terça-feira, 5 de abril de 2016

UFFS – Campus Laranjeiras do Sul inicia primeiro semestre de 2016 com mais de mil matriculados


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul concluiu durante o mês de março as matrículas dos alunos ingressantes no primeiro semestre de 2016. Com as matrículas deste ano, o Campus chega ao número de 1096 estudantes com matrícula ativa nos cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu. Em toda Universidade já são cerca de oito mil alunos.

A diretora, Janete Stoffel, comenta que "para uma instituição que em 2016 completará sete anos de existência, observamos que a procura pelos cursos da UFFS tem aumentado anualmente. Isso é resultado do trabalho de excelência que vem sendo realizado em cada um dos cursos ofertados no Campus, a partir das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas na Graduação, Especialização e Mestrado”.

Perfil dos estudantes

Os alunos são oriundos de 14 diferentes estados do país, entretanto, a maioria é do Paraná (880 estudantes). Dos estudantes paranaenses, aproximadamente 75% são de municípios integrantes do Território Cantuquiriguaçu, o qual é formado por 21 municípios, localizados no Centro-Oeste do Paraná. O município de origem do maior número de alunos é Laranjeiras do Sul, com 345 estudantes matriculados.

Para a diretora do Campus, "a UFFS é uma instituição popular constituída para oferecer à região ensino público, gratuito e de qualidade. O objetivo principal é oportunizar, aos jovens e adultos da região, formação superior sem necessidade de pagar ou deslocar-se para grandes centros urbanos. A beleza da diversidade dentro de nossa Instituição revela nossa grandiosidade. Aqui estão estudantes de várias partes do Brasil e da região; estudantes que são filhos de agricultores familiares e camponeses, de assentados e acampados, de indígenas, quilombolas e faxinalenses e também de trabalhadores da cidade. A formação que aqui adquirem permite a geração de oportunidades para estes jovens e adultos, o que leva a UFFS a atender ao seu propósito, que é fomentar o desenvolvimento regional", destaca Janete.



UFFS está entre as melhores Universidades do Brasil, segundo o MEC

O Ministério da Educação (MEC) publicou no final do ano de 2015 os Indicadores de Qualidade da Educação Superior de 2014, no qual são avaliadas as 2.042 instituições de Educação Superior e de cursos nas áreas de ciências exatas, humanas e biológicas.

Para entrar na categoria de excelência, uma instituição precisa chegar às faixas 4 ou 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), que vai de 1 a 5. A UFFS atingiu a nota 4, figurando entre as 40 melhores universidades do País, superando centros de educação já tradicionais no cenário educacional brasileiro. Para o reitor, Jaime Giolo, a colocação demonstra o comprometimento que a UFFS tem com o desenvolvimento e a qualificação do ensino superior. "Estar entre as 40 melhores universidades do Brasil é motivo de comemoração por parte da UFFS, mas acima de tudo é ocasião para fortalecer o empenho em qualificar a educação brasileira. Trata-se de uma conquista coletiva e, por isso, ao reconhecer o trabalho da Comunidade Acadêmica e Regional, queremos conclamar a todos para continuar no mesmo diapasão que nos orientou ao longo desses primeiros anos", frisa Giolo.

O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade. É a primeira vez que a UFFS participa dessa avaliação oficial do MEC. A Procuradora Educacional Institucional, Cecília Inês Duz de Andrade, explica que a UFFS entrou para essa metodologia, pois contou, neste ano, com estudantes concluintes e que participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). “O IGC é uma metodologia de análise construída com base em uma média ponderada das notas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação de cada instituição e ainda considera a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino (Graduação ou Pós-Graduação Stricto Sensu)”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém