Pesquisa aborda a valorização dos resíduos da colheita de milho através da produção de nanocelulose
O trabalho de conclusão de curso do acadêmico David Fernando dos Santos, do curso de Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, foi classificado em 2º lugar no Melhores Trabalhos de Conclusão de Cursos do Paraná, pelos colegiados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).
O trabalho intitulado “Valorização dos resíduos da colheita de milho através da produção de nanocelulose” foi elaborado por David, sob orientação da professora Vânia Zanella Pinto, em parceria com o professor Derval dos Santos Rosa e as estudantes Alana Gabrieli de Souza e Rafaela Reis Ferreira, do Programa de Pós-graduação em Nanociências e Materiais Avançados do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC.
A pesquisa busca avaliar a exploração de resíduos de colheita de milho com elevado teor de celulose (colmo, sabugo e palha do milho) para a obtenção de nanocelulose. Tanto materiais como os processos de obtenção de nanocelulose avaliados na pesquisa se mostraram eficientes e com potencial de aplicações reais em maior escala.
O trabalho completo está disponível para acesso no repositório digital das bibliotecas da UFFS.
Premiação
O Crea-PR divulga, anualmente, a relação dos melhores trabalhos de conclusão de curso (TCCs) do estado do Paraná, indicados pelo Colégio de Instituições de Ensino – CIE Estadual, Colégio de Entidades de Classe – CDER Estadual e Colégio Estadual de Inspetores – CEI.
Confira no site do Crea-PR a relação completa dos trabalhos premiados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém