Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Alvaro mantém vantagem para o Senado, aponta Datafolha







Candidato à reeleição, Alvaro Dias (PSDB) tem 57%; Ricardo Gomyde (PCdoB) aparece com 5% e Marcelo Almeida 4%

11/09/2014 | 19:27 | GAZETA DO POVO atualizado em 11/09/2014 às 20:02

A RPC TV divulgou nesta quinta-feira (11) os números da pesquisa Datafolha sobre a disputa pelo Senado no Paraná. O senador Alvaro Dias, candidato à reeleição pelo PSDB, manteve a dianteira com 57% das intenções de voto, mesmo porcentual alcançado na sondagem anterior, divulgada no dia 15 de agosto.

Em segundo lugar aparece Ricardo Gomyde (PCdoB), que passou de 4% para 5%. Marcelo Almeida (PMDB) também ganhou um ponto, subindo de 3% para 4%. Em contrapartida, Professor Piva (PSol), que também tinha 3%, caiu para 1%.

Veja também
Alvaro tem 65% das intenções de voto para o Senado
Datafolha indica reeleição de Richa no primeiro turno
Datafolha: Dilma e Marina têm empate técnico no Paraná

Mauri Viana (PRP) e Adilson Senador da Família (PRTB) aparecem com 1%, enquanto Luiz Barbara (PTC) e Evandro Castagna (PSTU) não pontuaram. Brancos e nulos caíram de 10% para 9%. Já os indecisos, que representavam 23%, agora somam 19%.

Alvaro conquistou a maioria dos votos entre eleitores dos três maiores candidatos ao governo do estado: Beto Richa (72%), Roberto Requião (56%) e Gleisi Hoffmann (55%). Ele também é o favorito entre os eleitores de Dilma Rousseff (56%), Marina Silva (61%) e Aécio Neves (69%).

Metodologia

A pesquisa, encomendada pela RPC TV e pelo jornal Folha de S.Paulo, foi realizada entre os dias 8 e 9 de setembro. Foram entrevistados 1.201 eleitores em 46 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número PR-00031/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00584/2014.

Fonte: www.gazetadopovo.com.br

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Gleisi apresenta propostas à lideranças católicas em Maringá






Gleisi Hoffmann esteve em Maringá nesta quarta-feira (10) onde participou do Fórum Paraná com os candidatos ao governo do Paraná, organizado pela Arquidiocese Municipal. O evento reuniu cerca de 500 católicos e lideranças religiosas que lotaram o auditório Dona Guilhermina para conhecer as ideias e propostas da candidata da coligação Paraná Olhando Pra Frente.

Entre os três principais candidatos, Gleisi foi a única a participar. Ela apresentou seus projetos para as áreas de saúde, educação e estímulo ao desenvolvimento local. Ela parabenizou a Arquidiocese e o bispo Dom Anuar Battisti pela iniciativa de abrir o espaço para os candidatos.

POSSE: Rodrigo Rederde assume delegacia de Cantagalo






Por: Vanessa Teixeira | 11 de setembro de 2014 18:37·

Delegado Rodrigo e sues colegas de trabalho durante a posse (Foto: Miguel Angelo/NP

No inicio da tarde desta quinta-feira (11), tomou posse da Delegacia de Cantagalo o jovem delegado Dr. Rodrigo Rederde. A cerimônia contou com a presença da excelentíssima juíza de direito da Comarca de Cantagalo, Cíntia Graeff de Lucca e seu esposo delegado federal Rafael, de Ji-Paraná/RO, os delegados Adriano Chohfi (chefe), Helder Lauria (adjunto) e Vitor Menezes (Palmital), sargento Pedroso comandante do DPM local, prefeito Everton Konjunski entre outras autoridades locais e a imprensa.

Dr. Rodrigo assume a delegacia seguindo os mesmos conceitos que hoje são adotados na 2ª SDP, operacional e dinâmico. Ele vai contar com um efetivo de quarto investigadores e uma escrivã, todos policiais de carreira.

Fotos: Miguel Angelo/NP

noticiaspoliciais.com.br/posse-rodrigo-rederde-assume-delegacia-de-cantagalo

Requião perde mais 28 inserções na TV





O senador Roberto Requião (PMDB) perdeu 28 inserções de 15 segundos, sete por emissora (SBT, RIC, Globo, Band) na propaganda do horário eleitoral gratuito. A Justiça Eleitoral determinou a suspensão imediata de programas de candidatos a deputado federal e estadual do PMDB que reafirmam propostas de Requião. O juiz Guido José Döbeli entendeu que o candidato ao governo invadiu o horário destinado às campanhas proporcionais por eles apresentarem propostas que não competem aos cargos que pretendem.

“Para reafirmar as propostas do candidato ao cargo majoritário na medida em que, além de não propagar a candidatura de qualquer candidato a deputado pelo PMDB, repete e difunde as propostas de campanha de Roberto Requião, planos cujas realizações competem diretamente a um governador de Estado, portanto fogem de uma possível plataforma de campanha da proporcional”, diz o juiz Döbeli no seu despacho.

www.fabiocampana.com.br/2014/09/requiao-perde-mais-28-insercoes-na-tv/

Em sabatina na Gazeta do Povo, Beto presta contas e apresenta propostas





O governador Beto Richa participou na manhã desta quinta-feira de uma sabatina na redação do jornal Gazeta do Povo./ Durante a entrevista, que durou cerca de duas horas, Beto respondeu as perguntas de forma clara e objetiva e apresentou metas para os próximos quatro anos./ Para ele, mais do que responder aos jornalistas, é uma oportunidade democrática de prestar contas para a sociedade das ações e propostas para um Paraná mais humano e desenvolvido.

Beto Richa registra Plano de Metas em cartório nesta sexta-feira

O governador Beto Richa vai registrar em cartório, nesta sexta-feira, o Plano de Metas para o período 2015-2018./ O registro será feito às duas e meia da tarde, no 4º Ofício de Registro de Títulos e Documentos, em Curitiba./ Em três anos e sete meses de gestão, o governador Beto Richa cumpriu ou está cumprindo 76% das metas de governo estabelecidas no plano de governo./ Para o governador, a expectativa é melhorar ainda mais os indicadores./ Beto registrou em 2010 o plano de governo no cartório.


Beto vai contratar mais 10 mil policiais e implantar o programa Vigia

O governador Beto Richa vai contratar mais 10 mil policiais nos próximos quatro anos e implantar o projeto Vigia, para modernizar a Segurança Pública./ O anuncio foi feito nesta quarta-feira, durante encontro com associados do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Paraná, o Sindesp./ O projeto Vigia é um moderno sistema de monitoramento usado pela polícia da cidade de Nova York./ A ferramenta integrará todas as câmeras de monitoramento, públicas e privadas, das grandes cidades paranaenses, auxiliando a polícia a combater o crime./ Segundo o governador, o setor privado é um grande aliado para a Segurança Pública do Paraná.

Campina do Simão: Deputada Estadual Luciana Rafagnin (PT) Visita Comunidade






Reunião Política agora a pouco com a Deputada Estadual Luciana Rafagnin (PT) no Centro Comunitário da comunidade NOVA CONQUISTA.

Vereadores homenageam policiais civis da 2ªSDP pela nota 10 na avalição do DPI







Após a homenagem todos participaram de um coquetel oferecido pelos vereadores (Foto: Miguel Angelo/NP)


Por: Miguel Angelo | 10 de setembro de 2014 22:29·

O resultado da avaliação de qualidade feita pela DPI (Divisão Policial do Interior), na segunda quinzena de maio deste ano, referente às subdivisões policiais do Paraná e que colocou a 2ª SDP de Laranjeiras do Sul entre as cinco melhores do estado com nota 10, levou os vereadores da cidade a homenagearem de forma unânime, delegados Adriano Chohfi (chefe), Helder Lauria (adjunto) e toda a equipe de investigadores e escrivães lotada na subdivisão policial.

A sessão solene da “Moção de Aplausos e Reconhecimento”, aconteceu na noite desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal e contou com a presença dos vereadores, representantes do poder Executivo, autoridades locais, os homenageados e seus familiares e a imprensa.

“É uma maneira que encontramos de agradecer a nossa policia civil em Laranjeiras do Sul, pelo trabalho que estão prestando a nossa comunidade. Com a chegada do doutor Adriano, foi possível ver uma grande transformação na policia, não só na estrutura, mas no atendimento a nossa população” observou a presidente da Câmara Ivone Portela.

Para o delegado Chohfi essa homenagem demonstra o reconhecimento da população ao trabalho e esforço coletivo que é realizado na 2ª SDP. “O mérito não é só meu, mas de toda minha equipe, desde os mais novos até os mais antigos, como o escrivão e superintendente Oscar, Dr. Helder que contribuem incansavelmente com a segurança pública regional.” Completou o delegado

Lembrando que na avaliação do DPI a 2ª SDP tirou nota 10, deixando para trás grandes centros como Londrina e Cascavel, que tiveram nota 7,0 e 7,3, respectivamente.

Os homenageados foram:

DELEGADOS: Adriano Chohfi e Helder Andrade Lauria

INVESTIGADORES: Reginaldo da Silva, Caroline Mantovani, Fabricio André Janke, Roberto Roman Ross, Anndri Kappke e Mario Milani.

ESCRIVÃES: Oscar Michelc, Guilherme Scalcon, Valdinei Brunetta dos Santos, Cássia Regina de Oliveira Queiroz e Rodrigo Garcia Kolodzejezyk

Fonte: Noticias Policiais

Candói: Furto em Mercearia





CANDÓI
01 – FURTO SIMPLES

Às 10h25m, uma equipe de policiais militares do Destacamento de Candói deslocou até a
Localidade de Corvo Branco II, onde a solicitante relatou que haviam adentrado em sua
mercearia e furtado o caixa com uma certa quantia em dinheiro. Em conversa com
populares, a equipe foi informada que um homem trajando calça jeans, botina e blusa
escura foi visto em frente à mercearia minutos antes do furto ocorrer. 

A equipe realizou patrulhamento, sendo localizado o suspeito em uma estrada rural nas proximidades do local do furto, o qual estava portando uma faca e ao ser indagado sobre os fatos
confessou a autoria do furto, mostrando onde tinha jogado o caixa em uma área de mato,
bem como estava com certa quantia em dinheiro em seu bolso. Diante do fato, foi dada
voz de prisão ao indivíduo e encaminhado até a 14ª SDP, em Guarapuava.




Veja mais...

Relatório 10.09.14
Baixar Agora



Guarapuava, 11 de setembro de 2014.
Setor de Comunicação Social - nlg

MEGA-SENA Resultado Concurso Nº 1634


ÚLTIMO RESULTADO
Concurso n.1634
Estimativa de prêmio (Sena) para o próximo concurso, a ser realizado em 13/09/2014:
R$ 22.000.000,00
Valor acumulado para o próximo concurso de final cinco (1635):
R$ 17.961.072,32
Valor acumulado para o sorteio especial de Final de Ano :
R$ 52.863.656,12
Ordem de sorteio
44      09      33      10      23      51
 
Ordem crescente
09      10      23      33      44      51
PREMIAÇÃO
Faixa de premiaçãoNº de ganhadoresValor do prêmio (R$)
Sena17.065.301,82
Quina11018.096,85
Quadra6257454,49
GANHADORES POR ESTADO
UFNº de Ganhadores
PR1
Curitib a1
Arrecadação Total: R$ 34.001.840,00

Datafolha indica reeleição de Richa no primeiro turno




Governador Beto Richa (PSDB) tem 44% das intenções de voto, contra 28% de Roberto Requião (PMDB) e 10% de Gleisi Hoffmann (PT)

A segunda pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (10), mostra a possibilidade de o governador Beto Richa (PSDB) ser reeleito ainda no primeiro turno. O levantamento aponta que o tucano tem 44% das intenções de voto, resultado maior que a soma dos votos válidos dos outros candidatos. Roberto Requião (PMDB) aparece com 28%, e Gleisi Hoffmann (PT) com 10%.

Entre os nanicos, apenas Ogier Buchi (PRP) pontuou, com 1%. A margem de erro é de três pontos porcentuais, para mais ou para menos. Indecisos somam 10%. Votos brancos e nulos correspondem a 5%.

Veja também
Richa tem 44%, Requião 28% e Gleisi 14%
Vox Populi mostra Marina com 42% e Dilma com 41% no segundo turno
O que dizem as pesquisas sobre a corrida presidencial

O primeiro resultado do Datafolha, de 15 de agosto, apontava empate técnico entre os candidatos do PSDB e do PMDB, no limite da margem de erro. O tucano aparecia com 39% das intenções de voto, ante 33% de Requião. Na comparação entre as duas pesquisas, Richa subiu cinco pontos e Requião caiu outros cinco.

Para o cientista político da UFPR, Fabrício Tomio, não é possível afirmar que houve fuga do eleitorado de Requião para o tucano. “Parece que o eleitor trocou um pelo outro, mas para chegar a essa conclusão precisaríamos de pesquisas mais profundas”, diz.

Esta é a primeira pesquisa Datafolha depois do início do horário eleitoral na televisão e no rádio. Richa é o candidato com maior tempo na programação. “Como aconteceu com outros candidatos da situação e até a presidente Dilma Rousseff (PT), o horário eleitoral tende a reforçar a campanha de quem já está eleito, apesar de não ser uma regra absoluta. O candidato tem um discurso do que fez no mandato, enquanto os outros falam do que deixou de ser feito e o que fariam no lugar. Mas, para parte do eleitorado, é sempre uma dúvida se os demais candidatos fariam tanto ou mais do que quem está no posto”, comenta Tomio.

Assim como no resultado da pesquisa anterior, o candidato do PSDB continua tendo desempenho melhor entre moradores do interior e eleitores de Aécio Neves. O tucano teve os maiores crescimentos em algumas categorias de eleitores: entre os mais pobres (de 40% para 49%), os mais instruídos (34% a 48%), no eleitorado masculino (de 37% a 44%), moradores de cidades com até 50 mil habitantes (34% a 41%) e entre os evangélicos pentecostais (37% a 47%).

Requião teve redução no número de intenções de voto, principalmente, entre eleitores mais instruídos (de 39% para 27%), entre os evangélicos pentecostais (37% para 27%) e entre os mais velhos (31% para 23%)

Segundo turno

Em um possível segundo turno, Richa venceria Requião por 53% a 33%. Neste cenário, brancos e nulos representariam 8% e indecisos, 6%. O Datafolha não fez simulação de segundo turno entre Richa e Gleisi e nem entre Requião e Gleisi. Na avaliação do cientista político, se houver segundo turno, pode ocorrer uma mudança no processo eleitoral. Segundo Tomio, o resultado da eleição no Paraná dependerá de como será o eventual segundo turno entre os presidenciáveis. “Ainda faltam algumas semanas para a eleição e não se sabe como vai ser. O governador, agora, deve lutar para evitar o risco de uma nova eleição”, avalia.

Rejeição

Richa foi o único candidato que apresentou queda na taxa de rejeição, de 23% para 16%. Requião ainda é o mais rejeitado, e manteve-se na taxa dos 27%. Gleisi tinha 17% de rejeição e passou para 19%. Tulio Bandeira (PTC) e Ogier Buchi (PRP) têm 9% de rejeição. Rodrigo Tomazini (PSTU), Geonísio Marinho (PRTU) e Bernardo Pilotto (PSOL) aparecem com 7%.

Aprovação

A gestão de Beto Richa é aprovada por 48% dos eleitores paranaenses. Para 36% a administração é regular e para 12% é ruim ou péssima. 4% não souberam responder. A nota média ficou em 6,4. Em agosto, as taxas eram, respectivamente, de 48%, 34%, 15% e 2%, com nota de 6,2.

Repercussão

Pelo twitter, Requião minimizou o resultado da pesquisa. “Beto 44%, então tá. Esperemos as urnas”, escreveu. Richa comemorou: “Os números mostram que os paranaenses acreditam em nossas propostas para o Paraná continuar avançando”, disse em nota. Gleisi afirma que não comenta pesquisas.

Metodologia

A pesquisa foi encomendada ao Datafolha pela RPC TV e pelo jornal Folha de S.Paulo. O levantamento foi feito entre os dias 8 e 9 de setembro de 2014. Foram realizadas 1.201 entrevistas em 46 municípios, com margem de erro máxima de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número PR-00031/2014 e BR-00584/2014.

Fonte: www.gazetadopovo.com.br

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Prefeita Lenita será coordenadora da campanha de Beto Richa em Virmond





A Prefeita de Virmond Lenita Mierzva recebeu a poucos dias a ligação do próprio Governador Beto Richa convidando-a para assumir a coordenação de sua campanha e encampar a campanha de reeleição ao Governo do Estado do Paraná; e o que era apenas um convite foi formalizado e oficializado no inicio da tarde dessa quarta dia 10 de setembro quando a Prefeita recebeu a visita de um dos coordenadores geral da campanha de Beto Richa no Estado do Parana Nalber Dettega Junior que veio especialmente da Capital do Estado para junto com o coordenador regional da campanha o ex-vice Prefeito de Laranjeiras do sul Valter Becker , convidar para que a Prefeita Lenita seja a coordenadora oficial da campanha a reeleição do Governador Beto Richa no município de Virmond. “ O convite se sustenta pelo dinamismo e competência e grande liderança politica que a Prefeita Lenita Mierzva compraz , além da admiração do próprio Governador e do carisma de Lenita com seu povo” destaca os coordenadores.

A Prefeita Lenita Mierzva agradeceu o convite oficial aos coordenadores bem como da atenção especial do próprio Governador quanto a sua representatividade e analisando as boas parcerias de Virmond com o Estado do Paraná , ressaltando vários investimentos e com apoio do grupo politico aceitou esta missão , falando da importância que é a reeleição de Beto Richa como Governador do Paraná para Virmond e toda a Cantuquiriguaçu pois em todos os municípios da região tem obras , tem investimento do Governo do Estado mostrando ser Governador sem discriminação politica “ me esforçarei e junto com os companheiros e o povo de Virmond vamos a luta , com humildade, fé em Deus para vencer mais uma eleição em nome da nossa gente obrigado por me confiar esta coordenação , vamos juntos a vitória“ finalizou a Prefeita.


Com informações de Elesandro Simione

Goioxim: Copa São Sebastião Resultados dos jogos do Dia Sete de Setembro





RESULTADO DOS JOGOS DA COPA SÃO SEBASTIÃO RODADA DO DIA 07/09/2014- GRINGOLÂNDIA


ALTO DOS MILAGRES 0 X 11 SANTA LUZIA 

LP VIDRAÇARIA 3 X 1 ASSUNTA AO CÉU 

Nª Sª DO ROSARIO 4 X 4 Nª Sª DO BELEM 

GRINGOLANDIA 5 X 0 PARÓQUIA 

VILA RURAL 2 X 2 JACUTINGA ESPORTE CLUBE 

Demais Times Participantes

















Fotos e Informações
Padre Sebastian Pereira

Jarcan"s 2014: Cantagalo participa em 16 modalidades







Em 10 de setembro de 2014

Hoje começa a 23ª edição dos Jogos Abertos da Cantuquiriguaçu (Jarcan"s) em Quedas do Iguaçu. 18 municípios da Cantu estarão participando do evento, entre eles Cantagalo, que irá competir em 12, das 13 modalidades, ficando de fora apenas do Bolão. Conforme o secretário de Esportes, Everaldo Ferreira, 171 atletas estão inscritos pelo município e além deles toda equipe da secretaria





estará envolvida. As modalidades de Cantagalo são:
- Basquetebol Masculino
- Bocha
- Corrida Rústica - Masculino e Feminino
- Futebol
- Futebol Sete
- Futsal - Masculino e Feminino
- Handebol Masculino
- Tênis de Mesa
- Truco
- Voleibol - Feminino
- Voleibol de Praia - Masculino e Feminino
- Xadrez.

Hoje, na abertura, que acontece às 19h30 no Ginásio Tarumã o prefeito Everson Konjunski estará presente. "Sempre incentivei e incentivo o esporte, procurando dar suporte e condições a todos os nossos atletas. Agora é hora de torcer por eles", afirmou. A tabela com os primeiros confrontos das equipes cantagalenses já foi divulgada. Confira:
Basquetebol Masculino
- 11/09 às 15h30 - Ginásio Tarumã: contra Guaraniaçu
- 12/09 às 21h00 - Ginásio Tarumã: contra Pinhão

Bocha
- 11/09 às 10h00 - Clube União: contra Reserva do Iguaçu
- 12/09 às 8h00 - Clube União: contra Goioxim

Corrida Rústica - Masculino e Feminino
- 14/09 às 10h00 - Ruas da cidade: Início

Futebol
- 11/09 às 9h30 - Estádio Manfredão: contra Catanduvas
- 12/09 às 11h00 - Estádio Pindorama: contra Diamante do Sul


Futebol Sete
- 11/09 às 8h00 - Campo da AABB: contra Quedas do Iguaçu
- 12/09 às 14h00 - Campo da AABB: contra Nova Laranjeiras
- 12/09 às 21h00 - Chácara Araucária: contra Catanduvas

Futsal - Masculino
- 11/09 às 9h30 - Fundação Giacomar: contra Rio Bonito do Iguaçu
- 11/09 às 15h30 - Fundação Giacomar: contra Porto Barreiro
- 12/09 às 13h30 - Fundação Giacomar: contra Nova Laranjeiras


Futsal - Feminino
- 11/09 às 13h30 - Ginásio do Iguaçu: contra Nova Laranjeiras
- 11/09 às 21h00 - Ginásio do Iguaçu: contra Candói


- Handebol Masculino
- 11/09 às 9h30 - Ginásio Tarumã: contra Pinhão
- 11/09 às 20h0 - Ginásio Tarumã: contra Quedas do Iguaçu
- 12/09 às 14h30 - Ginásio Tarumã: contra Guaraniaçu

Tênis de Mesa
- 13/09 às 8:30 - Ginásio Tarumã: Ínicio


Truco
- 13/09 às 14h00 - Clube União: Início


Voleibol - Feminino
- 11/09 às 13h00 - Ginásio de Esportes do CAIC: contra Virmond
- 11/09 às 20h00 - Ginásio de Esportes do CAIC: contra Quedas do Iguaçu


Voleibol de Praia - Masculino
- 11/09 às 9h00 - Complexo Tarumã Quadra 2: contra Laranjeiras do Sul
- 11/09 às 10h15 - Complexo Tarumã Quadra 2: contra Virmond
- 12/09 às 9h45 - Complexo Tarumã Quadra 2: contra Reserva do Iguaçu

Voleibol de Praia - Feminino
- 11/09 às 9h00 - Complexo Tarumã Quadra 1: contra Candói
- 12/09 às 9h15 - Complexo Tarumã Quadra 1: contra Laranjeiras do Sul

Xadrez
- 12/09 às 9h30 - Fundação Giacomar: Início


Foto: Abertura dos Jarcan's em 2013.



Camille Prestes de Oliveira
Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Cantagalo

CREA-PR debate assuntos de engenharia elétrica e valorização profissional nas Câmaras de Guarapuava e Laranjeiras do Sul







O coordenador nacional e estadual da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE – CONFEA/CREA-PR), engenheiro eletricista Sérgio Luiz Cequinel Filho, promoveu reuniões de Agenda Parlamentar no início desta semana nas Câmaras de Vereadores de Laranjeiras do Sul e de Guarapuava. Na ocasião, abordou diversos temas ligados ao setor elétrico brasileiro e local, como redes compartilhadas de energia e telecomunicações, segurança de cercas eletrificadas, além da valorização profissional.

Em Guarapuava, o pedido do espaço em tribuna livre ao CREA-PR partiu de requerimento do vereador e engenheiro agrônomo Milton de Lacerda Roseira Júnior. Em Laranjeiras do Sul, por parte do vereador e engenheiro civil Everson Mesquita. Nas duas casas de leis, a reunião foi acompanhada por inspetores e dirigentes de associações de classe profissional.

Cequinel iniciou sua explanação falando sobre o funcionamento do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, bem como do CREA-PR, a base legal que regula o exercício profissional da engenharia. E situou as cidades no mapa de profissionais com registro regular no Conselho até julho de 2013 – Guarapuava possuía entre 101 a 500 e, Laranjeiras do Sul, de 51 a 100 entre engenheiros eletricistas, técnicos eletricistas e tecnólogos.

Nas câmaras, Cequinel citou o risco da falta de manutenção em transformadores, principalmente em hospitais, onde pode acarretar em sérios problemas, inclusive a perda de vidas por conta da falta de eletricidade no momento de procedimentos cirúrgicos, por exemplo.

Outro tema abordado é o compartilhamento de redes de eletricidade com empresas de telecomunicações, sendo que estas últimas, na concorrência desenfreada, brigam pelo espaço para passar fiações em postes, esgotam a capacidade mínima de suporte, gerando diversos problemas.

“Após o período de privatizações, passamos a ter uma dificuldade imensa de comunicação, de diálogo entre as concessionárias de distribuição de energia e as empresas de telefonia fixa e de TV a cabo. O resultado são bobinas em postes, emaranhados de fios presos em árvores, placas de trânsito, soltos no meio da rua, gerando insegurança à população, com cabos abaixo da altura mínima, onde caminhões se enroscam, quebram postes, e ainda a concessionária acaba pagando o prejuízo pela falta de energia nas localidades. Não queremos ver isso mais nas cidades brasileiras”, apontou Cequinel. O CREA-PR realizou operações de fiscalização especializadas em maio deste ano em Curitiba, Maringá e Foz do Iguaçu e chamou órgãos públicos e Copel para um diálogo afim de acabar com o problema e haver uma fiscalização rigorosa posteriormente.

Outro problema grave é a falta de profissional responsável pela elaboração de projetos para a instalação de cercas eletrificadas em várias cidades. “Às vezes, o cidadão não sabe quem contratar, a empresa não sabe quem contratar, e acaba instalando algo que pode colocar em risco o seu funcionário ou a sua família. Por isso, a gente faz o pedido para que o município tenha uma lei específica para cerca eletrificada. O objetivo é fazer com que seja contratado um especialista na instalação, porque é um dispositivo com tensão alta e precisa de projeto bem elaborado”, frisou.

Em Guarapuava, o vereador Ademir Fabiane manifestou citou inúmeras reclamações de moradores a respeito das cercas e que o Legislativo local está trabalhando em um projeto de lei que deverá ser apresentado nos próximos dias, levando em consideração referências do próprio CREA-PR a respeito do assunto. Cequinel comentou que, além da lei, é preciso cobrar também que a prefeitura possua uma equipe própria para fiscalizar o serviço, para garantir a segurança da população.

Cequinel ainda discorreu sobre a falta de engenheiros responsáveis pela instalação de sistemas eletrônicos de segurança patrimonial. E lembrou também o prazo dado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para que as prefeituras assumam a responsabilidade sobre o serviço de iluminação pública. Nesse sentido, o coordenador da CEEE parabenizou Guarapuava por já ter assumido há 15 anos e indicou ao município que possua também uma política pública de eficiência energética. A preocupação com o tema advém do fato que a má gestão da iluminação pública reflete em aumento nos índices de violência.

Por fim, abordou o alto índice de acidentes com instalações elétricas dentro de instalações prediais e a importância da manutenção preventiva para evitar incêndios, choques elétricos e curtos-circuitos. E falou sobre a Cartilha de Eficiência Energética e Sustentabilidade do CREA-PR, que prega o uso racional da eletricidade, minimizando o impacto ambiental, empregando fontes renováveis, como solar, biomassa ou eólica. O material foi entregue aos vereadores presentes, acompanhado de uma recomendação aos órgãos públicos, empresas locais e universidades dialoguem em busca de soluções adequadas à realidade local, através de projetos inovadores e planos diretores. Outro ponto tocado no final das considerações foi a valorização profissional, com formação de quadros próprios nas áreas de engenharia, agronomia, geociências, atividades técnicas e tecnológicas nas prefeituras e o respeito ao salário mínimo profissional.

Moção de repúdio a discriminação de gênero

Na Câmara de Guarapuava, esteve presente a engenheira eletricista Jacqueline Satiko Tsuji, que perdeu uma vaga de emprego intermediada pela Agência do Trabalhador da cidade porque o empregador fazia exigências de que o profissional encaminhado fosse do sexo masculino. Cequinel lamentou o fato e disse que levará para aprovação à Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do CREA-PR e à Câmara Nacional de Engenharia Elétrica, do CONFEA, em Brasília, uma moção de repúdio à conduta do órgão intermediador de emprego.

O CREA-PR defende a igualdade de oportunidades profissionais. Tanto que é signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), seguindo 10 princípios em quatro áreas: direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Um deles trata da eliminação da discriminação no emprego.

João Quaquio - Assessoria de imprensa do CREA-PR/Regional Guarapuava

Dilma tem 38,1%, Marina, 33,5%, e Aécio, 14,7%, aponta nova pesquisa CNT





09/09/2014 por Editoria de web em Jornalismo / Atualizado 10/09, 10:55 h


A pesquisa MDA, divulgada nesta terça-feira, 9, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), apontou que a presidente Dilma Rousseff fica à frente de Marina Silva no primeiro turno da corrida ao Palácio do Planalto. A presidente Dilma Rousseff está com 38,1% das intenções de voto e Marina, 33,5%. O candidato do PSB, Aécio Neves, oscilou para baixo e tem 14,7%.

Em relação à sondagem passada, a diferença entre as duas caiu no primeiro turno. Dilma tinha no primeiro turno com 34,2%, e Marina, 28,2%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, alcançara 16%.

Leia também: Pesquisa aponta empate técnico no segundo turno entre Dilma e Marina

Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades da Federação das cinco regiões entre os dias 5 e 7 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo BR-00574/2014.




Fonte: www.itatiaia.com.br

Goioxim: Veiculo Recuperado






14 – VEÍCULO RECUPERADO NO MUNICÍPIO DE GOIOXIM – 16º BPM / 1ª CIA.

No dia 09 set. 14, às 11h50, a equipe de serviço recebeu uma denúncia anônima, relatando
que na localidade de Jacutinga, encontrava-se uma motocicleta abandonada em via publica.
Ao chegar no local e após consulta, verificou-se que tratava-se da motocicleta XLR 125, furtada
no dia anterior. A mesma foi recolhida ao pátio do DPM, e posteriormente entregue ao escrivão.

Veja Mais
Relatório 09.09.14
Baixar Agora




Guarapuava, 10 de setembro de 2014.
Comunicação Social do 16º BPM.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Goioxim: Maquete do Centro Esportivo Juvenil - Milagres






Jovens: está ai a maquete do campo, sala de jogos, parquinho para as crianças, academia para os idosos e a quadra de areia. Jovens nos ajudem a divulgar, façam campanhas, ajudem a vender os carnes para terminarmos logo esse projeto tão ousado.. Vai se chamar: Centro Esportivo Juvenil - Milagres






















Fotos e informações Padre Sebastian Pereira

Goioxim: Sedia Rodada da Copa Amocentro de Futsal 2014 No Dia 13 de Setembro

Foto Ilustrativa


Rodada da Copa Amocentro de Futsal 2014 neste Dia 13 de setembro (sábado), no ginásio de esportes de Goioxim




1º Jogo 19:00 hrs - feminino Nova Tebas X Santa Maria do Oeste

2º Jogo 19:45 hrs - masculino Nova Tebas X Santa Maria do Oeste

3º Jogo 20:30 hrs - feminino Goioxim X Palmital

4º Jogo 21:15 hrs - masculino Goioxim X Palmital



Departamento de Esportes

GOIOXIM: VAI COM SEIS MODALIDADES PARA O JARCANS 2014






Começa nesta quarta feira dia 10 de setembro de 2014 a 23ª edição dos jogos abertos da Cantuquiriguaçu (Jarcans), e o município de Goioxim vai participar com seis modalidades, são elas futsal masculino e feminino, futebol sete, futebol de campo, truco e bocha, e contara com um total de 80 atletas que fazem parte da delegação Goioxiense. Os jogos serão realizados em quedas do Iguaçu entre os dias 10 e 14 de setembro.






Imprensa PMG

Apenas cinco municípios da Cantu bateram as metas nos dois níveis do Ideb



Foto por: Suelem Camilo


Apenas cinco municípios da Cantu conseguiram bater as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nas avaliações tanto do 5º como do 9º ano do Ensino Fundamental. As notas referentes à prova de 2013 foram divulgadas na última sexta-feira (5), pelo Ministério da Educação.

Candói, Guaraniaçu, Marquinho, Palmital e Quedas do Iguaçu conseguiram ter um desempenho melhor que a meta estabelecida. Candói teve nota 4.9 para o 5º ano e 4.0 para o 9º, as metas eram 4.8 e 3.7, respectivamente. Já Guaraniaçu obteve 6.3 (5º) e 4.7 (9º), com metas de 5.7 e 4.4. Marquinho conseguiu 5.3 e 4.6, a meta era 4.9 e 3.9. Em Palmital as notas chegaram a 5.1 e 4.1, com metas de 4.6 e 3.9. Quedas do Iguaçu tinha metas de 5.3 e 4.6, conquistou 5.9 e 4.6.

Notas

Na avaliação para o primeiro ciclo do ensino fundamental, os municípios que tiveram as melhores notas foram Porto Barreiro (6.7), Laranjeiras do Sul (6.4), Guaraniaçu (6.3), Virmond (6.1) e Quedas do Iguaçu (5.9). Além destes, Campo Bonito (5.8), Candói (4.9), Cantagalo (5.3), Goioxim (5.2), Marquinho (5.3), Palmital (5.1), Rio Bonito (5.7) e Reserva do Iguaçu (5.0) alcançaram as metas para estas séries.

Já na avaliação para as séries do segundo ciclo do ensino fundamental, o índice de municípios que alcançaram as metas foi menor, apenas sete cidades: Guaraniaçu (4.7), Quedas (4.6), Marquinho (4.6), Diamante (4.2), Palmital (4.1), Candói (4.0) e Pinhão (3.8).

DESTAQUES-

Entre as escolas estaduais de Laranjeiras do Sul, o destaque ficou o Érico Veríssimo, que alcançou o maior índice de desempenho entre as demais. A nota obtida foi de 4.7, superando a meta de 4.6 e nota do município, de 4.3.

Segundo a diretora, professora Roselene Ana Bortoluzzi, a equipe de profissionais da escola acompanha o desempenho de cada aluno, subsidiando-os em suas necessidades de aprendizagem. “A escola conta com os Programas de Apoio Pedagógico, como Sala de Apoio à Aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, Sala de Recursos Multifuncional, Celem-Espanhol, Oficinas de Voleibol, Literatura e Informática, Fanfarra, programa estes que também contribuem para o sucesso do ensino-aprendizagem”, afirma.



Fonte: www.jcorreiodopovo.com.br

Agricultoras de Virmond Recebem Capacitação sobre o aproveitamento da Mandioca







O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR _ realizou nos dias (4 e 5 ), o curso de Beneficiamento e Transformação da Mandioca, no município de Virmond. A capacitação é gratuita e aconteceu nas dependências do CRAS. O curso teve duração de 16 horas e contou com 08 participantes da agricultura familiar e contou com total apoio da administração Municipal.

O aproveitamento da raiz é o ponto de partida do curso, que ensina técnicas de processamento da mandioca, higiene e limpeza no preparo dos alimentos, valor nutritivo, embalagem, além de receitas variadas que utilizam a raiz, casca e folha da mandioca, tais como, pães de queijo, pudins, tortas, croquetes, coxinhas, bolos e doces variados.

De acordo com a instrutora do Senar, Margarida a capacitação é de grande valor e os participantes aplicam as técnicas em seu cotidiano, inclusive para ações de incremento à economia da família. “É gratificante ver que muitas pessoas saem do curso já sabendo o que querem fazer, com projetos de produzir produtos à partir da sua plantação caseira de mandioca e vender essa produção nas feiras”, pontua a instrutora, que destaca ainda a ampla possibilidade de receitas à base de mandioca. “Durante o curso ensinamos Vários tipos de receitas, más há uma possibilidade muito grande de produtos à base da raiz. No total, existem mais de 700 receitas”.


Elesandro Simione

Traficante atira contra PRF e fere policial Migliorini na cabeça em Laranjeiras






Por: Miguel Angelo | 09 de setembro de 2014 08:51·

Policiais rodoviários , civis e militares de Laranjeiras do Sul estão na captura de um homem que atirou contra uma equipe da PRF/Policia Rodoviária Fedral na madrugada desta terça-feira (09), durante abordagem na BR 277 próximo a um Motel em seguida abandonou o carro carregado com drogas e munições e fugiu para uma mata na região.

De acordo com informações a policia fazia abordagens naquele trecho com intuito de combater o tráfico de drogas e contrabando e ao abordar um veículo Honda/Civic com placas de São Paulo, a equipe foi alvejada por vários disparos, sendo obrigada a revidar. No tiroteio o traficante acertou o PRF Migliorini na cabeça em seguida fugiu com o carro e alguns km à frente abandonou o veículo.

O policial ferido foi colocado na viatura e levado até o SAU/Serviço de Atendimento ao Usuário onde recebeu os primeiros socorros, sendo levado ao hospital. Como a bala ficou alojada no crânio, foi necessário a remoção do mesmo para Guarapuava.

Ao retornarem no local, a policia encontrou o carro abandonado, em seu interior haviam 209 tabletes de maconha e 15 caixas de munições calibre 38. O veículo foi apreendido e mobilizado todas as forças policiais para capturarem o bandido que está escondido na região.

De acordo com Paulo Muzzi, PRF responsável pelo posto em Laranjeiras do Sul, foi acionado o helicóptero da PRF para ajudar nas buscas. ” Contamos com a mobilização de todas as forças policiais, inclusive aérea, para encontrarmos esse elemento que é de alta periculosidade…” acrescentou o policial.

Quanto ao estado de saúde de Migliorini as informações dão conta que apesar da bala estar alojada no crânio, ele está consciente e deve ser submetido a qualquer momento à uma cirurgia para retirada do projétil.



Fonte: noticiaspoliciais.com.br