Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Rossoni dá posse ao governador Beto Richa e anuncia economia de R$ 630 milhões na Assembleia





O governador do Paraná Beto Richa e a vice-governadora Cida Borghetti tomaram posse nesta quinta-feira (1º) na Assembleia Legislativa. A cerimônia foi conduzida pelo deputado Valdir Rossoni, presidente da Casa. Ele ressaltou o orgulho em presidir o ato. “Oficializar a posse de um governador de Estado é uma honraria inédita para mim. Tenho mais orgulho ainda porque hoje estamos dando continuidade a um longo, difícil, mas profícuo trabalho que resultou na reeleição de Beto Richa.”

Rossoni desejou sucesso ao governador reeleito ao novo mandato que lhe foi confiado pelos paranaenses. “Beto Richa, a você que sempre dediquei fidelidade, respeito e confiança; espero que possa, juntamente com sua equipe e, principalmente, com a bênção de Deus, fazer o melhor por todos nós paranaenses.”

Em seu discurso o governador Beto Richa falou dos avanços do Paraná nos últimos quatro anos e reafirmou que o diálogo continuará a imperar na administração. “O juramento que fiz aqui não é individual ou para um partido ou grupo político - é a ratificação de um compromisso de todos os paranaenses e daqueles que escolheram o Paraná para viver e produzir. Também é a confirmação da minha convicção de continuar sendo o governador de todos os paranaenses, convicção que a prática de quatro anos de governo tornou doutrina da nossa administração.”





Economia

O presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni, e o primeiro-secretário, deputado Plauto Miró, aproveitaram a cerimônia para entregar ao governador Beto Richa um cheque simbólico no valor de R$ 230 milhões referente à economia do Legislativo no ano de 2014. O dinheiro devolvido corresponde a 42,76% do orçamento do Legislativo. Nos quatro anos de gestão de Rossoni à frente da Presidência da Assembleia foram economizados R$ 630 milhões. “Foi um período de grandes transformações na Assembleia. Em 2011, quando entramos aqui, sabíamos que as mudanças iriam ocorrer, mas não tínhamos em mente o tamanho da economia que conseguiríamos fazer. Colocamos como meta obter R$ 500 milhões nos quatro anos. Fico feliz em conseguir superá-la e saber que os R$ 630 milhões estejam sendo utilizados para o benefício da população paranaense”, disse Rossoni.

Beto Richa ressaltou a importância do papel exercido pela Assembleia Legislativa e na parceria com o Executivo com resultados extraordinários aos 399 municípios do Paraná. “Quero, em nome dos paranaenses, agradecer pelo esforço compreendido por cada um dos deputados, comandados pelo presidente da Assembleia, meu amigo e companheiro, deputado Valdir Rossoni que, atendendo ao clamor popular, promoveu medidas importantes que culminaram em uma grande economia de recursos que destinamos a todos os municípios para importantes obras, investimentos e melhorias da qualidade de serviços prestados à nossa população.”



Fotos: Nani Gois/Alep





Sonia Maschke
Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidência

Reserva do Iguaçu: Furto em Banco, Foz do Jordão Homicidio, Palmital Disparo de Arma de Fogo e LJS Furto




RESERVA DO IGUAÇU
FURTO TENTADO A AGÊNCIA DE BANCO

Às 5h20min, a equipe de serviço recebeu um chamado do guardião da Prefeitura,
relatando que em uma agência bancária no Centro, ouvia-se barulhos de pancada no
interior da agência, foi solicitado apoio da equipe do Sub DPM de Segredo e chegando no
local, em contato com o guardião, esse informou que eram aproximadamente 6 indivíduos
em dois veículos, sendo um veículo tipo Gol de cor branca e o outro não soube precisar a
marca, mas também era de cor branca, que avistou um dos invíduos encapuzado, que a
porta da agência estava travada e que não houve disparo de alarme.

Foi entrado em
contato com a gerente que acompanhou a equipe até a agência, sendo que no interior foi
constato adentramento e que as sirenes haviam sido cortadas, que o cofre estava
danificado possivelmente por maçarico e que a central de alarme estava desativada. A
equipe fez patrulhamento nas imediações sem lograr êxito, informando a central de
operações do 16º BPM do fato a qual acionou a Delegacia e a Criminalistica, sendo
isolado o local e orientada a gerente.


LARANJEIRAS DO SUL
FURTO 

Por volta da 00h50min, foi comunicado via 190 uma situação do furto de uma moto 
YAMAHA YBR/125, placas AQP-9334 na cor preta, no bairro Palmeira. Chegando ao local 
e entrado em contato com o solicitante que relatou que a moto estava sem chave porém 
foi furtada na frente da casa na Rua Faisão. Foi realizado um patrulhamento no local e 
orientado o proprietário.


PALMITAL
DISPARO DE ARMA DE FOGO, TENTATIVA DE HOMICÍDIO, LESÃO CORPORAL 
GRAVE

Às 00h40 min, segundo ligações via 190, haviam pessoas em vias de fato na praça 
central, e que uma pessoa sacou de arma de fogo e efetuou disparos, atingindo dois 
homens, 23 e 24 anos. Neste momento a equipe deslocou até a praça constatando o fato 
e, no local, a equipe sofreu ameaças e garrafas foram arremessadas na viatura e uma 
pessoa investiu contra um policial sendo assim detida, dificultando os trabalhos da equipe 
e conduzida até a Delegacia local. 

Neste mesmo momento a ambulância levou os feridos 
até o posto de saúde local, para atendimento. A equipe realizou patrulhamento 
juntamente com o apoio da equipe de Laranjal, Santa Maria do Oeste, e a equipe Rotam 
de Pitanga, no intuito de localizar o autor dos disparos, mas sem sucesso na ação.


Guarapuava, 02 de janeiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - PM



FOZ DO JORDÃO
HOMICÍDIO

No dia 1º Jan. 15, por volta das 14h40min, a equipe de policiais militares de serviço do
DPM de Foz do Jordão recebeu uma ligação relatando que um homem havia sido baleado
na localidade do bairro de Segredo. A equipe policial deslocou-se até o local do fato e ao
adentrar a residência foi encontrado o corpo de um homem de 42 anos, caído no banheiro
da residência desfalecido.

Em conversa com a proprietária da residência, essa relata que
a vítima estava na parte externa da casa conversando com outras pessoas quando um
homem adentrou na residência com um revólver em punho e foi em direção a ele. Em
fuga, a vítima entrou no banheiro da residência onde foi alvejado por disparos de arma de
fogo e acabou falecendo no local. A equipe policial isolou o local do crime e acionou o IML
e a equipe de Criminalística.

Guarapuava, 02 de janeiro de 2015.
Setor de Comunicação Social - PM


Mega-Sena Resultado Concurso Nº 1665

ÚLTIMO RESULTADO
Concurso n.1665
Estimativa de prêmio (Sena) para o próximo concurso, a ser realizado em 03/01/2015:
R$ 3.000.000,00
Ordem de sorteio
20      11      16      01      56      05
 
Ordem crescente
01      05      11      16      20      56
PREMIAÇÃO
Faixa de premiaçãoNº de ganhadoresValor do prêmio (R$)
Sena465.823.888,16
Quina258119.764,32
Quadra168546432,36
GANHADORES POR ESTADO
UFNº de Ganhadores
DF1
BRASÍLI A1
MT1
SANTA RITA DO TRIVELATO1
SP2
SÃO PAULO2
Arrecadação Total: R$ 871.318.160,00

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Feliz 2015: Mensagens da Radio Nativa Mix e Blog Goioxim Noticias e Divulgações






Feliz ano novo! Adeus ano velho! Que tudo se realize no ano que vai nascer! Muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender! - Essa antiga frase parece que nunca perderá o sentido e continuará ajudando a desejar um feliz ano novo em 2015, 2016 e por muito tempo.

Não precisamos esperar o Ano Novo para colocar em prática nossos desejos de conquista. Basta ver a vida com otimismo e acreditar na força que vem de Deus e nas pessoas que amamos. Feliz Ano Novo!

Na contagem regressiva para o final de 2014, réveillon 2015 faça um balanço da vida não para se culpar pelas falhas, mas para achar as coisas boas que você fez e deve fazer ainda mais em 2015. Feliz Ano Novo.


TURVO: PREFEITO É CASSADO PELA CÂMARA DE VEREADORES




Na tarde dessa quarta-feira, 31 de dezembro de 2014, em Sessão Extraordinária, os vereadores votaram pela cassação do Prefeito Nacir Augustinho Bruger. A Sessão aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Turvo, sendo conduzido pelo presidente da casa, vereador Aroldo Leão, e teve um grande público presente.

O prefeito foi cassado após ser investigado por duas CPI’s, as quais apontaram irregularidades em licitações na coleta de lixo e na merenda escolar, na tarde de hoje foi apresentado o relatório final de uma CP, depois disso os vereadores Eraldo Mattos, Onézimo Ferreira, Juliane Wenek, Antônio Shinemann, José Osvaldo de Meira e Aroldo Leão, votaram pela cassação do mandato de Nacir Bruger, o único voto pela não cassação do prefeito, foi do vereador Cristóforo Keniar. Os vereadores Vilsom Ribeiro e Beto Oliveira, não compareceram na Sessão. Nesta sexta feira, 02/01/2015, será empossado como Prefeito de Turvo, Miguel Petrim, atual vice - prefeito.










Fonte: www.blogdoeloi.com.br

Goioxim: Associação Comercial e Empresarial informa os ganhadores dos prêmios de Natal.





Associação Comercial e Empresarial de Goioxim informa os ganhadores dos prêmios de Natal.


AGROPECUARIA NOSSA SENHORA APARECIDA
1 Kit Chimarrão - Cristina Alberton

SORVETERIA RIBAS
1 Liquidificador - Natanel Mateus Pellin

CONEXÃO MONITORAMENTO
1 Espremedor de frutas – Renato da rosa

CONSTRULAR
1 Prêmio surpresa - Nilson Nunes da Rosa
1 Prêmio surpresa - Idelar Soares

LOJA REALCE
1 Faqueiro – Terezinha Ferreira
1 Vale R$ 150,00 – Lucia Ravanello

LOJA SANTA RITA
1 Edredon – Dienifer Gabriele Prestes

MOVEIS MARQUES
1 Ferro Elétrico – Eni de Lara
1 Cama box – Carlos Aparecido da Silva
1 Edredon - Valdinei das Chagas

SUPERMERCADO IARGAS
R$ 150,00 – José Marinaldo Pereira

SUPERMERCADO MIRANDA
1 Chaleira – Clarice de Jesus
1 Cesta MILI – Rosimara
1 Liquidificador - Roselmir de Souza Soares
1- Fogão 4 bocas - Elealdo Badosk

VMI AGRICOLA
1 Disco de corte – João Gulart
Ganhador da Moto: Antonio Andrade dos Santos (Cliente da Loja Realce).


Os ganhadores devem procurar a empresa onde compraram para retirar seu prêmio.


Associação Comercial e Empresarial de Goioxim – Rua São Sebastião, 190, Centro. CEP: 85162-000.
Fonefax: 3656 1088 email: aceg_goioxim@hotmail.com www.acegoioxim.com.br


Goioxim: Radio Nativa Mix Comemora o 5º Aniversário Neste Dia 1º de Janeiro de 2015




Nossos agradecimentos primeiramente as empresas, dirigentes de comunidades e colaboradores pelo apoio para mantermos no ar as programações. Aos ouvintes pela preferência, seja musical, informações, negócios, religioso, entretenimento, convites e até mesmo aquela noticia triste na perda de um ante querido. Seja ela triste ou alegre estamos sempre trabalhando com muito carinho e atenção para que saia da melhor forma possível. Agradecemos também as associações, sindicatos e Igrejas de uma forma geral.

Completando cinco anos neste dia primeiro de Janeiro de dois mil e Quinze, temos orgulho de levar Goioxim para o mundo, através da internet, das Hondas em 87,9 MHZ, e através do Blog, goioxim.blogspot.com.br


A Rádio Nativa Mix Fm 87,9 é a primeira emissora de rádio de Goioxim - PR que passou pelos tramites legais e oficiais. Com licença provisória já desde Outubro de 2008, entra no ar após o término da edificação própria, a partir de 01/01/2010 ENTROU NO AR NOS 87,9 e pela internet no site: www.radiosdobrasil.com.br/nativamixfm/

Uma luta que durou 10 anos iniciado por Luiz Ravanelo, Cilmar Augusto G. Esteche, Edite, Gracioso M. Posamai e outros membros.

Até que em Outubro de 2008, a licença provisória foi expedida pelo Ministério das Comunicações, e em 2009 a licença definitiva. E agora a recompensa, líder em audiência em Goioxim.

PARABÉNS VOCÊS MERECEM!


Á RÁDIO NATIVA MIX FM 87,9

Entidade: Associação Comunitária e Cultural de Goioxim PR
Endereço: Rua José Amâncio dos Santos, 264 - Bairro Bela Vista
Cidade: Goioxim - PR
CEP: 85162-000
Email: goioxim.noticias@gmail.com
Email:radionativamix@yahoo.com.br
Site: radionativamixfm.no.comunidades.net
Fone:42 3656-1278
Mensagem de texto: (42) 91646931

Presidente: Luiz Ravanelo Neto
Diretor: João Vilmar Leal Thibes
Secretária: Edineia Batista

Estudio Principal
Antena Transmissora
Visita de Alunos Elaborando Trabalho Colegial


Matéria e fotos Xuxo

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Em nota, Aécio lamenta novas regras de seguro-desemprego e acesso ao Fies






30 de dezembro de 2014

O presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves, criticou, nesta terça-feira (30/12) a presidente Dilma Rousseff por enviar às vésperas da sua posse a medida provisória (MP) que reduz direitos do trabalho e da previdência. A seguir a íntegra da nota de Aécio Neves.

“No apagar das luzes do seu primeiro mandato, que termina de forma melancólica, a presidente Dilma Rousseff trai novamente os compromissos assumidos com seus eleitores e anuncia novas e duras medidas que, na campanha eleitoral, garantiu que não iria tomar: reduz direitos dos trabalhadores e dificulta o acesso dos estudantes brasileiros ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

No primeiro caso, sindicalistas já denunciam as perdas para os trabalhadores e a forma unilateral e autoritária com que as medidas foram tomadas, sem qualquer diálogo com as Centrais Sindicais.

No caso do Fies, a imprensa publica que a Federação Nacional das Escolas Particulares calcula em 20% a redução do número de estudantes beneficiados com as políticas educacionais no setor privado.

A presidente, que já havia rompido outros compromissos assumidos com os brasileiros que acreditaram em suas promessas e a honraram com seu voto, faz agora o impensável: coloca em prática as suas medidas impopulares, prejudicando aqueles que deveriam ser alvo da defesa intransigente do seu governo: os trabalhadores e os estudantes.

Na campanha eleitoral, a candidata Dilma disse que não mudaria os direitos dos trabalhadores “nem que a vaca tussa”. Mudou. A cada nova medida anunciada vai ficando ainda mais claro que foi a mentira quem venceu as últimas eleições.”



www.psdb.org.br

Câmara de Turvo pode cassar Nacir Bruger nesta quarta, véspera de final de ano





30/12/2014 - 11:59:00

* Por Rogério Thomas

A Câmara de Vereadores de Turvo realiza nesta quarta feira (31) uma sessão extraordinária para definir o futuro do atual prefeito Nacir Bruger. (Leia aqui sobre os processos contra Nacir).

Nacir foi investigado por uma Comissão Processante (CP) que avaliou os relatórios de duas Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPI’s) que identificaram superfaturamentos direcionamentos de licitações na sua administração. A CP foi solicitada em abaixo-assinado elaborado por moradores, e apontou em relatório final pela cassação do prefeito. (Leia aqui sobre a expectativa de votos dos vereadores contra e a favor de Nacir).

A sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Turvo promete ser agitada e está agendada para este dia 31, às 13h00.


Fonte: Rede Sul de Noticias

Goioxim: Colégio Estadual Drº João Ferreira Neves informa Novo Prazo de Matriculas




O Colégio Estadual Drº João Ferreira Neves informa aos pais que não realizaram matrícula e rematrícula de seus filhos para ano letivo de 2015, que o prazo foi prorrogado e se encerra no dia 20/01/2015 e que não será possível participar das aulas sem estar devidamente matricula.

Candoi: Furto de Pistola em Fazenda


CANDÓI

FURTO QUALIFICADO EM CANDOI – 16º BPM / 1ª CIA

Às 12h, compareceu no DPM, o gerente de uma fazenda da região, relatando que a janela da sede da fazenda teria sido arrombada. A equipe se deslocou até o local e o fato foi constatado; a janela estava arrombada e a porta aberta, porém poucas coisas foram mexidas, nos quartos apenas camas e armários foram revirados. 

Mais tarde, em contato com o proprietário da fazenda, esse relatou que foi subtraído de dentro da propriedade uma pistola de marca taurus cal. 380, devidamente registrada, com capacidade de 20 tiros. Orientado quanto aos procedimentos legais cabíveis.


Guarapuava, 30 de dezembro de 2014
Setor de Comunicação Social - PM


segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Temporais seguem ativos em várias cidades do PR





A tarde desta segunda-feira (29) é marcada pelo aumento da instabilidade atmosférica sobre diversos municípios do Paraná.

Além da pressão atmosférica mais baixa sobre o nível de 850 hPa (1.500 metros de altitude) há forte gradiente de temperatura, o que promove a ampla sensação de abafamento na dianteira da faixa de chuvas já ativa.

O De Olho No Tempo Meteorologia monitora para as emissoras de rádio parceiras, pontos de chuva forte de maior interesse neste momento entreCascavel, Curitiba, Figueira, Ibaiti, Matinhos, Pinhalão, Prudentópolis, Santa Helena, Sapopema e Tomazina.

Elevamos para “alerta máximo”, o risco de tempestades, com poder para ventos superiores a 80 km/h e precipitação localizada de granizo, emissoras de rádio nas regiões de Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Maringá, Paranavaí, Santo Antônio da Platina e Umuarama até às 19 horas (Brasília-verão) desta segunda-feira.

O perfil de instabilidade continuará ativo, no mínimo até sexta-feira (02), sendo que na quinta-feira (01), um novo sistema de baixa pressão entrará com força ao estado elevando o potencial para temporais, e com isso danos, principalmente relacionados à alagamentos e destelhamentos de construções.

Goioxim: Missas em Novo Horario Nos Finais de Semana






Novo horário das Missas a partir de 01 de fevereiro
Milagres: 19h30min no sábado
Matriz: 8 horas e às 19h30min no domingo
São José – Goioxim: 9 horas no domingo

Esse é o novo horário das missa (todos os fins de semana) na Matriz, Milagres e São José - Goioxim a partir de 01/02/2015.



Pe. Sebastião Pereira

Investimentos do Estado em saúde somam R$ 8,5 bilhões






MELHOR ATENDIMENTO

Investimentos do Estado em saúde somam R$ 8,5 bilhões

HOUVE REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA E INFANTIL. O número de transplantes foi ampliado. São destaques, também, a abertura de 670 novos leitos de UTI e a redução das mortes por AVC e Infarto. Os investimentos em obras e equipamentos chegaram a R$ 744 milhões e garantiram estrutura para que os projetos prioritários fossem ... leia mais »


Veja Tambem


Em quatro anos Governo destina R$ 1,5 bilhão
para melhorar as cidades


FORAM 2.561 OBRAS EM MUNICÍPIOS DE TODAS AS REGIÕES, DE 2011 A 2014. As melhorias em ruas e avenidas somam 2.286 quilômetros. Também foram construídos 436 edifícios para escolas, unidades de saúde, hospitais, barracões industriais, ginásios de esportes, entre outros leia mais »

AEN

Goioxim: Disparo de Arma de Fogo e Atendimento em Local de Morte, Cantagalo Lesão Corporal e Candoói Roubo



GOIOXIM

DISPARO DE ARMA DE FOGO E ATENDIMENTO EM LOCAL DE MORTE
Por volta das 22h30min, a equipe policial deslocou até a Rua Laurindo Cordeiro de
Souza, onde segundo relatos das testemunhas que se encontravam em um bar, uma
pessoa desconhecida chegou próximo a porta de entrada do referido bar, onde um
homem, 41 anos, encontrava-se em pé, e efetuou vários disparos de arma de fogo que o
atingiram, levando a óbito no local. Segundo as testemunhas o fato se deu de maneira
rápida, não sendo possível identificar o autor dos disparos. A equipe policial fez o
isolamento de local de morte e acionou o IML e a Delegacia local.

CANTAGALO

LESÃO CORPORAL
Por volta de 9h entrou em contato via telefone de emergência 190, um senhor relatando
que sua ex mulher estava quebrando vasos de flores que ficam fora da sua casa e
também tentando arrombar a porta da residência danificando a fechadura. No local, a
equipe policial militar constatou a senhora em companhia de sua filha, 4 anos, no interior
do pátio da residência. Ao perceber a presença da equipe, essa correu em direção a atual
convivente de seu ex marido, que se encontrava no interior da residência e desferiu um
golpe de faca (serra cozinha) na região do abdômen e no antebraço esquerdo, causando
lesões. Também durante a confusão a filha da vítima, de 12 anos, foi ferida com um corte
no braço.

De imediato a equipe imobilizou a autora e deu voz de prisão fazendo uso de
algemas para preservar a equipe e terceiros devido a mesma estar agressiva; que mesmo
algemada proferiu várias ameaças dizendo que voltaria para matar a vítima; a equipe
prestou socorro as vítimas até o hospital. Diante dos fatos as partes foram encaminhadas
para a Delegacia de Cantagalo para as providências cabíveis e juntamente com as partes
foi encaminhada a faca utilizada para causar a lesão. Foi acionado o conselho tutelar
tendo em vista a filha da autora não ter nenhum responsável no local.

CANDÓI

ROUBO

Às 21h50min, a equipe policial deslocou até a localidade de Lagoa Seca, em um posto de
combustível, onde relatou o solicitante que estacionou o caminhão no pátio do posto,
quando dois homens, armados com uma arma de fogo pequena e similar a uma pistola
lhe deram voz de assalto, sendo ambos os autores do roubo morenos, aproximadamente
1,70m, magros e com aparência de serem jovens, um deles trajando blusa de moleton
cor vinho, o outro com uma camiseta preta do Bob Marley, ambos com bonés, passaram
a ameaçar o proprietário do caminhão exigindo dinheiro, momento em que a vítima lhes
entregou certa quantia.

Em seguida tentaram funcionar o caminhão, como não
conseguiram, tentaram tirar o som e o tacógrafo, também não obtendo êxito, em virtude
da aproximação de outro caminhoneiro saíram correndo sentido BR 277. Segundo
informações de terceiros, um veículo Celta, cor prata, duas portas, conduzido por uma
mulher apanhou os autores do roubo e seguiu sentido praça do pedágio. Deslocado até a
praça de pedágio, onde foi informado que o veículo não tinha passado naquele local,
contudo pessoas que aguardavam a chegada de um ônibus informaram que um veículo
com as mesmas características do usado na fuga adentrou em uma estrada secundária à
poucos metros da praça de pedágio, sentido município de Goioxim.


Guarapuava, 29 de dezembro de 2014.
Setor de Comunicação Social - PM

Caçador morre entalado em toca de tatu no interior de Passo Fundo



Créditos: Marcos Thiago


O corpo do agricultor foi encaminhado para necropsia no Departamento Médico Legal-DML, que deve apontar as causas da morte

O agricultor Mário Luis dos Santos, 37 anos, foi encontrado morto no início da tarde desta terça-feira entalado numa toca de tatu, no distrito de Bom Recreio, interior de Passo Fundo. Segundo o irmão da vítima, Juliano dos Santos, ele havia saído por volta da 1 hora da madrugada para caçar tatu na propriedade da família.

Como fazia com frequência, Mário Luis dos Santos saiu com três cães e um facão para caçar. Pela manhã, os familiares constataram que dois dos cães tinham retornado para a sede da propriedade, mas o agricultor não apareceu. Com isso, perto do meio dia, familiares e moradores da localidade começaram procurar pelos matos, onde a vítima costumava caçar.

Um dos moradores acabou encontrando o corpo de Mário Luis dos Santos entalado em uma toca de tatu num mato, distante 600 metros da casa, onde morava com a mulher e dois filhos, uma adolescente de 16 anos e um menino de 8 anos. A vítima estava apenas com parte das pernas para fora da toca. A hipótese mais provável é que ele tenha tentado puxar o tatu pelo rabo e acabou ficando entalado.

O seu fiel cão, o Urso – companheiro de muitas caçadas – estava ao lado da toca guardando o corpo do dono. O corpo do agricultor foi encaminhado para necropsia no Departamento Médico Legal-DML, que deve apontar as causas da morte.

O laudo deve sair nos próximos dias, mas a polícia acredita que tenha morrido por asfixia. A Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos investiga a circunstâncias em que ocorreu a morte, mas não restam dúvidas de que foi um trágico acidente de uma caçada. Juliano dos Santos revelou que o irmão morreu fazendo o que mais gostava: caçar tatu.


Fonte: www.rduirapuru.com.br

domingo, 28 de dezembro de 2014

Multa de R$ 957 por ultrapassagem proibida pega 1,7 mil motoristas






Durante os 13 dias de fiscalização, 1.781 motoristas foram autuados pela PRF no estado por ultrapassagens proibidas.

Notícias Policiais - 26/12/2014 - Por Miguel Angelo - Fonte: Bonde

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou nesta sexta-feira (26) um balanço parcial de Natal da Operação Integrada Rodovida, esforço conjunto de fiscalização de trânsito que reúne, além da PRF, forças estaduais e municipais de segurança com o objetivo de reduzir os números de acidentes e mortes em todo o Brasil.

No Paraná, desde o início da operação, lançada no último dia 12 de dezembro, até quarta (25), houve 32 mortes em acidentes ocorridos em rodovias federais, 11,1% a menos do que no mesmo período de 2013, quando 36 pessoas morreram.

Durante os 13 dias de fiscalização, 1.781 motoristas foram autuados pela PRF no estado por ultrapassagens proibidas. Desde o início de novembro, a multa por esse tipo de manobra passou para R$ 957 nos casos de ultrapassagem pelo acostamento ou pela contramão onde há faixa dupla contínua. Já o motorista que força a ultrapassagem entre veículos que estão na iminência de passar um pelo outro está sujeito à multa de R$ 1.915, além da suspensão do direito de dirigir.

Já em relação aos casos de embriaguez ao volante, foram emitidos 219 autos de infração, sendo que em 85 casos houve prisão em flagrante porque o motorista ultrapassou 0,34 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.

Via Noticias Policiais

Acidente no trevo de Boa Ventura deixou um rapaz em estado grave








sábado, 27 de dezembro de 2014

Um grave acidente pela manhã de hoje (27), deixou um rapaz em estado grave, uma colisão no trevo de Boa Ventura de São Roque, PR 466, por volta das 10:00hrs da manhã.

Segundo informações, um veiculo Gol placas de Guarapuava conduzido por Elielson Santana 28 anos, que é funcionário da COAMO, atravessava a rodovia, quando outro veiculo, um Sentra de cor prata com placas de São José dos Pinhais, que era conduzido por Michele Chikeira acetou o Gol em cheio.

O Gol foi atingido no meio, o condutor, Elielson foi socorrido e encaminhado para Guarapuava em estado grave, ele esta na UTI. Michele teve ferimentos leves.

A Policia Rodoviária Estadual e o corpo de bombeiros atenderam a ocorrência.








Fonte:www.joneifarias.com.br


sábado, 27 de dezembro de 2014

Goioxim: Homem e Executado a Tiros em Bar


Foto ilustrativa

Na noite do dia 26 de Dezembro por volta das vinte e duas e cinquenta horas, em um bar no centro da cidade, segundo populares, um homem chegou até a porta do estabelecimento, e efetuou vários disparos de arma de fogo (pistola) contra a pessoa de Onivaldo Carvalho de Oliveira conhecido como Nivaldo, o qual teve morte de imediato.

Segundo levantamento no local foram 11 tiros acertados na vitima, A policia militar preservou o local até a chegada da policia civil, nicropicia e IML.

O corpo esta sendo velado na residencia de seus pais na comunidade de Diamante.


sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

PRF: Motorista é flagrado por radar a 221 km/h em trecho da BR-277






O flagrante foi feito durante uma operação da PRF em Cascavel

Notícias Policiais - 26/12/2014 - Por Miguel Angelo - Fonte: G1/PR


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Cascavel, no oeste do Paraná, flagrou um carro trafegando a 221 km/h na BR-277. No local a velocidade máxima permitida é a metade disso, 110 km/h. Segundo os policiais, o veículo passou por um radar móvel no km 598, trecho urbano da rodovia, nesta quarta-feira (24).

O flagrante foi feito durante uma operação da PRF no mesmo lugar onde, na noite de terça-feira (23), um homem de 69 anos morreu em um acidente entre um caminhão e uma moto.

De acordo com a polícia, essa é a maior velocidade já registrada por um radar da PRF no Paraná. Antes, a maior velocidade havia sido de 220 km/h, registrada em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, no mês de julho.

O motorista flagrado pelo radar cometeu uma inflação gravíssima e deve receber uma multa no valor de R$ 574, além da suspensão do direito de dirigir, conforme a PRF.

Laranjal: Colisão Envolvendo GM/Corsa e Moto Yamaha




ATENDIMENTO DE ACIDENTE EM PITANGA:

Às 11h ocorreu um acidente de trânsito na PR 364 Km 365+400m (próximo ao município de Laranjal) do tipo colisão longitudinal envolvendo o veículo automóvel GM/Corsa placas da cidade de Guarapuava/Pr conduzido por Rogelio da Rocha com 28 anos e a motocicleta Yamaha/ YBR 125 com placas de Laranjal/Pr conduzida por Gilmar de Lima de Andrade com 18 anos. vítimas: Gilmar de Lima de Andrade com 18 anos com ferimentos médios encaminhado para o Hospital São Vicente da cidade de Pitanga.


Fonte: PRE

Dilma quer privatizar a Caixa para levantar fundos






quarta-feira, 24 de dezembro de 2014 – 16:04 hs.


O governo pretende levantar de R$ 15 bilhões a R$ 20 bilhões até 2016 com a abertura de capital da Caixa Econômica Federal, apontam estudos. Os números foram divulgados nesta terça-feira 23 em reportagem do Valor Econômico.

O valor seria captado com uma venda de uma fatia entre 20% e 25% do banco federal, segundo fontes. A ideia da abertura de capital da Caixa é da época em que Antônio Palocci era ministro da Fazenda, ficou em banho maria e ganhou força nos últimos meses.

Durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff confirmou que pretende colocar o plano em prática, mas admitiu que o processo é “demorado”. Ainda não há data para o projeto.

“Em tese, caso seja dado prioridade para o projeto, seria possível oferecer as ações ao mercado ainda em fins de 2015. Mas o Tesouro avalia a conveniência de fazer uma operação dessas proporções num momento em que o mercado acionário está deprimido. O natural, diante de um eventual cenário adverso, seria adiar a operação para 2016″, diz a reportagem do Valor.



www.fabiocampana.com.br/2014/12/dilma-quer-privatizar-a-caixa

Prudentópolis: Homem morre em acidente na PR-160



Texto: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá) – Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)


Mais um grave acidente aconteceu na PR-160, desta vez bem na tarde de Natal, por volta das 15:15 hrs, onde aconteceu uma colisão frontal com morte.
Os veículos envolvidos foram um gol de placa de Fernandes Pinheiros, conduzido por Claudemir Matielli Adamski de 33 anos, que teve morte no local e de uma Duster de placa de Prudentópolis conduzida pelo ex-vereador Pedrinho Denczuk, com ferimentos não grave, ainda sem informações de seu estado de saúde.
A Duster tinha airbag, no que protegeu do impacto.

O gol estava no sentido BR-277 para a cidade e a Duster no sentido contrário.
Segundo testemunha é provável que o gol perdeu controle, após cair na pista contrária, já que a pista dele já estava recapada e a outra não, ai ele não conseguiu voltar para sua pista e bateu de frente.
Vale lembrar que a obra de recape da rodovia já parou duas vezes, e com inúmeros buracos, mais recentemente foi feita uma operação tapa-buracos, mais não de boa qualidade.
A pista ficou interditada até a chegada do IML.

Ainda não se tem informações de onde mora Claudemir, seu corpo foi encaminhado no IML de Guarapuava.
A PM e bombeiro comunitário ficaram no local até a chegada da Policia Rodoviária Estadual que vai apurar as causas do acidente.

Mais informações no site da Rádio Najuá

Via Blog do Elói

Chopinzinho: Acidente mata professora de educação física






Rozana Nath de Oliveira, 25 anos, dirigia um Gol e bateu contra árvores na PR 158.

Notícias Policiais - 25/12/2014 - Por Evandro Artuzi

A profissional de educação física Rozana Nath de Oliveira, 25 anos, morreu na PR 158, próximo de Chopinzinho, vítima de um acidente de trânsito registrado na madrugada desta quinta-feira (25), feriado de Natal. A jovem perdeu o controle da direção de seu veículo, um Gol com placas de Chopinzinho, saiu da pista e bateu contra algumas árvores.

O acidente possivelmente aconteceu na quarta-feira (24), por volta das 22h30, mas só foi percebido ás 03 horas da madrugada, quando familiares encontraram o carro em meio a mata na margem da rodovia, há poucos quilômetros de Chopinzinho, no sudoeste do Estado. SAMU e Corpo de Bombeiros foram acionados e constataram que a jovem já estava morta, presa nas ferragens.

Conforme familiares, Rozana saiu de Chopinzinho por volta das 22 horas para ir a Saudade do Iguaçu buscar um familiar. Como passou muito, a pessoa que estava aguardando a jovem tentou contato através do telefone celular, mas as ligações caiam todas na caixa postal. Preocupados, familiares saíram a procura dela e encontraram o carro com o corpo na rodovia. A Polícia Rodoviária Estadual registrou a ocorrência e o corpo da jovem foi recolhido ao IML de Pato Branco. Rozana morava em Chopinzinho.









Fotos: Evandro Artuzi - NP Mais

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

MEGA-SENA Resultado do Concurso Nº 1664


ÚLTIMO RESULTADO
Concurso n.1664
Estimativa de prêmio (Sena) para o próximo concurso, a ser realizado em 31/12/2014:
R$ 240.000.000,00
Valor acumulado para o próximo concurso de final cinco (1665):
R$ 96.836.263,26
Ordem de sorteio
48      08      21      36      23      29
Ordem crescente
08      21      23      29      36      48
PREMIAÇÃO
Faixa de premiaçãoNº de ganhadoresValor do prêmio (R$)
Sena17.993.708,78
Quina13117.494,74
Quadra8211398,73
GANHADORES POR ESTADO
UFNº de Ganhadores
PE1
RECIFE1
Arrecadação Total: R$ 39.145.840,00




Nova Cantu: Duas pessoas morrem as Vésperas do Natal





A tragédia aconteceu na tarde desta quarta-feira (24) na cidade de Nova Cantu - PR. Segundo informações, o taxista “Tião Seco” e João Porfírio vinham a alguns dias se desentendendo e hoje por volta das 16h45min, em plena luz do dia, dispararam com arma de fogo ao mesmo tempo, um contra o outro, vindo os dois a óbito no local.

Fotos: Mario Cesar


Fonte e informações: centralr3.com.br
Via Blog do Elói

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

A Radio Nativa Mix Deseja a Todos Um Feliz Natal




Goioxim: Sorteio de Natal da Radio Nativa Mix



No programa manha nativa, da Radio Nativa Mix 87,9 de Goioxim PR, Com locução do comunicador "Xuxo", Vários prêmios foram sorteados durante o programa, deste dia 24 de Dezembro 2014 véspera de Natal.  Doadores Loja JM da Marta, Clube das Piscinas Radio Nativa Mix e Vereadores Duarte e Denilson Ferreira Ramos. Trezentos e quarenta e cinco ouvintes participaram do Programa. Muito obrigado a todos.

Ouvintes Ganhadores:


Ganhadores: Ingressos Baile de Natal:

Valdinei - de Tunas
Antônio – Lambedor
Solange – Milagres
Jô – BNH

Conjunto Langerri:
Andréia – Sapolandia
Sexta de Natal:

Mariléia – Faxinal
Lucas – Vila Rica
Daiane - BNH


terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Atos na Assembleia e Palácio Iguaçu marcam recondução de Richa ao cargo







Publicado em 23/12/2014 16:43

A solenidade de posse do governador Beto Richa e da vice-governadora Cida Borghetti será dia 1º de janeiro, a partir das 16 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná. Em seguida, às 17 horas, Richa seguirá para o Palácio Iguaçu, onde, em evento público, será reconduzido ao cargo de governador.

Na Assembleia, em cerimônia que terá duração de uma hora, o governador e a vice vão prestar o Compromisso Constitucional, que será seguido da leitura do Termo de Posse.

Antes da sessão, o Beto Richa e Cida Borghetti serão recepcionados pelo presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni, e conduzidos ao Salão Nobre. Após a abertura dos trabalhos, Rossoni designará uma comissão de deputados (líderes partidários) para acompanhar o governador e a vice ao Plenário.

Em seguida, haverá a leitura da composição da Mesa de Honra, cujos membros assinarão o Livro de Posse. Em seguida, o deputado Valdir Rossoni deve declarar empossados o governador e a vice-governadora.

Após o pronunciamento, o governador passará em revista a tropa da Polícia Militar.

RECONDUÇÃO - Depois da Assembleia, Beto Richa e Cida Borghetti seguirão para o Palácio Iguaçu, sede do Poder Executivo, para recondução do cargo de governador e transmissão do cargo de vice-governador.

O primeiro ato será a nomeação chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Eduardo Sciarra. Depois, Richa assina a nomeação do novo secretariado. O evento será encerrado às 18h com o pronunciamento do governador.

Além dos familiares, estarão presentes no evento no Palácio Iguaçu o atual vice-governador, Flávio Arns; o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Guilherme Luiz Gomes; o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Artagão de Mattos Leão, e o bispo administrador Dom Rafael.



AEN

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Novos delegados divisionais são anunciados






Publicado em 22/12/2014 17:50

O delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Cezar dos Reis, reuniu nesta segunda-feira (22) os novos delegados divisionais, escolhidos em conversa com o secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Francischini. O objetivo do encontro foi passar aos novos delegados as principais diretrizes da nova gestão da Polícia Civil.

Reis destacou que trocas são naturais dentro da instituição. “Eles foram escolhidos por características e talento e por terem os perfis que mais atendem às novas diretrizes da Secretaria de Estado da Segurança Pública”, afirmou Reis.

O delegado-geral fez questão de ressaltar que a confiança em todos os membros da Polícia Civil segue inabalada, inclusive em relação àqueles delegados que deixaram a titularidade de algumas divisões. “Todos terão capacidade e experiência aproveitadas em outros cargos importantes dentro da instituição”, explicou Reis.

O delegado-geral salientou que trocas de comando em distritos, especializadas e subdivisões ficarão a cargo dos novos divisionais. “Dei um prazo breve aos divisionais para que eles escolham os responsáveis pelas delegacias e me apresentem, para daí analisarmos a possível troca”, explicou Reis.

GRUPOS ESPECIAIS - Tanto o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) quanto o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) não terão seus comandos alterados. Luiz Alberto Cartaxo Moura e Sivanei de Almeida Gomes seguem respectivamente nas chefias dos dois grupos.

“Os grupos têm bons trabalhos em andamento e uma troca poderia causar prejuízos para a instituição”, destacou Reis.

Confira lista com os novos delegados divisionais:

- Delegado-geral adjunto - Francisco José Batista da Costa

- Corregedor-geral - Jairo Estorilio

- Secretário-executivo - Naylor Gustavo Robert de Lima

- Divisão Policial do Interior (DPI) - Valmir Soccio

- Divisão Policial da Capital (DPCAP) - Maritza Maira Haisi

- Divisão de Polícia Metropolitana (DPMetro) - Hamilton da Paz

- Divisão de Infraestrutura (DIE) - Marco Antônio Lagana

- Divisão de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) - Rubens Recalcatti

- Divisão de Polícia Especializada (DPE) - Luiz Gilmar da Silva

-Divisão de Investigações Criminais (DIC), Itiro Hashitani

- Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) - Miguel Stadler

- Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) - Riad Braga Farhat

- Instituto de Identificação - Alcimar de Almeida Garrett

- Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), Rogério Antônio Lopes

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

UFFS divulga processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação








São 1920 vagas disponíveis nos seis campi da instituição, localizados nos três estados do Sul

Já está disponível o edital de seleção de candidatos para ingresso, no primeiro e segundo semestre do ano letivo de 2015, nos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (Edital nº 812/UFFS/2014 - disponível no site da UFFS).

O processo seletivo será através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, que divulgará, oportunamente, o cronograma de inscrições e matrículas. Para participar desse processo é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) edição 2014, não ter zerado em nenhuma prova objetiva do exame e ter nota mínima de 300 na redação.

Neste edital, a UFFS disponibiliza 1920 vagas para cursos que tem início tanto no primeiro quanto no segundo semestre, nos seiscampi da Instituição.

Para ingresso no 1º semestre de 2015, são 1650 vagas:

Campus Chapecó (SC): Administração (50 vagas); Ciência da Computação (50 vagas); Ciências Sociais (50 vagas); Agronomia (50 vagas); Enfermagem (40 vagas); Engenharia Ambiental (50 vagas); Filosofia (50 vagas); Geografia (50 vagas); Letras – Português e Espanhol (60 vagas), Matemática (50 vagas) e Pedagogia (50 vagas).

Campus Erechim (RS): Agronomia (50 vagas); Arquitetura e Urbanismo (50 vagas); Ciências Sociais (50 vagas); Filosofia (50 vagas); Geografia (50 vagas); História (50 vagas) e Pedagogia (50 vagas).

Campus Cerro Largo (RS): Administração (50 vagas); Agronomia (50 vagas); Ciências Biológicas (60 vagas); Engenharia Ambiental (50 vagas); Física (30 vagas); Química (30 vagas) e Letras – Português e Espanhol (30 vagas).

Campus Laranjeiras do Sul (PR): Agronomia (50 vagas); Ciências Econômicas (50 vagas); Engenharia de Alimentos (50 vagas); Engenharia de Aquicultura (50 vagas) e Interdisciplinar em Educação no Campo (30 vagas).

Campus Realeza (PR): Ciências Biológicas (40 vagas); Física (30 vagas); Letras – Português e Espanhol (30 vagas); Medicina Veterinária (50 vagas); Nutrição (40 vagas) e Química (30 vagas).

Para ingresso no 2º semestre de 2015, são 270 vagas:

Campus Chapecó (SC): Administração (50 vagas); Ciência da Computação (50 vagas); História (50 vagas).

Campus Erechim: Engenharia Ambiental/integral (50 vagas);

Campus Passo Fundo (RS): Medicina/integral (40 vagas);

Campus Laranjeiras do Sul (PR): Interdisciplinar em Educação no Campo (30 vagas);

Assim como nos outros processos seletivos, este também prevê a reserva de vagas conforme a política da UFFS. Considerando isso, o candidato pode se inscrever nos cursos em um dos seis grupos, conforme o seu perfil. Confira abaixo os seis grupos que a UFFS considera para reserva de vagas, conforme a Lei nº 12.711/2012:

AC – na ampla concorrência estão as vagas destinadas a todos os candidatos, independente da procedência escolar, renda e cor;

L1 - vagas reservadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

L2 - vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

L3 - vagas reservadas a candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

L4 - vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

A1 - vagas reservadas a candidatos que tenham cursado parcialmente o ensino médio em escola pública (pelo menos um ano com aprovação) ou em escolas de direito privado sem fins lucrativos, cujo orçamento da instituição seja proveniente do poder público em pelo menos 50%.

Os candidatos podem acompanhar as novidades sobre o SiSU pelo site da UFFS www.uffs.edu.br ou então pelo site do processo:www.sisu.mec.gov.br.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Acidente grave deixa uma vítima fatal no Centro de Guarapuava


19/12/2014 - 15:32:00






Da Redação

Uma colisão entre veículos no Centro de Guarapuava deixou uma vítima fatal na tarde desta sexta feira (19). O acidente aconteceu em um dos cruzamentos da Rua Guaíra, por volta das 15h, e envolveu uma Parati e um caminhão, que estava estacionado do lado esquerdo da rua.

Segundo testemunhas que estavam no local, o motorista da Parati teria perdido o controle do carro e colidido com o caminhão. Uma mulher, que também estava no veículo, sofreu ferimentos graves. Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, ela pode estar com traumatismo craniano. O motorista morreu na hora da colisão e ambos ainda não tiveram os nomes divulgados.

A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros isolaram a área e o trânsito próximo ao local ficou lento.



O nome da vítima fatal deve ser divulgada nas próximas horas pelo Instituto Médico Legal (IML).


Fonte: Rede Sul de Noticias

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

GOIOXIM: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA A FINALIZAÇÃO DO ENCONTRO DE CONSCIENTIZAÇÃO EM SAÚDE PUBLICA





A secretaria municipal de Goioxim convida V.S.a e Família para a festa de confraternização de secretaria de saúde, que se realizara neste dia 18 de dezembro de 2014, as 18 hr no pavilhão da comunidade dos milagres, sendo realizado a finalização do encontro CONSCIENTIZAÇÃO EM SAÚDE PUBLICA, com palestra do psicólogo Paulo e logo após será feito a entrega dos Certificados e das camisetas do VIGIASUS para aqueles que não receberam na primeira etapa do encontro.encerramento as 20 hr com jantar,desde já a secretaria de saúde e equipe agradece a presença de todos.


IMPRENSA PMG

UFFS: mais oportunidade aos povos indígenas





A Universidade Federal da Fronteira Sul divulgou nesta semana o resultado definitivo do Processo Seletivo Especial do Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN). Os candidatos concorreram às 82 vagas ofertadas nos cursos de graduação em cinco campi da Instituição. O processo registrou 183 inscritos e 58 alunos foram classificados em primeira chamada.

A prova para seleção, envolveu 25 questões de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais, e ocorreu no dia 30 de novembro e foi aplicada nos campi Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Passo Fundo. A Universidade disponibilizou duas novas vagas para cada curso de graduação oferecido na instituição.

“Essa é mais uma iniciativa da UFFS no sentido de possibilitar o acesso à educação superior a uma parcela da população que historicamente ficou excluída desse nível educacional.” Com estas palavras, o pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, define a iniciativa da UFFS em criar o PIN. Segundo Braida, “a Universidade pensou em uma proposta especial, com uma prova específica que não o Enem, porque muitos estudantes da educação básica indígena ainda têm grandes dificuldades em prestar esse exame”.

Conforme o pró-reitor, a UFFS está preparando-se adequadamente para receber um contingente significativo de estudantes indígenas. “Constituímos comissões especiais que serão responsáveis pelo ingresso e acompanhamento desses alunos ao longo do ano letivo em seus cursos. Essas comissões organizarão a chegada, conversarão com os professores e demais setores da UFFS para que a Instituição de fato garanta a inclusão desses estudantes, pois o ingresso é uma primeira etapa do processo de inclusão. A inclusão se dá em todas as etapas de formação até a conclusão do curso”, informa Braida.

Matrículas

Conforme Edital Nº 805/UFFS/2014, disponível na página da UFFS (www.uffs.edu.br), para os candidatos aprovados em primeira chamada, as matrículas acontecem nos dias 27 e 28 de janeiro de 2015.

O procedimento deverá ser feito pessoalmente, ou por seu procurador, nas Secretarias Acadêmicas dos campi de Chapecó, Erechim, Cerro Largo, Realeza e Laranjeiras do Sul, no horário das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Caso as vagas não sejam preenchidas nesta primeira chamada, uma segunda chamada está prevista. Os endereços dos campi da UFFS para efetivação da matrícula, bem como os documentos necessários constam no site da Instituição.