sexta-feira, 3 de outubro de 2014

120 anos da primeira eleição presidencial no Brasil





A Reportagem especial desta semana mostra que 1ª eleição para presidente, 120 anos atrás, teve candidatos demais e eleitores de menos. A Rádio Senado voltou 120 anos na história para contar como foi a primeira vez que os brasileiros puderam ir às urnas para escolher o presidente da República.

A histórica eleição foi convocada para 1º de março de 1894 e o vencedor, com avassaladores 83% dos votos, foi Prudente de Moraes. Documentos guardados no Arquivo Senado revelam curiosidades daquele processo eleitoral. Em 1894, mais de 200 pessoas foram votadas. A maioria delas, porém, recebeu um único voto.

Na época, o eleitorado era minúsculo. As mulheres, os analfabetos e os mendigos não tinham o direito de votar.

Parte dos estados foi impedida de participar da primeira eleição direta para a Presidência da República. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná foram excluídos porque convulsionavam na sangrenta Revolução Federalista e estavam em estado de sítio, período excepcional em que garantias individuais são suspensas.

A Rádio Senado também mergulhou nos quatro anos do governo de Prudente de Moraes (1894-1898). O presidente sofreu sabotagens do antecessor, Floriano Peixoto, conspirações de seu próprio vice, Manoel Victorino, e até um atentado, do qual conseguiu escapar ileso.

A reportagem especial Os 120 anos da primeira eleição presidencial é apresentada por Jefferson Dalmoro e Ricardo Westin.




(www.senado.leg.br/jornal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém