sexta-feira, 11 de abril de 2014

Programa Mais Médicos será ampliado no Paraná


A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) participa, na próxima segunda-feira (14), em Curitiba, da cerimônia de distribuição dos novos profissionais do programa Mais Médicos. O evento será às 9 horas, no Salão de Atos do Parque Barigui, e contará com a presença do ministro da Saúde Arthur Chioro.

O grupo que já desembarcou no Estado será distribuído em 126 municípios paranaenses. A distribuição segue critérios técnicos, que deram igual prioridade às cidades em que é maior a parcela da população que depende completamente do atendimento ofertado pelo SUS e àquelas com alto percentual da população em situação de pobreza, conforme o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Ao todo, mais 3.745 médicos chegam no país no mês de abril, totalizando 13.235 profissionais cobrindo 4.040 cidades brasileiras. O número atende 100% da demanda dos municípios. No Paraná, 460 médicos já estão atuando em diversas regiões.

Gleisi considera o programa fundamental para garantir mais saúde e mais qualidade no atendimento médico prestado no sistema de saúde do país. "Não se faz saúde sem médicos; e no Brasil, além de poucos profissionais para o número de habitantes, esses estavam concentrados nas capitais e grandes centros."

O Brasil, segundo a senadora, tem uma média de 1,8 médico por mil habitantes, enquanto em outros países, como nos vizinhos Argentina e Uruguai, este número é de 3,2 e 3,7 respectivamente. No Paraná, a média é de 1,68 médico por mil habitantes.

"No país inteiro são cerca de 370 mil médicos, muito pouco para as nossas necessidades de atendimento da população. Em cerca de 700 municípios não havia sequer um médico para atender os milhões de brasileiros que lá vivem", afirma Gleisi.

Pesquisa recente realizada pelo Datafolha/Interfarma, mostra que 70% dos entrevistados consideraram ótimo ou bom o atendimento feito pelos profissionais do programa.

Legenda: A senadora Gleisi no lançamento do Programa Mais Médicos em julho de 2013, em Brasília. 
Assessoria de Imprensa- Senadora Gleisi Hoffmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém