Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Governo concede selo de qualidade em transplantes para hospitais


Saúde


24-09- Juliane

Pela atuação na área de transplantes, 13 hospitais paranaenses receberam nesta quarta-feira, em Curitiba, o selo estadual em reconhecimento à qualidade dos serviços prestados à população. A solenidade de entrega ocorreu durante o fórum “Paraná pela Vida”, que reuniu mais de 800 pessoas para propor medidas visando ampliar o número de doações e transplantes de órgãos e tecidos no Paraná. 

O selo básico, concedido pela Central Estadual de Transplantes, atesta a qualidade dos serviços transplantadores nas áreas renal, cardíaca e hepática após uma avaliação criteriosa. Ele faz parte da estratégia do governo estadual para valorizar o trabalho realizado pelas entidades em prol da redução da fila de espera por um órgão no Estado. O fórum “Paraná pela Vida” integra a programação da campanha “Fale Sobre Isso”, lançada pelo Governo do Estado no início do mês. O objetivo é desenvolver ações permanentes para divulgar a importância das pessoas se declararem doadores de órgãos para as famílias. 

Somente na Capital, sete hospitais receberam o selo de qualidade. Um deles é o Hospital de Clínicas, da Universidade Federal do Paraná, pioneiro na realização de procedimentos na área hepática e de medula óssea no país. Outro hospital contemplado na Capital é o Pequeno Príncipe, referência nacional em pediatria. A unidade realiza transplantes de rim, coração, fígado, medula óssea e tecidos. Do Interior, um dos hospitais é a Policlínica Pato Branco. Considerado o maior centro transplantador do interior do Estado no ano de 2013, o serviço tem papel de destaque na rede estadual de transplantes. 

Atualmente, 2.271 pessoas aguardam por coração, fígado, rim, pâncreas ou córneas no Estado. Apesar dessa fila, o Paraná tem avançado muito nos últimos anos e passou do 10º para o 3º lugar no ranking dos estados brasileiros com o melhor desempenho na área de transplantes. De 2010 a 2013, o número de transplantes cresceu cerca de 150%, passando de 183 para 458 procedimentos ao ano. De acordo com o secretário estadual da Saúde em exercício, René Santos, o resultado é fruto de um amplo processo de reestruturação da Central Estadual de Transplante aliado à solidariedade da população e às parcerias formalizadas com os hospitais. 

Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que no primeiro semestre de 2014 houve um aumento no percentual de famílias que recusaram a doação dos órgãos de seus entes. Em relação ao mesmo período do ano passado, a proporção de recusas cresceu dois pontos percentuais. 



(Repórter: Juliane Silva)

Gleisi visita cidades da região Centro-Sul do Paraná







A candidata à governadora, Gleisi Hoffmann, visitou na tarde desta quarta-feira (24) os municípios de Campina do Simão, Candói, Cantagalo e Laranjeiras do Sul. Acompanhada do candidato ao Senado, Ricardo Gomyde, ela apresentou suas propostas para o estado e destacou a agricultura familiar como principal atividade econômica da região.

Em Campina do Simão, a candidata avaliou os recursos do governo federal que já deram certo na cidade. Gleisi esteve acompanhada do prefeito, Laureci Miranda, de secretários municipais e conversou com agricultores e comunidade.

“Quando visito municípios como Campina do Simão, vejo que meu trabalho na Casa Civil deu certo. O PAC Equipamentos, que entregou motoniveladoras, caminhões e retroescavadeiras para cidades com até 50 mil habitantes, o Minha Casa Minha Vida Rural, o Mais Médicos, são todos programas que fizemos junto com a presidenta Dilma e estão melhorando, de fato, a vida das pessoas”, disse Gleisi.




Candói




No Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Candói, Gleisi conversou com trabalhadores, comunidade, agricultores e apoiadores.
Gleisi esteve acompanhada do prefeito, Gelson Costa, secretários municipais e do candidato ao senado Ricardo Gomyde.

A candidata falou sobre os investimentos federais destinados para Candói. “O município recebeu do governo federal mais de R$ 2,5 milhões para o tratamento da rede de esgoto da cidade. No meu governo, vamos implantar mais programas, como o de assistência técnica e extensão rural e a recuperação de estradas”, disse.


Assessoria de Imprensa

Ibope: no segundo turno, Dilma 41% e Marina 41%






terça-feira, 23 de setembro de 2014 – 18:26 hs


A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela rede Globo. O Ibope ouviu 3.100 eleitores em 296 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro no TSE foi feito sob o protocolo BR/00755/2014.


Ibope: Dilma 38%, Marina 29% e Aécio 19%
terça-feira, 23 de setembro de 2014 – 18:06 hs


Saiu a nova pesquisa Ibope. Em comparação ao levantamento anterior, Dilma Rousseff (PT) subiu de 36% para 38%. Marina Silva (PSB) caiu de 30% para29%. Aécio Neves manteve o índice de 19%.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela rede Globo. O Ibope ouviu 3.100 eleitores em 296 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O registro no TSE foi feito sob o protocolo BR/00755/2014.


Via Fabio Campana

Nova Pesquisa Vox Populi Para Presidente


Vox Populi: Dilma 40%, Marina 22%, Aécio 17%
terça-feira, 23 de setembro de 2014 – 20:48 hs.



Infográfico: R7







A nova pesquisa Vox Populi mostrou que, em relação ao levantamento anterior, Dilma Rousseff (PT) abriu vantagem na liderança e Aécio Neves (PSDB) se aproximou de Marina Silva (PSB). A vantagem de Dilma para Marina, que era de9%, agora é de 18%. A vantagem de Marina para Aécio, que era de 12%, agora é de 5%

A pesquisa levou em conta 2.000 entrevistas feitas com eleitores, entre o último sábado (20) e o último domingo (21), em 147 cidades do País. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00733/2014.

Veja as projeções para o segundo turno.



Infográfico: R7






Via: Fabio Campana

Marquinho: Furto Qualificado






MARQUINHO
01 – FURTO QUALIFICADO

Às 10h00min, uma equipe de policiais militares do Destacamento de Marquinho foi
informada pelo solicitante que havia ocorrido um furto de duas calotas de um veiculo VW
kombi que estava estacionado no pátio da Igreja Matriz onde o mesmo é responsável pelo
local, informando que o autor era uma pessoa morena e que trabalhava num lava-car. Foi
deslocado até o lava-car e em contato com o suspeito, o mesmo confessou ser o autor do
furto e relatou que um outro indivíduo foi quem mandou o mesmo furtar as calotas, e que
após o furto entregou as calotas a ele. 

A equipe deslocou até a residência do mandante e questionado sobre o fato, o mesmo negou as acusações. Diante do reconhecimento do autor e das informações declaradas, ambos foram conduzidos até a 2ª SDP, em Laranjeiras do Sul.



Veja completo

Relatório 23.09.14
Baixar Agora



Guarapuava, 24 de setembro de 2014.
Setor de Comunicação Social - nlg

terça-feira, 23 de setembro de 2014

PT da Bahia desviou milhões de programa habitacional


Em VEJA desta semana

Dona de ONG revela como funcionava esquema que irrigou o caixa eleitoral do partido e beneficiou um senador, dois deputados federais, o atual candidato a governador e um ex-ministro do governo Dilma





O candidato do PT ao governo da Bahia, Rui Costa, um dos políticos envolvidos no esquema alimentado pela ONG Instituto Brasil: mesada entre três e cinco mil reais (Luciano da Matta/Ag. A Tarde/VEJA)

Desde 2010, o Ministério Público investiga o Instituto Brasil, uma ONG criada pelos petistas da Bahia. Em 2008, a entidade foi escolhida pelo governo do estado para construir 1 120 casas populares destinadas a famílias de baixa renda. Os recursos, 17,9 milhões de reais, saíram do Fundo de Combate à Pobreza. Os investigadores já tinham reunido provas de que parte do dinheiro desaparecera, mas não havia nada além de suspeitas sobre o destino final dele. 

O mistério pode estar perto do fim. Em entrevista a VEJA, a presidente do instituto, Dalva Sele Paiva, revela que a entidade foi criada para ajudar a financiar o caixa eleitoral do PT na Bahia, um esquema que funcionou por quase uma década com dinheiro desviado de “projetos sociais” das administrações petistas. A engrenagem chegou a movimentar, segundo ela, 50 milhões de reais desde 2004. 

O golpe era sempre o mesmo: o Instituto Brasil recebia os recursos, simulava a prestação do serviço e carreava o dinheiro para os candidatos do partido. Como os convênios eram assinados com as administrações petistas, cabia aos próprios petistas a tarefa de fiscalizar. Assim, se o acordo pagava pela construção de 1 000 casas, por exemplo, o instituto erguia apenas 100. O dinheiro que sobrava era rateado entre os políticos do partido.

Para ler a continuação dessa reportagem compre a edição desta semana de VEJA no IBA, no tablet, no iPhone ou nas bancas.
Outros destaques de VEJA desta semana

Fonte: veja.abril.com.br/noticia/brasil/pt-da-bahia-desviou-milhoes-de-programa-habitacional?utm_source=redesabril_veja&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_veja&utm_content=feed&

GOIOXIM: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZOU REUNIÃO COM PROFISSIONAIS DA 5°REGIONAL DA SAÚDE DE GUARAPUAVA






A secretaria de saúde de Goioxim realizou uma reunião nos dias 11 e 12 de setembro de 2014. Onde estiveram no município dois funcionários da 5°regional par capacitar a equipe e para implantação da vacina da hepatite A para crianças de um ano a 11 meses e 29 dias. Foram realizada orientação para a 2º dose da vacina HPV para adolescentes, e avaliação e capacitação dos profissionais da vigilância epidemiológica para novos sistemas de informação da imunização que entra em vigor a partir de janeiro de 2015.






Também na vigilância sanitária recebemos a visita do profissional da regional para a liberação do sistema siságua e cadastramento do aterro Municipal no programa sisolo. Foram dois dias de grande importância, pois conseguimos atingir vários profissionais nesta capacitação.


Imprensa PMG

Chuva deve elevar nível dos rios em SC e PR





Deve chover bastante ao longo dos próximos cinco dias em grande parte de Santa Catarina e do Paraná devido à intensificação de áreas de instabilidade. Vários municípios devem alcançar até domingo (28), índice pluviométrico expressivo entre 200 e 300 milímetros.

Desta forma, adverte-se desde já, através das emissoras de rádio parceiras do De Olho No Tempo Meteorologia, a grande tendência de forte elevação do nível dos rios, principalmente do oeste, meio-oeste e planalto norte de Santa Catarina e de boa parte do Paraná.

Municípios das bacias dos rios Paraná, Iguaçu, Ivaí, Tibagi, Goio-Erê, Corumbataí, Chopim e Piquiri, ambos sobre o território paranaense, tendem a começar o mês de outubro com enchentes, algumas severas e que deverá impactar imediatamente centenas de milhares de pessoas.


De Olho No Tempo Metereologia

Virmond: Alunos recebem mudas de árvores frutíferas nativas



Foto ilustrativa

Os alunos da Escola Municipal Henrique Krygier e do Colégio Estadual Eurico Gaspar Dutra de Virmond, receberam 1.500 mudas de árvores frutíferas nativas, fornecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Educação. Os alunos levaram para casa mudas de pitanga, goiaba, Jabuticaba e cerejeira que vieram do Viveiro Florestal do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), de Guarapuava.
A entrega das mudas de árvores é uma ação das Secretarias em comemoração ao dia da árvore, que foi comemorado no domingo dia 21 de setembro.

Para a secretária de educação Amilce Gergeli, ações como essas são fundamentais para a sensibilização ambiental das crianças e adolescentes. “Isso é muito positivo para a melhoria do cenário da preservação e conservação do meio ambiente em um futuro próximo”, comenta. Na Oportunidade agradece o apoio da Prefeitura Municipal através da prefeita Lenita Mierzva que não mede esforços em colaborar com esse tipo de trabalho desenvolvido aqui em Virmond.


Elesandro Simione

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Acusado de vários furtos em Cantagalo é preso com arma de fogo






Por: Miguel Angelo | 22 de setembro de 2014 16:28

As policial Civil e Militar de Cantagalo desencadearam no último final de semana a “Operação Sossego”, com intuito diminuir crimes como furtos e roubos na cidade. Um dos alvos da operação, acabou detido em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, que foi encontrada na residência do acusado. Cleiton Antonio Machado Soares, 18 anos, estava sendo monitorado pela policia, há algum tempo.

Em entrevista a nossa reportagem, o delegado Rodrigo Rederde que coordenou a operação, disse que o trabalho investigativo de toda a equipe policial, tem como objetivo retirar das ruas bens de uso ilícito, citando como exemplo o furto ocorrido no dia 31 de maio deste ano em uma casa no centro e que o principal suspeito é Cleiton Soares.

Diante disso, o delegado solicitou ao poder judiciário um mandado de busca e apreensão na casa do acusado, onde foi encontrado um revólver Taurus, calibre 22. Além da arma a policia encontrou também 7 munições do mesmo calibre.

Cleiton foi preso em flagrante delito pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

Fonte: Noticias Policiais