Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Acidente na PRC-466 deixa duas pessoas feridas em Guarapuava

 

Fonte: Polícia Rodoviária Estadual - Informações: Alcione Ribas 

Acidente na PRC-466 deixa duas pessoas feridas em Guarapuava

GUARAPUAVA – Um acidente de trânsito registrado na tarde deste domingo (21) deixou duas pessoas feridas na PRC-466, em Guarapuava. A ocorrência foi atendida pela Polícia Rodoviária Estadual e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Segundo informações da PRE, o acidente ocorreu por volta das 15h, no km 247 da rodovia, no trecho entre o Distrito da Palmeirinha e o município de Guarapuava.

O veículo envolvido foi um GM Kadett, com placas de Santa Maria do Oeste, conduzido por um homem de 28 anos. Outro homem, também de 28 anos, ocupava o banco de passageiro.

De acordo com o relatório policial, o automóvel trafegava no sentido Palmeirinha/Guarapuava quando o motorista perdeu o controle da direção ao chegar ao km 247. O carro colidiu contra os balizadores que sinalizam o início da pista dupla e, com a força do impacto, acabou sendo atingido por pedras projetadas no local.

O acidente provocou danos materiais no veículo e deixou o condutor e o passageiro com ferimentos moderados.

As vítimas receberam atendimento das equipes do SAMU e foram encaminhadas ao Hospital São Vicente para avaliação e cuidados médicos.

A Polícia Rodoviária Estadual informou que o motorista possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regular e que a documentação do veículo estava em dia. O automóvel foi removido ao pátio por questões de segurança.

As circunstâncias do acidente serão apuradas.


Vereador de Laranjeiras do Sul é preso em flagrante por dano qualificado e descumprimento de medida protetiva

 

Fonte e foto: Polícia Civil do Paraná.

Vereador de Laranjeiras do Sul é preso em flagrante por dano qualificado e descumprimento de medida protetiva

LARANJEIRAS DO SUL – Um vereador de Laranjeiras do Sul foi preso em flagrante na noite de sexta-feira (19), acusado de praticar os crimes de dano qualificado e descumprimento de medida protetiva de urgência. A ação foi realizada pela Polícia Civil do Paraná após denúncia feita pela ex-esposa do suspeito.

Segundo informações divulgadas pela Polícia Civil, a vítima procurou a delegacia por volta das 18h30 relatando que o ex-marido teria colidido intencionalmente o veículo que conduzia contra o automóvel dela. No momento da ocorrência, a mulher estava acompanhada do filho do casal, uma criança de sete anos.

De acordo com o relato, após atingir o carro da vítima, o suspeito acelerou o veículo e arrastou o automóvel por alguns metros antes de deixar o local.

Assim que recebeu a denúncia, equipes da Polícia Civil se deslocaram até o endereço informado, onde constataram os danos causados pela colisão e iniciaram diligências para localizar o autor.

Durante as buscas, os policiais encontraram o veículo utilizado na ação e identificaram o condutor. Com base nos elementos apurados durante a investigação inicial, foi dada voz de prisão ao suspeito pelos crimes de dano qualificado e descumprimento de medida protetiva de urgência.

O automóvel utilizado pelo investigado foi apreendido e encaminhado para os procedimentos legais, permanecendo à disposição da Justiça para eventual realização de perícia.

Após a lavratura do auto de prisão em flagrante, o vereador foi encaminhado à Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.

A Polícia Civil informou ainda que o suspeito já havia sido preso anteriormente neste ano pelo descumprimento de medida protetiva de urgência.

O caso segue sob investigação.





Homem é preso após roubo com agressões em Palmital

 


Homem é preso após roubo com agressões em Palmital

PALMITAL – Um homem foi preso na noite de sábado (21) após ser acusado de praticar um roubo mediante violência na Vila Piquiri, em Palmital. A ocorrência mobilizou equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil, que atuaram em conjunto para localizar o suspeito.

De acordo com informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada por um morador que relatou ter sido agredido enquanto estava sentado na garagem de sua residência acompanhado de outra pessoa. Segundo a denúncia, o autor chegou ao local e passou a desferir socos e chutes contra as vítimas.

Após as agressões, o suspeito teria fugido levando um rádio portátil e um carregador de celular. Conforme o relato da vítima, o homem também estaria portando uma faca durante a ação, circunstância que deverá ser apurada durante a investigação policial.

O solicitante informou ainda que havia um histórico de desentendimentos anteriores entre as partes envolvidas.

Diante das informações, a Polícia Militar realizou patrulhamento nas proximidades e acionou a Polícia Civil para auxiliar nas buscas. Pouco tempo depois, o suspeito foi localizado em uma residência na Vila Coamo.

Questionado sobre os fatos, o homem admitiu ter ido até a casa da vítima e relatou que as agressões ocorreram em razão de uma desavença anterior. Em seguida, ele foi encaminhado à 44ª Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Posteriormente, os policiais colheram os depoimentos da vítima e de uma testemunha, que relataram de forma independente e coerente que o suspeito chegou ao local, agrediu inicialmente uma terceira pessoa e, em seguida, entrou na residência do solicitante, onde desferiu um soco contra ele e subtraiu os objetos.

Com base nos relatos e nas informações levantadas durante a ocorrência, o autor, a vítima e a testemunha foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Palmital, onde a autoridade policial realizou a apreciação dos fatos e adotou as medidas cabíveis.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Entenda por que Haiti, Turquia e Tunísia foram eliminados após o 2º jogo na Copa

 

Por: Jovem Pan - Rafael Ribeiro / CBF

O Haiti, a Turquia e a Tunísia foram as primeiras seleções eliminadas da Copa do Mundo de 2026. Entretanto, o adeus ao Mundial se deu após o segundo jogo da fase de grupos e com uma rodada restante antes de iniciar a etapa mata-mata do torneio.

Para esta edição da Copa do Mundo, a Fifa estabeleceu como primeiro critério de desempate o saldo de gols resultante do confronto direto. Em razão dessa regra, ficou inviável a classificação dessas seleções à fase seguinte do Mundial.

No caso do Haiti, a equipe está na última posição do Grupo C sem pontuar. Os haitianos foram derrotados pelos escoceses, por 1 a 0, e, na sequência, pelos brasileiros, por 3 a 0.

Após a segunda rodada, o Brasil está na liderança. Na sequência, estão os marroquinos. Em terceiro, aparecem os escoceses. Os haitianos amargam na lanterna do Grupo C.

Sem a nova regra de desempate, a seleção haitiana poderia avançar caso vencesse os marroquinos na última rodada e os escoceses perdessem para os brasileiros. Agora, por não ter marcado contra a Escócia, o Haiti não consegue ultrapassar a equipe na tabela do Grupo C.

Essa é a mesma situação da Turquia, a segunda eliminada da Copa. A equipe está na última colocação do Grupo D, sem pontuar. No sábado (20), os turcos foram superados pelos paraguaios, que ocupam a terceira posição no chaveamento. Assim, mesmo que a seleção turca some três pontos em eventual vitória sobre os Estados Unidos, não consegue ultrapassar o Paraguai.

Após a derrota para o Japão, neste domingo (21), a Tunísia se juntou ao grupo dos eliminados antecipadamente da Copa do Mundo. Sem pontuar no torneio, a seleção tunisiana está na última posição do Grupo F, atrás da Suécia. Logo na estreia no Mundial, os suecos impuseram goleada de 5 a 1 nos tunisianos.

Goioxim: Publicações oficial do município do dia 22 de junho 2026




MUNICIPIO DE GOIOXIM
AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 020/2026
Leia mais...

MUNICIPIO DE GOIOXIM
SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL – EM JORNAL DE CIRCULAÇÃO REGIONAL
Leia mais... 

MUNICIPIO DE GOIOXIM
PORTARIA Nº 134 DE 19 DE JUNHO DE 2026 REVERTE A CESSÃO DA SERVIDORA MARCELI DELONG
Leia mais... 

MUNICIPIO DE GOIOXIM
PORTARIA Nº 135 DE 19 DE JUNHO DE 2026 APROVA O PROTOCOLO MUNICIPAL DE BUSCA ATIVA PARA ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO ÚNICO NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE GOIOXIM/PR
Leia mais... 


Matérias publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 22/06/2026. Edição 3556

Marquinho encerra com sucesso as comemorações pelos 32 anos de emancipação política

 


Marquinho encerra com sucesso as comemorações pelos 32 anos de emancipação política

MARQUINHO – Após três dias de intensa programação, o município de Marquinho encerrou neste domingo as festividades em comemoração aos seus 32 anos de emancipação político-administrativa. O evento reuniu milhares de pessoas e foi marcado por momentos de fé, cultura, tradição, lazer e confraternização, fortalecendo o sentimento de pertencimento e orgulho da comunidade.

O último dia das comemorações começou com o céu nublado e clima típico de inverno. No entanto, por volta do meio-dia, o sol apareceu e proporcionou uma tarde mais agradável, favorecendo a participação das famílias nas atividades programadas ao longo do dia.

A programação teve início às 9 horas com a tradicional Santa Missa Campal, considerada um dos momentos mais emocionantes das celebrações. Realizada ao ar livre, a cerimônia contou com apresentações especiais, cantos religiosos e expressiva participação da comunidade, proporcionando um momento de fé, reflexão e agradecimento pela trajetória do município.

Na sequência, às 11 horas, foi realizado o ato solene em comemoração ao aniversário de Marquinho, durante o almoço beneficente promovido em prol da Paróquia Imaculado Coração de Maria. O momento reuniu autoridades, lideranças locais e moradores em uma celebração marcada pelo reconhecimento da história, do desenvolvimento e das conquistas alcançadas ao longo dos 32 anos de emancipação.

Durante a tarde, o palco principal voltou a receber os talentos locais com as apresentações das categorias Infantil e Infantojuvenil do Canta Cantor. As apresentações emocionaram familiares e o público presente, destacando o potencial artístico das novas gerações e reforçando a valorização da cultura local.

Com a melhora do tempo, o parque de diversões instalado no Estádio Municipal tornou-se um dos espaços mais movimentados do dia. Com acesso gratuito, a atração recebeu centenas de crianças e famílias, que aproveitaram os brinquedos e momentos de lazer. O clima de alegria tomou conta do local, proporcionando momentos especiais de convivência entre pais e filhos.

O encerramento das comemorações consolidou o sucesso de uma programação diversificada que, ao longo de três dias, reuniu cultura, tradição, esporte, fé, lazer e entretenimento. A população participou ativamente de cada atração, desde o Canta Cantor e a Olimpíada Rural até o rodeio, as celebrações religiosas e os grandes shows que marcaram o aniversário do município.

Mais do que uma festa, as comemorações dos 32 anos de Marquinho representaram uma celebração da história e da identidade local, destacando o trabalho, a união e a dedicação de sua população na construção de um município cada vez mais forte e desenvolvido.

Ao final das festividades, ficou evidente o sentimento de orgulho dos marquinhenses por sua trajetória e pelas conquistas alcançadas ao longo das últimas décadas.

Parabéns, Marquinho, pelos seus 32 anos de história, desenvolvimento e conquistas.




domingo, 21 de junho de 2026

Datafolha: avaliação negativa da gestão Lula é de 38%, enquanto positiva, 32%


WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO - POR JOVEM PAN


Uma pesquisa do Datafolha divulgada neste sábado (20) mostrou que o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado negativamente por 38% dos eleitores brasileiros. Em contrapartida, 32% dos entrevistados consideram positiva a gestão atual. Já 29% classificam o governo do petista como regular.

Em comparação com a pesquisa anterior sobre a avaliação do trabalho de Lula, o percentual de classificação negativa e positiva se manteve inalterado. A variação se deu quanto à percepção regular da gestão do petista, que aumentou de 28% para os atuais 29%.

Entre entrevistados com renda familiar de até dois salários mínimos, houve uma queda na avaliação positiva do governo (de 39% a 36%). Já a percepção negativa saltou de 28% para 31%.

O levantamento também mostrou haver uma alta da reprovação do governo federal (de 48% a 49%). Já a aprovação se manteve em 48%. Ao todo, 3% não souberam responder.
Comparação com Lula 1 e 2

A pesquisa testou ainda a percepção do atual mandato do petista com as passagens anteriores pelo Palácio do Planalto, de 2003 a 2010. Dos entrevistados, 5% disseram que a gestão iniciada em 2003 era “muito melhor”, enquanto 27% responderam que a primeira administração de Lula era “melhor”.

Para 25%, o atual mandato de Lula é “pior” do que o primeiro, e 19% disseram ser “muito pior”. Outros 21% responderam permanecer “igual”.

O Datafolha destacou que Lula apresenta uma avaliação positiva menor ao registrado no mesmo estágio em seus dois mandatos anteriores. Em 2006, o petista registrava 39% e, em 2010, a percepção favorável era de 76%.

Com exceção do ex-presidente Jair Bolsonaro, que obteve 47%, a avaliação negativa de Lula nesta rodada da pesquisa é superior à registrada, no mesmo período, por todos os antigos mandatários desde o primeiro mandato do ex-chefe do Executivo Fernando Henrique Cardoso, em 1995.

De 17 a 18 de junho, o Datafolha entrevistou 2.004 pessoas presencialmente. A margem de erro é de dois pontos percentuais com taxa de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 23 de junho com número BR-09956/2026.

Leilão Público Eletrônico nº 01/2026 em Goioxim o evento vai acontecer no dia 22 de julho

Imagem Ilustrativa por IA


Prefeitura de Goioxim publicou o edital do Leilão Público Eletrônico nº 01/2026 para a venda de bens móveis considerados inservíveis ao patrimônio municipal. O certame ocorrerá no dia 22 de julho, a partir das 10h, por meio da plataforma Clic Leilões.

Ao todo, o município disponibilizou 12 lotes, com valor mínimo global estimado em R$ 530,5 mil. Os lances serão definidos pelo critério de maior oferta por lote, desde que o valor seja igual ou superior ao preço mínimo estabelecido no edital.

Entre os itens disponíveis estão uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora, ônibus, micro-ônibus, automóveis, uma ambulância, uma motocicleta e um lote com cerca de cinco toneladas de sucatas metálicas.

Os bens serão vendidos no estado de conservação e funcionamento em que se encontram, sem garantia. Por isso, a prefeitura orienta os interessados a façam vistoria prévia antes de apresentar lances. Interessados podem visitar o Pátio de Máquinas do município, mediante agendamento.

MÁQUINAS PESADAS CONCENTRAM OS MAIORES VALORES

A escavadeira hidráulica XE215BR, fabricada em 2018, tem lance mínimo de R$ 170 mil. Já a motoniveladora Komatsu GD 555, ano 2007, parte de R$ 150 mil. A ambulância Renault Master 2016/2017 completa a lista dos itens mais valiosos, com valor inicial de R$ 82 mil.

Entre os veículos de menor valor estão uma motocicleta Honda CG 125 Titan KS, com lance mínimo de R$ 2,5 mil, e um lote de sucatas diversas, avaliado no mesmo valor.

COMO PARTICIPAR

Pessoas físicas e jurídicas podem participar do leilão, desde que façam cadastro prévio na plataforma eletrônica. A recomendação é que esse registro conclua-se com pelo menos 24 horas de antecedência em relação ao encerramento dos lotes.

Quem conduz o leilão é o leiloeiro oficial Eduardo Schmitz, credenciado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Além do valor do lance vencedor, o arrematante deverá pagar uma comissão de 5% ao leiloeiro

Menino fã da Polícia Militar recebe visita surpresa durante festa de aniversário em Prudentópolis

 

Menino fã da Polícia Militar recebe visita surpresa durante festa de aniversário em Prudentópolis

Um momento de emoção e alegria marcou uma festa de aniversário infantil realizada na noite deste sábado (20), na localidade de Tijuco Preto, área rural de Prudentópolis.

A Polícia Militar foi convidada a participar da comemoração de um menino de apenas 5 anos, admirador da corporação e que escolheu a instituição como tema de sua festa de aniversário. Segundo informações, a criança aguardava ansiosamente a chegada dos policiais, vestindo uma farda infantil especialmente preparada para a ocasião.

Ao chegar ao local, a equipe foi recebida pelo aniversariante, familiares e convidados. Durante a visita, os policiais interagiram com a criança e os presentes, proporcionando um momento especial de integração entre a comunidade e a corporação.

O pequeno aniversariante demonstrou grande entusiasmo com a presença dos militares, aproveitando a oportunidade para conversar, tirar fotos e conhecer um pouco mais sobre a rotina do trabalho policial. A equipe também realizou uma breve apresentação sobre a atividade desenvolvida pela Polícia Militar, sempre observando os protocolos de segurança e os procedimentos institucionais.

A iniciativa teve como objetivo prestigiar o aniversariante e fortalecer os laços de aproximação entre a Polícia Militar e a comunidade, incentivando valores de cidadania, respeito e convivência social.

A celebração transcorreu de forma tranquila e dentro da normalidade, ficando registrada como um momento especial tanto para a criança quanto para os policiais que participaram da homenagem.

Homem é acusado de atirar contra cachorro, ameaçar moradores e fugir para área de mata em Primavera

 

Homem é acusado de atirar contra cachorro, ameaçar moradores e fugir para área de mata em Primavera

Uma grave ocorrência envolvendo disparo de arma de fogo, maus-tratos a animal e ameaças foi registrada na noite deste sábado (20), na localidade de Primavera.

A Polícia Militar foi acionada após denúncias de que um homem de 44 anos teria efetuado um disparo de arma de fogo contra um cachorro que estava na calçada de uma residência. Segundo relato da tutora do animal, uma mulher de 55 anos, o suspeito transitava pela rua em um veículo Ford EcoSport branco quando realizou o disparo.

Ao ouvir o estampido, uma vizinha de 28 anos saiu para verificar o que havia acontecido e relatou ter visto o homem armado. Conforme seu depoimento, o suspeito teria apontado a arma em direção às pessoas que estavam na via pública e feito ameaças. Ainda segundo a vítima, o homem chegou a jogar o veículo em sua direção.

Durante o atendimento da ocorrência, os policiais foram até a residência do suspeito. No local, o enteado do autor informou que o padrasto havia chegado em casa alterado e armado, além de desferir um soco em seu rosto. Ele também relatou que o homem ainda estava no imóvel.

No momento da aproximação da equipe policial, o suspeito fugiu pelos fundos da residência, seguindo em direção a uma área de mata, não sendo localizado até o encerramento da ocorrência.

Durante as buscas no imóvel, familiares informaram aos policiais que a arma utilizada ficava escondida atrás de uma gaveta no quarto do casal. No local indicado, a equipe encontrou e apreendeu um revólver Taurus calibre .38, contendo cinco munições intactas e uma munição deflagrada.

O armamento foi recolhido e encaminhado à 14ª Subdivisão Policial (SDP) para os procedimentos cabíveis.

O cachorro ferido recebeu socorro imediato de seus tutores e foi encaminhado para atendimento veterinário em uma clínica da região. O estado de saúde do animal não foi informado.

A Polícia Civil deverá dar continuidade às investigações para localizar o suspeito e apurar os fatos.