As 16 vagas em cursos técnicos e profissionalizantes são ofertadas a Marinheiros RM2 (Temporários) e a Marinheiros-Recrutas (Serviço Militar Obrigatório). Fotografia: 2º Ten (RM2-T) Heliberton CESCA.
O Comando do 8º Distrito Naval (Com8DN), por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), estabeleceu parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Foz do Iguaçu, entidade ligada ao Sistema S da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR), para a oferta de 16 vagas em cursos técnicos e profissionalizantes a Marinheiros RM2 (Temporários) e a Marinheiros-Recrutas (Serviço Militar Obrigatório).
São oito vagas nos cursos técnicos de Eletromecânica e Eletrotécnica e outras oito vagas nos cursos profissionalizantes de Eletricista Residencial, Eletricista Veicular, Manutenção de Ar Condicionado Veicular e Soldador. As aulas começaram no mês de março deste ano na unidade do Senai em Foz, na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Os cursos técnicos têm duração de dois anos com carga horária de 1.200 horas/aula e foram disponibilizados para quatro Marinheiros RM2 e quatro Marinheiros-Recrutas. Já os cursos profissionalizantes possuem de 40 horas/aula a 180 horas/aula e serão cursados por oito Marinheiros-Recrutas.
Os conhecimentos adquiridos pelos militares nas duas modalidades de cursos poderão ser utilizados durante o Serviço Militar no período em que servirem na CFRP. Além disso, os cursos capacitarão ainda os jovens participantes a ingressarem no mercado de trabalho após o período militar. A parceria entre o Com8DN e o Senai é uma iniciativa do Núcleo de Formação de Reservistas Navais da CFRP. “Os jovens ao servirem à Pátria por intermédio da Marinha do Brasil recebem uma formação cívico-militar, baseada na hierarquia e disciplina. Isto ajuda no amadurecimento destes adolescentes para a vida adulta. É um orgulho para nós poder oferecer a formação militar aliada a cursos técnicos e profissionalizantes, que farão a diferença na vida profissional destes rapazes no meio civil”, destacou o Capitão dos Portos do Rio Paraná, Capitão de Fragata Niemer Gomes Rickmann. Neste mês de março, o Senai completou 75 anos de atuação no estado do Paraná.
A construção de um legado educacional, que vai além do apoio às indústrias, através da colaboração, que as instituições que compõem o Sistema Fiep, dão ao ofertar cursos e capacitações em todos os níveis de ensino foi motivo de grande comemoração. “Ficamos muito felizes em contribuir com a Marinha brasileira apoiando a um programa tão importante para a vida destes jovens reservistas através de nossa unidade local. Esta é uma parceria entre entidades que acreditam no poder transformador da Educação Profissionalizante”, citou o Gerente da Unidade Senai de Foz do Iguaçu, Thiago D’Arisbo.
Comando do 8º Distrito Naval Capitania Fluvial do Rio Paraná Comunicação Social
Comando do 8º Distrito Naval Capitania Fluvial do Rio Paraná Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém