Goioxim Noticias

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Capitania Fluvial do Rio Paraná e Senai em Foz do Iguaçu estabelecem parceria para oferta de 16 cursos técnicos e profissionalizantes para Marinheiros-Recrutas e Temporários


As 16 vagas em cursos técnicos e profissionalizantes são ofertadas a Marinheiros RM2 (Temporários) e a Marinheiros-Recrutas (Serviço Militar Obrigatório). Fotografia: 2º Ten (RM2-T) Heliberton CESCA.

O Comando do 8º Distrito Naval (Com8DN), por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), estabeleceu parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Foz do Iguaçu, entidade ligada ao Sistema S da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR), para a oferta de 16 vagas em cursos técnicos e profissionalizantes a Marinheiros RM2 (Temporários) e a Marinheiros-Recrutas (Serviço Militar Obrigatório).

São oito vagas nos cursos técnicos de Eletromecânica e Eletrotécnica e outras oito vagas nos cursos profissionalizantes de Eletricista Residencial, Eletricista Veicular, Manutenção de Ar Condicionado Veicular e Soldador. As aulas começaram no mês de março deste ano na unidade do Senai em Foz, na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Os cursos técnicos têm duração de dois anos com carga horária de 1.200 horas/aula e foram disponibilizados para quatro Marinheiros RM2 e quatro Marinheiros-Recrutas. Já os cursos profissionalizantes possuem de 40 horas/aula a 180 horas/aula e serão cursados por oito Marinheiros-Recrutas.

Os conhecimentos adquiridos pelos militares nas duas modalidades de cursos poderão ser utilizados durante o Serviço Militar no período em que servirem na CFRP. Além disso, os cursos capacitarão ainda os jovens participantes a ingressarem no mercado de trabalho após o período militar. A parceria entre o Com8DN e o Senai é uma iniciativa do Núcleo de Formação de Reservistas Navais da CFRP. “Os jovens ao servirem à Pátria por intermédio da Marinha do Brasil recebem uma formação cívico-militar, baseada na hierarquia e disciplina. Isto ajuda no amadurecimento destes adolescentes para a vida adulta. É um orgulho para nós poder oferecer a formação militar aliada a cursos técnicos e profissionalizantes, que farão a diferença na vida profissional destes rapazes no meio civil”, destacou o Capitão dos Portos do Rio Paraná, Capitão de Fragata Niemer Gomes Rickmann. Neste mês de março, o Senai completou 75 anos de atuação no estado do Paraná.

A construção de um legado educacional, que vai além do apoio às indústrias, através da colaboração, que as instituições que compõem o Sistema Fiep, dão ao ofertar cursos e capacitações em todos os níveis de ensino foi motivo de grande comemoração. “Ficamos muito felizes em contribuir com a Marinha brasileira apoiando a um programa tão importante para a vida destes jovens reservistas através de nossa unidade local. Esta é uma parceria entre entidades que acreditam no poder transformador da Educação Profissionalizante”, citou o Gerente da Unidade Senai de Foz do Iguaçu, Thiago D’Arisbo.


Comando do 8º Distrito Naval Capitania Fluvial do Rio Paraná Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém