terça-feira, 3 de novembro de 2015

No Brasil, imprensa escrita é mais confiável que Poder Judiciário


03/11/2015 - Nacional

Pesquisa realizada pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas com brasileiros de oito estados revelou que a imprensa escrita é mais confiável do que o Poder Judiciário.

Os dados foram reunidos para o Índice de Percepção do Cumprimento das Leis (IPCLBrasil), que entrevistou mais de 3 mil pessoas.

O levantamento mostra que o grau de confiança no Poder Judiciário passou de 30% (dados do 1° semestre de 2014) para 31% (dados atualizados com pesquisa 1° semestre de 2015). Com relação à imprensa escrita, o número subiu de 44% para 47%. Na lista, a confiança mais fraca está em instituições como partidos políticos (5%), Congresso Nacional (15%) e Governo Federal (17%).

A imprensa escrita só perde o posto de mais confiável para as forças armadas (67%) e para a Igrejas Católica (58%). O ranking ainda traz os dados de confiança em Ministério Público (43%), grandes empresas (40%), emissoras de TV (34%) e polícia (33%).

Além desses dados, o estudo avaliou a opinião dos entrevistados sobre a importância de se obedecer leis, policiais e juízes. A conclusão foi: 80% dos brasileiros acreditam que é mais fácil desobedecer leis no Brasil. De forma semelhante, 56% afirmaram que existem poucas razões para seguir a lei brasileira. Os estados com maior percentual de entrevistados que afirmara ser fácil desobedecer às leis estão o Amazonas e o Rio de Janeiro, com 83% cada.

O estudo completo traz, ainda, outras informações, como a percepção do brasileiro ao atravessar a rua fora da faixa, comprar de produtos piratas e dirigir embriagado. Veja a íntegra neste link.



Portal Comunique-se
Via: centralcultura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém