quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Em simpósio internacional, professora da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul expõe trabalho sobre piscicultura











A professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, Betina Muelbert, participou do IV Simpósio Internacional de Aquicultura (Acuacuba 2102), realizado em Havana, Cuba, entre os dias 17 e 20 de setembro. O evento reuniu participantes de seis países da América Latina.

Durante o simpósio, a professora apresentou o trabalho “Crescimento do Jundiá rhamdia quelen em viveiros de terra de agricultores familiares”, desenvolvido em conjunto com os professores Alexandre Monkolski, Maude de Borba e Sílvia Romão e seis alunos bolsistas. “Este foi o primeiro trabalho de pesquisa que fizemos na região com o peixe Jundiá, que é uma espécie nativa do Rio Iguaçu e que tem um grande potencial de crescimento. Temos que tratar o Iguaçu com muito cuidado porque 80% de suas espécies são endêmicas, ou seja, são únicas e exclusivas deste rio”, explica a Betina.

A professora ressalta ainda que o trabalho teve o objetivo de avaliar o crescimento e a sobrevivência do Jundiá e foi desenvolvido em viveiros de terra com agricultores familiares. “Estudos como este, realizados em condições de campo, são complexos e têm uma relevância grande porque são muito mais aplicáveis posteriormente do que os feitos em laboratório”.

De acordo com Betina, a participação no Acuacuba foi importante principalmente devido à troca de experiências. “O contato com pesquisadores de outros países é fundamental para estreitarmos relações, pois a UFFS é uma universidade nova e essa proximidade com outras instituições é muito interessante”, destaca.

Além de participar do evento, a professora visitou a Estação de Desenvolvimento de Tecnologias Aquícolas (EDTA), localizada na cidade de Cotorro, a 30 quilômetros de Havana. “Conversei com os diretores da estação sobre os projetos desenvolvidos lá, principalmente com o Bagre Africano e com a Tilápia, conheci todas as instalações e apresentei a UFFS e os nossos projetos de extensão e pesquisa. Eles mostraram bastante interesse em desenvolver intercâmbios e possíveis estágios”, afirma.

Adolfo Vaz
Jornalista MTB 8432/PR
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Campus Laranjeiras do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém