Durante sua estadia, que se estendeu até sexta-feira (11), Mateusz realizou gravações em pontos de grande valor simbólico para a comunidade polonesa, como a Casa da Memória, a Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Claro e o Memorial do Imigrante Polonês. Também visitou famílias locais que preservam a língua e as tradições da Polônia em seu cotidiano.
O jornalista participou ainda da 2ª Conferência Municipal de Cultura, onde compartilhou com os presentes um pouco do seu trabalho e destacou a importância do registro das memórias dos descendentes poloneses no Brasil. A visita foi acompanhada pelo pesquisador Geraldo Zapahowski e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Virmond e do núcleo local da BRASPOL.
Emocionado com a acolhida, Mateusz expressou sua gratidão em polonês:
“Me apaixonei por esse lugar. Há seis anos, Áurea, Dom Feliciano, Nova Prata e Guarani das Missões tocaram meu coração. Agora, Virmond entra nessa lista! Obrigado.”
E ainda destacou o carinho recebido por Geraldo Zapahowski e pela comunidade:
“Foi maravilhoso. Você me aceitou como seu. Me senti em casa.”
O material registrado será publicado em seu canal no YouTube e mostrará a história de vida das famílias polonesas no Brasil, desde sua chegada até os dias atuais.
A visita de Mateusz Jakubowski fortalece os laços entre Brasil e Polônia e reafirma o papel de Virmond como referência na preservação da cultura e da memória da imigração polonesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém