, conforme Mandado de Prisão. Diante dos fatos dado voz de prisão ao mesmo e encaminhado para a Delegacia de Pinhão para procedimentos legais cabíveis.


PINHÃO  – CUMPRIMENTO DE MANDADO

No dia 04 ago. 15, por volta das 6h05min, foi dado cumprimento ao mandado de busca e apreensão, junto à residência. No local se encontravam três pessoas. Após ser apresentado e lido o supracitado Mandado Judicial, sem qualquer tipo de resistência ou obstrução foram iniciadas as buscas.

No local foram encontrados no quarto três espingardas sendo uma cartucheira calibre 36, uma cartucheira calibre 32; e uma espingarda de pressão calibre 5,5 mm, uma bucha contendo aproximadamente 0,5 gramas de substância análoga a maconha, quatro estojos calibre .40, um soco inglês, além de diversas espoletas, chumbo e pólvora para recarga de cartuchos. Perguntando a um deles que confirmou ser usuário e que as armas, munições e a droga eram de sua propriedade. Sendo encaminhado
juntamente com os objetos apreendidos até a 14ª SDP em Guarapuava para serem tomadas as providências cabíveis.


CAMPINA DO SIMÃO  – CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL

No dia 04 ago. 15, por volta das 06h10min, foi dado cumprimento ao mandado judicial. A equipe deslocou até a residência onde foi feita a busca domiciliar. Durante a busca, foi encontrado na parte externa da residência, embaixo de um saco plástico nos fundos do terreno da residência um revólver Cal.32 Marca ROSSI juntamente com seis estojos no tambor deflagradas. Sendo assim dado voz de prisão a pessoa por posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e encaminhado até a 14ª SDP para procedimentos legais.


PORTO BARREIRO  – CUMPRIMENTO DE MANDADO

No dia 04 ago. 15, por volta das 06h30min, foi dado cumprimento de mandado judicial de busca e apreensão, foi dado ciência ao proprietário, realizado buscas sendo localizado uma espingarda cal 0.36 marca Rossi, nº 403, com quatro cartuchos intactos e um deflagrado, uma espingarda de pressão cal 4.5 mm marca Monte Negro e uma tarrafa de linha 0.45 malha 2.5 com 23 metros de boca, sendo dado voz de prisão ao mesmo e encaminhado juntamente com os objetos apreendidos e entregue na 2ª SDP para os procedimentos legais.



Guarapuava, 05 de agosto de 2015. Setor de Comunicação Social - anc

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Prosa Rural - Técnicas de controle da cigarrinha-das-pastagens


04/08/15 | Produção animal Agricultura familiar
Agosto/2015 - 1ª Semana - Regiões Norte, Centro-Oeste/Sudeste e Sul


O Prosa Rural desta semana vai falar sobre Técnicas de Controle da cigarrinha-das-pastagens. Fique ligado as 07:30 horas  aos Sábados na Radio Nativa Mix FM

As cigarrinhas das pastagens estão entre as principais pragas da pecuária brasileira, por causarem grandes prejuízos. Elas atacam as pastagens das principais forrageiras utilizadas na agropecuária brasileira e afetam diretamente o aspecto nutricional do rebanho, diminuindo a produtividade.

No Prosa Rural você vai saber como controlar esta praga, com uma tecnologia simples e de baixo custo, recomendada pela Embrapa. Entre as recomendações estão: a utilização de forrageiras mais resistentes à praga e o manejo correto das pastagens.

O convidado do programa é o pesquisador Alexander Auad, da Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora, Minas Gerais.

Fique ligado no Prosa Rural para obter informações valiosas para o controle da cigarrinha-das-pastagens. O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa!


Goioxim: dia da alegria na comunidade é sucesso mais uma vez!




O dia da alegria, um evento realizado pela Secretaria de Assistência Social, Cras e Secretaria da Educação e Cultura, movimentou a comunidade de São Pedro na sexta-feira, dia 31 de Julho.

O evento que já ocorreu nas comunidades de Pinhalzinho, São José – Wagner, agora juntou a população para uma tarde de festa, com música, trovas, doces, pipocas, futebol, piscina de bolinha para a criançada, além de muita alegria e diversão.

Estiveram presente o Prefeito municipal, Sr. Elias Schreiner, juntamente com a Primeira Dama, Sra. Solange Schreiner, além do vereador Jacir Marcondes Schaceck.

O próximo evento já tem data para acontecer, será no dia 28 de Agosto, na comunidade Santa Clara, no Assentamento Rincão do Bicho.



Luiz Fernando Pellin
Comunicação Social
Prefeitura de Goioxim - PR

Virmond realizou a X Conferencia da Assistência Social


Aconteceu na ultima terça-feira a X Conferencia da Assistência Social, instituída por sua vez, onde percorreu um longo caminho de ordenamentos jurídicos e administrativos no país, Estado e Municípios para se consolidar enquanto Sistema Único de Assistência Social (SUAS), pretendendo assim ofertar em estados e municípios ações e serviços socioassistenciais padronizados e de atendimento a população que dela necessitar.

Nesse percurso a participação da sociedade civil foi fundamental para consolidação do SUAS a medida que trouxe as experiências de quem trabalhou e de quem fez uso da Assistência Social. Desde a, data da I Conferência da Assistência Social e início do SUAS, o município de Virmond vem realizando periodicamente suas Conferências com objetivo de avaliar o que foi construído e propor melhorias nos serviços prestados.

E em 2015 comemora-se 10 anos de Sistema Único de Assistência Social, sendo necessário realizar uma avaliação referente ao que já foi construído e pensar em propostas que atendam as novas demandas do município, objetivando discutir as situações de desproteção e apontar rumos para o amadurecimento da política. Sendo assim a X Conferência Municipal de Assistência Social tem como tema: “Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026”, e como lema: “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026, o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Onde ficou definido os novos membros que farao parte do conselho até o ano de 2026..

O evento contou com a presença de secretários, vereadores sociedade geral e da Prefeita Lenita Miervza “a qual salienta a importância desta conferencia onde definiu as metas para mais dez anos destacou”

A X Conferência Municipal de Assistência Social é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria de Assistência Social e Cidadania.


Elesandro Simione