sexta-feira, 3 de julho de 2015

Novo evento de chuva volumosa é previsto para os próximos 15 dias em parte do Centro-Sul do país


A chuva que voltou a cair em grande quantidade em parte do Centro-Sul do Brasil nas últimas 24 horas provocou estragos como alagamentos, desabamentos e deslizamentos de terra em diversos municípios do centro, noroeste e norte do Paraná e no sudeste de Mato Grosso do Sul.
Estações meteorológicas operadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram valores de até 100 milímetros e com extremos superiores a 150 mm em menos de 10 horas.
Toda a instabilidade, promovida pela intensificação de áreas de instabilidade, e não frente fria, ainda manteve a chuva caindo de forma intermitente no sul e sudoeste de São Paulo, com acumulado superior a 50 mm na região de Avaré.

A simulação numérica proposta pelo modelo norte-americano GFS indica que ao longo das próximas 168 horas, ou seja, sete dias, o volume de chuva possa totalizar mais de 100 mm, principalmente no leste de São Paulo, o que inclui a Região Metropolitana, litoral e Vale do Paraíba. A chuva pode cair também sobre boa parte do Sistema Cantareira.

Na segunda semana, entre 11 e 19 de julho, o modelo volta a intensificar e muito a chuva entre o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com acumulados superiores a 200 mm.
Se somados o montante que já caiu nas últimas 24 horas com a previsão para os próximos 15 dias, vários municípios, principalmente da metade norte paranaense, podem totalizar até 400 mm de chuva, o que torna a região altamente propícia ao registro de danos naturais como alagamentos, enchentes e deslizamentos.
A colheita da safrinha, principalmente do milho, feijão e amendoim, já está comprometida no Vale do Paranapanema, no centro-oeste de São Paulo, devido à umidade elevada observada dos últimos dias.

(Crédito da imagem: Reprodução/IGES/COLA)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém