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terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Bombeiros retomam buscas por jovens desaparecidos no Alagado do Rio Iguaçu

Foto Reprodução Facebook

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Guarapuava estão em Candói desde às 6h00min de hoje (27), fazendo buscas pelos pelos corpos dos jovens Patrick Monteiro e Anderson Monteiro que desapareceram no Alagado do Rio Iguaçu, na noite de ontem (26).

Os bombeiros trabalharam bastante, e até o final da noite de ontem (26), conseguiram encontrar os corpos de Kamila Barboza Crotti, Lucimara Alves e Suelen Santos.

Segundo informações da Polícia Militar, uma das jovens estava nadando em um ponto bem profundo e começou se afogar. Outras duas meninas tentaram salvar e também se afogaram. Ainda dois rapazes tentaram ajudar e acabaram se afogando e desaparecendo. Outros dois jovens também tentaram ajudar os amigos e não conseguiram, porém conseguiram sair da água com vida, sendo encaminhados para atendimento médico.


Fonte: www.portalcandoi.com

Avião da LaMia tinha combustível limitado e excesso de peso


Segundo relatório da Aeronáutica da Colômbia, "o peso real na decolagem era de 42.148 quilos - a capacidade máxima era de 41.800 quilos"

O avião da LaMia que transportava a delegação da Chapecoense e caiu perto de Medellín no fim de novembro, e matou 71 pessoas, viajava com combustível no limite e excesso de peso, revelou nesta segunda-feira a Aeronáutica Civil da Colômbia (Aerocivil) em seu relatório preliminar.

Segundo o secretário de Segurança Aérea da Aerocivil, coronel Fredy Bonilla, as gravações da cabine de comando do avião boliviano mostram que o piloto e o copiloto conversaram sobre a possibilidade de fazer uma escala em Leticia (Colômbia) ou em Bogotá “porque (a aeronave) estava no limite de combustível”, mas decidiram não fazê-lo.

“Eles estavam cientes de que o combustível que tinham não era o adequado nem era suficiente”, afirmou o secretário, que acrescentou que durante o voo o piloto Miguel Quiroga “decidiu ir a Bogotá, mas mais adiante mudou a decisão e foi direto a Rionegro“, onde fica o aeroporto José María Córdova, nos arredores de Medellín.
Sem autonomia

A maioria das gravações de áudio apresentadas nesta segunda em Bogotá foi extraída das caixas-pretas examinadas em Londres pelos fabricantes do avião, um RJ85, disse Bonilla. Segundo a investigação, no plano de voo apresentado pelo piloto no aeroporto de Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), a autonomia da aeronave era de quatro horas e 22 minutos, exatamente igual ao tempo de voo, quando deveria ter combustível para um percurso maior.

“Deveria ter uma hora e 30 minutos a mais (de combustível) que o tempo de voo em forma padrão quanto a sua autonomia de voo”, declarou Bonilla. O avião precisava ter, além disso, um segundo aeroporto para alternativa de pouso em seu plano de voo, mas só registrou o de Bogotá, segundo a investigação.

O relatório revelou também que quando o piloto pediu à torre de controle do José María Córdova para que lhe permitisse aterrissar, apesar de ainda não estar na aproximação da pista, não informou sobre a gravidade de sua situação, nem que estavam desligados dois dos quatro motores. “Neste ponto tinham dois motores desligados, e a tripulação não fez nenhum relato de sua situação, que era crítica, e continuou reportando de forma normal” à torre de controle, explicou Bonilla.
Direções

Pouco depois, com um terceiro motor já desligado, pôde ser ouvido nos áudios a torre perguntando se precisava de algum serviço adicional em terra para uma possível emergência, e o piloto respondeu que não.

Quatro minutos antes do acidente, o quarto motor desligou e houve a falha elétrica total sobre a qual o piloto informou por um sistema primário, já que o restante tinha deixado de funcionar.

Em sua última conversa, o piloto pediu “direções” enquanto descia sem autorização para aterrissar. A torre perguntou então sua altitude e informou que ainda estava a 8,2 milhas (pouco mais de 13 quilômetros) da pista, mas o avião não respondeu e tudo ficou em silêncio devido ao impacto a 230 km/h.

Sobrepeso

O “esgotamento de combustível” é a principal de uma série de irregularidades cometidas no voo CP-2933 da LaMia, segundo a investigação, que revelou ainda que o avião tinha um peso maior do que o permitido e voava em uma altitude para a qual não estava autorizado. “A aeronave transportava um peso superior ao permitido por manuais, o que é outra descoberta que fizemos dentro da investigação”, contou o funcionário da Aerocivil. Segundo o relatório, “o peso real na decolagem era de 42.148 quilos, acima da capacidade máxima, de 41.800 quilos”.

Outra irregularidade encontrada foi a de que o avião supostamente não estava certificado para voar acima de 29.000 pés, e no plano de voo apresentado à Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares à Navegação Aérea da Bolívia (Aasana) atingiu 30.000 pés. “A Aasana aprovou o plano de voo apresentado a uma altitude de 30.000 pés, o que não era correto”, acrescentou Bonilla.

Segundo o diretor-geral da Aerocivil, Alfredo Bocanegra, o relatório apresentado hoje não tem como propósito “determinar a culpa ou responsabilidade, mas prevenir novos acidentes”, e a investigação definitiva será apresentada em poucos meses.

(Com EFE)



Candói: Afogamento Na Localidade de Aterro Distrito de Paz 3 Óbitos e 2 Desaparecido.


CANDÓI 02 – ATENDIMENTO EM LOCAL DE MORTE

Às 19h00min, uma equipe de policiais militares deslocou até a BR 373, KM 420, área rural de Candói-PR, onde segundo informações, cinco pessoas teriam morrido por afogamento na localidade do Aterro, no distrito da Paz. A equipe foi informada por pessoas que estavam no local no momento do afogamento, que outras duas pessoas ainda estavam submersas. Foi acionado o apoio do corpo de bombeiros de Guarapuava para que efetuassem as devidas buscas afim de localizar os dois homens que estariam dentro do alagado.

Uma das testemunhas relatou aos policiais que o afogamento se deu quando uma das mulheres foi em local muito profundo e que quando começou a se afogar as outras duas foram em seu socorro, mas também se afogaram e que os dois homens também se afogaram ao tentar socorre-las, foi informado também que outras duas pessoas que também tentaram ajudar no resgate e tiveram um princípio de afogamento foram encaminhadas ao pronto socorro sem que houvesse a possibilidade de identificação.

A equipe de bombeiros de Guarapuava, deram início às buscas, sendo que até a saída da equipe policial não haviam obtido êxito. Na sequência compareceram no local a equipe da polícia civil, Instituto Médico Legal (IML) e Criminalística, aos quais foram repassadas as informações do fato e assumiram a ocorrência.


Guarapuava, 27 de dezembro de 2016. Setor de Comunicação Social - nlg

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Padre Ari Marcos Bona, da Paróquia Sant'Ana, se afasta do ministério


A comunidade cristã guarapuavana foi pega de surpresa nesse domingo de Natal, 25 de dezembro. Em um post com mais de 500 linhas, publicado em seu perfil no Facebook, o padre Ari Marcos Bona, comunica seu afastamento do ministério exercido na Paróquia Sant'Ana, em Guarapuava, visivelmente insatisfeito com a Mitra Diocesana em decorrência da Operação Sacrilégio, deflagrada pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), em novembro de 2014, e que investiga a apropriação indevida de recursos do Setor de Obras da Mitra, do qual o padre Sércio Catafesta era o responsável. Leia mais...



Fonte: www.redesuldenoticias.com.br

Um morre e 3 ficam em estado grave em batida na BR-277, em Guarapuava


Um homem morreu em um acidente no fim da manhã desta segunda-feira (26), na BR-277, em Guarapuava, na região central do Paraná.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima era passageira de um carro que se envolveu numa batida de frente com um caminhão, no quilômetro 311 da rodovia.

O motorista e outras duas pessoas que estavam no veículo tiveram ferimentos graves e foram levados para um hospital da cidade, cujo nome não foi informado.




Fonte: g1.globo.com


Dois PMs são presos por suspeita de facilitar assaltos a bancos no Paraná

Capitão Cicero Tenório

Do G1 PR, com informações da RPC Cascavel


Dois policiais militares foram presos em Catanduvas, no oeste do Paraná, na madrugada desta segunda-feira (26), por suspeita de envolvimento com uma quadrilha que assaltava caixas eletrônicos, de acordo com o comando da Polícia Militar (PM).

Segundo o capitão Cícero Tenório, do Comando da PM, os suspeitos passavam informações privilegiadas sobre o funcionamento do pelotão para facilitar a vida dos assaltantes.

“Eles passavam informações, passavam a posição onde estaria a equipe na viatura, para facilitar toda a ação dos arrombadores”, explicou Tenório.

O capitão também explicou que os dois policiais trabalhavam na cidade e participaram de pelo menos dois crimes com o grupo que assalta bancos.

O envolvimento dos policiais foi descoberto na madrugada desta segunda, durante uma tentativa de assalto a uma agência bancária de Catanduvas. Uma equipe da PM foi atender a ocorrência e conseguiu prender um homem, que informou sobre o envolvimento dos dois policiais.

Um dos PMs já está na corporação há cinco anos e o outro é iniciante. Eles foram presos por tentativa de assalto e também devem responder por formação de quadrilha. A PM também informou que vai abrir um processo administrativo que pode levar à expulsão dos dois suspeitos.

“A Polícia Militar está tomando todas as providências, cortando na carne, porque não admite 
o envolvimento de policiais militares com ilícitos de qualquer natureza”, disse Tenório.



Fonte: g1.globo.com

DUAS PESSOAS MORREM EM ACIDENTE NA PR-170 EM GUARAPUAVA



Uma tragédia na PR 170, na madrugada de hoje (25), próximo a igrejinha em Guarapuava. Duas pessoas morreram após uma colisão frontal entre dois veículos. O acidente que ocorreu por volta das 3h30, envolveu o For/Fiesta, com placas de Guarapuava, conduzido por Hélio Gomes, 37, que morreu no local e o Volkswagem/fox, com placas de cascavel, dirigido por Jéferson Antonio dos Santos, 34, que também faleceu no acidente. A passageira Aliane Aparecida das Chagas, 27, foi conduzida pelo SAMU, ao UPA com ferimentos considerados graves sem risco à vida. Os corpos foram conduzidos ao IML de Guarapuava.




Fonte: Marcio Mello
Via: Blog do Eloi

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

25 de Dezembro Dia de Natal a Radio Nativa Mix e o Blog Goioxim Noticias Comemora com Você.


Votos e Agradecimentos, aos ouvintes, Apoiadores, Comunidades e Colaboradores, da Radio Nativa Mix e Blog Goioxim Noticias.

"Dia 25 de dezembro é o aniversário de Jesus, um pequeno menino que nasceu para trazer muita luz. Desde que chegou a terra os homens já o perseguiam, mas 3 reis magos o encontraram após seguir a estrela guia. Com mirra, ouro e incenso o presentearam, pois já sabiam que o filho de Deus foi mandado para salvar os homens que pecaram. Nesta data tão importante eu peço ao menino Jesus que traga suas bênçãos sobre nós e ilumine nossos caminhos com a sua luz.



"(Luis Alves,

Goioxim: Parceria Promove Natal da Unidade 2016


Da Redação, Xuxo Radio Nativa Mix

Parceria entre, ACEG, CEMEG, Prefeitura Municipal e Paroquia São Sebastião, promoveu Show com Padre Paulo e Fernando e Fabiana. O evento aconteceu no pavilhão da Igreja Matriz, com inicio as 19:30h, desta Quinta 22 de Dezembro de 2016. A Assistência social fez entrega de brinquedos para as crianças carentes. No inicio do evento ouve cantata de natal das crianças e apresentação de balé, com Izamara.


















Fotos: Xuxo Radio Nativa Mix

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Seguro DPVAT fica mais barato em 2017; veja valores


Quem tem carro pagará R$ 63,69. Para motos, será R$ 180,65.
Há ainda cobrança de taxa de R$ 4,15 pela emissão do seguro.

Os valores do seguro obrigatório, o DPVAT, serão reduzidos em 2017. Eles foram publicados no Diário Oficial desta quarta-feira (21). Quem tem carro (exceto picape) vai pagar R$ 63,69. Para motocicletas, o valor será de R$ 180,65. O custo pode ser parcelado em até 3 vezes.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privado (Susep), a redução de 37% nos valores ocorreu porque o número de indenizações pagas desde 2014 diminuíram, principalmente, em casos de invalidez.

Para todas as categorias, será cobrada ainda uma taxa de R$ 4,15 para emissão do seguro para quem optar pelo pagamento em cota única. Quem quiser parcelar o DPVAT pagará a taxa de R$ 9,63.

Também haverá cobrança de imposto sobre oerações financeiras (IOF).

Veja a tabela do DPVAT 2017 (sem considerar taxa e imposto):
- Automóveis: R$ 63,69 (era de R$ 101,10)
- Motocicletas: R$ 180,65 (era de R$ 286,75)
- Caminhões e caminhonetes: R$ 66,66 (era de R$ 105,81)
- Ônibus e micro-ônibus com cobrança de frete e lotação de mais de 10 passageiros: R$ 246,23
- Ônibus e micro-ônibus sem cobrança de frete ou lotação de até 10 passageiros, com cobrança de frete: R$ 152,67
- Ciclomotores de até 50 cilindradas ('cinquentinhas'): R$ 81,90 (era de R$ 130)

Indenizações
O valor de indenizações não mudou em relação a 2016. Ela é de R$ 13.500 por morte, de até R$ 13.500 por invalidez permanente e de até R$ 2.700 para despesas médicas.

O que é DPVAT
O seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país.

O recolhimento do seguro é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos.
A data de vencimento é junto com a do IPVA, e o pagamento é requisito para o motorista obter o licenciamento anual do veículo.

Vítimas e seus herdeiros (no caso de morte) têm um prazo de 3 anos após o acidente para dar entrada no seguro. Informações de como receber o DPVAT podem ser obtidas pelo telefone 0800-022-1204.



Fonte: g1.globo.com