quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Cantagalo: História do Municipio


Fonte: Prefeitura Municipal de Cantagalo

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE CANTAGALO
 
APRESENTAÇÃO

MERECE DESTAQUE O BELO TRABALHO REALIZADO NA ELABORAÇÃO DESTE DOCUMENTO QUE CONTA A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE CANTAGALO, PARABÉNS ADMINISTRAÇÃO 2021-2024 PREFEITO MUNICIPAL JOÃO KONJUNSKI, SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA VERA CRISTINA FERRI LAZZARETTI E PRICILLA ANTONIA LEMOS QUE REALIZOU A PESQUISA, REDAÇÃO E EDIÇÃO. OS NOSSOS AGRADECIMENTOS A TODOS AQUELE QUE DE UMA FORMA OU OUTRA COLABORARAM.

O presente documento é resultado de uma pesquisa que busca reunir dados políticos, sociais, históricos e físicos do município de Cantagalo-PR.
Atendendo as necessidades educacionais apresentadas pela nova BNCC, que nos componentes curriculares de História, Geografia, Artes e Ensino Religioso contemplam conteúdos sobre o município, reunimos neste caderno dados que nem sempre estão disponíveis à população, organizados para que, além do conhecimento sobre o município de forma geral a toda a população, sirva de subsídio para o processo educacional.

As pesquisas foram realizadas em variadas fontes e contou com a colaboração de muitas pessoas em relatos orais e documentos, fotos e registros variados particulares, além de arquivos oficiais como Leis e Decretos arquivados na Câmara Municipal de Vereadores e Biblioteca Pública. Contou ainda com registros no Jornal PRCentrosul, organizado por Valdir Baltokoski (in memorian), e alguns arquivos organizados anteriormente por pessoas ignoradas que ensaiam a contação da história da localidade.
Outra fonte de pesquisa foi o Livro “Guarapuava: das Sesmarias a Itaipu”, de Heitor Francisco Izidoro, lançado em 1976, que traz registros do então distrito de Canta Galo à época.

Note-se que o nome Cantagalo aparece com grafia diferente em algumas citações, isto porque, quando ainda era distrito do município de Guarapuava, se escrevia Canta Galo separadamente. Após a emancipação, em 12 de maio de 1982, passou a se escrever Cantagalo.

Pesquisas em sites oficiais como o Caderno Ipardes, IBGE e EMBRAPA foram de muita importância para a pesquisa, por apresentarem dados sociais e econômicos atualizados.

Contamos também com a colaboração da página do Facebook “MIC- Museu da Imagem de Cantagalo”, construída com a colaboração de pessoas que divulgam fotos antigas, sendo que cada uma, colabora com um pedacinho da história do município, organizada por Luis Carlos da Cruz. Outras publicações no Facebook também foram utilizadas, com a devida autorização, como o caso das fotos dos rios municipais, divulgados por Mizael Padilha.

Em relação ao comércio local, algumas fotos e dados foram cedidos pelos proprietários. Os demais, as fotos foram retiradas o Google Earth e dados dos cadastros na Solotudo.
Ressalta-se que alguns comércios não foram citados pela criação recente e outros, por já terem sido extintos.

O caderno está organizado na seguinte ordem:
Segue material completo no link abaixo:
https://www.eprefeituras.com.br/.../06be067985a793bb254c7...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém