quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Padre Reginaldo Manzotti Boletim Semanal



Filhos e filhas,

Iniciamos, nesta semana, o tempo da Quaresma, época de conversão e de misericórdia. Neste período devemos "rasgar" nosso coração e nossas vestes, nos despir de todo orgulho e, com humildade, deixar-nos reconciliar com Deus, como nos diz a belíssima liturgia desta Quarta-feira de Cinzas – celebração que marca o início deste tempo.

Gostaria de ressaltar que a Quarta-feira de Cinzas é um dia de jejum e abstinência, dia santo de guarda devocional, ou seja, deve brotar no coração de todo cristão o anseio por participar da Santa Missa e receber as cinzas como sinal externo do que o espírito vive: oração, jejum e caridade.

O Código de Direito Canônico (cân. 1246) elenca todos os dias santos de guarda. No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para facilitar o cumprimento do preceito, transferiu algumas festas para o domingo, com a aprovação da Santa Sé. Os dias são estes: Santa Maria Mãe de Deus (01 de janeiro); São José (19 de março); Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – Corpus Christi (data entre maio e junho, na 1ª quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade); Imaculada Conceição de Maria (08 de dezembro) e Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo (25 de dezembro). As festas que foram transferidas para o domingo são: Epifania (originalmente comemorada em 06 de janeiro); Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo (originalmente comemorada em 12 de maio); Assunção de Nossa Senhora (originalmente comemorada em 15 de agosto); Santos Apóstolos Pedro e Paulo (originalmente comemorada em 29 de junho) e Todos os Santos (originalmente comemorada em 01 de novembro).

Dai-nos Senhor a graça de viver uma santa Quaresma.

Deus abençoe você!

Padre Reginaldo Manzotti
Via Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém