quinta-feira, 7 de junho de 2012

Agricultores Atenção Para O Vazio Sanitário da Soja


 
A praga  que causa a Ferrugem Asiática da soja é um fungo extremamente agressivo,  Phakopsora pachyrhizi, foi identificado no Brasil em maio de 2001, e se espalhou rapidamente por todas as regiões produtoras nas últimas safras, causando sérios prejuízos a e aumentando o custo de produção . Sendo o principal dano a desfolha intensa que causa baixa produtividade das lavouras.

            Como estratégia  de manejo visando a redução dos prejuízos e de uso de agrotóxicos, o Paraná, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento - SEAB  vem praticando o período do  vazio sanitário da soja,  prática esta, também  usada por  outros estados.  O instrumento legal para esta estratégia é a  Resolução Estadual  120/07 que estabelece que do dia  15 de junho a 15 de setembro de cada ano, não poderá  ter nas propriedades do estado  plantas de vivas de soja.  O Vazio Sanitário é o período de ausência total de plantas vivas de soja durante 90 dias, para que a ferrugem não encontre hospedeiro preferencial, no caso a soja, assim diminuindo bastante a doença. Sempre que houver soja  viva neste período esta deverá ser eliminada, para impedir que o fungo seja transportado pelo vento e o trânsito, já que estes são facilitadores da dispersão da doença.
            Cabe aos sojicultores, proprietários, parceiros ou possuidores de qualquer áreas ou instalações, nas quais houve cultivo, colheita, armazenamento, beneficiamento, comércio, industrialização ou movimentação e transporte de soja, as práticas efetivas de eliminação de plantas vivas para reduzir a presença do fungo durante o período do vazio sanitário. Devem de forma constante monitorar suas propriedades e estradas rurais e sempre que surgir plantas voluntárias, eliminá-las nesse período.  Esta medida beneficiará a todos, por isso o seu comprometimento, vigilância são fundamentais para que haja a redução do inóculo e consequentemente o controle da ferrugem asiática que é o principal objetivo.
            A partir do dia 15 de junho até 15 de setembro equipes de fiscalização estarão percorrendo todo estado afim de identificar as áreas com soja.  Sempre que for constatada a presença nas propriedades nesse período será lavrado um auto de infração contra o proprietário da lavoura, cuja a pena poderá implicar em multa.

ADAPAR / SEAB  Guarapuava
Engº Agrônomos Fiscais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém