segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Goioxim: Irmãos Jocemar e Gelvane Padilha Tiram seus Sustentos da Produção de Fumo


Fonte: Cresol

A fumicultura é o cultivo do tabaco e se destaca por sua relevância econômica e, especialmente, pela qualidade de vida que proporciona às populações das áreas produtoras. A região Sul do Brasil, por exemplo, é uma das grandes produtoras da cultura.
O tabaco é o responsável por 46% do rendimento bruto dos produtores, mesmo ocupando somente cerca de 19% da propriedade em média, quando comparado com produtores que plantam diversas culturas.

Em Goioxim, PR, os irmãos Jocemar, 41, e Gelvane Padilha, 32, produzem a cultura há 18 e 15 anos respectivamente. “Hoje, a nossa principal renda vem da produção de fumo. Trabalhamos também com outras culturas para o consumo próprio, como as vacas de leite, porém, a produção leiteira exige uma atenção muito maior do que o fumo. Então, vemos uma viabilidade muito maior na fumicultura”, destaca Jocemar.

A produção 

Gelvane explica o processo de produção do fumo. Ele inicia em com a escolha da variedade e posterior, a plantação em bandejas. Destas, é feita a multiplicação em diversas outras, variando de acordo com a quantidade de pés de fumo que serão plantados. A planta, ainda em estágio de desenvolvimento, permanece por um período nas bandejas, dentro das estufas e, ao adquirir uma resistência e estrutura é plantada na lavoura, que é previamente preparada para receber a planta.

Os irmãos trabalham em conjunto com as esposas, que não medem esforços para ajudar no campo. De acordo com Deize Moraes Padilha, 40, e Eliane Possamai, 31, a cultura tem ciclos que exigem mais e outros menos, como é o caso da plantação, em que necessita ser realizado um trabalho mais intenso e a colheita, em que trata-se de um serviço mais braçal e, portanto, exige mais esforço físico.

Cooperados há mais de 10 anos, a família relata que um dos primeiros serviços da cooperativa utilizados por eles foi o financiamento de um carro. Logo após este, vieram os seguros, reforma da casa e outros. “A Cresol esteve presente em momentos muito importantes da nossa vida e foi determinante para crescermos cada dia mais. Somos muito bem atendidos lá e esperamos fazer muitos negócios com a cooperativa”, afirma Gelvane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém