Goioxim Notícias

Goioxim Notícias
CRESOL NO INSTAGRAM - CLICK E VEJA COMPLETO

quinta-feira, 9 de abril de 2026

Mulher relata agressão e ameaças em caso de violência doméstica em Cantagalo

 


Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou a polícia na noite de quarta-feira (8), em Cantagalo.

De acordo com informações repassadas pela equipe policial, o atendimento foi acionado após denúncia de ameaça contra uma mulher. No local, a vítima, de 42 anos, relatou que a situação teve início após uma discussão com seu companheiro, de 47 anos, motivada por uma conversa dele com outra mulher por meio de aplicativo de mensagens.

Segundo o relato, durante o desentendimento, o homem teria arremessado diversas vezes o próprio celular contra a parede, com a intenção de danificá-lo e impedir o acesso às mensagens. A vítima afirmou ainda que foi agredida com um tapa no rosto.

Apesar da agressão relatada, não foram constatados sinais aparentes de lesão no momento do atendimento. A mulher também informou que o autor danificou objetos da residência antes de fugir do local em uma caminhonete, antes da chegada da equipe policial.

Ainda conforme a vítima, as agressões, tanto físicas quanto psicológicas, vêm ocorrendo de forma frequente.

A polícia realizou patrulhamento nas proximidades e em possíveis locais indicados, porém o suspeito não foi localizado até o momento.

A vítima foi orientada quanto ao direito de representação criminal e sobre a possibilidade de solicitar medidas protetivas de urgência.

Goioxim: Publicações oficial do município do dia 09 de abril 2026

 



MUNICIPIO DE GOIOXIM
PORTARIA Nº 96 DE 08 DE ABRIL DE 2026, MARIA APARECIDA LIMA DEBASTIANI.
Leia mais... 

MUNICIPIO DE GOIOXIM
AVISO DE CONTRATAÇÃO DIRETA DISPENSA ELETRÔNICA Nº 13/2026
Leia mais... 

MUNICIPIO DE GOIOXIM
AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 09/2026
Leia mais... 

MUNICIPIO DE GOIOXIM
AVISO DE CHAMADA PÚBLICA/CREDENCIAMENTO N.º 01/2026
Leia mais... 


Matérias publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 09/04/2026. Edição 3506

Perturbação do sossego leva à prisão por tráfico de drogas na Palmeirinha

 


Uma ocorrência inicialmente registrada como perturbação do sossego terminou com a prisão de um homem por envolvimento com drogas na noite de quarta-feira (8), no distrito da Palmeirinha, em Guarapuava.

De acordo com a polícia, a equipe foi acionada após moradores relatarem som excessivamente alto vindo de uma residência da região, causando incômodo à vizinhança. Durante patrulhamento nas proximidades, os policiais confirmaram a situação, identificando o barulho vindo dos fundos do imóvel.

Ao tentar contato com o responsável pela residência, os agentes entraram no terreno. Nesse momento, um homem, ao perceber a presença policial, tentou fugir para dentro da casa, sendo acompanhado e abordado pela equipe.

No interior do imóvel, outro indivíduo foi localizado. Durante buscas, os policiais encontraram porções de substâncias semelhantes à maconha e ao crack. Parte do material já estava fracionada e embalada para comercialização. Também foram apreendidos objetos utilizados para preparo e armazenamento dos entorpecentes.

Segundo a polícia, parte da droga estava sobre uma mesa, enquanto o restante foi encontrado escondido em diferentes locais da residência. Um dos abordados assumiu ser o proprietário dos ilícitos.

Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão, foi informado de seus direitos constitucionais e encaminhado, junto com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Três policiais militares são alvo de operação do Gaeco por suspeita de tortura em Curitiba

 

Fonte:www.bandab.com.br


Três policiais militares de Curitiba foram alvo de uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) que investiga suspeita de tortura, fraude processual, lesão corporal e falsidade ideológica. A ação aconteceu nesta terça-feira (7).

O cumprimento dos quatro mandados de busca e apreensão contou com o apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar. Três mandados foram cumpridos nas casas dos policiais investigados e um na unidade militar em que estão lotados na capital.Publicado primeiro em Banda B » Três policiais militares são alvo de operação do Gaeco por suspeita de tortura em Curitiba - https://www.bandab.com.br/seguranca/policiais-militares-curitiba-operacao-gaeco-tortura/

Durante a operação, foram apreendidos celulares e outros dispositivos de armazenamento que poderão auxiliar na investigação. Nas casas de dois dos policiais, foram encontrados dinheiro em espécie e munições irregulares.

Já na unidade militar, a equipe apreendeu simulacros de arma de fogo, munições irregulares, além de maconha, crack e cocaína. A investigação segue em andamento e o material apreendido será analisado para esclarecer a participação dos militares nos crimes suspeitos.

As identidades dos suspeitos não foram divulgadas.

O que diz a Polícia Militar

Em nota, a Polícia Militar informou que acompanhou a operação e prestou apoio ao Gaeco por meio da Corregedoria-Geral. De acordo com a corporação, após a identificação de irregularidades, os militares que foram alvo da ação acabaram sendo encaminhados à corregedoria.

“A PMPR informa que será instaurado o procedimento administrativo cabível para apuração dos fatos. Por fim, reforça que não compactua com quaisquer condutas que afrontem os valores, princípios e normas que regem a Corporação, reiterando seu compromisso com a legalidade, a transparência e a responsabilidade na condução de seus procedimentos”, diz trecho da nota.Publicado primeiro em Banda B » Três policiais militares são alvo de operação do Gaeco por suspeita de tortura em Curitiba - https://www.bandab.com.br/seguranca/policiais-militares-curitiba-operacao-gaeco-tortura/

quarta-feira, 8 de abril de 2026

Marquinho: Incêndio destrói galpão e levanta suspeita de ação criminosa no interior

 


Uma ocorrência de incêndio registrada pela Polícia Militar nesta terça-feira (7) levanta suspeitas de ter sido provocada de forma criminosa.

Uma mulher compareceu ao destacamento policial por volta das 15h10, relatando que, no último dia 4 de abril, um incêndio atingiu sua propriedade localizada no assentamento Ouro Verde. Segundo a vítima, o fogo destruiu completamente um galpão utilizado para armazenar móveis, além de atingir parte da área de reserva ambiental e da plantação, inclusive de um vizinho.

De acordo com o relato, o Corpo de Bombeiros foi acionado na data do ocorrido e esteve no local para combater as chamas. Ainda conforme a vítima, um dos profissionais que atendeu a ocorrência mencionou que havia indícios de que o incêndio poderia ter sido criminoso.

A mulher informou também que o local não possuía instalação elétrica ou qualquer outro fator que pudesse justificar o início acidental do fogo, e afirmou desconhecer a autoria ou motivação do possível crime.



Diante dos fatos, a vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis. O caso pode ser investigado.

Polícia registra furto em propriedade rural e dois casos de estelionato no município


A Polícia Militar atendeu, nesta terça-feira (7), diversas ocorrências no município, envolvendo furto em área rural e golpes de estelionato.

No período da manhã, um homem compareceu ao destacamento policial relatando um furto em sua propriedade localizada na comunidade de Caratuva. Segundo a vítima, o crime ocorreu entre os dias 30 de março e 7 de abril. Ele informou que havia deixado um trator New Holland 7630, de cor azul, no local e, ao retornar, constatou o furto de diversas peças do veículo. Foram levados o assento, bateria, barra de tração, motor de arranque, faróis, alternador e seis pesos do pneu traseiro. A vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis.

Ainda pela manhã, por volta das 9h30, uma mulher procurou a polícia relatando ter sido vítima de estelionato na Rua Sete de Setembro, região central da cidade. De acordo com o relato, ela negociava a compra de um veículo Fiat Uno quando foi convencida pelo suposto vendedor a realizar depósitos em dinheiro. Após efetuar algumas transferências, a vítima desconfiou da situação e interrompeu os pagamentos, percebendo que se tratava de um golpe. Ela também recebeu orientações da equipe policial.

Já no período da tarde, por volta das 16h30, outra ocorrência de estelionato foi registrada na comunidade Ouro Verde. Uma mulher relatou que foi enganada após receber uma mensagem pelo Facebook informando que havia ganhado um prêmio. Ao participar de uma suposta “roleta virtual”, ela escolheu uma lavadora e secadora de roupas. Na sequência, foi instruída a realizar um pagamento via PIX referente ao frete. Após o primeiro envio, novos valores foram solicitados sob a justificativa de custos adicionais de transporte, totalizando várias transferências realizadas por QR Code. A vítima só percebeu o golpe quando houve uma nova cobrança. Ela foi orientada pelas autoridades.

A Polícia Militar reforça o alerta para que a população redobre a atenção em negociações e ofertas recebidas pela internet, evitando realizar pagamentos sem a devida verificação da procedência.

 

Colisão entre caminhão e carreta causa morte de uma pessoa em General Carneiro

 

Fonte: Canal 4

Uma pessoa morreu em um acidente registrado na tarde desta terça-feira (7), na BR-153, em General Carneiro. A colisão entre uma carreta e um caminhão aconteceu nas proximidades da área urbana do município.

Após o impacto, os veículos foram rapidamente consumidos pelo fogo. Equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU, Pronto Atendimento Municipal e Polícia Rodoviária atenderam a ocorrência.

O Instituto Médico Legal confirmou a morte de uma pessoa. Até o momento não houve confirmação da identidade. As causas do acidente deverão ser apuradas pelas autoridades policiais.


Menores são flagrados embriagados após compra de álcool em comércio de Guarapuava

 


Na tarde desta terça-feira (7), uma ocorrência envolvendo o consumo de bebida alcoólica por menores de idade mobilizou equipes policiais no Distrito de Palmeirinha, em Guarapuava.

De acordo com informações repassadas pela polícia, três menores, com idades de 11, 13 e 14 anos, conseguiram adquirir bebidas alcoólicas em uma mercearia da região. A venda foi posteriormente confirmada pela própria proprietária do estabelecimento.

Após a compra, os adolescentes seguiram até outro mercado, onde consumiram as bebidas. Em seguida, dirigiram-se até a escola já em estado de embriaguez, situação que chamou a atenção da direção da instituição. Diante dos fatos, o diretor acionou a Polícia Militar.

No local, os menores confirmaram o ocorrido. Os responsáveis legais foram acionados e acompanharam o desenrolar da ocorrência. A equipe policial encaminhou tanto os envolvidos quanto os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais até a delegacia para os procedimentos cabíveis.

Segundo a polícia, todos colaboraram com a ação, não sendo necessário o uso de força.

O caso será apurado pelas autoridades competentes, podendo resultar em responsabilização dos envolvidos pela venda irregular de bebidas alcoólicas a menores, prática proibida por lei no Brasil.

Apoio do Estado: curativo que identifica tipo sanguíneo em minutos passa por testes finais

 

Fonte: AEN - Foto: Fundação Araucária


Um projeto desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) propõe uma solução inovadora que pode transformar atendimentos de emergência: um curativo capaz de identificar o tipo sanguíneo em até dois minutos, diretamente no local, sem a necessidade de exames laboratoriais.

O projeto foi um dos finalistas do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), do Governo do Estado, que apoia pesquisas de universidades para que se transformem em serviços e produtos inovadores. As inscrições para o Edital atual seguem até 22 de abril.

Batizada de Blood-Aid, a tecnologia utiliza anticorpos impregnados em um material semelhante a um curativo comum, permitindo detectar os sistemas ABO (tipos A, B e O) e o fator Rh (positivo ou negativo) de forma rápida e visual. A leitura do resultado ocorre por meio da formação de letras e sinais no próprio material, facilitando a interpretação até por profissionais não especializados.

O projeto está na etapa final de desenvolvimento do curativo, com foco na otimização da visualização dos tipos sanguíneos para garantir uma leitura cada vez mais clara e precisa.

“Avançamos agora para a fase de validação, com a realização de testes rigorosos que assegurem a confiabilidade da detecção. Concluída essa etapa, o próximo passo será estabelecer parceria com o setor industrial para viabilizar a produção em larga escala e ampliar o acesso à tecnologia”, explica o coordenador do projeto e professor do Departamento de Microbiologia do Centro de Ciências Biológicas da UEL, Gerson Nakazato.

De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, o Programa Prime tem um papel estratégico ao aproximar a pesquisa científica das demandas reais da sociedade. “Ao apoiar iniciativas como o Blood-Aid, estamos incentivando não apenas a geração de conhecimento, mas a transformação desse conhecimento em soluções concretas, com potencial de mercado e impacto direto na vida das pessoas.

O Blood-Aid surge diante de um problema relevante: cerca de 40% da população brasileira não sabe qual é o seu tipo sanguíneo, informação essencial em situações críticas como acidentes com hemorragia, quando a transfusão precisa ser imediata e compatível.

A expectativa é que a inovação contribua para salvar vidas, especialmente em regiões com acesso limitado.

“Especialmente em regiões remotas ou de difícil acesso, não há suporte de laboratório clínico. Nessas situações, o curativo pode ser utilizado para identificar rapidamente o tipo sanguíneo antes de uma transfusão, contribuindo para decisões mais seguras. A tecnologia também tem grande potencial de uso em ambulâncias e atendimentos de emergência”, analisa a pesquisadora e também coordenadora do projeto, Renata Kobayashi.

Segundo o diretor de Ciência e Tecnologia da Seti, Marcos Aurélio Pelegrina, o Prime é uma política pública importante para consolidar a integração entre o ambiente acadêmico e as demandas do setor produtivo.

"Ao conectar o conhecimento gerado nas universidades às necessidades reais do mercado e da sociedade, o Prime contribui para acelerar tecnologias inovadoras como o curativo Blood-Aid, assegurando que o investimento público em pesquisa se transforme em produtos disponíveis para a população, com ganhos expressivos em redução de custos no sistema de saúde e fortalecimento da autonomia científica paranaense", afirma o gestor.

O projeto combina conhecimentos de hematologia, biotecnologia e nanotecnologia. Para aumentar a precisão da leitura, os cientistas utilizam nanopartículas de ouro associadas aos anticorpos, o que intensifica a visualização dos resultados.

Além do curativo, a equipe também desenvolveu um kit complementar de detecção sanguínea, que inclui sistema de coleta e aplicação do material. Parte superior do formulário

Obra de R$ 514 milhões, duplicação de rodovia entre Pitanga e Turvo avança na região Central

 

Fonte: AEN - Foto: DER

As obras de duplicação em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Turvo, na região Central, que começaram no segundo semestre do ano passado, chegaram a 22% de execução num trecho de 45,5 quilômetros. O investimento é de R$ 514,2 milhões.

A obra, coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), começa no perímetro urbano de Pitanga e segue até o perímetro urbano de Turvo, passando por acessos aos municípios de Santa Maria do Oeste e Boa Ventura de São Roque.

A implantação da nova pista em pavimento rígido de concreto continua avançando em ritmo acelerado, enquanto são realizadas melhorias no pavimento asfáltico da pista existente, que será aproveitada como base para uma camada de pavimento de concreto. Esta técnica de restauração é conhecida como whitetopping, e tem sido empregada com sucesso pelo DER/PR em rodovias de todo o Paraná.

Continua como serviço mais avançado a construção das obras de arte especiais (OAE) do trecho, que incluem um viaduto na interseção da PRC-466 com a PR-239 e a PR-460 em Pitanga, outro viaduto no entroncamento da PRC-466 com a PR-456 (acesso para Santa Maria do Oeste), nas novas pontes sobre o Rio Carazinho e sobre o Rio Bonito, além da nova passarela para pedestres em Pitanga. Ainda será construído um terceiro viaduto, também em Pitanga, no entroncamento com a Avenida Universitária.

Os demais serviços estão concentrados principalmente na terraplenagem da plataforma da nova pista, e na implantação do sistema de drenagem de águas e obras de arte corrente, como bueiros.

O trecho vai contar também com nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, abrigos para parada de ônibus, iluminação nos viadutos e retornos, entre outras melhorias. A previsão é de concluir os serviços até abril de 2027.