A devolução das máquinas, pela atual diretoria, cumpre ordem judicial e põe fim a um impasse operacional. Os proprietários vinham se recusando a receber as locomotivas, o que foi efetivado por determinação da Justiça. Com isso, fica solucionado um problema que vinha se arrastando há vários anos.
A rapidez na busca de uma solução para o problema das locomotivas paradas foi uma solicitação do secretário dos Transportes, Mario Stamm Junior. Desde janeiro de 2008 até agora, a Ferroeste pagou quase R$ 1,7 milhão em aluguel referente às máquinas que estavam paradas em seus pátios.
As cinco locomotivas da Transferro, cada uma pesando cerca de 40 toneladas, transportadas por caminhão, depois de um percurso de 500 quilômetros, foram entregues no pátio das Oficinas da FTC, na cidade de Tubarão, em Santa Catarina. “Conseguimos reduzir o valor do transporte, que era inicialmente de R$ 375 mil, para a metade”, ressalta o presidente da empresa.
A Ferroeste também fez acordo em juízo com a FTC/Transferro para o parcelamento da dívida da locação das locomotivas que utiliza em suas operações, informa Frizzo. A dívida do aluguel de quinze máquinas, inclusive as que foram devolvidas, de março a outubro, é de R$ 1,56 milhão.
Pelo acordo, a Ferroeste vai dar uma entrada de 20% do valor total da dívida e parcelar o restante em 14 meses, sem juros de mora nem encargos financeiros, “pelo valor original da dívida”, ressalta Frizzo, “assim como foram feitas as demais negociações com os demais credores da empresa”, conclui.
Confira mais imagens:
Agência de Notícias
E quando a Ferroeste terá, devolvidas pela ALL, as 20 locomotivas objeto do Convenio 28/1995 Ferroeste/RFFSA em que o Governo do Estado do Paraná, na gestão do Governandor Jaime Lerner, investiu R$ 10 milhões na recuperação dessas maquinas que foram usadas pela operadora privada desde 1997 ?
ResponderExcluir