Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Goioxim: Câmara de Vereadores Elegeu novo Presidente e Nova Mesa Diretora.





A Câmara de vereadores de Goioxim PR terá novo presidente apartir de janeiro. A eleição que ocorreria no dia 15 de Dezembro, foi anulada. As novas chapas deveriam ser registrada até hoje dia 18 de Dezembro das 08:00 horas as 11:00 horas, A votação ocorreu as 15:00 horas.
Apenas a chapa Nº 01 de oposição efetuou registro e obteve a maioria dos votos válidos, cinco a favor e quatro em branco.

O presidente atual Vereador Duarte Ferreira Ramos fez seu pronunciamento esclarecendo que se pregou a democracia, e votou com quem apresentou a proposta melhor. O novo Presidente eleito Vereador Denilson Ferreira Ramos, fez uso da palavra e agradeceu pelos votos obtidos, também comentou aos que votaram em branco, salientando que prevaleceu a democracia.

A nova mesa ficou composta da seguinte forma

PRESIDENTE: VEREADOR DENILSON FERREIRA RAMOS
VICE: VEREADOR ÉLSON LUIZ GUTERVIL
PRIMEIRO SECRETARIO: VEREADOR EVERALDO GUTERVIL
SEGUNDO SECRETARIO: VEREADOR RUBENS FERREIRA



Presidente Eleito Vereador Denilson F. Ramos







GOIOXIM: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E VIGILÂNCIA AMBIENTAL REALIZOU COMPANHA DE COMBATE A DENGUE NA SEMANA DO DIA D







A vigilância sanitária e ambiental de Goioxim em virtude da semana do dia "D" de controle a dengue, que se estendeu do dia 24 a dia 29 de novembro de 2014, realizou distribuição de cartazes em pontos comerciais, e nas principais ruas da cidade e realizado atividades educativas nas escolas Municipais e estadual,e nas vilas são Jose,vila Lara,e vila rica com palestras e distribuição de panfletos para os alunos e outros participantes.

De acordo com a alteração do ministério da saúde a vigilância sanitária e ambiental juntamente com a equipe da (ACES),continuou a programação de combate e prevenção da dengue em Goioxim,até o dia 06 de dezembro 2014 com cartazes,e adesivos nas ruas e adesivos em automóveis,com a finalidade de atingir toda a população na prevenção e controle do mosquito( AEDES AEGYPTI),transmissor da dengue e febre amarela.   


IMPRENSA PMG

Beto Richa e Cida Borghetti são diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral







Beto Richa é diplomado pelo
Tribunal Regional Eleitoral


RICHA AFIRMOU QUE PRIORIDADES DA GESTÃO SÃO EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA E OS PROGRAMAS DA ÁREA SOCIAL. Ele recebeu habilitação do TRE para exercer o cargo a partir de 1º. de janeiro de 2015. Na mesma cerimônia foram diplomados a vice-governadora eleita, Cida Borghetti, o senador Álvaro Dias, e seu suplente 30 deputados federais e 54 deputados estaduais, além de cinco suplentes de cada coligação partidária. ... leia mais »


AEN

Três estudantes e três professores do Paraná estão entre os vencedores nacionais da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro





Realizado pelo MEC e pela Fundação Itaú Social, programa tem como objetivo aprimorar a prática didática dos professores para estimular a leitura e desenvolver competências de escrita

Brasília, 17 de dezembro de 2014 – O estudante Gustavo Kuster Meneghetti e o professor Rafael Borges Ardiles, de Curitiba (PR), a aluna Valdirene Prestes dos Santos e professora Flavia Figueiredo de Paula Casa Grande, de Jardim Alegre (PR), e o estudante Vítor Luiz Kohler e a professora Sirley Maria Kohler Ganzert, de Lapa (PR) estão entre os 20 vencedores nacionais da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, cuja final foi realizada hoje, em Brasília. Gustavo foi vencedor na categoria Poema, Valdirene na categoria Memórias Literárias e o Vítor na categoria Crônica. Os paranaenses concorreram com mais de três milhões de alunos que participaram desta edição.

A Olimpíada é desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O programa, que este ano alcançou 5.014 municípios brasileiros, busca aprimorar a prática dos professores em sala de aula para o ensino de leitura e escrita em escolas públicas.

Participaram alunos de 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Os alunos de 5º e 6º anos no gênero Poema, os de 7º e 8º anos desenvolvem textos do gênero Memórias Literárias, 9º ano do ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio trabalham o gênero Crônica. Os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio produzem Artigos de Opinião. Em 2014, foram realizadas cinco etapas de triagem: escolar, municipal, estadual, regional e, finalmente, a nacional.

Durante o ano, os professores das escolas participantes passaram por um processo intenso de formação. Para realizar as atividades em sala de aula, as escolas públicas de todo o país receberam a Coleção da Olimpíada, material de apoio no ensino da escrita de diferentes gêneros textuais, utilizado com os alunos no horário regular de aulas. A Olimpíada tem como tema O Lugar Onde Vivo, que proporciona aos estudantes uma reflexão sobre sua própria realidade.

Premiação: Os 20 vencedores nacionais, professores e alunos, receberão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora. As escolas nas quais lecionam/estudam os selecionados também serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.



Michelle Barreto
Conteúdo Comunicação

Justiça do Trabalho penhora bens e decreta intervenção no Hospital Evangélico





O Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e a Faculdade Evangélica do Paraná estão sob intervenção judicial desde a tarde de quarta-feira, 17 de dezembro de 2014, por determinação do juiz Eduardo Milléo Baracat, titular da 9ª Vara do Trabalho de Curitiba.

A intervenção e a penhora dos bens do hospital e da faculdade foram pedidas em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho em função de irregularidades e atrasos no pagamento de salários, concessão de férias e depósitos de FGTS, além do descumprimento reiterado de acordos judiciais.

Na decisão, o juiz destaca que as dívidas trabalhistas, entre outras, vêm se avolumando há anos sem qualquer perspectiva de solução, criando grave risco à própria subsistência do hospital e da faculdade, cujas paralisações gerariam “enorme prejuízo aos trabalhadores, seja porque perderiam seus empregos, seja porque não conseguiriam receber seus direitos trabalhistas”. No entanto, “o maior prejuízo sofreria a sociedade curitibana que perderia um de seus principais hospitais, não apenas pela sua vocação universitária, mas, sobretudo, por atender, em privilegiado local, significativa parte da população”.

O interventor nomeado pela Justiça para um período inicial de 12 meses é o médico Fabrício Cascardo Hito, que “deverá empregar todos os esforços para que os serviços de saúde prestados pelo Hospital e Faculdade à comunidade não sofram solução de continuidade durante a intervenção, podendo tomar decisões urgentes com vistas a essa finalidade”.

A Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba (SEB), que administrava o hospital e a faculdade, e qualquer um de seus representantes, estão afastados de toda e qualquer participação na gestão das instituições, até decisão em contrário do Juízo.

Foi dado um prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para que o interventor apresente um plano de gestão visando o saneamento administrativo e financeiro do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e da Faculdade Evangélica do Paraná. Entre as informações que deverão ser apuradas, referentes aos últimos três meses, estão: descrição de todos os empregados, com indicação dos respectivos cargos, lotação, salários e encargos sociais; relação da totalidade dos débitos trabalhistas e previdenciários; relação de todas as despesas para manutenção do hospital, como energia elétrica, telefone e água; totalidade de despesas com fornecedores em geral; relação de receitas, e respectivas fontes do hospital; relação do patrimônio e de créditos junto ao Município de Curitiba, Ministério da Saúde e outros; relação de depósitos bancários e/ou aplicações financeiras.

Sem prévia autorização da Justiça, o hospital e a faculdade não podem aplicar dispensa sem justa causa e estão proibidos de contratar qualquer empregado ou prestador de serviço autônomo.

Para acessar a íntegra da decisão no processo de número 47463-2014-009-09-00-7, clique no link:

http://www.trt9.jus.br/internet_base/publicacaoman.do?evento=Editar&chPlc=6372925&procR=AAAS5xABaAAJKaSAAV&ctl=47463



Assessoria de Comunicação - TRT-PR

Plenário aprova inclusão de feminicídio no Código Penal







Gleisi fez um agradecimento especial a todas as senadoras que foram muito firmes nessa discussão


O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (17) a inclusão do feminicídio no Código Penal como circunstância qualificadora do crime de homicídio (PLS 292/2013). O projeto seguirá para votação na Câmara dos Deputados.

O PLS estabelece o feminicídio como uma das formas de homicídio qualificado. O crime é definido como o homicídio praticado contra a mulher por razões de gênero, quando houver violência doméstica ou familiar, violência sexual, mutilação da vítima ou emprego de tortura. A pena definida pelo Código Penal é de 12 a 30 anos de reclusão.

O projeto é oriundo da CPI Mista da Violência contra a Mulher. Na justificativa da proposta, a comissão observa que a aprovação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) foi um ponto de partida, e não de chegada, no combate à violência contra a mulher. Daí a defesa da inclusão do feminicídio no Código Penal, em sintonia com recomendação da Organização das Nações Unidos (ONU).

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) foi relatora na Comissão de Constituição e Justiça e apresentou substitutivo para aperfeiçoar o projeto, mas manteve a essência da proposta apresentada pela CPI.

Para Gleisi, a aprovação do projeto é uma resposta do Parlamento a casos recentes de violência contra a mulher, a exemplo da declaração do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) de que só não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque ela "não merece".

“O Congresso não pode ficar impassível diante de tanta barbárie e silenciar sobre o assunto. Por isso é importante a votação do projeto”, afirmou.

Gleisi Hoffmann disse que emenda apresentada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) melhorou a redação do projeto, ao redefinir as circunstâncias do feminicídio e ao prever o aumento de pena quando o crime for praticado contra gestante, idosas, menores de 18 anos, entre outras.

Segundo a senadora, há um anseio da sociedade por punições mais duras, diante do aumento dos homicídios de mulheres. A tipificação do feminicídio também visa a impedir interpretações jurídicas anacrônicas, como a associação entre o assassinato de mulheres e crimes passionais.

Gleisi Hoffmann lembrou ainda que países como México, Chile, Costa Rica, Peru, Guatemala, Nicarágua, El Salvador e Colômbia já incorporaram o feminicídio às legislações penais. “A ONU exortou seus países membros a tomar ações neste sentido a fim de reforçar suas legislações e assegurar a devida investigação e punição dos agressores”, disse. “Não foi fácil, votamos esse projeto na CCJ e lutamos muito para chegar até aqui. Faço um agradecimento especial a todas as senadoras que foram muito firmes nessa discussão e estiveram juntas nessa caminhada”, concluiu Gleisi.

Foto: Alessandro Dantas

Aprovada criação de vara federal na cidade de Pitanga

Ainda nesta quarta-feira (17) foi aprovado no Senado e vai à sanção presidencial, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 2/2014, que cria uma vara federal no município de Pitanga (PR) e cria dois cargos de juiz federal (um titular e um substituto), 17 cargos de servidores efetivos, 1 cargo em comissão e 13 funções comissionadas. Gleisi Hoffmann foi relatora do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Os custos com pessoal e custeio anual da nova vara vão totalizar R$ 5,3 milhões. A instalação dependerá de dotação orçamentária disponível para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, responsável pelo estado do Paraná.

Com a criação da vara federal em Pitanga, 16 municípios ficarão sob sua jurisdição, desafogando as subseções de Campo Mourão, Apucarana e Guarapuava. A nova vara vai atender, além de Pitanga, os municípios de Arapuã, Ariranha do Ivaí, Boa Ventura de São Roque, Cândido de Abreu, Iretama, Ivaiporã, Laranjal, Manoel Ribas, Marquinho, Mato Rico, Nova Tebas, Palmital, Rio Branco do Ivaí, Roncador, Rosário do Ivaí e Santa Maria do Oeste.

“A instalação da nova vara vai melhorar muito a vida da população que não precisará mais se dirigir a outras regiões para ser atendida”, destaca Gleisi.



Assessoria de Imprensa

Goioxim: 2ª Copa São Sebastião de Futebol Séte Classificação Para Quartas de Finais


Veja Classificação na Tabela





Assessoria Paroquial

Goioxim: Ho ho ho! Chegou o Papai Noel!








O bom velhinho já está em terras goioxinhenses!

A chegada do velhinho na tarde desta terça feira (16) foi muito aguardada. Crianças, jovens, idosos lotavam a Praça Cristo Rei e as ruas onde Papai Noel passava.

A tradicional chegada do velhinho faz parte da agenda de festividades da ACEG, que se estenda até o dia 22 de Dezembro na Praça.

Quem veio até a Praça pode conversar de perto com o Papai Noel, ganhar balas, tirar fotos, além de saborear pastéis, espetinhos e bebidas que são comercializadas no local.



A ACEG e todas as empresas que representa convidam a população para visitar a Casa do Papai Noel, e prestigiar o evento, que conta também com cantatas natalinas, nos dias 17 e 22 de Dezembro.





A parceria dos anos anteriores com a Prefeitura Municipal novamente se fez presente. Com a colaboração da ACEG e da Prefeitura, uma festa muito bonita está sendo realizada.

A praça está toda iluminada, com obras de artesanato reciclável e muita luz. Também fazem parte desta parceria diversas empresas, algumas associadas a ACEG, outras não associadas, servidores públicos e a população que contribuiu e está contribuindo para a aquisição de balas, pirulitos e presentes para as crianças.



Todos estão convidados a participar, dos dias 16 à 20, e do encerramento no dia 22 de Dezembro.


ACEG

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Rossoni se despede da Assembleia Legislativa







O deputado Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa, se despediu dos colegas parlamentares, amigos e funcionários da Casa nesta quarta-feira (17), último dia de sessão plenária nesta legislatura. O mandato dos atuais deputados estaduais encerra no dia 31 de janeiro de 2015. A partir de 1º de fevereiro do próximo ano Rossoni assume mandato de deputado federal na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ele disse que sai satisfeito pelo trabalho que realizou ao longo dos 24 anos como deputado estadual e, principalmente, nos últimos quatro em que esteve à frente da Presidência da Casa. “Ninguém esperava a transformação pela qual passou a Assembleia do Paraná que, somente neste ano, economizou 42,76% do orçamento. 

Ao longo dos quatro anos foram R$ 630 milhões devolvidos ao Governo do Estado”, disse. “E por que isso ocorreu? Porque tomamos as medidas que eram necessárias para tirar o Legislativo das páginas policiais e colocar novamente no cenário político”, afirmou Rossoni.

No período em que foi deputado estadual, Rossoni foi líder de partido, líder do governo, líder da oposição, além de presidente da Casa. “Foram anos de muito aprendizado. Esses 24 anos marcaram de forma gratificante minha vida. Me despeço dos senhores e digo que terei a honra e satisfação de recebê-los em meu gabinete em Brasília.”









Sonia Maschke
Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidência

Santa Maria do Oeste: Lesão Corporal



SANTA MARIA DO OESTE
LESÃO CORPORAL.

Por volta das 19h55min, foi recebida informação através do Hospital de Santa Maria do Oeste, que havia dado entrada uma pessoa com ferimento no tórax e na cabeça. No Hospital foi identificada a pessoa, 66 anos, a qual tinha uma perfuração transfixada no tórax e na cabeça e ainda uma perfuração no braço direito, onde em conversa com oferido, este relatou apenas que estava saindo de sua propriedade e não se lembrava de
mais nada.

Ainda no Hospital foi conversado com a pessoa que socorreu a vítima, tendo
encontrado o mesmo desorientado e com dificuldades de locomoção e não sabia dizer a
causa da lesão, sendo que esse observou que encontrou uma moto, com dois ocupantes
na Estrada principal e que o cavalo da vítima estava próximo ao local ainda encilhado, o
que indicava que a vítima estava a cavalo. 

Assim, foi iniciado diligências no intuito deelucidar o fato, sendo que no local do ocorrido foi encontrado um projétil de arma de fogo e próximo, algumas marcas de sangue. Em conversa com moradores do local estes informaram ter ouvido três disparos de arma de fogo. Ainda com auxílio do irmão da vítima, foi verificado na residência que estava tudo em ordem e nada foi mexido, apenas a
carteira com documentos pessoais e certa quantiaem dinheiro que não estava mais com
ele, dinheiro que a vítima teria sacado neste dia na cidade de Pitanga. 

Em continuação foi conversado com uma moradora do distrito de São José, a qual relatou que na tarde do ocorrido passou em seu estabelecimento comercial, uma moto com duas pessoas
estranhas da região, sendo que um desceu e outro ficou aguardando na moto, tendo
estes comprado algumas latas de cerveja e duas garrafas de água mineral. A moto
utilizada era do tipo Honda Titan modelo novo, cor preta, após comprarem a água saíram
na direção do ocorrido e pouco tempo depois voltaram. 

Relato ainda que a vítima tem algumas desavenças com seu irmão, morador da cidade de Pitanga,onde na data de 15/12/14, tiveram uma audiência envolvendo as partes e estes já tiveram emoutras oportunidades até em vias de fato.



Guarapuava, 17 de dezembro de 2014
Setor de Comunicação Social – PM

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Governo entrega 281 geladeiras especiais para armazenar vacinas






UNIDADES DE SAÚDE
Governo entrega 281 geladeiras
especiais para armazenar vacinas


OS REFRIGERADORES SÃO DE ALTA TECNOLOGIA E TÊM AUTONOMIA PARA FUNCIONAR ATÉ 48 HORAS APÓS A QUEDA DA ENERGIA ELÉTRICA . Os equipamentos têm ainda dispositivo que avisa por mensagem de celular quando houver interrupção de energia. leia mais »


AEN

Cantagalo: Vereador Pedro de Paula Xavier é eleito Presidente Da Câmara de Vereadores









Cantagalo, 16/12/2014 - 09:07:17
Valdir Baltokoski

Vereador Pedro de Paula Xavier (PDT) foi eleito para a presidência da Câmara de Vereadores de Cantagalo para 2015/16

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Cantagalo realizada na tarde de ontem, ocorreu a eleição para a presidência daquela casa de leis para os próximos dois anos.

Três chapas foram inscritas:

Chapa 1, União, presidente Estevam Damiani Junior
Chapa 2, Renovação, presidente Pedro de Paula Xavier
Chapa 3, Honestidade e Trabalho, presidente Valmir Silveira

A chapa 2 - Renovação - tendo como candidato a Presidente o Vereador Pedro de Paula Xavier, obteve 5 votos, enquanto o atual presidente, Estevam Damiani Junior somou 3 votos e o vereador Valmir Silveira teve 1 voto.

Nos próximos dois anos a presidência será exercida pelo Vereador Pedro de Paula Xavier.

Prcentrosul.com

Rossoni apresenta projeto que institui ponto facultativo dia 19 de dezembro


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, apresentou nesta segunda-feira (15) projeto que extingue a lei 4.658/1962 que institui o dia 19 de dezembro como feriado estadual. Pela proposta, a data da emancipação política do estado, não será considerada feriado civil e sim ponto facultativo. Caberá às repartições públicas definirem, por decreto.

Na justificativa do projeto, Rossoni lembra que desde a lei de 1962 a data só foi considerada feriado ou ponto facultativo pelos órgãos públicos e que diante da discussão que se instalou na sociedade paranaense nos últimos dias, gera um quadro de instabilidade, o que é prejudicial à economia do Estado. Também destaca o prejuízo que poderia causar à economia paranaense um feriado às vésperas das festas de final de ano. Com o projeto, Rossoni acredita que será criado um ambiente de segurança jurídica para as atividades produtivas do Estado e que futuramente a Assembleia poderá, com a participação de todos os setores da sociedade paranaense, fomentar ampla discussão sobre a criação de feriado geral no Estado.

O projeto de lei (542/2014) será votado na sessão plenária desta terça-feira (16) caso seja aprovada a transformação do plenário em comissão geral.




Sonia Maschke
Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidência

Deputados aprovam mudanças na carreira dos servidores da Assembleia








Os deputados aprovaram nesta segunda-feira (15) o projeto que faz a readequação da carreira e promoções dos servidores do Legislativo. A proposta é mais uma etapa da reforma administrativa iniciada em fevereiro de 2011 pelo deputado Valdir Rossoni quando assumiu a Presidência da Casa. “Esse é mais um passo importante. Com esse projeto aprovado eles terão condições de elevar o nível de suas carreiras, o que nunca foi feito de forma clara aqui na Assembleia”, disse Rossoni.

Entre as alterações mais significativas está a que define as regras para o avanço na carreira. Até então, a lei 18135/2014 determinava que a progressão por antiguidade ocorreria a cada três anos, o que, segundo os servidores, impediria que um funcionário chegasse até o nível máximo da carreira antes do tempo para aposentadoria. Com a alteração esse prazo diminuiu para dois anos.





Sonia Maschke
Jaime Santorsula Martins
Assessoria de Comunicação da Presidência

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Goioxim: Câmara de Vereadores Anulou as Chapas Registradas para eleição do novo Presidente.


A Câmara de vereadores terá novo presidente apartir de janeiro. Mas a eleição que ocorreria nesta segunda dia 15 de Dezembro, foi anulada. As novas chapas devem fazer registro dia 18 de Dezembro das 08:00 horas as 11:00 horas, A eleição sera as 15:00 horas.

A chapa eleita será empossada as 18:00 horas do mesmo dia.


Cantagalo: Roubo em Mercearia




ROUBO EM CANTAGALO – 16º BPM / 2ª CIA

Às 10h50min, entrou em contado via 190 com DPM a solicitante que relatou ter ocorrido
um roubo em uma mercearia. No local na Rua Otávio Muzzolon, conforme relato das
vítimas, uma pessoa do sexo masculino de aparência jovem, magro e alto, trajando calça
jeans, camiseta escura e com uma touca verde na cabeça de posse de uma arma de
fogo, possivelmente uma pistola, deu voz de assalto na referida mercearia, subtraindo
certa quantia em dinheiro do funcionário de uma empresa, o qual estava fazendo entrega
de mercadorias no local, e outra monta do proprietário do estabelecimento. A equipe
realizou patrulhamento nas proximidades e também num matagal próximo, porém não
logrou êxito na localização do autor.



Guarapuava, 15 de Dezembro de 2014.
Setor de Comunicação Social - PM


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

GOIOXIM: A PRÉ ESCOLA CMEI SONHO ENCANTADO REALIZOU FORMATURA







Aconteceu na tarde da ultima sexta feira dia 05 de dezembro, em Goioxim,a formatura dos alunos da pré escola CMEI sonho encantado.A formatura aconteceu no Ginásio de Esportes e contou com um grande número de pessoas.Estiveram presentes na formatura algumas autoridades,como o secretario de educação Anderson pereira,o prefeito Municipal Elias Schreiner e o presidente da câmara de vereadores Duarte Ferreira Ramos o vereador Jacir Schdek.Além da equipe do CMEI. 

Durante a formatura muita emoção a cada entrada dos alunos.Durante a cerimônia foi enfatizado a importância deste momento na vida das crianças.Se hoje for significativo para as crianças,eles terão vontade de buscar mais.Além de ser uma formatura belíssima em cada detalhe,a equipe da creche CMEI sonho encantado merece parabéns pelos ensinamento das crianças.Todos os presentes ficaram surpreendidos com as apresentações das crianças,nas quais homenagearam pais e mestres,os grandes responsáveis por estarem realizando sua primeira formatura.








IMPRENSA PMG

GOIOXIM: ENCERROU MAIS UM CURSO DE OLHO NA QUALIDADE RURAL








Produtores rurais da comunidade de Nossa Senhora das Vitorias Wagner Goioxim encerraram nesta ultima quinta feira dia 11 de dezembro 2014 o curso DE OLHO NA QUALIDADE RURAL em parceria com o SENAR, Secretaria Municipal de Agricultura e Prefeitura Municipal de Goioxim.Onde estiveram presente no encerramento deste tão importante curso,o Sr. prefeito Elias Schereiner, os vereadores Jacir Schadek.o vereador Sirineu ferreira,e também o Secretario da Agricultura o Sr. Valmir da Rosa. 

 O curso foi ministrado pela instrutora Lisandra Salvadori. E teve duração de dois meses ao todo 45 agricultores participaram do curso as quais se comprometeram e dedicaram-se em por em prática algumas sugestões que o curso e a instrutora disponibilizaram. As famílias que participaram do curso De Olho na Qualidade Rural, realizaram uma serie de atividades de descarte e organização. As propriedades se tornam um lugar agradável para se viver. Todos trabalham com mais alegria. A empresa rural fica mais bonita e produtiva. Para o prefeito esta parceria da administração e SENAR, vêm gerando bons frutos. 

Buscamos oferecer opção diferenciada de assistência técnica e com ações necessárias para o desenvolvimento das propriedades rurais. Nossa principal missão é desenvolver ações de formação profissional rural e atividades de promoção social voltadas para o homem do campo contribuindo para sua profissionalização, integração na sociedade, melhorando a qualidade de vida, além do pleno exercício da cidadania falou o prefeito Elias. Para o secretario da agricultura Valmir da rosa este curso é de suma importância para o agricultor, pois ele estará atento em tudo na sua propriedade desde limpeza até no cuidado com o meio ambiente este curso visa os produtores em estar dando uma melhor visão em sua propriedade e dando uma melhor qualidade de vida para sua família.

IMPRENSA PMG

Prefeitos da Cantuquiriguaçu elegem nova diretoria para 2015








* Da Redação, com assessoria – edição RT

Os prefeitos dos 21 municípios que compõem a Cantuquiriguaçu elegeram na tarde dessa quinta feira (11), em Laranjeiras do Sul, a nova diretoria da entidade para o ano de 2015. O prefeito de Quedas do Iguaçu, Edson Prado (Jacaré) foi reeleito presidente, tendo como seu vice o Prefeito Emerson Julio Ribeiro.



A reunião ainda teve como pauta a solicitação da prefeita de Laranjeiras do Sul, Sirlene Svartz, que pediu apoio à Cantu para a ativação da Escola Técnica do município. Em contrapartida os 21 municípios confirmaram o apoio à causa.



Via Rede Sul de Noticias

CANDÓI: após 6 meses interditada, tráfego na BR 373 está liberado








* Por Rogério Thomas, com informações e foto de Noticias Policiais

Após seis meses de interdição, o trecho interditado da BR 373, entre Candói e Chopinizinho, foi liberado nesta sexta feira (12). A pista foi interditada em função das fortes chuvas na região no mês de junho. O prazo para conclusão da recuperação havia sido estipulado para 23 de dezembro, mas foi antecipado.

A confirmação é do engenheiro Constantino, responsável pela obra. Mas segundo ele, é importante que os motoristas fiquem atentos e dirijam com atenção, pois várias equipes ainda permanecerão trabalhando no local por, pelo menos, mais 30 dias. O investimento feito pelo DNIT no local foi de R$ 79 milhões.

A liberação da rodovia no sudoeste está sendo antecipada por se tratar do caminho mais curto para deslocamento à capital. Durante o período em que o trecho entre Chopinzinho e Candói esteve interditado, motoristas usaram caminhos alternativos via Laranjeiras do Sul, Mangueirinha e também pelo interior de Candói.

Via Rede Sul de Noticias

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Cantagalo: Campeão asec SUB 13 e Campeão Feminino





ASEC foi vice campeão SUB 10 campeão SUB 13 campeão feminino melhor goleiro sub 10 melhor goleiro sub 13 artilheira feminino.

Confira nas fotos, creditos ASEC


VICE CAMPEÃO ASEC SUB 10






Imformações ASEC

Polícia Federal pede indiciamento de cinco executivos da empreiteira OAS





A Polícia Federal (PF) indiciou executivos de, pelo menos, quatro empreiteiras investigadas no âmbito da Operação Lava Jato, que apura, entre outros temas, desvios de dinheiro e superfaturamento de obras da estatal. As companhias investigadas possuem contratos de obras com a companhia. De acordo com a PF, as investigações apontam que ex-diretores da Petrobras também participaram do esquema. Ao todo, são 13 pessoas que foram indiciadas pela PF, incluindo os executivos e o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano.

Leia Mais...Polícia Federal pede indiciamento de cinco executivos da empreiteira OAS

Pinhalzinho: Formatura Colégio Estadual do Campo 2014





Festividades de formatura do Colégio Estadual do Campo do Distrito de Pinhalzinho, Goioxim PR.

Dia 13 de Dezembro 2014, na comunidade nossa Sra. do Belém. Conforme cronograma acima.



GOIOXIM: REALIZOU AUDIÊNCIA PUBLICA SOBRE O PLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS








Foi realizado no ultimo dia 08 de Dezembro de 2014 na Câmara de vereadores às 15 horas da tarde audiência publica sobre o plano Municipal de resíduos sólidos, contou com a presença das autoridades municipais, e secretários também esteve presente o Sr. Almir de Paula Xavier engenheiro Agrônomo. O assunto debatido foi coleta de lixo resíduo sólido e destino final, de acordo com a lei Federal, 12.305/2010 e a lei Estadual, 12, 300/2006.

Foram debatidos vários temas sobre as leis, inclusive foi debatido em criar uma associação de catadores e a possibilidade de implantar um barracão para poder fazer a reciclagem dos resíduos sólidos e a readequação do aterro sanitário. Outro tema relacionado também foi à coleta, transporte, tratamento, reciclagem, e disposição final. O objetivo é conscientizar a população sobre a classificação do lixo, separando o lixo seco do úmido, e também separar plástico, garrafas pet, e vidro, assim vai manter nossa cidade limpa e de melhor qualidade de vida.

IMPRENSA PMG

Cantagalo: Diretores eleitos são nomeados






Em 11 de dezembro de 2014

Na manhã de ontem (11) os diretores eleitores para as instituições municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental de Cantagalo foram nomeados na secretaria de Educação. As eleições que aconteceram no dia 26 de novembro tiveram votos da comunidade escolar (professores, servidores e pais de alunos) de cada uma das oito instituições de ensino municipais. "Para o bom funcionamento das nossas escolas e instituições de ensino é indispensável o trabalho do diretor. Por isso quero pedir sempre o apoio, o empenho de cada um e dizer que podem contar comigo, pois eu, os alunos, os professores, a secretaria de Educação e toda comunidade escolar contamos com vocês", comentou o prefeito Everson Konjunski. Os diretores que tomaram posse no dia 02 de janeiro de 2015 para um mandato de 2 anos são:
- Escola Municipal Vereador Francisco Leal Dos Santos: ANA ANTUNES CORREIA
- Escola Municipal Padre Gabriel Kluska: JOSÉLIA STRONCZEK HORONGOZO
- Escola Municipal Castro Alves: DIVA Mª SCHIMIDT
- Escola Municipal Irineu Mendes Machado: MARIA VILMA NUNES CARLOS
- CMEI Criança Feliz: ROSIMERI ROCHA
- CMEI Pedacinho Do Céu: ROSÉLIA APARECIDA DA LUZ
- Escola Municipal Otavio Muzzolon: ELOIR STAIDEL
- Escola Municipal Prefeito Matheus Paulino Da Rocha: NIVALDA DE OLIVEIRA





Camille Prestes de Oliveira
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Cantagalo

Sistema integrado simplifica abertura e fechamento de empresas






REDESIM NO PARANÁ
Sistema integrado simplifica
abertura e fechamento de empresas


SERVIÇO FOI LANÇADO PELO GOVERNADOR BETO RICHA NESTA QUARTA-FEIRA EM LONDRINA. A Redesim será gerenciada pela Junta Comercial do Paraná e a implantação é em parceria com o Sebrae e Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Tramitação de processos pode cair de 120 dias para até 3 dias. leia mais »

AEN

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Câmara cassa André Vargas por 359 votos




quarta-feira, 10 de dezembro de 2014 – 16:02 hs


Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo


de André Gonçalves, Gazeta do Povo:

O plenário da Câmara dos Deputados cassou nesta tarde o mandato do paranaense André Vargas (sem partido). Foram 359 votos favoráveis à cassação, 1 contra e 6 abstenções. Vargas respondeu processo por quebra de decoro pelo envolvimento com Alberto Youssef, preso na operação Lava Jato. O único voto favorável a Vargas foi do deputado Zé Aírton (PT-CE).

Leia Mais »

Via Fabio Campana

POLEMICA: Vídeos de várias meninas de Pitanga sem roupa, fazendo sexo e em poses sensuais vazam no whats e na internet




Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2014 - 09h44


Um vídeo montado com fotos das meninas de Pitanga, Santa Maria, Palmital e Manoel Ribas vazou no aplicativo do WhatsApp, além do Whats, os vídeos também estão espalhados pelos e-mail em toda parte.




O Vídeo mostra varias mulheres de Pitanga, pessoas muito conhecidas, meninas de classe alta, média e baixa, jovens de várias idades, meninas vestidas de lingerie, outras exibem os seios, a varias tirando fotos sem roupa diante do espelho.

São centenas de fotos, os rostos são muito conhecidos, meninas que você encontra todos os dias pelas ruas da cidade, nas escolas, nas faculdades e até na missa.

Um outro vídeo também circula nos celulares, nele, aparece pelo menos 5 meninas de Pitanga fazendo sexo, são vídeos distintos, mas neles aparece a exposição das meninas, que com certeza nem imaginavam que os seus parceiros, namorados etc estavam gravando escondido.

Meninas de Palmital, Santa Maria e Manoel Ribas também aparecem, inclusive mulheres casadas e até menores de idade, algumas se exibem frente as lentes dos celulares, outras enviaram para seus namorados ou amantes, e eles, soltaram na rede, ao conhecimento de todos.

A Policia Civil deve começar a investigar esses vídeos, caçar quem foi que montou e expandiu esses vídeos e fotos, caso seja descoberto, o autor deverá sofrer as consequências.

Nosso jornalismo teve acesso a essas filmagens, o denunciante é uma mulher, ela nos procurou e nos mostrou todo o conteúdo, ela aparece em uma foto, mas não sabe como essa foto foi parar nas mãos de outras pessoas, ela também não quer procurar a policia por vergonha e disse que em breve saira da cidade para morar fora do estado.

Nós vamos procurar o delegado para saber quais as providencias que serão tomadas pela policia.


Fonte:www.joneifarias.com.br

Cantagalo Galo de Ouro de Futsal: conheça os vencedores






Em 10 de dezembro de 2014

A 14ª edição da Copa Galo de Ouro de Futsal chegou ao fim nesta segunda-feira (08), premiando os vencedores das sete categorias disputadas. As finais e disputas de 3º lugar foram realizadas em dois dias, contando com grande público no Ginásio Erondi Mello Barbosa. O prefeito Everson Konjunski, que acompanhou de perto a competição parabenizou a secretaria de Esportes pela organização do evento e também a todos os participantes. "Agradeço e dou meus parabéns a nossa excelente equipe do esporte de Cantagalo pelo trabalho organizado e pela dedicação à esse grande evento. E agradeço também a todos que participaram, parabéns, todos são vencedores, pois foi uma competição limpa, brilhante, que agradou a todo nosso povo", afirmou ele, durante a entrega da premiação. Saiba quem são os vencedores em cada categoria:


SUB-10
1º LUGAR UNIÃO 3 VILAS
2º LUGAR ASEC
3º SANTO ANTONIO
*ARTILHEIRO: GABRIEL PEREIRA (UNIÃO 3 VILAS) - 23 GOLS
*GOLEIRO: FELIPE ARAUJO (ASEC) - 09 GOLS SOFRIDOS

SUB-13
1º LUGAR ASEC
2º LUGAR TREMETERRA
3º UNIÃO 3 VILAS
*ARTILHEIRO: DIEGO PEREIRA (ASEC) - 19 GOLS
*GOLEIRO: PEDRO HENRIQUE (ASEC) - 06 GOLS SOFRIDOS

SUB-15
1º LUGAR REAL BETIS
2º LUGAR SOGIMA
*ARTILHEIRO: JEAN MATHEUS MARTINS JESUS (SOGIMA) - 12 GOLS
*GOLEIRO: MARCOS LUCAS (REAL BETIS) - 01 GOL SOFRIDO

VETERANO
1º LUGAR CLUBE DA BOLA
2º LUGAR CAMPO ALTO
3 º LUGAR MARQUINHO
*ARTILHEIRO: ELISEU GRADE (VIRMOND) - 10 GOLS
*GOLEIRO: GILMAR DA SILVA (MARQUINHO) - 10 GOLS SOFRIDOS

MASTER
1º LUGAR CLUBE DA BOLA
2º LUGAR VIRMOND
3º LUGAR SANTO ANTONIO
*ARTILHEIRO: VALTER XIMENDES (SANTO ANTONIO) - 11 GOLS
*GOLEIRO: JOSÉ DOS SANTOS (SANTO ANTONIO) - 06 GOLS SOFRIDOS

ADULTO FEMININO
1º LUGAR ASEC
2º LUGAR MARQUINHO
3º LUGAR SANTO ANTONIO
*ARTILHEIRA: SILVIA CONRADO MACHADO (ASEC) - 11 GOLS
*GOLEIRA: DAIANE SILVEIRA (SANTO ANTONIO) - 04 GOLS SOFRIDOS

ADULTO MASCULINO
1º LUGAR FRAMCIMAC
2º LUGAR SOBERANA
3º LUGAR JR DAMIANI
*ARTILHEIRO: ALEX SANDRO ALBUQUERQUE (FRANCIMAC) - 21 GOLS
*GOLEIRO: FRANK WILLIAN SOUZA (JR DAMIANI) - 07 GOLS SOFRIDOS
*foto: equipe da Francimac durante premiação



Camille Prestes de Oliveira
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Cantagalo

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Nova norma prevê emplacamento, licenciamento e IPVA para máquinas agrícolas a partir de janeiro 2015






POR REDAÇÃO AGROGOL
30/11/2014 10:23

Produtores rurais pretendem fechar as estradas de todo o país a partir do início do ano que vem, se o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não adiar o prazo de obrigatoriedade para o emplacamento de máquinas agrícolas.

O Congresso Nacional manteve o veto da presidente Dilma Rousseff, que tornou obrigatório não só o emplacamento, mas também o licenciamento e o IPVA para veículos como tratores e colheitadeiras. A legislação começa a valer a partir do dia primeiro de janeiro de 2015.

Todas as máquinas compradas depois dessa data só vão poder sair da fábrica com a documentação, e as antigas também vão precisar se adequar. Segundo o secretário de Meio Ambiente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), o setor tenta marcar uma reunião com o Contran na próxima semana, para tentar adiar o prazo. Antoninho Rovares diz que, se não forem atendidos, a ideia é colocar nas estradas os 54 mil tratores que o governo federal incentivou a comprar com juros subsidiados, por meio do programa Mais Alimentos.

- Nós entendemos que deveria ser feita uma nova ação junto ao Contran, no sentido de que se busque uma prorrogação do prazo, até que se possa buscar uma solução. Digamos que venha a dar, minimamente, condições para que esses agricultores possam efetivamente continuar suas atividades no meio rural, sem ter penalidades e multas e, principalmente, pagar IPVA de um instrumento de trabalho - relata Rovares.

Tendo em vista que o IPVA equivale a 3% do valor do veículo e, considerando que uma máquina agrícola custa cerca de R$ 500 mil, o prejuízo para o bolso do produtor vai ser alto: por volta de R$ 15 mil ao ano. O fato é que a maioria dos agricultores não tem apenas uma máquina na propriedade.

O advogado Neri Perin, especialista em causas agrárias, concorda que a única forma de derrubar a obrigatoriedade antes do dia primeiro de janeiro é por meio de uma resolução do Contran, adiando a data do início da cobrança.

- A princípio, a primeira atitude que se espera é que o Contran venha a suspender isso, já que é uma medida completamente impopular e vai gerar gastos para os agricultores, que já estão em uma situação difícil. Mas, se isso não acontecer, normas são feitas para serem cumpridas, nós vamos ter uma situação de perda - reforça Perin.

Para o diretor executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Brasil (Aprosoja), o governo federal mostrou, com a medida, que não entende do assunto.

- A presidente Dilma foi ouvir um ministro de uma terceira pasta, que não entendia especificamente do assunto e, infelizmente, entrou pra um lado de falta de conhecimento e de falta de sensibilidade, como se, na verdade, qualquer veículo que transitasse dentro de uma propriedade fosse uma máquina agrícola, como uma moto, como uma caminhonete - reflete Fabrício Rosa, da Aprosoja Brasil.

O projeto de lei sobre a não obrigatoriedade do emplacamento para máquinas agrícolas começou a tramitar na Câmara dos Deputados em 2012, a partir de uma proposta do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que foi aprovada na casa sem alterações. Em 2013, o projeto foi para o Senado, onde também foi aprovado sem mudanças. Então, o texto foi direto para sanção presidencial. Em maio de 2014, a presidente Dilma Rousseff vetou, alegando alto índice de acidentes nas estradas envolvendo máquinas agrícolas.

Logo depois, a presidente reconsiderou a questão e incluiu, em uma medida provisória, a exclusão da necessidade de emplacamento para as novas máquinas agrícolas fabricadas a partir de 2015, mas a MP venceu antes de tramitar na Câmara e no Senado. O veto voltou para o Congresso esta semana e a bancada ruralista não conseguiu derrubá-lo em quantidade de votos. Com isso, ficou valendo a norma do Contran, que exige a documentação a partir do dia 01 de janeiro de 2015.

Agora, deputados e senadores ligados ao agronegócio buscam maneiras para derrubar a obrigatoriedade.

- Eu encaminhei ao Congresso Nacional um decreto legislativo número 124, que prevê a não necessidade disso, pra derrubar esta legislação, que diz que nós devemos ter o registro das máquinas agrícolas dentro da propriedade. Até que se vote isso no Senado e na Câmara, estamos conversando com o Contran, pra que ele prorrogue a entrada dessa medida por mais seis meses ou um ano, pra que a gente possa, de fato, votar isso e ter a eficácia desse decreto legislativo que impede esta situação - esclarece o senador Blairo Maggi (PR-MT).

Cantagalo comemora inauguração da sede para o Fórum Eleitoral








Em 08 de dezembro de 2014

O prefeito Everson Konjunski recebeu nesta segunda-feira (09) autoridades locais, regionais e estaduais para inauguração da sede própria do Fórum Eleitoral da comarca de Cantagalo, que recebeu o nome de "Fórum Regional Eleitoral Dr. Lino Bortolini. A obra de mais de 250m², com valor de mais de R$ 400 mil, irá atender a 203ª Zona Eleitoral do Paraná, que além de Cantagalo abrange Goioxim e Virmond, somando mais de 18 mil eleitores. "É mais uma realização para nosso município, para nossa região, é resultado do compromisso e sobretudo da representatividade que adquirimos. Tenho muito orgulho em trazer a valorização a Cantagalo, ao nosso povo", comemorou o prefeito Everson Konjunski, que homenageou também a família do Dr. Lino Bortolini que teve seu nome escolhido para o Fórum Eleitoral de Cantagalo.

O atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador. Edson Luiz Vidal Pinto parabenizou o prefeito e sua Administração, também agradecendo pela doação, preparação e regularização do terreno para a contrução do novo Fórum. "É uma valorização que resulta do esforço conjunto em benefício da população", parabenizou ele.

Além do prefeito Everson Konjunski e do desembargador presidente do TRE/PR também estavam presentes: prefeito de Goioxim Elias Schreiner, vice-prefeito de Virmond Fernandes Passarin, Assessores e Representantes dos deputados Federais Zeca Dirceu e Hermes Parcianello (Frangão), Eugenio Bittencourt e Ponciano Abreu, Juiz da Comarca de Cantagalo Dr Brian Frank, diretora geral do TRE/PR Dra. Ana Flora França e Silva, o Promotor de Justiça Diogo de Araújo Lima, o conselheiro Estadual da OAB Almir Machado, o delegado de Cantagalo Rodrigo Rederde e também vereadores, presidentes das Câmaras Municipais de Cantagalo, Goioxim e Virmond, Polícia Militar, serventuários da justiça, secretários municipais, entre outros













Camille Prestes de Oliveira
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Cantagalo

Letícia Jedenoralski, de Campina do Simão na região Centro-Oeste do Paraná, conquistou o primeiro lugar com o projeto “Reforma e divisão de pastagem”






Os grandes vencedores

Letícia Jedenoralski, de Campina do Simão na região Centro-Oeste do Paraná, conquistou o primeiro lugar com o projeto “Reforma e divisão de pastagem”

A emoção tomou conta do auditório durante a premiação dos três vencedores do Programa Empreendedor Rural (PER) 2014. Entre os 10 finalistas, Letícia Jedenoralski, de Campina do Simão (4.113 habitantes, IBGE 2010), na região Centro-Oeste do Paraná, conquistou o primeiro lugar com o projeto “Reforma e divisão de pastagem” e vai levar para casa uma viagem internacional. “Eu não via a propriedade como uma atividade rentável, mas com o PER comecei a analisar as entradas e saídas, a colocar tudo no papel. Passei a ter um novo olhar sob a propriedade”, conta Letícia, 19 anos.

No Sítio São Pedro, de 51,5 hectares, os pais João Pedro e Terezinha e o irmão Leandro, 15 anos, cultivam soja e milho e produzem leite. Pelo projeto, Letícia tem como objetivo melhorar a produtividade e a qualidade da produção leiteira com a divisão das pastagens permanentes com piquetes. A jovem revela que, junto com o pai, já está colocando as ideias na prática. “Começamos a instalar os piquetes e no ano que vem vamos implantar 4,84 hectares de pastagem com o capim Tifton”.

Em segundo lugar, o engenheiro-agrônomo Marcio Ito, 41 anos, de Uraí (11.000 habitantes, IBGE 2010) no norte paranaense também ganhou uma viagem internacional. “Embora eu seja agrônomo, o PER despertou a minha visão empresarial sobre a propriedade. O curso estimula a criatividade, além de mostrar novas oportunidades de mercado”, avalia. Com o projeto “Cultivo de pereira japonesa (Pyrus pirifolia) em ambiente irrigado e protegido com tela de polietileno”, a meta de Marcio é aumentar a renda com o cultivo da fruta no Sítio Ito, a cinco quilômetros de Uraí.

Em uma área de 24,2 hectares, ele cultiva soja, milho, uva, pera, abacate e limão. Ao constatar que a produção de uvas finas, antes a principal fonte de receita propriedade, tornou-se uma atividade pouco remunerada devido a grande exigência de mão de obra e de insumos e também pela forte concorrência existente dentro e fora do município, optou-se por mudar o foco da atividade. A sua ideia é colocar o projeto em prática no ano que vem.

Com o projeto “Reforma de pastagem e construção de confinamento”, o terceiro lugar ficou para Rosecleia Seguro, 48 anos, de Guarapuava (142.163 habitantes IBGE 2010). Na Fazenda Laranjinha, em Laranjeiras do Sul, região Centro-Sul do Estado, ela engorda 400 bovinos no sistema de semi-confinamento em 144 hectares. A sua ideia é aumentar o rendimento na atividade e durante o curso elaborou estratégias para atingir a sua meta. Entre elas, reformar as pastagens e dividi-la em piquetes, além da construção de confinamento para reduzir o tempo de engorda dos animais antes do abate. Rosecleia já começou a reformar a pastagem numa área de 60 hectares. “O curso foi fantástico, com excelentes dinâmicas. Eu passei a enxergar a minha propriedade de uma forma diferente. Antes disso, não tinha ideia do valor da minha área, quanto custava para fazer uma cerca, por exemplo”. Assim como os primeiros colocados, ela também levou para casa uma viagem internacional.



- See more at: http://www.sistemafaep.org.br/os-grandes-vencedores.html#sthash.YEmDReTB.5dr23tdL.dpuf

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Richa cria comitê para elaboração do Plano Estadual de Educação






DIÁLOGO E PARCERIA
Richa cria comitê para elaboração
do Plano Estadual de Educação


INICIATIVA MARCOU A COMEMORAÇÃO PELOS 50 ANOS DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ . O Comitê será vinculado ao gabinete do governador e abrangerá vários segmentos da área. No encontro, Richa ressaltou a parceria e o diálogo com o Conselho Estadual de Educação e a busca por um ensino de alta ... leia mais »


AEN

Goioxim: Centro de Referencia da Assistência Social – CRÁS/Programa Família Paranaense






A ultima reunião mensal do Programa Família Paranaense do ano de 2014, realizada pela Equipe Técnica do CRÁS de Goioxim/PR com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Assistência Social do município, foi realizado neste dia 03 de dezembro e tratou do tema Auto Estima e Cuidados Pessoais. O encontro denominado Dia da Beleza, contou com a presença e o auxilio de cabeleireiros do município, que realizaram um trabalho voluntario juntamente com as alunas do curso de manicure ofertado pelo CRÁS.

Neste dia as participantes puderam arrumar os cabelos, as unhas, fazer maquiagem e sobrancelha, alem de participar do sorteio de produtos de higiene e beleza. O evento contou com a presença de autoridades como o Prefeito Municipal e sua esposa Solange Shereiner e o Secretaria de Assistência Social Ronildo José da Silva.

















IMPRENSSA PMG

Cartórios paranaenses passam a emitir RG’s a partir de 2015







Serão 537 cartórios aptos a emitir os documentos de identidade nos 399 municípios paranaenses. Curitiba contará com 19 novos pontos de atendimento ao cidadão.

A partir de 2015, os Cartórios de Registro Civil do Estado do Paraná passarão a emitir carteiras de identidade (RG’s). A iniciativa, inédita no País, estenderá a todos os municípios do Estado a possibilidade de emissão destes documentos, além de facilitar a vida do cidadão que não precisará mais enfrentar filas presenciais ou listas de espera para agendar a emissão de RG’s nos atuais postos do Instituto de Identificação.

Com uma rede de 537 postos distribuídos por todos os 399 municípios paranaenses, os Cartórios de Registro Civil formam a maior malha interligada de prestação de serviços de cidadania no Estado. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, Tribunal de Justiça e Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR).

Somente na cidade de Curitiba serão 19 novos postos para emissão de documentos de identidade, distribuídos por todos os bairros da cidade. Atualmente, a população paranaense dispõe de uma rede de 38 postos - 14 em Curitiba - do Instituto de Identificação distribuídos em 20 municípios do Estado. Em outras cidades existem convênios com as Prefeituras locais para a emissão de RG’s que pouco a pouco serão substituídos pelos cartórios destes municípios.

Com a ampliação dos postos de emissão de RG’s nada muda em termos de custos para o usuário, uma vez que a primeira via do documento continua gratuita para a população. No entanto, os prazos para a emissão dos documentos, cujo agendamento hoje chega a mais de 20 dias de espera em Curitiba e região metropolitana, não será maior do que três dias.

A assinatura do convênio ocorrerá na próxima segunda-feira (08.12) a partir das 13h na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (Praça Nossa Senhora da Salete s/n), na sala do Órgão Especial do TJ-PR.

Mais novidades – No mesmo evento serão apresentados dois novos serviços que serão disponibilizados imediatamente à população. O primeiro deles é o Selo Digital, que a partir de segunda-feira (08.12) substituirá o selo físico nos documentos emitidos pelos cartórios paranaenses, conferindo maior segurança e rastreabilidade ao documento, cuja validade poderá ser consultada pelo site www.funarpen.com.br ou em qualquer smarthphone.

Outra novidade disponibilizada aos cidadãos será a transmissão eletrônica de certidões, que permitirá a um cidadão que nasceu em uma cidade como Londrina, mas hoje mora em Curitiba, solicitar a segunda via de seu documento de nascimento, casamento ou óbito, no cartórios mais próximo de sua residência ou trabalho, sem ter que necessariamente se dirigir ao cartório de origem do documento. Por meio de um sistema criptografo, o documento será transmitido eletronicamente ao cartório onde o cidadão realizou o pedido, para ser impresso, certificado e entregue no ato ao usuário.



Assessoria de Imprensa do Irpen-PR