terça-feira, 29 de abril de 2014

CREA-PR faz balanço após dois anos de implantação do seu novo modelo de fiscalização e define metas para 2014



O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) faz um balanço da atuação do seu Departamento de Fiscalização (DEFIS), que completa dois anos de abrangência e atuação nos 399 municípios do Paraná.

A nova proposta integra a plataforma do atual presidente, engenheiro civil Joel Krüger, que começou a implantar as ações desde a sua posse, em 2012. Entre as inovações, está inicialmente a centralização da gestão de fiscalização no DEFIS pelo Setor de Planejamento e Controle da Fiscalização; seguida da opção pelo modelo de fiscalização especializada, novo formato que representa uma mudança de paradigma na fiscalização efetuada pelo CREA-PR através da implantação dos Núcleos Especializados Leste, Norte e Sudoeste, nas cidades de Curitiba (núcleo-sede), Maringá e Cascavel.

“O Setor traça mensalmente todos os roteiros e planos de fiscalização personalizados para cada fiscal. Esse tipo de gestão otimiza a disponibilização da mão-de-obra em todo o Estado, racionaliza a distribuição das rotas e demandas de fiscalização, sempre alinhado ao planejamento estratégico do Conselho e às metas e objetivos do departamento”, diz a gerente do DEFIS, Vanessa Moura.

Tudo isso norteado pelo trinômio investimento intensivo na equipe, no planejamento das ações e na tecnologia.

Metas para 2014

Ao completar dois anos de existência, o DEFIS contabiliza um quadro formado por 72 fiscais, que somaram mais de 128 mil fiscalizações em 2012 e 2013. Até março de 2014, o número registrado é de 18.340 fiscalizações.

“Todos estes incrementos somados estão alinhados à nossa proposta de defesa da sociedade, a partir da intensificação do combate ao exercício ilegal da profissão em todas as modalidades, através de ação ostensiva em campo”, explica o presidente Krüger. “Os animadores números registrados a cada ano comprovam que o processo de reformulação da fiscalização efetuada pelo CREA-PR foi acertado”, avalia.

Para 2014, o CREA-PR, através do DEFIS, planeja realizar, no mínimo, 80 mil fiscalizações até dezembro. “Neste ano, implementaremos metodologia específica de gestão de território para aprofundar o controle da organização espacial em relação aos diversos aspectos que envolvem a Engenharia, Agronomia e Geociências em todo o Estado. Organizando e registrando informações detalhadas sobre essas áreas proporcionaremos um alto grau de conhecimento interno, que demonstrará as aptidões e restrições de cada região, garantindo maior precisão sobre os critérios de tomada de decisão e planejamento da fiscalização orientado para resultados inovadores”, relata a gerente Vanessa Moura.

Entre as outras metas do Departamento, está a implantação de um programa de comunicação para divulgar os seus resultados, a realização de convênios de cooperação técnica mútua com municípios paranaenses para a troca de informações e fomento da fiscalização, executar Operações de Fiscalização Especialzada (OFEs) (com foco no uso irregular da fiação e cabos compartilhados nos postes urbanos, equipamentos de transporte (elevador de obras e gruas), paineis publicitários, transporte público e acessibilidade, reflorestamento, destinação de resíduos: embalagens de agrotóxicos e resíduos da construção civil).

“Acreditamos que, atingindo todas as metas do DEFIS em 2014, consolidaremos o Departamento através de um processo fiscalizatório de alta qualidade, inovador e sustentável em todos os níveis”, encerra Krüger.


João Luis Cabral Quaquio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém