Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Goioxim: Vaga de açougueiro e auxiliar de açougueiro

 



Recomendação do MP sobre acesso de crianças e adolescentes aos bailes de carnaval e fornecimento de bebidas alcoólicas a menores

Foto: Divulgação

Atuação da Décima Companhia Independente em relação à Recomendação Administrativa do Ministério Público, que trata do acesso de crianças e adolescentes aos bailes de Carnaval, além da venda e fornecimento de bebidas alcoólicas a menores.

Havera fiscalização intensificada para garantir o cumprimento das normas, incluindo o controle rigoroso do acesso, coibição do fornecimento de alcool a menores, e livre atuação dos orgãos fiscalizadores. A PM reforça que organizadores e responsaveis por eventos que descumprir a legislação poderão ser responsabilizados. Carnaval é um momento de festa mas deve ser selebrado com segurança e respeito as leis

A Policia Militar do paraná por meio da 10ª Compania independente, informa a todos que cumprira rigorosmente a recomendação administrativa do MP.

Santa Maria do Oeste: Homem foi preso após ameaçar de morte criança de 7 anos



Data/Hora/Local: 27/02/2025 - 17h50min – Podolan  

A equipe foi solicitada pela senhora 27 anos a qual relatou que seu irmão Masculino 33 anos, estaria portando uma faca tentando matar seu filho. 

No local foi visualizado um grande numero de pessoas e gritaria, sendo ainda visualizado um indivíduo portando uma faca de aproximadamente 30cm, dado voz de abordagem e ordem para largar a faca qual foi acatada, ao tentar realizar a busca pessoal no autor este passou a resistir, sendo necessário uso de algemas para conter, ainda continuou a resistir com chutes, onde se fez necessário uso de algemas de tornozelo. 

A vítima passou a relatar que seu irmão inicialmente correu atrás de seu filho de 7 anos na intenção de lhe matar, momento em que a vítima tentou parar o agressor e foi ameaçada e o agressor desferiu um soco em sua direção onde a mesma correu. Diante dos fatos a equipe deu voz de prisão ao autor e conduziu as partes até a delegacia para os procedimentos.

Cantagalo: Homem leva tiro no pescoço apos ser chamado para receber divida

 
Foto Ilustrativa


Data/Hora/Local:27/02/2025 22h30min 

ESSA EQUIPE FOI SOLICITADA ATENDER UMA OCORRÊNCIA DE LESÃO CORPORAL PROMOVIDA POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO EM QUE UMA PESSOA HAVIA DADO ENTRADA NO POSTO DE SAÚDE COM O FERIMENTO NO PESCOÇO PRÓXIMO À NUCA, A VÍTIMA FOI IDENTIFICADA E RELATOU QUE FOI COBRAR UMA DÍVIDA DE UM MASCUINO POIS O MESMO HAVIA LHE INFORMADO QUE PODERIA FAZER A COBRANÇA EM SUA RESIDÊNCIA. 

SENDO ASSIM ELE DESLOCOU ATÉ O LOCAL E FOI RECEBIDO POR UM DISPARO DE ARMA DE FOGO QUE ACERTOU O PESCOÇO PRÓXIMO À NUCA  APÓS ESSE FATO O MESMO SE EVADIU E PEDIU AJUDA A TERCEIROS, E QUE CONSEGUIU CHEGAR ATÉ O POSTO DE SAÚDE.A EQUIPE RECOLHEU INFORMAÇÕES E REALIZOU BUSCAS PELO AUTOR PORÉM O MESMO NÃO FOI LOCALIZADO ATÉ O MOMENTO. SEM MAIS INFORMAÇÕES É O RELATO.

Goioxim: Publicações Oficial do Município do dia 28 de Fevereiro 2025



MUNICIPIO DE GOIOXIM
DECRETO 09/2025 FERIADO DE CARNAVAL
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 007/2025
objeto: Aquisição de pneus novos e insumos
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
PORTARIA Nº 160 DE 27 DE FEVEREIRO DE 2025 DESIGNA JOSIANE LOURENCA
Leiaa mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
OFICIO 53/2025 DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO - LISTA DE ESPERA CMEI SONHO ENCANTADO
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 011/2025
objeto é Contratação de Empresa para Prestação de Serviços de Transporte Universitário, Cursistas e Transporte Escolar da Rede Municipal de Ensino
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
TERMO DE ADJUDICAÇÃO HOMOLOGAÇÃO DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 014/2025
objeto: Aquisição de móveis para Sala de Reuniões e Gabinete da Prefeitura Municipal,
Leia mais... 

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

1ª safra de milho pode ter resultado histórico no Paraná; 2ª safra tem chance de recorde

Por: AEN - Foto: Albari Rosa/AEN


Os produtores de milho da primeira safra paranaense podem ter a melhor produtividade histórica, com a retirada de mais de 10,4 mil quilos por hectare. Para ajudar no bom desempenho dessa cultura, a segunda safra está avançando no plantio e também promete ser das melhores já colhidas no Estado.

Essa é uma das informações trazidas pela Previsão Subjetiva de Safra (PSS) , divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).

Os 10,4 mil quilos por hectare, se confirmados, vão superar o recorde de 10,2 mil quilos conseguidos na safra 2022/23. Com isso a produção pode superar em 11% o volume de 2,5 milhões de toneladas do ciclo anterior, chegando a 2,8 milhões de toneladas, mesmo ocupando uma área 9% inferior, de 294,4 mil hectares caiu para 267,5 mil.

“Essa produtividade é benéfica, ainda que a primeira safra seja pequena”, disse o analista da cultura no Deral, Edmar Gervásio. Historicamente, a primeira safra vem perdendo terreno, principalmente para o plantio de soja. “Mas para quem apostou será muito bom, vai colher boa produtividade”.

O plantio da segunda safra avança, favorecido pelas condições climáticas, e já cobre aproximadamente 65% dos 2,6 milhões de hectares projetados. Se essa situação permanecer, nos próximos 15 dias deve superar os 90%. A produção estimada hoje é de 15,9 milhões de toneladas.

“Será a maior produção caso essa expectativa se confirme”, acrescentou Gervásio. O principal risco para a cultura são eventuais geadas de moderadas a fortes em período antecipado. As lavouras foram plantadas respeitando o zoneamento correto e prevendo esse fenômeno natural em períodos que acontecem normalmente.

SOJA – O avanço da colheita da safra de soja, que alcançou 50% da área de 5,77 milhões de hectares, tem levado o Deral a revisar para baixo a estimativa a cada mês. A projeção agora é de 21,2 milhões de toneladas, 4,7% inferior às 22,3 milhões estimadas inicialmente.


No entanto, a região Sul, onde a colheita deve se acentuar a partir de agora, não sofreu tanto com as alterações climáticas, e pode apresentar produtividade mais alta que no período anterior. “Se isso ocorrer, poderá compensar parcialmente as reduções das demais regiões do Estado, onde a estiagem foi mais severa”, ponderou o analista do Deral Edmar Gervásio. “Espera-se ainda uma boa safra se pensarmos em termos de abastecimento e comércio”.

Até agora as maiores perdas foram observadas na região de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Estado, com 376 mil toneladas a menos que o previsto. A região Oeste vem a seguir com a perda de 317 mil toneladas. A última avaliação a campo mostra que, em geral, 80% do que ainda resta está em bom desenvolvimento, 17% em situação mediana e apenas 3%, ruim.

OLERICULTURA – As colheitas de batata e cebola já se encerraram no Estado, com crescimento de produção em ambas. A batata de primeira safra rendeu 584,2 mil toneladas, 48% acima das 393,7 mil toneladas do período anterior. “A qualidade do produto colhido está boa”, informou o engenheiro agrônomo Paulo Andrade.

A de segunda safra já está com 66% dos 10,9 mil hectares plantados. Por enquanto está mantida a previsão de produzir 342,6 mil toneladas, visto que 94% das lavouras estão classificadas como boas e o restante, em condições médias.

A cebola produziu 127,7 mil toneladas, 44% a mais que as 88,7 mil toneladas de 2023/24. “A região de Guarapuava melhorou demais a qualidade, colhendo mais de 50 toneladas por hectare, e contribuiu bastante para a boa produção”, disse Andrade.

O tomate de primeira safra está todo plantado e com 79% da área de 2,5 mil hectares já colhida. Atualmente a previsão é de colher 168,5 mil toneladas. A segunda safra está com 67% dos 1,7 mil hectares plantados e 11% colhido. Estima-se produção de 120,2 mil toneladas.

No entanto, os tomates das duas safras têm sofrido com um surto de infecção virótica, provavelmente transmitido pelo inseto vetor Bemisia tabaci, conhecido como mosca-branca. Em algumas regiões do Estado, quase 100% da produção foi comprometida. Técnicos de vários institutos, entre eles a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), tem realizado inspeções para analisar o problema e orientar produtores.

OUTRAS CULTURAS – A região Noroeste do Paraná tem reduzido alguns plantios, como o milho de segunda safra, para investir em outras culturas que não apenas a soja. A mandioca é uma das que aumentaram, com 8% a mais que os 138,6 mil hectares do ano anterior. Os 150 mil hectares previsto de colheita agora devem render 4,2 milhões de toneladas (12% a mais que as 3,7 milhões de 2024).

“É uma cultura que se adapta melhor aos períodos quentes”, justificou o agrônomo Carlos Hugo Godinho. “Além do aumento de área, a produtividade prevista é maior, mesmo com todo esse calor; as plantas estão reagindo muito bem”.

A produção de tabaco teve crescimento no Sul do Estado, onde algumas regionais perderam um pouco a área de grãos. De 73 mil hectares passou para 81 mil hectares (11% a mais). A atividade é conduzida prioritariamente por pequenos agricultores que têm pouco espaço produtivo. Eles devem colher um recorde de 199,8 mil toneladas.

BOLETIM – O Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 21 a 27 de fevereiro também foi divulgado nesta quinta-feira pelo Deral. Além de comentar as estimativas de safra de algumas culturas, ele traz informações sobre o desenvolvimento da alface no Estado e sobre a produção de suculentas. No setor de proteína animal, fala sobre o aumento no preço da carne de tilápia, em cortes populares de bovino e nos ovos. A carne de frango, por sua vez, teve queda no preço, enquanto a suinocultura comemora a redução nos custos de produção.

Sistema FAEP condena decisão ilegal da Itaipu sobre compra de terras no Oeste do Paraná



Termos discutidos no acordo não envolveram os representantes do setor agropecuário e nem os produtores rurais da região

O Sistema FAEP entende como arbitrário o acordo envolvendo a compra de terras para comunidades indígenas, aprovado pelo Conselho de Administração da Itaipu, nesta quinta-feira (27). Para a entidade, os termos discutidos não envolveram os representantes do setor agropecuário e nem os produtores rurais da região Oeste. Diante disso, o Sistema FAEP vai buscar, pelos meios legais, a impugnação do acordo.

Além disso, o Sistema FAEP vai acionar a bancada do Paraná no Congresso Nacional e a Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), em Brasília, para que sejam adotadas medidas, visando a defesa dos agricultores e pecuaristas da região, contra essa desapropriação.

Essas medidas serão tomadas porque alguns dos pontos que constam no acordo são ilegais. A escolha das áreas será feita pela Funai, em acordo com os próprios indígenas. Ainda, o Incra será responsável pela avaliação dos imóveis. A definição destes pontos não contou com a participação de entidades representantes dos produtores rurais.

Além disso, não há informações de produtores rurais da região Oeste que queiram vender suas áreas. Ou seja, essas compras podem figurar como desapropriação, sem que o produtor rural queira vender sua terra e/ou receba o valor devido. Afinal, o mercado de terras tornou-se um investimento rentável, especialmente no Paraná.

Há anos, o Sistema FAEP e os sindicatos rurais da região Oeste trabalham para trazer segurança jurídica para os produtores rurais e para a sociedade do Paraná. Isso seria possível se as autoridades cumprissem o que determina o Marco Temporal, que ratifica que as demarcações de terras indígenas devem ser limitadas à data da promulgação da Constituição Federal (5 de outubro de 1988). Além disso, no final de 2023, foi publicada a Lei 14.701, que fortalece o Marco Temporal.

Ao invés disso, as invasões de terras agrícolas na região Oeste do Paraná por indígenas se tornaram costumeiras. Esses atos têm gerado insegurança jurídica para os nossos produtores rurais e prejuízos econômico, social e sanitário ao Paraná.

Mais uma vez, o Sistema FAEP afirma que a solução para as invasões não passa pela compra de terras por parte de entidades públicas, como a Itaipu, mas pela garantia da execução das leis vigentes no país. Afinal, as leis não são negociadas, mas devem ser cumpridas!

Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP

Goioxim: Abertas as inscrições para escolinha municípal de futebol

 



ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA A ESCOLINHA MUNICIPAL DE FUTEBOL*


A escolinha municipal de futebol é um espaço dedicado ao desenvolvimento esportivo e social dos Jovens e Adultos. Para os Jovens de 5 a 17 anos os treinos serão realizados em horários do contra turno, garantindo que eles possam se divertir e aprender ao mesmo tempo.

Para os adultos, os treinos serão no período da noite, permitindo que aqueles que trabalham durante o dia possam participar. Esses treinos serão voltados para o aprimoramento técnico e tático. A ideia é alem de promover diversão e entreterimento, preparar equipes competitivas para representar o municipio em competições regionais e estaduais.

Se você está interessado em se inscrever ou saber mais, não hesite em entrar em contato!

Super Iargas: O Carnaval está chegando e com ele, mais festa e sabor!

 


O Carnaval está chegando e com ele, mais festa e sabor!
Que tal preparar uma festa em casa com lanches práticos e deliciosos?
Aqui no Super Iargas, você encontra:
Mix de castanhas e frutas secas
Salgadinhos gourmet
Bebidas para todos os gostos
Curta a folia com muito sabor e praticidade! Passe por aqui e aproveite!

#CarnavalSuperIargas #Petiscos #SupermercadoCompleto









Goioxim: Veiculo Furtado em fernte ao posto de saúde emquanto o proprietário agendava consulta

 
Foto: Arquivo Goioxim Noticias


Data/Hora/Local: 26 de Fevereiro 25, 15h15min - Centro 

A EQUIPE POLICIAL FOI ABORDADA POR UM POPULAR , O QUAL INFORMOU QUE FRENTE A PREFEITURA TERIA OCORRIDO UM FURTO DE UM VEÍCULO. NO LOCAL, FOI ABORDADO PELA VÍTIMA, UM MASCULINO, O QUAL RELATOU QUE TERIA IDO AO POSTO DE SAÚDE PARA AGENDAR UMA CONSULTA PARA SUA MÃE, DEIXANDO O VEÍCULO VW/GOL, BRANCO, COM A CHAVE NA IGNIÇÃO, QUE AO RETORNAR PERCEBEU QUE HAVIA SIDO FURTADO. 

DE POSSE DAS CARACTERÍSTICAS DO VEÍCULO, A EQUIPE REALIZOU DILIGÊNCIAS E OBTEVE ÊXITO EM LOCALIZAR O VEÍCULO AINDA NO PERÍMETRO URBANO, DADO VOZ DE ABORDAGEM E REALIZADO REVISTA PESSOAL, NADA DE ILÍCITO FOI ENCONTRADO COM OS ABORDADOS, DADO VOZ DE APREENSÃO AO CONDUTOR E PASSAGEIRO QUE RESPECTIVAMENTE ERAM MENORES DE IDADE , SENDO NECESSÁRIO O USO DE ALGEMAS PARA RESGUARDAR A INTEGRIDADE FÍSICA DA EQUIPE, BEM COMO O RISCO DE FULGA. 

DURANTE A APREENSÃO, UM DOS MENORES PROFERIU AMEAÇAS CONTRA OS INTEGRANTES. COMPARECEU NO LOCAL A MÃE DE UM DOS MENORES E UMA CONSELHEIRA TUTELAR, QUE ACOMPANHARAM TODOS OS PROCEDIMENTOS NO DESTACAMENTO POLICIAL. 

DURANTE A CONFECÇÃO DO BOLETIM DE OCORRÊNCIA, AMBOS COMEÇARAM A DESACATAR OS POLICIAIS PREFERINDO PALAVRAS DE BAIXO CALÃO ALÉM DE AMEAÇAS NÃO SE ESTENDENDO SOMENTE A EQUIPE POLICIAL ALI PRESENTE MAS AOS DEMAIS POLICIAS RESIDENTES NO MUNICÍPIO. VALE RESSALTAR QUE DENTRO DO DESTACAMENTO, UM DOS MENORES FICAVA CONTORNANDO O BRAÇO TENTANDO CAUSAR FERIMENTOS E ATRIBUI-LOS À EQUIPE. 

TODOS OS FATOS DESCRITOS NESTE BOLETIM, FORAM PRESENCIADOS PELAS CONSELHEIRAS TUTELARES. OS ADOLESCENTES, O PROPRIETÁRIO DO VEICULO, FORAM CONDUZIDOS PARA DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL PARA OS PROCEDIMENTOS.

Marquinho: Vitima teve sua rede social invadida e adulterada e nela venda de 02 veiculos

Foto: Arquivo Goioxim Noticias

Data/Hora/Local: 26 fev. 25 às 13h20min Centro. 

COMPARECEU AO POLICIAL MILITAR DE MARQUINHO UM SENHOR O QUAL PASSOU A RELATAR QUE HACKEARAM SUA REDE SOCIAL FACEBOOK, ALTERARAM SEU NOME E PUBLICARAM NO MARKETPLACE DA CIDADE DE MELBOURNE - AUSTRÁLIA, ALGUMAS PUBLICAÇÕES DE VENDA DENTRE ELAS QUE FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR VENDA DE DOIS VEÍCULOS UM HÁ 15 DIAS E OUTRO HÁ 7 DIAS. 

QUE HÁ TAMBÉM VÁRIAS CONVERSAS NAS MENSAGENS DO MARKETPLACE EM OUTRO IDIOMA. QUE CONSEGUIU RECUPERAR O ACESSO A CONTA. RELATA TAMBÉM QUE ANTERIORMENTE SEU INSTAGRAM FOI CLONADO E CONSEGUIU RECUPERÁ-LA. DIANTE DOS FATOS FOI ORIENTADO.

Cantagalo: Foragido da cadeia de Laranjeiras do Sul é preso em posto de combustivel




 Data/Hora/Local: 26 de Fevereiro 25, 21h15min. Centro 

EQUIPE POLICIAL FOI ACIONADA POR UM POLICIAL PENAL , O QUAL RELATOU QUE NA DATA DE HOJE POR VOLTA DE UM MASCULINO, FUGIU DA CADEIA PÚBLICA DE LARANJEIRAS DO SUL E QUE O MESMO ESTARIA NO POSTO DE COMBUSTÍVEL CANTAGALO. DE IMEDIATO A EQUIPE FOI ATÉ O LOCAL LOGRANDO ÊXITO NA ABORDAGEM AO SUSPEITO, O QUAL NÃO RESISTIU A PRISÃO.

Candoi: Apos discução com sua genitora homem foi preso por posse irregular de arma de fogo


Data/Hora/Local: 26/02/2025 – 15h40min – Paz 

A equipe deslocou-se até a localidade da Paz, onde um casal com dois filhos necessitava de auxílio para retornar à sua cidade, onde então a assistência social conseguiu passagens de ônibus para a família. Enquanto a equipe aguardava os trâmites dos órgãos municipais, houve uma discussão entre a mulher e seu genitor. Durante o desentendimento, ela mencionou que seu pai possuía uma arma de fogo em casa. 

Diante da informação, foi questionado sobre a arma, sendo afirmado tratar-se de uma espingarda antiga, sem funcionamento, que foi apresentada a equipe, tratando-se de uma espingarda calibre .32, sem marca aparente. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao proprietário da arma, um homem de 74 anos, que, juntamente com a espingarda apreendida, foi encaminhado à Polícia Judiciária para os procedimentos legais cabíveis.

Guarapuava: Caminhão abandonado teria sido roubado em outro município


Data/Hora/Local: 26/02/2025 – 09h00min 

A equipe foi acionada para verificar a situação de um veículo abandonado, possivelmente produto de furto ou roubo. No local, constatou-se que o veículo Scania/G 420, de cor branca, possuía placas que não estavam em conformidade com o sistema de QR Code. Diante disso, a equipe verificou o chassi na parte externa do veículo, constatando que ele correspondia a outro caminhão, com uma placa diferente. 

O solicitante, funcionário da empresa de rastreamento do caminhão, informou que o veículo havia sido roubado, conforme Boletim de Ocorrência que estava sendo lavrado em outro município. A equipe realizou diligências para localizar o autor, porém, sem êxito. Diante dos fatos, o caminhão foi encaminhado à Polícia Judiciária para as providências cabíveis.

Goioxim: Publicações Oficial do Município do dia 27 de Fevereiro 2025




CAMARA MUNICIPAL DE GOIOXIM
PARECER CONCLUSIVO DE AUDIÊNCIA PÚBLIC
Ofício n.º 022/2025 - PCMG
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
DECRETO Nº 07, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2025 , REPOSIÇÃO SALARIAL, GRUPO OCUPACIONAL MAGISTÉRIO.
Leia mais...


PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ESTÁGIO PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIOXIM EDITAL 01/2025
EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 04
Leia mais... 


CAMARA MUNICIPAL DE GOIOXIM
PARECER CONCLUSIVO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA - SAÚDE
Ofício n.º 024/2025 - PCMG
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 10/2025
cujo objeto é: Aquisição de Diesel
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
LEI COMPLEMENTAR Nº 002 DE 2025 CRIA O DEPARTAMENTO DA MULHER
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
TERMO ADITIVO AO CONVÊNIO N°01/2022 QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE GOIOXIM E O CONSÓRCIO INTERGESTORES PARANÁSAÚDE,
TERMO ADITIVO N°03
Leia mais... 


CAMARA MUNICIPAL DE GOIOXIM
RESOLUÇÃO N. 010/2025
Declara Ponto Facultativo, os dias 03 e 05 de março do corrente ano, na Câmara Municipal de Goioxim, face ao feriado Nacional de Carnaval e dá outras providências.
Leia mais... 



Matérias publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 27/02/2025. Edição 3225

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Cantagalo: Duas ocorrências (01) Maus tratos-contra animais. (02) Lesão corporal contra mulher



01 Data/Hora/Local: 25/02/2025 às 11H39min Linha Janjão. BOU: 2025/ 251788 

Equipe foi acionada via copom para atender a uma situação de maus tratos a animais, no local, a equipe fez contato com a solicitante uma mulher de 35 anos e um homem de 48 anos os quais relataram a equipe policial que seu vizinho um senhor de 84 anos teria agredido seu cachorro com uma foice. 

Entrado em contato com o suposto autor este relatou a equipe que estava roçando em seu terreno quando o cachorro da sua vizinha passou por uma fresta da cerca e teria avançado contra ele que se defendeu do ataque utilizando da sua foice, porém segundo o uma testemunha que estava trabalhando próximo ao local, relatou a equipe que o autor dos fatos veio roçar próximo a cerca para provocar o animal e no momento em que o cachorro passou a cabeça pela fresta da cerca e o autor lhe atingiu com a foice. Diante dos fatos as partes foram orientadas quanto aos procedimentos cabíveis e seu direito à representação. 


02 Data/Hora/Local: 25/02/2025 às 19h42min Centro BOU: 2025/ 254575 

Compareceu no 3° pelotão de polícia militar de Cantagalo uma mulher de 24 anos a qual relatou a equipe policial que no dia de hoje por volta das 16 horas da tarde estava na sua residência quando seu ex-namorado um homem de 26 anos chegou ao local querendo conversar com ela referente ao término do relacionamento, e em determinado momento acabaram discutindo, momento este pegou o aparelho celular de da vitima e o quebrou arremessando ao chão, também quebrou alguns objetos do banheiro, e tentou quebrar sua cama e geladeira. 

Ao tentar ser impedir o fato, o autor desferiu tapas no rosto da vitima, vitima veio a cair no chão ferindo também seu joelho. Após este fato autor pegou sua moto e saiu da casa dizendo para ela não o procurar mais, pois a próxima vez que viesse para Cantagalo ele ira matála. Vitima relatou que ira pernoitar na casa de sua irmã para maior proteção. Foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis, seu direito à representação e seu direito à medida protetiva de urgência.

Virmond: Vitima teve a casa arrombada e furtados varios objetos



Data/Hora/Local: 25/02/2025 às 11H51min Linha Restinga 

Equipe patrulha rural tomou conhecimento de um furto ocorrido na área rural do município de Virmond. No local, foi entrado em contato com o senhor homem de 51 anos proprietário da residência. A vítima relatou à equipe que se ausentou da propriedade por um curto período de tempo e que ao retornar observou que a porta da residência havia sido arrombada. 

A vitima também relatou que foram furtados alguns objetos, dois celulares uma motosserra, uma carabina de pressão uma caixa de chaves. A vítima também relatou que havia um automóvel que foi observado nas imagens de segurança. Diante dos fatos a equipe orientou a vítima quanto aos procedimentos, lavrou o presente boletim e o encaminhou para a polícia civil para os demais procedimentos.

Palmital: Grave acidente com óbito na rodovia 158 sentido a marquinho



Data/Hora/Local: 25/02/2025 às17H24 BR 158. 

Nesta data por volta das 17:00hrs, a equipe foi acionada pela equipe de saúde do município, onde segundo informações teria acontecido um acidente na rodovia 158, do tipo capotamento, sentido a cidade de marquinho, Prontamente deslocado ate o local e constatado o fato, onde a ambulância já havia transportado um masculino para o pronto atendimento, e na sequência outra ambulância levou um segundo masculino, e sendo constatado que no local havia mulher 70 anos em óbito sendo isolado o local e acionado polícia civil prf e criminalística. 

Os dois masculinos 36 anos (Condutor) e 40 anos (Passageiro) estão em estado grave, e foram encaminhados para Guarapuava devido à gravidade dos ferimentos.

Goioxim: Publicações Oficial do Município do dia 26 de Fevereiro 2025





MUNICIPIO DE GOIOXIM
LEI - 889 - 2025 REGULAMENTA SOBREAVISO DO CONSELHO
LEI Nº 889/2025
Institui a gratificação por sobreaviso aos servidores públicos municipais lotados no cargo de motoristas para atender as demandas do Conselho Tutelar.
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
PORTARIA Nº 159, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2025, TAISA PEREIRA DO NASCIMENTO
PORTARIA Nº 159, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2025.
SÚMULA: Pedido de desistencia do candidato(a) aprovado em concurso público.
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
LEI - 888 - PROCURADORIA DA MULHER
LEI Nº 888/2025
INSTITUI A PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER NO ÂMBITO DO PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE GOIOXIM ESTADO DO PARANÁ
Leia mais... 


MatériaS publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 26/02/2025. Edição 3224

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Chopinzinho: Suspeito de feminicídio é encontrado morto no interior

 

Por: RBJ


A Polícia Militar foi acionada na manhã desta terça-feira (25) após o relato do encontro de um corpo na comunidade de Mato Branco, zona rural de Chopinzinho.

No local, os agentes localizaram o corpo de Pedro Renato de Oliveira, de 56 anos, apontado como o principal suspeito pela morte de Raquel Aparecida Stanquevinski, de 45 anos, registrado na segunda-feira (24).

Segundo a polícia, Pedro teria tirado a própria vida. O local foi isolado para os trabalhos da Criminalística, que fará a perícia antes do recolhimento do corpo.

Na tarde de segunda-feira, a Procuradoria da Mulher de Chopinzinho emitiu uma nota de repúdio ao feminicídio, expressando solidariedade à família e amigos da vítima e reafirmando o compromisso na luta pela defesa dos direitos das mulheres, especialmente aquelas em situação de violência.

Marquinho: Prefeito Junior destaca de alto nivel as disputas no ultimo rodeio crioulo no CTG Marco da tradição


Mais fotos... 

MARQUINHO SE SUPERANDO MAIS UMA VEZ!

Mais um Rodeio Crioulo inesquecível! Um evento grandioso, repleto de emoção, tradição e disputas de alto nível. E para fechar com chave de ouro, um encerramento de tirar o fôlego, digno da grandeza do nosso povo!

Nosso agradecimento especial ao CTG Marco da Tradição, que, com dedicação e amor pela cultura gaúcha, tornou esse espetáculo possível. Que venham os próximos desafios, porque Marquinho segue fazendo história!



Marquinho: Prefeito recebeu o representante da empresa AZURE, responsável pelo projeto de asfaltamento da PR-364



Na segunda-feira (24) O Prefeito de Marquinho Juninho, juntamente com o prefeito de Goioxim, Eder, e seu vice, Boligon, recebeu o Sr. Igor, representante da empresa AZURE, responsável pelo projeto de asfaltamento da PR-364.

Durante a reunião, ele apresentou o projeto, detalhou o andamento e discutiram pontos importantes para sua finalização.

A boa notícia é que o projeto já está em fase final e, em poucos dias, será entregue ao DER para os próximos passos!

Nova Laranjeiras: Furtado da APAE 5 notebooks e 1 celular, receptador foi preso


 
Data/Hora/Local: 24/02/2025 10h54min

A equipe Policial foi acionada por uma senhora, funcionária da APAE do município de Nova Laranjeiras. Na qual no dia 22/02/2025 um homem teria entrado na instituição e Furtado 5 notebooks e 1 celular, foi verificada uma janela com marcas de arrombamento, gavetas abertas e o local todo bagunçado pelo indivíduo. 

A solicitante conseguiu acesso a câmeras próximas, no qual aparece um indivíduo entrando no local. Após isto equipe Policial militar Intensificou o Patrulhamento, solicitante Também conseguiu rastrear o aparelho celular que indicou uma localidade de conhecimento da equipe. 


RECEPTAÇÃO Data/Hora/Local: 24/02/2025 22h58 min Descrição Sumária: 

A equipe recebeu informações de populares de que um homem que supostamente seria o indivíduo que teria furtado os objetos da APAE, estaria tentando vender tais objetos. Deslocado até o local e abordado o masculino de 44 anos, que ao ser questionado sobre o fato, este afirmou que estaria com os objetos em sua residência, franqueou a entrada da equipe, onde teria escondido os objetos, sendo localizado 3 notebooks e um celular. 

Questionado sobre onde poderia estar o restante dos aparelhos, relatou que teria vendido em Guaraniaçu e que teria comprado buchas de substâncias análogas à cocaína. Equipe deslocou até o Hospital São José para laudo de lesão corporal, e posteriormente para a 2ªSDP de Laranjeiras do Sul para procedimentos cabíveis.

Guarapuava: Homem efetua 3 disparos contra sua convivente por ela negar voltar no mesmo veiculo após ele ter bebido




POLÍCIA MILITAR AGE RAPIDAMENTE E PRENDE AUTOR DE TENTATIVA DE FEMINICIDIO EM GUARAPUAVA

No final da tarde desta segunda-feira, (24), por volta das 18h00, a Polícia Militar de Guarapuava, foi acionada para dar atendimento a uma situação de disparo de arma de fogo.
Com brevidade as equipes policiais militares deslocaram até o bairro, Jardim das Américas, onde testemunhas relataram que um masculino havia Efetuado disparos contra uma mulher.

Já no deslocamento, havia sido repassado as características do autor, 29 anos, que em diligências uma equipe logrou êxito na abordagem, em revista foi localizado com ele, um revólver cal. 38 com munições intactas.
A vítima, mulher, 27 anos na sequência, foi localizada numa região de mato próximo ao local. Em conversa, a vítima relatou que seu convivente tentou lhe matar, o qual teria efetuado 3 disparos em sua direção, quando ela saiu correndo e conseguiu fugir.

Segundo a vítima, eles estavam em um estabelecimento onde o autor estava ingerindo bebida alcoólica e por ela não querer ir embora no mesmo veículo, o autor ao chegar em casa pegou a arma de fogo e tentou lhe atingir, porém sem êxito.

Diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao autor, em tese, pelos crimes de, tentativa de feminicidio, porte ilegal de arma de fogo e disparo de arma de fogo, sendo encaminhado para os procedimentos de Polícia Judiciária.

A vítima, foi devidamente amparada, prestado todo apoio necessário com segurança.

Goioxim: Publicações Oficial do Município do dia 25 de Fevereiro 2025




MUNICIPIO DE GOIOXIM
LEI - 886 - 2025 FIXA A EXTENSÃO DAS OBRIGAÇÕES DE PEQUENO VALOR
LEI Nº 886/2025
Autoriza o Município de Goioxim/PR a conciliar, transigir e desistir em processos judiciais envolvendo a Fazenda Pública municipal, fixa a extensão das obrigações de pequeno valor e dá outras providências.
Leia mais... 


CAMARA MUNICIPAL DE GOIOXIM
RESOLUÇÃO Nº 009/2025
Designar a Servidora Danyelly Staine para exercer atividades especiais nas dependências da Câmara Municipal de Goioxim-PR.
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
PRIMEIRO ADITIVO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N. 67/2024,
TERMO ADITIVO DE PRORROGAÇÃO DE VIGÊNCIA DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS
Primeiro aditivo à Ata de Registro de Preços n. 67/2024, celebrada entre o MUNICÍPIO DE GOIOXIM, e a empresa CONSTRUTORA LEAL E FRAGA LTDA
Leia mais... 


AVISO DE LICITAÇÃO
LEILÃO ELETRÔNICO Nº 001/2025
O Município de Goioxim, Estado do Paraná, através do Leiloeiro Oficial, torna público a realização da licitação LEILÃO ELETRÔNICO Nº 001/2025, cujo objeto é a SELEÇÃO DE PESSOA(S) JURÍDICA(S) DE DIREITO PRIVADO PARA A CONCESSÃO DE DIREITO REAL DE USO DE IMÓVEL E MAQUINÁRIO, DE PROPRIEDADE DO MUNICÍPIO DE GOIOXIM, PARA INSTALAÇÃO DE EMPRESA COM O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO MUNICÍPIO, OBSERVANDO AS EXIGÊNCIAS DA LEI MUNICIPAL N° 644/2019 OU AQUELAS QUE VIEREM A SUCEDÊ-LAS.
Leia mais... 


MUNICIPIO DE GOIOXIM
LEI 887 - 2025 - CESSÃO DE SERVIDOR ACEG
LEI Nº 887/2025
Autoriza o Poder Executivo Municipal de Goioxim – PR a fazer cessão de servidores públicos para atender as demandas da ACEG (ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE GOIOXIM – PR).
Leia mais... 




Matérias publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 25/02/2025. Edição 3223

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Paraná: Mais de 300 prefeitos participam de encontro sobre novo modelo de gestão de água e saneamento

 

Por: AEN - Foto: Valdelino Pontes/SECID-PR


Mais de 300 prefeitos de todas as regiões do Paraná participaram na nesta segunda-feira (24) da 9ª Assembleia Geral das Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário. O evento, realizado em formato híbrido (presencial e on-line) serviu, também, para repassar informações fundamentais sobre o desenvolvimento do segmento aos prefeitos que assumiram seus mandatos em janeiro deste ano, muitos deles eleitos ao cargo pela primeira vez.

O Paraná é dividido em três microrregiões, Centro Litoral, Centro Leste e Oeste. A Secretária Estadual das Cidades, Camila Mileke Scucato, que coordenou o encontro, afirmou que as microrregiões representam um novo modelo de gestão nos serviços de distribuição de água e de captação e tratamento de esgotos. “O trabalho, em união de todos os municípios, será fundamental para que se cumpram as metas, e até adiantá-las, em relação à universalização dos serviços”, enfatizou Camila.

ALCANÇAR METAS - A secretária geral de microrregiões, Márcia de Amorim, disse aos prefeitos que o Paraná está bem avançado com toda a estrutura de governança do novo modelo já montada. “O sistema precisa ser conhecido pelos gestores municipais e estamos à disposição para auxiliar os municípios a alcançarem as metas já em 2027 como definiu o governador Ratinho Junior”, afirmou Márcia.

Foram apresentados o cronograma de realizações e o calendário anual de atividades, de acordo com exigência do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Além disso, foram apresentados os presidentes eleitos para o Conselho Participativo de cada microrregião.

Os prefeitos receberam como missão a indicação dos novos integrantes dos Comitês Técnicos Microrregionais, cujos mandatos coincidem com os mandatos dos prefeitos.

RECURSOS – O diretor administrativo-financeiro da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Marcelo Curado, detalhou os procedimentos para que as prefeituras tenham acesso aos recursos dos Fundos Municipais de Saneamento Básico e Ambiental, lastreado por 2% dos valores das tarifas. “Primeiro os municípios devem manifestar interesse, até o mês de maio. Em tempos de recursos escassos, pode ser uma receita a mais para o setor”, destacou ele.

PPPs – Pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o gerente de Comissões, Anderson Coelho, e o gerente Jurídico, Marcus Venício Cavassin, falaram sobre as possibilidades para a formação de Parcerias Público-Privadas (PPPs) na implantação de infraestrutura nos segmentos. Eles citaram exemplos de acordos já em andamento em diversos municípios nas três microrregiões.

Também participaram o presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, e o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que antes de ser eleito esteve no cargo de secretário estadual das Cidades por um ano e meio. “Curitiba tem muito a compartilhar com os demais municípios, assim como eles têm muito a compartilhar com a Capital. O desafio é grande, mas completamente possível se trabalharmos em conjunto. Queremos colaborar para que todos os municípios atinjam as metas”, enfatizou Pimentel.

Paraná: Queda no desmatamento: confira as regiões do Paraná que mais se destacaram em 2024

 

Por: AEN - Foto: Denis Ferreira Netto/Sedest-Pr


Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão foram as três regionais ligadas ao Instituto Água e Terra (IAT) que apresentaram as maiores reduções na área de desmatamento ilegal no Paraná em 2024, com uma queda, somada, de cerca de 500 hectares, ou o equivalente a 500 campos de futebol. Já proporcionalmente as regiões do Estado que se destacaram foram Ivaiporã, Campo Mourão e, novamente, Francisco Beltrão, todas com diminuição superior a 87%.

Os números integram o levantamento divulgado pelo IAT na terça-feira (18), que apontou 73% na supressão da Mata Atlântica ano passado.

O balanço foi coordenado pelo Núcleo de Inteligência Geográfica e da Informação (NGI) do órgão ambiental, setor desenvolvido para colaborar com a vigilância do patrimônio natural paranaense, com base nos alertas publicados pela Plataforma MapBiomas, uma iniciativa do Observatório do Clima. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

“É uma redução significativa, que pode ser atribuída ao trabalho de fiscalização rigoroso desenvolvido pelos nossos técnicos tanto em campo quanto na área digital, de forma remota. Além disso, é válido destacar a atuação conjunta que tivemos com órgãos como o Ibama para combater ocorrências de desmatamento ilegal no Sul do Estado, que também contribuíram para esses resultados expressivos”, destacou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.

De acordo com o material, a regional de Guarapuava, na parte central do Estado, foi a que apresentou a maior redução na área total de desmatamento ilegal, passando de 364,4 hectares em 2023 para 111,73 em 2024. Em seguida, aparecem as regionais de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, que diminuiu de 204,36 hectares para 35,04 hectares, e Francisco Beltrão, no Sudoeste, com decréscimo 77,86 hectares, de 88,87 hectares para 11,26 hectares.

Fecham o ranking as regionais de Curitiba, que foi de 114,98 hectares para 43,1 hectares, e Pato Branco, também no Sudoeste, que passou de 70,82 hectares para 17,68 hectares.

Considerando a taxa porcentual de redução da supressão, Francisco Beltrão e Ponta Grossa também apresentaram bons resultados, com quedas de 87% e 83%, respectivamente. No entanto, a liderança ficou com a regional de Ivaiporã, no Vale do Ivaí, que passou de 38,04 hectares em 2023 para apenas 4,57 hectares em 2024 (redução de 88%). Outros destaques foram Campo Mourão, no Centro-Oeste, que foi de 22,96 hectares para 2,98 hectares (87%), e Pitanga, na região central, que passou de 47,8 hectares para 10,27 hectares (79%).

“Fica muito claro que não vale a pena desmatar no Paraná. De um jeito ou de outro, o Estado vai fiscalizar e punir. Esses números são a prova disso”, afirmou Souza.

FISCALIZAÇÃO – Os bons índices de redução no desmatamento têm relação com melhorias nas ações de fiscalização ambiental desenvolvidas por órgãos como o IAT no Estado. O valor aplicado em multas por danos à flora foi de R$ 134 milhões em 2024, um incremento de 8% no comparativo com o ano anterior (R$ 123,2 milhões). O número de Autos de Infração Ambiental (AIA) também subiu, passando de 3.784 para 5.225 no período. Desde 2019, as multas lavradas totalizam R$ 566,7 milhões.

O relatório aponta que quatro das regionais que apresentaram as maiores reduções no desmatamento também estão entre os cinco escritórios com as maiores quantidades de multas lavradas por danos à flora no ano. Eles foram Guarapuava (com 745 AIAs totalizando R$ 35,3 milhões), Curitiba (633 AIAs totalizando R$ 13,5 milhões), Francisco Beltrão (587 AIAs totalizando R$ 7,6 milhões), e Ponta Grossa (420 AIAs totalizando R$ 13,5 milhões). O escritório regional de Irati, no Centro-Sul, fecha o ranking com 529 AIAs e R$ 14,8 milhões.

O valor arrecadado com as infrações é repassado integralmente ao Fundo Estadual do Meio Ambiente. A reserva financeira tem como finalidade financiar planos, programas ou projetos que objetivem o controle, a preservação, a conservação e a recuperação do meio ambiente, conforme a Lei Estadual 12.945/2000.

COMO AJUDAR – A denúncia é a melhor forma de contribuir para minimizar cada vez mais os crimes contra a flora e a fauna silvestres. Quem pratica o desmatamento ilegal está sujeito a penalidades administrativas previstas na Lei Federal nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e no Decreto Federal nº 6.514/08 (Condutas Infracionais ao Meio Ambiente). O responsável também pode responder a processo por crime ambiental.

O principal canal do Batalhão Ambiental é o Disque-Denúncia 181, o qual possibilita que seja feita uma análise e verificação in loco de todas as informações recebidas do cidadão. No IAT, a denúncia deve ser registrada junto ao serviço de Ouvidoria, disponível no Fale Conosco, ou nos escritórios regionais. É importante informar a localização e os acontecimentos de forma objetiva e precisa. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem realizar o atendimento.

Regionais com maior redução de área total desmatada em 2024:

1º – Guarapuava – 252,67 hectares

2º – Ponta Grossa - 169,32 hectares

3º – Francisco Beltrão - 77,86 hectares

4º – Curitiba - 71,88 hectares

5º – Pato Branco - 53,14 hectares

Regionais com maior taxa de redução da área desmatada em 2024:

1º – Ivaiporã - 88%

2º – Campo Mourão - 87%

3º – Francisco Beltrão - 87%

4º – Ponta Grossa - 83%

5º – Pitanga – 79%

Medidores inteligentes da Copel detectam falhas em tempo real, sem alterações na fatura de energia

COPEL PR • 24/02/2025 Foto: Copel


Como parte do programa Rede Elétrica Intel igente, a Copel atingiu a marca de um milhão de medidores inteligentes instalados no Paraná. A atualização tecnológica traz ainda mais transparência e eficiência na medição do consumo. Com transmissão remota em tempo real dos dados para a central da Copel, os medidores eliminam erros de leitura e garantem mais precisão no registro do uso da energia elétrica.

A modernização também permite uma resposta mais ágil a quedas de energia, com a detecção automática de falhas e o restabelecimento mais rápido do fornecimento.

“A rede inteligente funciona como um sistema de comunicação em malha, em que todos os medidores inteligentes e equipamentos da rede elétrica se conectam, criando múltiplos caminhos para a transmissão de dados. Se um trajeto falha, a informação encontra outra rota automaticamente, garantindo que a Copel receba dados sobre consumo, falhas e interrupções de forma contínua e segura”, explica Rafael Radaskievicz, gerente do departamento de Projetos Especiais da Copel.

SMART METERS – Medidores inteligentes, ou smart meters, são dispositivos eletrônicos que registram o consumo de energia elétrica em intervalos regulares e comunicam essas informações automaticamente para as concessionárias de energia. Esses aparelhos fornecem dados em tempo real sobre o uso da eletricidade, auxiliando consumidores residenciais e empresas a gerenciarem o consumo de forma mais eficiente.

A adoção global dos smart meters vem sendo impulsionada por políticas de eficiência energética, necessidade de modernização da infraestrutura elétrica e da transição para sistemas mais eficientes e sustentáveis.

Nos Estados Unidos, cerca de 65% das residências já têm medidores inteligentes. No Japão, a estimativa é de que até 2030 todas as unidades consumidoras do país estejam equipadas com medidores inteligentes. No Brasil, o maior programa em andamento é o da Copel.

FATURA – Os medidores inteligentes instalados pela Copel garantem a integridade na medição do consumo de energia. As variações que possam ocorrer refletem exclusivamente o uso real de eletricidade, como se dá em períodos de maior calor, por exemplo, sem nenhuma interferência do novo equipamento.

APLICATIVO - Nas áreas em que o sistema da Rede Elétrica Inteligente já está totalmente instalado, o consumo pode ser monitorado diariamente por meio de uma funcionalidade no aplicativo da Copel.

Com a ferramenta, é possível identificar padrões de uso, distribuir melhor o funcionamento de aparelhos elétricos ao longo do dia e antecipar custos. O acompanhamento diário via aplicativo ajuda a detectar oscilações no consumo, que podem indicar falhas em equipamentos ou a necessidade de manutenção elétrica interna.

TEMPERATURAS – A variação de temperaturas é um dos fatores de influência sobre o uso da energia nas residências. No Paraná, de 2021 a 2024, a Copel observou um aumento médio de 9,5% no consumo de energia elétrica das residências paranaenses nos meses mais quentes, de outubro a março, em comparação com os meses mais frios do ano, o período de abril a setembro.

A variação é mais expressiva na região Oeste paranaense, onde o consumo residencial médio nesta mesma comparação subiu 20,6%. O Noroeste aparece em seguida, com um crescimento médio de 17%, e o Norte, com aumento médio de 10,7%. Já nas regiões Leste e Centro-Sul do Paraná, o impacto das altas temperaturas no consumo residencial foi mais discreto, com variações médias de 1% e 2%, respectivamente.

Portanto, diversos fatores que não têm a ver com os novos medidores influenciam no consumo de energia e, consequentemente, no valor da fatura de uma residência no Brasil, como:

- a quantidade e os tipos de equipamentos elétricos ligados na unidade consumidora;

- a eficiência energética de tais equipamentos;

- os hábitos de consumo, como o tempo de uso de eletrodomésticos ou a temperatura do chuveiro;

- mudanças climáticas, que podem demandar o uso de ventiladores, ar-condicionado ou aquecedores;

- variação no número de pessoas habitando a unidade consumidora;

- as bandeiras tarifárias determinadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica;

- as perdas elétricas e os problemas em instalações com fiação antiga, mal dimensionada ou com vazamentos de corrente.

GRATUITO – A troca dos medidores é gratuita para o consumidor e faz parte da modernização da rede elétrica no Paraná. O programa Rede Elétrica Inteligente prevê alcançar 1,7 milhão de unidades consumidoras até o fim de 2025, beneficiando mais de um terço dos clientes da companhia no estado. O trabalho de troca leva cerca de 20 minutos e os eletricistas precisam acessar apenas o relógio de luz. Os profissionais possuem identificação no uniforme e no carro – onde também há um QR Code que leva ao site com todas as informações do programa e orientações para verificar a identidade dos eletricistas.

Informações: www.copel.com/rei

Goioxim: Prefeito Eder anuncia parceria com Itaipu Binacional e MAIS 200 Mil em resursos



No dia 21 de fevereiro de 2025, o Prefeito Municipal teve a honra de receber a Vereadora  Damaris e Eli Machado, representante da assessoria do Deputado Federal Tadeu Veneri. Durante o encontro, Eli anunciou a viabilização de um veículo destinado ao Município, além de um importante repasse de 200 mil reais para fortalecer a saúde local. 

Esse investimento reflete o compromisso com o desenvolvimento do Município e a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos, principalmente no setor da saúde, que tem sido uma prioridade para a Administração Municipal.

Sicredi estratégias de investimentos para o cenário econômico 2025


A alta do dólar em 2024 surpreendeu o mercado financeiro e as projeções para 2025 são de que a moeda norte-americana permaneça em um patamar elevado. Some-se a esse quadro as projeções de inflação acima da meta estabelecida pelo Banco Central, superando os 5%, e, por consequência, previsões de que a taxa Selic possa chegar a 15,25% ao final do ano, conforme projeções atuais do time de Análise Econômica do Sicredi. Nesse cenário, como adotar estratégias eficazes para proteger as finanças pessoais e, ao mesmo tempo, encontrar as melhores opções de investimento para fazer o dinheiro render se tornaram essenciais?

O gerente de Negócios de Investimentos e Previdência do Sicredi, Eduardo Crawshaw d´Azevedo, dá uma série de dicas de como a pessoa pode investir nesse cenário.

Primeiro passo é a proteção das finanças:

Um bom começo no cenário de juros em elevação é evitar ou reduzir endividamentos com juros elevados como o cheque especial ou rotativo do cartão de crédito;
É possível reduzir despesas, por exemplo, deixando de comprar roupas novas sem necessidade e evitando pedidos de delivery ou assinaturas de serviços que não utiliza com frequência;
Busque formar uma reserva de emergência que cubra entre três e seis meses de despesas fixas. O mais indicado para a formação desse tipo de recurso é utilizar investimentos em Renda Fixa pós-fixados, analisando a solidez da instituição financeira para garantir liquidez e segurança ao capital;
Por fim, defina claramente suas metas e objetivos, priorizando a preservação do poder de compra e planejando com prudência para o médio e longo prazo.

Mas e agora, onde investir as reservas?

Em um cenário com Selic e dólar altos, a renda fixa se apresenta como uma oportunidade que alia rentabilidade, segurança e liquidez. O mais indicado é utilizar investimentos em Renda Fixa pós fixados, que acompanham o CDI, e que oferecem liquidez e segurança para esse tipo de recurso.

Além da Renda Fixa, dá para obter uma rentabilidade ainda maior?

Cada perfil tem uma tolerância ao risco diferente, e as estratégias devem buscar equilíbrio entre segurança e retorno. O cenário desafiador de 2025 exige atenção à preservação do capital e oportunidades em diferentes mercados:

Se você é um investidor de perfil Conservador, invista na Renda Fixa, em produtos pós-fixados com liquidez, que acompanham o CDI. Se tem objetivos claros, com horizonte de médio e longo prazo para os investimentos, considere também produtos pré-fixados e atrelados à inflação, observando o período sem liquidez, ou seja, período em que o investidor não poderá ou terá muita dificuldade de tirar o dinheiro antes do prazo, além do próprio pós-fixado sem liquidez.

Uma sugestão de diversificação para esse perfil é: 80% de alocação em produtos pós-fixados ao CDI em uma instituição financeira sólida, 15% em fundos de crédito privado baixo risco e 5% em multimercados de baixa volatilidade

Se você é um investidor de perfil Moderado ou Arrojado, com objetivos claros, e com horizonte de médio e longo prazo para os investimentos, há significativas oportunidades disponíveis no mercado, via Fundos de Investimentos Multimercado, ETFs e BDRs, que oferecem exposição ao mercado internacional e alternativas de diversificação, bem como ações de setores resilientes e exportadoras, beneficiadas pelo dólar alto.

Uma sugestão de diversificação para o perfil moderado é 55% de alocação em produtos pós-fixados ao CDI em uma instituição financeira sólida, 15% em fundos multimercados de baixa volatilidade; 15% em produtos atrelados à inflação, 10% em bolsa americana e 5% em bolsa brasileira.

Para o arrojado, é possível diminuir a alocação em pós-fixados ao CDI e aumentar a diversificação em produtos de renda variável (bolsa americana e brasileira), além de fundos de criptomoeda (5%) e fundos cambiais (5%)
Importante lembrar que diversificação continua sendo a estratégia mais eficaz para reduzir riscos e aumentar a resiliência da carteira, ou seja, permite proteger o patrimônio em momentos de volatilidade e capturar oportunidades de crescimento em diferentes cenários econômicos.



Por: Ellen Bruger
Analista de Comunicação e Marketing

Papa Francisco ainda está em ‘estado crítico’, anuncia Vaticano

 

Com: Jovem Pam

O papa Francisco, hospitalizado em estado crítico devido a uma pneumonia nos dois pulmões, passou uma boa noite e “descansa”, informou o Vaticano na manhã desta segunda-feira (24), enquanto aumenta a preocupação com a saúde do pontífice de 88 anos. “A noite transcorreu bem, o papa dormiu e descansa”, afirma o comunicado divulgado pelo Vaticano no 11º dia de sua hospitalização, a mais longa desde sua eleição em 2013.

O pontífice argentino segue em “estado crítico” e continua recebendo oxigênio de alto fluxo, segundo o boletim médico mais recente, publicado na noite de domingo. “A complexidade do quadro clínico e o tempo necessário para que as terapias farmacológicas façam efeito obrigam a manter a prudência sobre o prognóstico”, afirmou o boletim.

Embora o quadro de anemia tenha melhorado e a trombocitopenia – diminuição do número de plaquetas no sangue – permaneça estável graças às transfusões de sangue realizadas no sábado, “alguns exames de sangue mostram uma insuficiência renal inicial leve, atualmente sob controle”, afirmaram os médicos.

O estado de saúde do líder da Igreja Católica, hospitalizado desde 14 de fevereiro, piorou no sábado com “um ataque asmático prolongado que exigiu oxigênio de alto fluxo”, além de problemas hematológicos que exigiram “a administração de uma transfusão de sangue”.

Abele Donati, diretor da unidade de anestesia e terapia intensiva do Hospital Universitário das Marcas, declarou nesta segunda-feira ao jornal italiano Corriere della Sera que a insuficiência renal “poderia indicar a presença de sepse em fase inicial”. “É a resposta do organismo a uma infecção em curso, neste caso dos dois pulmões”, explicou.

“Devemos esperar que a terapia antibiótica funcione para evitar o risco de septicemia (…) que poderia ter um desfecho fatal. O papa está certamente em boas mãos, mas as próximas horas e dias serão decisivos”, escreveu no domingo no jornal La Stampa o virologista Fabrizio Pregliasco, que não faz parte da equipa médica de Francisco.

Em Roma e no resto do mundo, em particular na América Latina, foram organizadas orações pela saúde do papa. Muitos líderes religiosos e políticos afirmaram que estavam rezando por ele. Desde sábado à noite, os internautas publicaram centenas de mensagens afirmando que rezavam por Francisco, alguns acompanhados de uma foto do pontífice sozinho na Praça de São Pedro durante a pandemia de covid-19.

O jesuíta argentino foi internado no Hospital Gemelli de Roma com bronquite, que derivou para uma pneumonia bilateral, uma infecção do tecido pulmonar potencialmente mortal. A hospitalização, a quarta desde 2021, gerou grande preocupação com a saúde do papa, já debilitada por uma série de problemas nos últimos anos, que vão de operações de cólon e de abdômen até dificuldades para caminhar.

Os problemas de saúde de Jorge Bergoglio aumentaram as especulações sobre sua capacidade para liderar os quase 1,4 bilhão de católicos do mundo. O direito canônico, no entanto, não prevê nenhum dispositivo em caso de problema grave que altere a lucidez do papa. Também provocaram a retomada das especulações sobre uma possível renúncia, alimentadas pelos opositores de Francisco, em particular nos círculos conservadores católicos.

“Tenho a impressão de que são especulações inúteis”, comentou no sábado o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado e número dois do Vaticano, em uma entrevista ao jornal Corriere della Sera.

*Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira