Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

terça-feira, 23 de junho de 2026

Cresol Vale das Águas PR/MG realiza Coop Excelência 2025 em Foz do Iguaçu e premia agências destaque

 


Cresol Vale das Águas PR/MG realiza Coop Excelência 2025 em Foz do Iguaçu e premia agências destaque

Evento reuniu colaboradores e familiares para reconhecer resultados além do esperado em 2025 e celebrar o desempenho das agências que atingiram metas estratégicas dentro da cooperativa

A Cresol Vale das Águas PR/MG promoveu, no último sábado (20), em Foz do Iguaçu (PR), o Coop Excelência 2025, evento institucional que reconhece e celebra o desempenho das agências que alcançaram os objetivos e resultados estabelecidos para o exercício de 2025.

A iniciativa integra o regulamento do Clube de Excelência, promovido anualmente pela Central Cresol Baser. Nesta edição, a premiação das cooperativas destaque de 2025 ocorreu em Punta del Este, no Uruguai. O encontro tem como objetivo valorizar o trabalho das equipes, reconhecer o comprometimento com as metas estabelecidas e destacar a excelência no atendimento e nos serviços prestados aos cooperados.

A celebração foi realizada no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention e contou com a presença de colaboradores, lideranças e familiares, reforçando o caráter humano do reconhecimento e a importância das pessoas por trás dos resultados alcançados.

Reconhecimento às equipes e fortalecimento do cooperativismo

O Coop Excelência busca ir além dos indicadores de desempenho, destacando também o engajamento, a dedicação e o trabalho coletivo das equipes das agências. Em 2025, foram reconhecidas as agências de Candói, Goioxim, Marquinho, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu, que se destacaram no cumprimento dos seus objetivos e na evolução dos resultados dentro da cooperativa.

As unidades premiadas representam diferentes regiões de atuação da Cresol Vale das Águas PR/MG e reforçam a presença e o crescimento da cooperativa no Paraná, com forte vínculo comunitário e histórico de relacionamento com os cooperados.

Agências premiadas no Coop Excelência 2025

       Candói (PR) – 27 anos de atuação na cidade e em Foz do Jordão, conta com mais de 1.700 cooperados;

       Goioxim (PR) – 14 anos de atuação e mais de 1.700 cooperados;

       Marquinho (PR) – 13 anos de atuação e cerca de 1.000 cooperados;

       Porto Barreiro (PR) – 17 anos de atuação e mais de 700 cooperados;

       Rio Bonito do Iguaçu (PR) – 18 anos de atuação e mais de 800 cooperados.

Lideranças destacam importância das pessoas e da cultura cooperativista

Durante o evento, o presidente da Cresol Vale das Águas PR/MG, Sérgio Bukovski, destacou o papel das equipes e o significado da premiação como parte de uma trajetória contínua de evolução.

“Estar aqui significa que já conquistamos muito, mas também que podemos ir além. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, com equipes engajadas, comprometidas e preparadas para entregar soluções financeiras cada vez mais adequadas aos nossos cooperados. O crescimento da cooperativa e o crescimento profissional de cada um caminham juntos”, afirmou.

O diretor executivo, André Dall Oglio, ressaltou que a excelência está diretamente ligada ao comportamento e à atitude das equipes no dia a dia.

“Excelência é a soma de todos os esforços, valores, competências e atitudes. Quando existe energia, colaboração e propósito no trabalho em equipe, os resultados acontecem naturalmente. Esse reconhecimento é consequência disso”, destacou.

Já o gerente da agência de Marquinho (PR), Fábio Rozetiski, celebrou o desempenho da equipe ao longo do ano e relatou a satisfação de ser um dos mais de 50 colaboradores premiados.

“Foi um ano desafiador, mas de muita dedicação. Superamos as dificuldades com trabalho em equipe e conseguimos alcançar os resultados e a satisfação do nosso cooperado com excelência”, afirmou.

O Coop Excelência 2025 reforça o compromisso da Cresol Vale das Águas PR/MG com o desenvolvimento das equipes, a valorização das agências e o fortalecimento do cooperativismo na base. Além de reconhecer resultados, o evento também evidencia a importância dos familiares e do ambiente de apoio que sustenta o trabalho diário dos colaboradores, consolidando a cultura de proximidade e pertencimento da cooperativa.



Sobre a Cresol

Com mais de 30 anos de história, mais de 1 milhão de cooperados e mais de 1.000 agências de relacionamento no Brasil, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do país. Com foco no atendimento personalizado, fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.













Homem denuncia ameaça com faca e arma de fogo, mas acaba preso por mandado judicial em Nova Laranjeiras

 

Homem denuncia ameaça com faca e arma de fogo, mas acaba preso por mandado judicial em Nova Laranjeiras

Uma ocorrência de ameaça registrada na segunda-feira (22), em Nova Laranjeiras, terminou com o cumprimento de um mandado de prisão contra o próprio denunciante.

De acordo com a Polícia Militar, o homem procurou atendimento relatando que havia ido cobrar uma dívida quando foi ameaçado por uma terceira pessoa. Segundo o relato, durante a discussão o suspeito teria sacado uma faca e tentado golpeá-lo. Ao cair no chão, a vítima afirmou que o agressor retirou uma arma de fogo e apontou em direção ao seu rosto.

Após receber as informações, a equipe policial realizou patrulhamento na região da Rua Guerino Carelli na tentativa de localizar o autor das ameaças, porém ele não foi encontrado. O denunciante recebeu orientações sobre os procedimentos legais relacionados ao caso.

Entretanto, durante a confecção do boletim de ocorrência, os policiais constataram a existência de um mandado de prisão em aberto contra o solicitante. Diante da situação, foi dado cumprimento à ordem judicial.

O homem foi detido e encaminhado à carceragem do Depen de Laranjeiras do Sul, onde permaneceu à disposição da Justiça.

Menor é apreendido com faca após desentendimento no Centro de Palmital

 


Menor é apreendido com faca após desentendimento no Centro de Palmital

A Polícia Militar apreendeu uma faca e encaminhou dois adolescentes à delegacia na tarde desta segunda-feira (22), no Centro de Palmital, após uma denúncia de porte de arma branca.

Segundo informações da PM, a equipe foi acionada por uma solicitante que relatou que um menor estaria portando uma faca. Ao chegar ao local, os policiais conversaram com os envolvidos e apuraram que houve um desentendimento entre dois adolescentes.

Durante o atendimento, um dos menores informou que o outro teria sacado uma faca durante a discussão. Questionado pelos policiais, o adolescente indicado revelou onde o objeto estava escondido. A arma branca foi localizada dentro do tênis que ele usava.

Tratava-se de uma faca de serra com o cabo envolvido por fita adesiva preta. O objeto foi apreendido pela equipe policial.

Os responsáveis por um dos adolescentes acompanharam os procedimentos na Delegacia de Polícia. Já no caso do outro menor, como não foi possível localizar os responsáveis, o Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou a ocorrência por meio de conselheiras tutelares.

A faca apreendida e os adolescentes envolvidos foram encaminhados à autoridade policial para as medidas cabíveis.

Polícia recupera objetos roubados e encaminha suspeitos à delegacia em Entre Rios

 


Polícia recupera objetos roubados e encaminha suspeitos à delegacia em Entre Rios

Uma ação policial resultou na recuperação de objetos roubados e no encaminhamento de dois suspeitos à delegacia na localidade de Morro Alto, distrito de Entre Rios, em Guarapuava.

De acordo com informações da Polícia Militar, um homem de 46 anos procurou o Subdestacamento da PM na manhã desta segunda-feira (22) para relatar que havia sido vítima de roubo no dia anterior. Segundo o relato, ele foi rendido por uma mulher e seu filho, que estariam armados com um facão.

Durante a ação criminosa, os suspeitos teriam levado um aparelho celular, documentos pessoais e dois cartões bancários da vítima. Ao comparecer a uma agência bancária nesta segunda-feira, o homem constatou que havia sido realizado um saque em sua conta utilizando um dos cartões subtraídos.

Com as informações repassadas pela vítima, os policiais se deslocaram até o endereço indicado como sendo dos supostos autores. No local, foram encontrados os objetos roubados, além do facão que teria sido utilizado no crime.

Os envolvidos e os materiais apreendidos foram encaminhados à 14ª Subdivisão Policial (SDP) de Guarapuava para os procedimentos legais cabíveis.

Mulher é presa com veículo furtado em Guarapuava



 Mulher é presa com veículo furtado em Guarapuava

Uma mulher de 30 anos foi presa na manhã desta segunda-feira (22), no Jardim das Américas, em Guarapuava, após ser flagrada conduzindo um veículo com registro de furto/roubo.

De acordo com a Polícia Militar, a equipe recebeu informações de que uma VW Saveiro estaria circulando pela cidade com alerta de furto ou roubo. Com apoio do sistema de monitoramento, os policiais realizaram diligências e localizaram o automóvel em circulação por volta das 10h30.

Durante a abordagem, a condutora apresentou versões contraditórias sobre a procedência e a posse do veículo. Após consulta aos sistemas de segurança, foi confirmado que a Saveiro possuía registro de furto/roubo.

Diante da situação, os policiais deram voz de prisão à mulher, que foi encaminhada à 14ª Subdivisão Policial (SDP) para os procedimentos cabíveis.

O veículo foi recuperado e removido ao pátio conveniado, onde permanecerá à disposição das autoridades para os trâmites legais.

Copa do Mundo 2026: qual a situação de cada grupo para as eliminatórias?


RODOLFO BUHRER/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO - Por Jovem Pan


A fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 entra em uma etapa decisiva nesta terça-feira (23), com diversas seleções podendo garantir presença antecipada na fase eliminatória. Com o novo formato do torneio, que reúne 48 equipes, avançam ao mata-mata os dois primeiros colocados de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados.

Até o momento, seis seleções já confirmaram vaga na próxima fase: México, Estados Unidos, Alemanha, França, Noruega e Argentina. As equipes garantiram a classificação após vencerem seus dois primeiros compromissos na competição.
Quem passa? Veja a situação de cada grupo:

Grupo A

O México já garantiu classificação e liderança após duas vitórias. A disputa agora se concentra na segunda vaga, com Coreia do Sul, Tchéquia e África do Sul ainda vivos na briga. Uma vitória coreana praticamente sela a classificação, enquanto tchecos e sul-africanos dependem de resultados combinados para seguir na disputa, sobretudo pela vaga entre os melhores terceiros colocados.

Grupo B

O Grupo B chega à rodada com Canadá e Suíça em situação confortável e na disputa direta pela liderança. As duas seleções podem encaminhar ou confirmar a classificação dependendo dos resultados desta terça-feira (23), enquanto Bósnia e Catar ainda mantêm chances matemáticas, embora mais remotas, de avançar via terceira colocação. Um triunfo de qualquer uma das equipes do topo da tabela praticamente assegura vaga no mata-mata.

Grupo C

No Grupo C, o Brasil chega à última partida da fase de grupos contra a Escócia em situação bastante confortável. A Seleção venceu Haiti e Marrocos nas duas primeiras rodadas e soma seis pontos, enquanto Marrocos tem quatro, Escócia três e Haiti zero. Se vencer a Escócia, o Brasil garante a liderança do grupo, avança às fases eliminatórias com 100% de aproveitamento e elimina qualquer possibilidade de ser ultrapassado pelos rivais da chave.

Se empatar, a Seleção chega a cinco pontos e garante classificação, mas a liderança do grupo dependerá do resultado de Marrocos x Haiti e dos critérios de desempate. Se perder, o Brasil terá somado quatro pontos e ainda deve avançar, mas a posição final dependerá dos resultados paralelos.

Grupo D

O Grupo D já tem os Estados Unidos classificados, com seis pontos, e a disputa se concentra na segunda vaga, envolvendo Austrália e Paraguai. A rodada desta terça pode ser decisiva para definir quem acompanha os norte-americanos no mata-mata, enquanto a Turquia já está eliminada da competição.

Grupo E

No Grupo E, a Alemanha já garantiu vaga na próxima fase e agora observa a disputa pela segunda colocação. Costa do Marfim aparece como principal candidata à classificação, enquanto Equador e Curaçao ainda tentam se manter vivos na briga, dependendo de combinações de resultados para avançar.

Grupo F

A definição do Grupo F ficou para a última rodada. Holanda, Japão e Suécia seguem na disputa direta pelas duas vagas automáticas do grupo, enquanto a Tunísia aparece sem chances relevantes de classificação. Os confrontos entre Japão e Suécia, além de Tunísia e Holanda, devem definir tanto o líder quanto o segundo colocado da chave.

Grupo G

O Grupo G é o mais indefinido da Copa até aqui. Egito, Irã, Bélgica e Nova Zelândia ainda mantêm chances de avançar, o que significa que a última rodada será decisiva para todos os integrantes da chave. Dependendo dos resultados, até a liderança do grupo poderá mudar de mãos nas partidas finais.

Grupo H

A Espanha aparece na frente do Grupo H, mas ainda não garantiu matematicamente a primeira colocação. Uruguai, Cabo Verde e Arábia Saudita também seguem vivos na luta pelas vagas disponíveis, tornando a rodada final uma das mais abertas do torneio.

Grupo I

O Grupo I é um dos poucos já definidos. França e Noruega asseguraram classificação antecipada para o mata-mata e agora disputam apenas a liderança da chave. Senegal e Iraque já não têm mais condições de alcançar os dois primeiros lugares.

Grupo J

A Argentina garantiu a classificação antecipada e assegurou a liderança do Grupo J, com direito a Lionel Messi fazer história, tornando-se o maior artilheiro da história dos Mundiais. A segunda vaga está em disputa principalmente entre Áustria e Argélia, que chegam à rodada decisiva em confronto direto.

Grupo K

Portugal enfrenta o Uzbequistão, enquanto a Colômbia encara a República Democrática do Congo. Dependendo da combinação de resultados, portugueses e colombianos podem terminar a rodada já classificados para a fase eliminatória.

Caso Portugal vença o Uzbequistão e a Colômbia derrote a República Democrática do Congo, portugueses e colombianos chegarão à última rodada dependendo apenas de si para avançar, mas sem classificação matemática garantida, já que ainda se enfrentarão no encerramento do grupo.

Se Portugal vencer e houver empate entre colombianos e congoleses, a seleção de Cristiano Ronaldo ficará muito próxima da vaga e poderá até assumir a liderança dependendo do saldo de gols. Já um novo empate complicaria a situação portuguesa, deixando a definição para a rodada final contra a Colômbia. Uma derrota para o Uzbequistão colocaria Portugal sob forte pressão e com risco real de eliminação precoce.

Grupo L

No Grupo L, Inglaterra e Gana chegam embalados após vitórias na estreia e disputam confronto direto que pode encaminhar a classificação de ambos ou embaralhar completamente a chave. Croácia e Panamá, derrotados na primeira rodada, entram sob pressão e podem chegar à última rodada em situação delicada caso não pontuem novamente nesta terça-feira, sem nenhum ponto somado até o momento.

Goioxim: Publicações oficial do município do dia 23 de junho 2026

 



MUNICIPIO DE GOIOXIM
TERMO DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 14/2026
Leia mais... 

MUNICIPIO DE GOIOXIM
JUSTIFICATIVA DE INEXIGIBILIDADE DE CHAMAMENTO PÚBLICO 01 DE 2026 - SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Leia mais... 


Matérias publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 23/06/2026. Edição 3557

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Energia irregular injetada na rede da Copel em 2025 abasteceria uma cidade de pequeno porte por um dia

 


COPEL PR • 22/06/2026
Energia irregular injetada na rede da Copel em 2025 abasteceria uma cidade de pequeno porte por um dia

Custeada por todos os consumidores, a Geração Distribuída (GD), quando não declarada, põe em risco a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico.


A injeção irregular de energia na rede elétrica da Copel, por meio de Geração Distribuída (GD) não declarada, mapeada pela companhia em 2025, chegou a 25,4 MWh, suficiente para abastecer uma cidade de pequeno porte (com até 7 mil habitantes) pelo período de um dia.

É uma carga não prevista para o sistema, proveniente de propriedades com maior número de placas fotovoltaicas e equipamentos mais potentes não declarados em projeto prévio e instalados sem a anuência da concessionária de energia. É a chamada geração à revelia, que infringe a legislação federal de Geração Distribuída e as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“A Copel trabalha permanentemente para coibir o uso indevido do benefício da GD e prevenir sobretensão e danos à rede por energia excedente”, afirma o superintendente Comercial da Copel Distribuição, Breno Castro.

Nos primeiros seis meses deste ano, as ações de fiscalização da Copel interromperam a entrada de 12 MWh não declarados na rede de distribuição. Uma energia acumulada que, uma vez injetada à rede, causa oscilações e interrupções no fornecimento e coloca em risco a segurança do sistema elétrico.

As intervenções da Copel para a identificação e regularização de GD à revelia estão alinhadas à iniciativa da Consulta Pública 009/2026, aberta em abril pela agência reguladora, com a meta de aprimorar o tratamento de excedentes de energia e conferir maior flexibilidade operativa à Rede de Distribuição.

Aumento na geração distribuída

No Paraná há cerca de 300 mil unidades de Geração Distribuída, majoritariamente de sistemas fotovoltaicos, responsáveis pela geração de 4,5 GW. No Estado, o volume de energia proveniente de geração de placas solares injetado na rede da Copel cresceu 1.200% em cinco anos, passando de 333,4 MW em 2020 para 4,5 GW no fim de 2025.

“Em número de beneficiários da geração distribuída, o Paraná é líder no Brasil”, destaca Breno Castro.

Entre dezembro de 2020 e junho de 2026, o total de beneficiários de GD saltou de 55 mil para 677 mil consumidores, que representam 13% da base de clientes do Estado.

Ilegalidade e impacto na tarifa

A Geração Distribuída (GD) é custeada pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que gera impacto direto à tarifa de energia de todos os consumidores, mesmo quem não tem sistemas de geração própria.

O Marco Legal da GD, criado pela Lei Federal 14.300, define os critérios de compensação a quem tem sistemas micro (potência de até 75 kW) ou minigeração (potência entre 75 kW e 5 MW).

Segundo as regras, a energia gerada e consumida no mesmo instante não é taxada. O excedente injetado na rede vira créditos de energia.

Os beneficiários são divididos em categorias: GD I, atende aos sistemas protocolados até janeiro de 2023, com o abatimento de 100% do valor da energia injetada na rede, sem o pagamento pelo uso da rede de distribuição (o chamado Fio B) e GDII que têm cobrança escalonada e crescente sobre o uso da rede (a tarifa do Fio B).

A prática ilegal de ampliar a geração sem atender às exigências da Aneel de informar às distribuidoras de energia tem sido utilizada para manter indevidamente o enquadramento na categoria "GD I", que garante o direito adquirido à compensação integral de créditos e isenção da tarifa "Fio B" até 2045. Ao aumentar a potência sem autorização, o proprietário da unidade deixa de arcar com os custos de uso da rede de distribuição, quebrando a isonomia entre os consumidores e ampliando subsídios cruzados.

“Além de representar um risco, a implantação à revelia é fraude e prejudica a todos os clientes. Pela geração e a injeção de energia não declaradas o cliente perde o benefício da GD I, conforme previsto na resolução normativa 1.000/2021 da Aneel”, reforça o superintendente Comercial da Copel Distribuição.

Uma vez identificada a condição da irregularidade pela distribuidora de energia, por meio de medições e a constatação do uso de equipamentos adicionais de geração, é efetuado o procedimento de refaturamento em que toda a energia injetada é desconsiderada do sistema de compensação. É então gerada uma fatura referente ao valor da energia gerada e injetada na rede durante o período da irregularidade. E a unidade consumidora é reclassificada e perde o benefício da GDI.

Prejuízos da GD à revelia

Alterar projeto de geração distribuída sem autorização da distribuidora é fraude, sobrecarrega o sistema elétrico e interrompe o fornecimento de energia. Geradores e inversores instalados incorretamente trazem riscos e ainda podem causar sobretensão, curtos-circuitos, incêndios e danos à rede de distribuição com a queima de transformadores, cabos e sistemas de proteção.

“Aos clientes, o excedente de energia para além da capacidade da rede projetada causa oscilações e quedas de energia o que traz grandes prejuízos, principalmente em áreas rurais”, observa Castro.

“Ao ONS, Operador Nacional do Sistema, a energia não declarada não dá a visibilidade da carga real representando um risco técnico à segurança energética quando da necessidade do despacho de energia para atender à demanda de pico na ausência de produção solar”, completa Breno Castro.

A solicitação, análise e homologação do projeto de Geração Distribuída deve ser feita à Copel pelos canais de atendimento da companhia via 0800 51 00 116 ou pelo portal www.copel.com .

Cantagalo: Nota de falecimento do Sr. Candido Macionil Borges de Melo 75 anos

 



Adolescente é apreendido após ameaças, danos e roubo em caso de violência doméstica em Santa Maria do Oeste

 

SANTA MARIA DO OESTE – Um adolescente de 17 anos foi apreendido na noite deste domingo (21) após ser acusado de ameaçar a ex-companheira, causar danos materiais e subtrair um aparelho celular em uma ocorrência de violência doméstica registrada na localidade de Reservado II, em Santa Maria do Oeste.

De acordo com a Polícia Militar, as equipes foram acionadas por volta das 20h40 após diversas solicitações relatando uma situação de ameaças, danos e perturbação em uma residência.

Ao chegar ao local, os policiais constataram que um veículo apresentava danos nos vidros e nos espelhos retrovisores. A vítima, uma mulher de 34 anos, informou que o autor seria seu ex-companheiro, que não aceitava o fim do relacionamento e vinha realizando ameaças motivadas por ciúmes.

Segundo o relato, ao perceber a chegada da equipe policial, o adolescente fugiu para uma área de mata próxima. Foram realizadas buscas na região, porém ele não foi localizado naquele primeiro momento.

Pouco tempo depois, a Polícia Militar voltou a ser acionada após o retorno do suspeito à residência. Conforme a vítima, ele voltou a ameaçá-la e subtraiu seu aparelho celular, fugindo novamente ao notar a aproximação da viatura. Durante a ação, o adolescente também teria ameaçado e ofendido verbalmente uma familiar da mulher.

Após diligências e patrulhamento na região, os policiais localizaram o suspeito em uma via próxima. Ele estava acompanhado de outro adolescente. Segundo a corporação, ambos portavam pedras e pedaços de madeira no momento da abordagem, sendo necessário o uso de técnicas de controle e de instrumento de menor potencial ofensivo para garantir a segurança da equipe policial e dos envolvidos.

Durante a ocorrência, o aparelho celular subtraído foi recuperado e devolvido à vítima.

Os adolescentes foram encaminhados para atendimento médico e, posteriormente, conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. O segundo adolescente foi entregue aos responsáveis legais, conforme orientação do Conselho Tutelar, que acompanhou toda a ocorrência.

O caso será apurado pelas autoridades competentes.