A prefeitura de Virmond por intermédio da secretaria de Agricultura juntamente com o SENAR/PR, realizou nos dias 10 a 12 de Agosto, o curso de Manejo e Pastagem e recuperação de solo. Com o objetivo de contribuir para mudança das pastagens degradadas, aumentar o rendimento das pastagens e capacitar profissionais do setor, o do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR), realizou o curso de Manejo de Pastagens. Participaram do curso (13) agricultores.
O instrutor do Senar/PR, José Vercovi, enfatiza que a manutenção do solo é feita através de uma adubação de cobertura, ou seja, a correção e a adubação das pastagens do solo, José explica que há tipos de plantas forrageiras para os solos fracos, médios e de alta produtividade. As forrageiras são gramíneas e leguminosas que servem de alimento para os animais.
Para o manejo das pastagens, o instrutor aponta três sistemas, o contínuo, que consiste em soltar os animais em uma grande área; o alternado, que faz o animal ficar entre uma área e outra e o rotacionado, cuja área tem certo número de piquetes em que os animais permanecem com dias preestabelecidos de pastejo e de descanso. “Não existe um sistema mais eficaz. O que vai pesar é a lotação da área. É preciso estar atento ao manejo. O segredo no controle de pastagens é a quantidade de animais por área, o ajuste de lotação, que deve ser de 0,8 a 1 cabeça por hectare”, relata.
A prefeita Lenita Miervza explicou que promover a capacitação na área rural e agrícola promove um melhor rendimento dos produtores. "Esse curso foi muito bom, porque temos que nos capacitar continuamente e nossa administração, que é voltada aos produtores sabe bem disso, e em parceria com Senar, mais esse importante curso foi realizado e com certeza vai ajudar na produção e rendimento da nossa pecuária", disse Lenita Miervza.
Além da utilização de forrageiras para cada tipo de solo e dos sistemas de pastagens, os participantes do curso também puderam adquirir conhecimentos sobre ecologia, pecuária, morfologia, fisiologia, cuidados na implantação das pastagens, adubação, calagem, gessagem, recuperação e renovação de pastagens. José destacou ainda que o aumento da lotação é um ponto positivo no manejo correto do solo, "com o manejo correto das pastagens, é possível aumentar em 100% a lotação da área", finalizou o instrutor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém