Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

quarta-feira, 22 de abril de 2026

Idosa é alvo de tentativa de roubo e sofre ameaças no interior de Cantagalo

 


Uma idosa de 78 anos passou por momentos de tensão na manhã desta terça-feira (21), na localidade de Linha Cavernoso, área rural de Cantagalo.

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a equipe foi acionada por telefone após a denúncia de um roubo em andamento. Ao chegar no endereço, os policiais fizeram contato com a moradora, proprietária do imóvel, que relatou a ação criminosa.

Segundo a vítima, dois indivíduos, vestindo macacões pretos e utilizando capuzes da mesma cor, chegaram ao local portando um objeto semelhante a um revólver. Os suspeitos exigiram dinheiro, mas a idosa informou que não possuía valores em casa.

Mesmo sem conseguir o que queriam, os criminosos fizeram ameaças à vítima e, em seguida, fugiram sem levar nenhum bem e sem entrar na residência.

A mulher relatou ainda que os autores estavam a pé no momento da abordagem, porém, após se afastarem, foi possível ouvir o som de um motor sendo ligado nas proximidades, o que pode indicar o uso de um veículo na fuga.

A vítima não conseguiu fornecer mais detalhes sobre as características dos suspeitos. No local também não há câmeras de segurança que possam auxiliar na identificação.

A Polícia Militar realizou patrulhamento na região, mas até o momento nenhum suspeito foi localizado. O caso segue sob investigação.

Goioxim: Vem ai 1ª Copa Regional Society Barbosa

 


Polícia apreende objeto furtado e encaminha duas mulheres por receptação em Guarapuava



Na tarde desta terça-feira (21), uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de um objeto furtado no bairro São Cristóvão, em Guarapuava.

A equipe policial tomou conhecimento de um furto qualificado registrado de forma eletrônica por uma mulher de 44 anos. Segundo a vítima, foram levados de sua residência uma caixa padrão de luz e fios elétricos.

Com base nas informações, os policiais se deslocaram até um endereço já conhecido por denúncias de receptação de objetos furtados. No local, foi abordado o morador, que possui diversas passagens pelos crimes de furto e roubo. Apesar de demonstrar incômodo com a presença policial, ele autorizou a realização de buscas na residência.

Ainda do lado externo do imóvel, os agentes visualizaram, sob uma mesa, uma caixa padrão de luz com características semelhantes ao objeto furtado. Questionada, uma mulher de 40 anos, moradora da casa, afirmou ser proprietária do item e declarou que assumiria qualquer responsabilidade. No entanto, ela não soube informar a procedência do objeto.

Diante da situação, a caixa foi apreendida e, juntamente com as envolvidas, encaminhada à 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava para os procedimentos de polícia judiciária.

O caso segue sob investigação para apurar a origem do material e eventual ligação com o furto registrado.

Medição eficiente: Sanepar vai trocar mais 380 mil hidrômetros em 2026

 

Fonte: AEN - Foto: Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) desenvolve em todo o Estado um trabalho contínuo de manutenção preventiva de seu parque de hidrômetros. Com mais de 4,4 milhões de imóveis atendidos com água tratada em todo o Paraná, modernizar e manter a precisão dos equipamentos de medição contribui para a eficiência operacional do sistema de abastecimento, reduzindo perdas de água e garantindo a precisão da medição para o consumidor.

Em 2025, a Sanepar trocou 364 mil hidrômetros. Para este ano, a meta da Companhia é substituir mais cerca de 380 mil medidores em todo o Estado. Somente no primeiro bimestre deste ano, mais de 62,5 mil unidades já foram renovadas.

Conhecido popularmente como relógio de água, o hidrômetro é um instrumento de alta precisão. Em seu interior, engrenagens sensíveis trabalham de forma ininterrupta para registrar, em metros cúbicos, o volume de água que entra no imóvel. No entanto, por ser um equipamento hidráulico em movimento constante, ele sofre um desgaste natural com o passar do tempo, o que torna a sua renovação indispensável para manter a confiabilidade da medição de consumo.

Ao atingir o fim de sua vida útil — que pode variar de 4 a 10 anos, dependendo do modelo do equipamento e do volume de consumo —, o mecanismo interno pode apresentar falhas e gerar a submedição, que é quando o aparelho registra menor volume de água do que o realmente consumido.

De acordo com o gerente-geral comercial da Sanepar, Sérgio Portela, a substituição periódica preventiva é um serviço totalmente gratuito para o cliente e segue as diretrizes de normas técnicas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que recomenda a substituição em razão do tempo de vida útil do aparelho.

“Antes de serem instalados, os equipamentos novos passam por um rigoroso controle de calibração. Ao trocar os aparelhos antigos, a Sanepar garante que o volume de água registrado seja fiel ao volume consumido, o que assegura uma cobrança justa e evita distorções causadas por eventuais falhas mecânicas de equipamentos que tenham chegado ao fim de sua vida útil”, destaca.

COLABORAÇÃO – A colaboração do cliente mantendo o livre acesso das equipes ao hidrômetro, sem obstáculos como muros altos, grades fechadas ou animais que possam impedir o trabalho, é essencial para que a manutenção preventiva ocorra sem transtornos.

Como medida de segurança, a orientação é para que os moradores sempre confiram se os profissionais estão devidamente uniformizados e portando crachá de identificação, caracterizados com a inscrição “a Serviço da Sanepar” antes de permitir o acesso.

Em caso de dúvidas, os clientes devem entrar em contato com a Sanepar por um de seus canais oficiais, como o telefone 0800 200 0115, WhatsApp (41) 99544-0115, aplicativo Minha Sanepar ou pelo site da Companhia: www.sanepar.com.br

Homem com mandado de prisão é detido e flagrado com cigarros contrabandeados em Guarapuava

 


Na noite desta terça-feira (21), uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de um homem de 34 anos durante fiscalização na rodoviária municipal de Guarapuava.

A equipe abordou um ônibus interestadual que fazia a linha entre Foz do Iguaçu e São Paulo. Durante a inspeção, foi empregado o cão farejador K9 Rafiki, que indicou uma bagagem no interior do veículo pertencente ao suspeito.

Na revista, os policiais encontraram apenas um objeto do tipo “dichavador” com resquícios de substância semelhante à maconha, sem quantidade suficiente para apreensão do entorpecente.

Na sequência, a equipe realizou consulta no sistema do Conselho Nacional de Justiça e constatou que havia um mandado de prisão preventiva em aberto contra o homem, com validade até abril de 2038, expedido pela 10ª Vara Federal Criminal de São Paulo.

Diante da situação, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que teve seus direitos constitucionais informados, sendo o mandado devidamente cumprido.

Durante a continuidade da fiscalização, os policiais localizaram ainda 100 maços de cigarros de origem estrangeira nas bagagens do suspeito, configurando, em tese, o crime de contrabando.

O homem foi encaminhado, juntamente com os produtos apreendidos, à cadeia pública de Guarapuava, onde permanece à disposição da Justiça.

Motocicleta com sinais de adulteração é encontrada abandonada em área rural de Pitanga

 


Na manhã desta terça-feira (21), a Polícia Militar de Pitanga localizou uma motocicleta abandonada em uma área de vegetação na localidade de Borboleta Sávio, a cerca de 5 quilômetros do trevo de acesso ao município de Mato Rico.

A equipe foi acionada após o proprietário do terreno, um homem de 31 anos, entrar em contato com a Central da 3ª Companhia ao perceber a presença do veículo escondido em meio ao mato dentro de sua propriedade.

No local, os policiais encontraram uma motocicleta Honda Titan, de cor preta, caída ao solo e parcialmente encoberta pela vegetação — o que indica uma possível tentativa de ocultação.

Durante a verificação, foi constatado que o veículo não possuía placa de identificação e apresentava adulteração nos sinais identificadores, com os números do chassi e do motor totalmente suprimidos, impossibilitando sua identificação imediata.

Os policiais também identificaram marcas de pneus nas proximidades, indicando que outro veículo pode ter sido utilizado para transportar a motocicleta até o local.

Diante da situação, a motocicleta foi apreendida e encaminhada à 45ª Delegacia Regional de Polícia, onde passará por perícia e demais procedimentos legais.

Incêndio destrói residência em Chapéu do Sol e mobiliza equipes em Santa Maria do Oeste

 

Imagem: Redes Sociais

Na tarde desta terça-feira (21), um incêndio de grandes proporções destruiu completamente uma residência na localidade de Chapéu do Sol, no município de Santa Maria do Oeste.

De acordo com informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 13h para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os policiais constataram que as chamas já haviam consumido toda a estrutura do imóvel, que era de madeira.

Durante patrulhamentos na região e diligências realizadas no hospital municipal, os agentes localizaram o proprietário da residência, um homem de 66 anos, que recebia atendimento médico. Segundo relatos de vizinhos, o incêndio pode ter começado na parte elétrica da casa.

Apesar da destruição total do imóvel, o morador não sofreu ferimentos nem queimaduras. Ele foi atendido pela equipe de saúde apenas por apresentar estado de choque devido ao ocorrido.

A Polícia Militar registrou o boletim de ocorrência e prestou orientações aos envolvidos. A assistência social do município também foi acionada para oferecer suporte à vítima, que permaneceu sob cuidados médicos acompanhada por familiares.

As causas do incêndio deverão ser apuradas.

terça-feira, 21 de abril de 2026

Palmital: Nota de falecimento do Sra. Maria Aparecida de Campos 83 anos

 



NOME: MARIA APARECIDA DE CAMPOS

IDADE: 83 ANOS
NOME DA MÃE: EMILIA DE PAULA DE CAMPOS
NOME DO PAI: BENJAMIM DE CAMPOS
DATA DE FALECIMENTO: 21/04/2026
LOCAL DO FALECIMENTO: HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO, CENTRO – GUARAPUAVA – PR
LOCAL DO VELÓRIO: EM DOMICÍLIO – VILA FELIZ, PALMITAL – PR
NUMERO DA F. A. F. SERIE 2 Nº4896
LOCAL DO SEPULTAMENTO: MUNICIPAL CENTRAL – PALMITAL – PR
DATA DO SEPULTAMENTO: 22/04/2026
HORÁRIO: 16:00hrs
FUNERÁRIA: SÃO JOÃO / PALMITAL – PR

Convite para Festa na Comunidade Zaramelo dia 03 de Maio

 


Ocorrências de violência doméstica e perturbação do sossego são registradas em Laranjeiras do Sul

 


A Polícia Militar de Laranjeiras do Sul atendeu duas ocorrências distintas entre a noite de segunda-feira (20) e a madrugada desta terça-feira (21), ambas na região central do município.

A primeira situação, registrada por volta das 21h43, envolve um caso de violência doméstica. Segundo informações repassadas à equipe via COPOM, um homem de 47 anos teria iniciado uma confusão dentro de casa ao soltar fogos de artifício. Ao ser questionado por sua madrasta, de 50 anos, e seu pai, de 73 anos, o autor, de posse de um facão, tentou agredir as vítimas, atingindo ambas com golpes que resultaram em pequenos cortes.

Após o ocorrido, as vítimas deixaram a residência em busca de ajuda. A equipe policial realizou buscas no imóvel e nas imediações, porém o suspeito não foi localizado. No local, foram apreendidos dois facões e uma carabina de pressão, encaminhados à 2ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul. As vítimas foram orientadas quanto aos procedimentos legais, incluindo a solicitação de medida protetiva de urgência.

Já na madrugada, por volta das 2h52, a equipe foi acionada para atender uma ocorrência de perturbação do sossego alheio. No local, foi constatado barulho excessivo provocado por conversas em volume elevado em um estabelecimento. O responsável foi orientado e se comprometeu a encerrar as atividades, cessando a perturbação.

A solicitante informou não ter interesse em representar formalmente. As partes foram orientadas quanto aos procedimentos cabíveis.