sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Virmond: Os Produtores Simone e Marcos José Demétrio se Destacam na Produção de Peixe



Fonte: Cresol Vale das Aguas

Buscando o crescimento da piscicultura, estudos da Emater observaram a oportunidade de produção de peixes em Virmond, no Centro-Oeste do Paraná. Assim, foi criado o Programa de Incentivo aos Produtores de Peixes, que permite aos produtores, o auxílio de horas máquina, acompanhamento técnico e de cultivo.

Uma das propriedades que iniciaram a cultura é a dos cooperados da Cresol no município, Simone Schmeing Demétrio, 27, e Marcos José Demétrio, 31, proprietários do Sítio São José, localizado na comunidade Campo das Crianças. Os cooperados relatam que há cinco anos iniciaram os trabalhos na propriedade e que tinham como objetivo fazer um açude para produção de peixes para consumo próprio. “Quando iniciamos os nossos trabalhos não imaginávamos que hoje estaríamos trabalhando nesse segmento, logo iniciamos com os primeiros passos e, há um ano estamos produzindo a segunda safra, com seis açudes e três deles são voltados para o comércio”, ressalta Simone.
 
O principal peixe comercializado pela família é a tilápia. Mas, os cooperados possuem um mix de peixes. “Muitos clientes nos procuram para pescar o próprio peixe ou adquirem por meio de encomendas os filés prontos. Algumas vezes, vamos às feiras municipais fazer a comercialização. Mas, um dos nossos planos para o futuro é construir uma sala de abate para a preparação dos filés. Com isso, trabalhar também com os peixes juvenis, aumentar a produção, juntamente com o mercado da região, realizar cursos nesse ramo e tornar a piscicultura a nossa principal fonte de renda”, relata Marcos.
 
Com o crescimento das demandas da propriedade, o casal empreendedor buscou o apoio de uma instituição financeira para realizar os projetos. E, dessa forma, os cooperados escolheram a Cresol. “Pedimos ajuda para a Cresol, fizemos o custeio na cooperativa para a compra da ração dos peixes e dos alevinos. Com o início da ideia, a cooperativa nos apoiou nesse sonho que está se concretizando”, destacou Marcos.
 
Essa e outras histórias você encontra na Revista da Cooperativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém