sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Chuva em excesso compromete a colheita e a qualidade do trigo



MATEUS BARBIERI



O Paraná - Cascavel/PR - CIDADES - 26/09/2014 - 00:30:56

Caminhava para ser uma safra de trigo com produtividade recorde na regional de Cascavel, mas a promessa de chuva quase ininterrupta por mais uma semana ameaça cerca de 21,3 mil hectares do cereal que está praticamente pronto para ser colhido.

O excesso de umidade vai comprometer a qualidade e o peso do grão. A produtividade, que estava na média de 2.850 quilos por hectare, caminha para uma baixa considerável e preocupante. ?Isso tudo é uma pena. No ano passado nossa produtividade foi muito baixa, pouco mais de mil quilos por hectare devido às geadas intensas, agora que tínhamos uma excelente qualidade,produtividade recorde e preços bem razoáveis [R$ 29 a saca], os produtores estão com as lavouras em risco?, observa o técnico do Deral (Departamento de Economia Rural) do núcleo regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Cascavel José Pértille.

Entre as localidades com maior volume de trigo ainda no campo e pronto para ser colhido destaque para Cascavel, Catanduvas e Ibema. ?Nas demais as lavouras já foram colhidas. Foi onde se intensificou o plantio da soja e do milho na safra 2014/2015?, completa o técnico, ao reforçar que foram cultivados em toda a regional 142 mil hectares.


Lavouras de trigo estão encharcadas e produtividade comprometida

MUITA CHUVA

Da madrugada de quarta até o fim da tarde de ontem foram registrados mais de 60 milímetros de chuva em Cascavel. A tendência, segundo o Instituto Tecnológico Simepar, é para que a precipitação contínua se mantenha até a quarta-feira da próxima semana. Podem ser várias pancadas durante o dia, mas com possíveis registros de chuva torrencial. Muitas devem vir acompanhadas de rajadas de vento, trovoadas e granizo.

Soja e milho

Já para as lavouras recém-cultivadas com soja e milho, no chamado ciclo de verão, o técnico José Pértille afirma que a chuva está sendo benéfica. O plantio dos 20,6 mil hectares de milho está praticamente concluído na regional de Cascavel e o da soja tem 36% de suas lavouras já cultivadas. Isso significa que, dos 546,5 mil hectares destinados à oleaginosa, quase 200 mil já foram plantados e estão em fase de germinação e desenvolvimento.




Fonte: www.oparana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém