quarta-feira, 30 de julho de 2014

CREA-PR divulga vencedores do Prêmio Destaque Profissional 2014 na Regional Guarapuava



O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná já conhece os vencedores do Prêmio Destaque Profissional 2014 na Unidade Guarapuava. É o segundo ano da premiação, que reconhece atuações nas engenharias, agronomia e geociências comprometidas com a melhoria na qualidade de produtos e serviços ofertados à sociedade, pautadas em valores morais e éticos. Neste ano, os três eleitos atuam em Irati.

O prêmio é dividido em três categorias. A mudança neste ano ficou por conta da eleição, antes feita pela Plenária dos Colegiados em Governança Cooperativa do CREA-PR em cada uma de suas oito regionais. Dessa vez, os colégios de entidades de classe, de inspetores e de instituições de ensino tiveram, cada um, autonomia para eleger os homenageados.

Na categoria Carreira venceu o engenheiro agrônomo Orlando Schimalesky, indicado pela AEARI (Associação dos Engenheiro Agrônomos da Região de Irati). Natural de Curitiba, Schimalesky reside em Irati e, aos 79 anos, mesmo aposentado há 32, ainda trabalha em sua empresa de planejamento agrícola e assistência técnica no município. Formou-se na Escola Superior de Agricultura e Veterinária da UFPR (Universidade Federal do Paraná) há 57 anos. Funcionário do Ministério da Agricultura em 1949, em Curitiba, dez anos depois é designado para o cargo de chefe do posto agropecuário de Irati, do mesmo órgão, permanecendo até 1971, quando a estrutura foi extinta. Foi diretor da Escola de Tratoristas de Irati, pelo Ministério da Educação, entre 1968 e 1972. Entre 1968 e 1981 foi chefe da base física do Ministério da Agricultura no município.

“Durante esse período, primou por atender os agricultores com orientações sobre os cultivos e, principalmente, com a cessão de maquinários, escassos à época, para atividades agrícolas e abertura de novas glebas para cultivo. Visitou por inúmeras vezes as propriedades rurais e ajudou a disseminar as novas tecnologias na região”, ressaltou a AEARI, entidade indicadora do profissional, da qual Schimalesky foi fundador, quando ainda se denominava CPAGRI (Clube de Profissionais em Agropecuária da Região Colonial de Irati).

Na categoria Educador, o vencedor foi o professor do curso de Engenharia Florestal da UNICENTRO (Universidade Estadual do Centro-Oeste) campus Irati, engenheiro florestal Afonso Figueiredo Filho, indicado pela própria instituição de ensino superior. Pós-doutor em Manejo Florestal pela University of Georgia, em Athens, Geórgia, Estados Unidos o educador foi, na UNICENTRO, sub-chefe do Departamento de Engenharia Florestal, Chefe do Departamento de Engenharia Ambiental, membro dos Conselhos Universitário e de Ensino e Pesquisa e diretor do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais. Atualmente é coordenador do curso de Mestrado em Ciências Florestais da UNICENTRO. Coordena também vasta produção em pesquisa, sendo ainda membro de comitês editoriais e consultor das principais revistas da área florestal no Brasil e de órgãos de fomento à pesquisa, como CNPq e fundações estaduais, autor de livros e inventários florestais.

Na categoria Profissional Destaque, também indicado pela AEARI, e eleito pelo colégio de inspetores, venceu o engenheiro agrônomo Reinaldo Tadeu de Oliveira Rocha. Trabalhando há 30 anos na EMATER-PR (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural do Paraná), o agrônomo é coordenador estadual de geoprocessamento da autarquia. É também o idealizador e coordenador do Projeto Piloto de Regularização Fundiária em Fernandes Pinheiro, município vizinho de Irati, que beneficiou 15 famílias de pequenos agricultores, servindo de referência ao projeto territorial. Em seu currículo profissional constam ainda a coordenação do Projeto de Regularização Fundiária do Território Centro Sul do Paraná e a função de Inspetor Especial de Agronomia na Inspetoria de Irati do CREA-PR.

Os vencedores do Prêmio Destaque Profissional 2014 receberão placas em deferência pelos serviços prestados à sociedade em solenidade pública no 40º EPEC (Encontro Paranaense de Entidades de Classe), nos dias 6 e 7 de novembro, em Foz do Iguaçu.

“Essa iniciativa proposta pelos Colegiados e pelo CREA-PR ressalta e valoriza não só os profissionais eleitos como toda a classe das engenharias, agronomias e geociências, mostrando à sociedade a grande importância dessas profissões e desses profissionais no desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da humanidade”, comentou o gerente regional do CREA-PR em Guarapuava, engenheiro eletricista Thyago Giroldo Nalim.

Indicados

Outros dois profissionais concorreram ao prêmio na categoria Carreira. Por indicação da ARECI (Associação Regional dos Engenheiros Civis de Irati), o engenheiro civil Antonio Ferreira Santos Filho, formado pela UFPR, atua como engenheiro projetista há vários anos. Especialista em Gestão de Negócios, é fundador, proprietário e responsável técnico de uma grande empresa de pré-moldados iratiense, com mais de 250 funcionários e quatro engenheiros. Além disso é um dos fundadores da ARECI. “Conduz seus serviços profissionais dentro da ética e é um grande empreendedor. É um dos engenheiros mais experientes em ação na nossa região”, ressaltou a entidade.

Pela AEAG (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Guarapuava), recebeu indicação o engenheiro eletricista Edson Luiz Dalla Vécchia. Formado há 33 anos pela UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), de São Paulo, o profissional é especialista em Sistemas Elétricos de Potência e Subestações pela EFEI (Escola Federal de Engenharia de Itajubá), em Minas Gerais. Atuou como engenheiro eletricista da Gerência de Manutenção de Imóveis do Banco Bamerindus, fez parte do quadro funcional da Santa Maria Companhia de Papel e Celulose, no setor de operação e manutenção de máquinas de produção de papel, e na melhoria e otimização de duas usinas hidrelétricas particulares de geração de energia elétrica da empresa. Há 28 anos é profissional liberal autônomo, prestando consultoria, assessoria técnica, integração de sistemas e elaboração de projetos técnicos nas áreas de eletrônica, telecomunicações e eletrotécnica de edificações, tanto em instalações industriais, quanto comerciais e residenciais, além de eletrificação rural. Atuou como diretor tesoureiro da AEAG, inspetor, conselheiro e coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do CREA-PR e como coordenador nacional das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos CREAs do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).

Os dois profissionais receberão certificados durante a solenidade de premiação no 40º EPEC.




João Quaquio - Assessoria de imprensa do CREA-PR/Regional Guarapuava

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém