quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Congresso instala CPI do MST com PMDB e PT no comando

09/12/09 - 15h12 - Atualizado em 09/12/09 - 17h58

Congresso instala CPI do MST com PMDB e PT no comando

Governistas têm maioria na comissão que reúne deputados e senadores.
Oposição aposta em dissidências para avançar nas investigações.

Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília

Tamanho da letra

Reunião na CPI do MST nesta quarta (9). À mesa, da esquerda para a direita, o deputado Jilmar Tatto (PT-SP), relator; o senador Almeida Lima (PMDB-SE), presidente; e o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Foi instalada nesta quarta-feira (9) a CPI mista do Congresso Nacional que vai investigar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Com ampla maioria na comissão, formada por deputados e senadores, os governistas ficaram com os dois cargos-chave da investigação: presidência e relatoria.

Apesar da instalação, os trabalhos da comissão só devem começar para valer a partir do próximo ano devido ao recesso parlamentar, que começa no dia 23 de dezembro.O pedido de criação da CPI foi protocolado por integrantes da oposição ainda no mês de outubro, mas somente na semana passada os partidos fizeram suas indicações para a investigação.

O foco da comissão será o repasse de recursos que seriam feitos pelo governo federal a entidades ligadas ao MST. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, afirma que o governo não financia o movimento e diz que os repasses a entidades são feitos dentro da legalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém