quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Ministério da Justiça e Secretaria de Segurança Pública do Paraná unem esforços para o fortalecimento da polícia judiciária


Fonte: PC-PR

A integração entre a Segurança Pública do Paraná, por meio da Polícia Civil do Paraná (PCPR), e o Ministério da Justiça dá mais um passo nesta segunda-feira (16/09). O Ministro da Justiça, Sérgio Moro, junto ao vice-governador do Paraná, Darci Piana, e ao Secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, abriram a 5ª edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ), da pasta federal, a qual tem o tema Corrupção Sistêmica & Delinquência Institucionalizada, em sua primeira rodada. A solenidade de abertura e as palestras estão sendo no Rockefeller by Slavieiro Hotéis, localizado no bairro Rebouças, em Curitiba.

O evento terá duração de uma semana e as discussões são direcionadas aos delegados da Polícia Civil do Paraná (PCPR), a fim de dividir e difundir experiências e boas práticas no combate ao crime organizado, corrupção e lavagem de dinheiro. Estiveram presentes na abertura dos trabalhos o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, o anfitrião delegado-geral adjunto da PCPR, Riad Braga Farhat, entre outras autoridades e 50 delegados criteriosamente escolhidos para participar da capacitação.

“Este debate que inicia-se hoje aqui se faz muito importante, pois é urgente a necessidade de intensificarmos o combate à criminalidade organizada e à corrupção sistêmica, que age indistintamente nos diferentes níveis e esferas de nossa sociedade. Nesse sentido, a presença do ministro Moro, que desmascarou um dos maiores esquemas de corrupção do nosso país é muito importante e motivadora para nossos policiais”, afirmou o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares.

Ainda de acordo com o secretário, para que esse processo de combate à corrupção seja cada vez mais eficaz, “o aperfeiçoamento da atuação da polícia judiciária na investigação de crimes desta natureza é muito importante e necessário. Não podemos deixar que a imprudência e a sensação de impunidade crônica que atinge nosso país, também afete nossas instituições, principalmente a Polícia judiciária, que tem papel significativo neste combate.”

Em sua palestra, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, perpassou por protocolos de investigação e citou alguns casos ilustrativos. Dentre as questões que abordou, expôs sobre o uso de ferramentas para driblar as criptografias e analogias usadas pelos criminosos. Também ressaltou a necessidade de investir em operações veladas, que geram bons frutos nos Estados Unidos, e finalizou frisando como a integração das forças de segurança tem sido determinante para a redução da criminalidade. Leia completo... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém