Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Goioxim: Uso irregular de agrotóxicos em área urbana é denunciado


 

Goioxim (PR) – Um possível caso de uso irregular de agrotóxicos em área urbana foi registrado na manhã do dia 24 de dezembro de 2025, por volta das 8h40, na Rua José Castro, no município de Goioxim. A situação gerou preocupação quanto a riscos ambientais e à saúde de moradores, especialmente idosos.

De acordo com o registro policial, o solicitante — que atualmente reside no exterior — relatou que costuma retornar ao Brasil no período de fim de ano para visitar seus pais, ambos idosos e moradores do endereço citado. Segundo ele, um cidadão proprietário de um terreno vizinho estaria utilizando agrotóxicos possivelmente proibidos para manter uma plantação de milho e outras culturas dentro da área urbana.

O denunciante afirmou que a aplicação dos produtos ocorre de forma recorrente e provoca forte odor, levantando suspeitas de possíveis danos à saúde dos moradores próximos. A preocupação é maior em relação aos seus pais, devido à idade avançada.

Ainda conforme o relato, o solicitante tentou diversas vezes dialogar com o responsável pelo terreno, alertando que o uso de agrotóxicos em área urbana não é permitido, sendo restrito a áreas rurais apropriadas, além dos riscos ambientais e à saúde pública. No entanto, segundo ele, não houve sucesso nas tentativas de orientação.

O solicitante também informou que tentou registrar denúncia por meio do Disque Denúncia 181, com base em possíveis crimes ambientais previstos na Lei nº 9.605/1998, mas não conseguiu concluir o procedimento por não conseguir identificar corretamente o autor dos fatos.

No momento em que a equipe policial esteve no local, não foi constatada a prática denunciada, tampouco foi possível identificar o suposto responsável. Diante disso, os policiais prestaram orientações ao solicitante sobre os procedimentos cabíveis e confeccionaram o Boletim de Ocorrência para fins de registro.

O caso poderá ser acompanhado pelos órgãos ambientais competentes, caso novas denúncias ou provas sejam apresentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém