quarta-feira, 8 de abril de 2026
Candoi: Nota de falecimento do Sr. Julio Cardoso 85 anos
NOME: JULIO CARDOSO
IDADE: 85 ANOS
NOME DA MÃE: FRANCISCA LEITE DE GODOI
NOME DO PAI: GARDINO CARDOSO
DATA DE FALECIMENTO: 07/04/2026
LOCAL DO FALECIMENTO: HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO-CENTRO /GUARAPUAVA -PR
LOCAL DO VELÓRIO: CAPELA MORTUARIA MUNICIPAL DE CANDÓI-PR
NÚMERO DA F.A.F: SERIE 2 Nº4810
LOCAL DO SEPULTAMENTO: CEMITÉRIO MUNICIPAL DE CANDÓI-PR
DATA DO SEPULTAMENTO: 08/04/2026
HORÁRIO: 17:00 hrs
FUNERARIA: SANTA CRUZ/CANDÓI-PR
Goioxim: Publicações oficial do município do dia 08 de abril 2026
MUNICIPIO DE GOIOXIM
DECISÃO DE REVOGAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 05/2026
Leia mais...
MUNICIPIO DE GOIOXIM
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO – 01/2025 CONVOCAÇÃO, ELENICE DOS SANTOS RIOS.
Leia mais...
terça-feira, 7 de abril de 2026
Idoso é encontrado morto na zona rural de Marquinho
Um homem de 73 anos foi encontrado morto na tarde de segunda-feira (6), na localidade de Alto do Cobre, zona rural de Marquinho.
De acordo com a Polícia Militar, a equipe foi acionada pelo Copom da 10ª Companhia Independente para prestar atendimento em uma ocorrência de local de morte, após a equipe municipal de saúde informar sobre o óbito.
No local, uma enfermeira do município já havia constatado a morte da vítima. A identidade do idoso não foi divulgada.
A área foi isolada pela equipe policial, que também acionou os órgãos competentes para os procedimentos legais e apuração das circunstâncias da morte.
As causas do óbito não foram informadas até o momento.
Ameaça com arma branca mobiliza Polícia Militar em Goioxim
Uma ocorrência de ameaça no contexto de violência doméstica foi registrada na tarde de segunda-feira (6), na localidade de Faxinal Comprido, em Goioxim.
De acordo com informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada após uma mulher relatar que seu ex-companheiro teria invadido sua residência e passado a ameaçá-la com um canivete.
No local, a vítima informou que o homem já vinha tentando contato telefônico durante toda a tarde, sem sucesso. Diante disso, ele teria ido até a casa dela, entrando sem autorização e fazendo ameaças de morte, afirmando que utilizaria a arma para atacá-la.
Durante a situação, um familiar da vítima interveio para protegê-la, colocando-se à frente do agressor. Ao ser informado de que a polícia seria acionada, o suspeito fugiu e não foi mais localizado.
A mulher relatou ainda que o relacionamento terminou há cerca de um mês, mas o ex-companheiro não aceita o fim. Segundo ela, apesar de já estar em outro relacionamento, ele continua insistindo em manter contato.
A Polícia Militar realizou buscas na região, porém o autor não foi encontrado. A vítima recebeu orientações sobre medidas de segurança e manifestou interesse em solicitar medida protetiva de urgência.
O caso reforça o alerta para situações de violência doméstica, que devem ser denunciadas imediatamente às autoridades.
Janela partidária fecha com série de trocas de legendas na Assembleia Legislativa do Paraná
Com o fim do prazo legal para que os parlamentares trocassem de legenda, em 4 de abril, a Assembleia Legislativa do Paraná passa a ter uma nova composição partidária, além do retorno de dois deputados que estavam licenciados e reassumiram seus mandatos.
Ao longo da chamada janela partidária, um total de 19 parlamentares trocou de legenda para cumprir o último ano da atual legislatura. Com as mudanças, o União Brasil foi o partido que mais perdeu cadeiras na Casa de Leis. A legenda, que contava com sete deputados, deixou de ter representação na Alep.
Deixaram o partido a deputada Flávia Francischini e os deputados Tito Barichello e Mauro Moraes, que foram para o PL; Luiz Fernando Guerra, que se filiou ao Novo; Ney Leprevost, que foi para o Republicanos; e Thiago Bührer, que migrou para o PSD. Além disso, o deputado Nelson Justus voltou para a suplência.
O PL, por outro lado, é a legenda que mais cresceu, ganhando sete novos representantes no plenário. Além dos já citados, passaram a integrar o partido os deputados Denian Couto, que deixou o Podemos; Matheus Vermelho e Paulo Gomes, que saíram do PP; e Samuel Dantas, ex-Solidariedade. Com as entradas, a legenda passou de cinco para 12 deputados.
PSD segue com a maior bancada
Outra sigla que ampliou o número de parlamentares foi o PSD, que permanece com a maior bancada na Casa de Leis, com 19 deputados (eram 15 antes das mudanças). Além de Thiago Bührer, chegaram ao partido a deputada Marli Paulino (ex-Solidariedade) e os deputados Soldado Adriano José (ex-PP), Luís Corti (ex-PSB) e Batatinha (ex-MDB). Por outro lado, o deputado Alexandre Curi deixou o partido para ingressar no Republicanos.
As demais mudanças foram dos deputados Dr. Leônidas, que foi do Cidadania para o PP; Márcio Pacheco, que saiu do PP para o Republicanos; Fábio Oliveira, que deixou o Podemos para o Novo; e Alisson Wandscheer, que saiu do Solidariedade para o PP.
Deputados licenciados retornam
Além das mudanças partidárias, outras duas alterações na composição das bancadas ocorreram com o retorno à Assembleia dos deputados Marcio Nunes (PSD) e Do Carmo (que trocou o União pelo Podemos). Eles deixaram as secretarias da Agricultura e do Abastecimento e do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, respectivamente. Com isso, os deputados Reichembach (PSD) e Nelson Justus voltam à condição de suplentes.
Nova composição
Com as mudanças, três legendas deixaram de ter representantes na Alep. Além do União, o PSB e o Cidadania não têm mais deputados na Casa de Leis. Em contraponto, o Novo, que ganhou dois parlamentares, passou a ter representação na Assembleia Legislativa.
Conheça a nova composição da Casa de Leis:
PSD – 19 deputados
Adão Litro, Ademar Traiano, Soldado Adriano José, Artagão Júnior, Batatinha, Cloara Pinheiro, Cobra Repórter, Evandro Araújo, Gugu Bueno, Hussein Bakri, Luís Corti, Luiz Claudio Romanelli, Marcelo Rangel, secretária Márcia Huçulak, Marcio Nunes, Marli Paulino, Moacyr Fadel, Pedro Bazana e Thiago Bührer.
PL – 12 deputados
Denian Couto, Flávia Francischini, Gilberto Ribeiro, Gilson de Sousa, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Matheus Vermelho, Mauro Moraes, Paulo Gomes, Ricardo Arruda, Samuel Dantas e Delegado Tito Barichello.
PT – 6 deputados
Ana Júlia, Doutor Antenor, Arilson Chiorato, Professor Lemos, Luciana Rafagnin e Renato Freitas.
Republicanos – 5 deputados
Alexandre Amaro, Alexandre Curi, Cantora Mara Lima, Márcio Pacheco e Ney Leprevost.
PP – 5 deputados
Alisson Wandscheer, Cristina Silvestri, Dr. Leônidas, Mabel Canto e Maria Victoria.
MDB – 2 deputados
Anibeli Neto e Tercílio Turini.
PDT – 2 deputados
Goura e Requião Filho.
Novo – 2 deputados
Fábio Oliveira e Luiz Fernando Guerra.
Podemos – 1 deputado
Do Carmo.
ENGIE e Melipomar expandem programa de educação ambiental para sete escolas públicas no Paraná em 2026
Iniciativa chega aos municípios de Campo Largo, Ponta Grossa, Balsa Nova, Teixeira Soares e Pinhão, ampliando o alcance do programa que atendeu 2.059 estudantes e 104 professores em 2025
A ENGIE Brasil, em parceria com a Melipomar Educação Socioambiental, implementa a nova fase do Projeto Melipomar em sete escolas públicas municipais localizadas nas cidades de Campo Largo, Ponta Grossa, Balsa Nova, Teixeira Soares e Pinhão, próximos da Transmissora de Energia Gralha Azul. O programa utiliza abelhas nativas sem ferrão como ferramenta pedagógica para promover educação ambiental junto a estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. As atividades tiveram início em 26 de março deste ano.
Abrangência e atividades
Entre março e abril, a Melipomar realizará nas escolas participantes um conjunto integrado de ações: instalação de colônias de abelhas nativas sem ferrão, formação prática de professores, atividades de sensibilização ambiental com estudantes e plantio de mudas nativas.
Cada escola receberá duas colônias, uma de mandaçaia (Melipona quadrifasciata quadrifasciata) e uma de mirim-guaçu (Plebeia remota), e cerca de 100 mudas de espécies nativas melíferas.
As escolas atendidas são:
EM Hans Ernst Schmidt — Campo Largo/PR
EM Profª Zilá Bernadete Bach — Ponta Grossa/PR
EM Madalena Portella — Campo Largo/PR
EM Herculano Schimaleski — Balsa Nova/PR
EM Machado de Assis — Teixeira Soares/PR
EM Prof. Cipriano de Paula — Pinhão/PR
EM Nova Divinéia — Pinhão/PR
"A conservação da biodiversidade é um tema central na operação de sistemas de transmissão de energia. Apoiar um programa que leva esse debate para dentro das escolas, de forma prática e contínua, alinha a atuação da ENGIE ao compromisso com a sustentabilidade e a comunidade nos territórios em que estamos presentes", destaca Leandro de Caux, gerente da Transmissora de Energia Gralha Azul.
Balanço
O Projeto Melipomar foi implementado em 2025 em cinco escolas públicas municipais de Campo Largo e Ponta Grossa, em áreas próximas às linhas de transmissão operadas pela ENGIE.
“Quando a gente leva uma colônia de abelhas sem ferrão para dentro da escola, não estamos apenas falando de insetos, estamos criando uma oportunidade concreta de reconectar as crianças com a natureza. As abelhas se tornam um ponto de partida para discutir clima, biodiversidade e o nosso papel no mundo, de forma prática, contínua e significativa ao longo de todo o ano”, afirma Vinicius Richardi, diretor da Melipomar Educação Socioambiental.
Ao longo do ano letivo, o programa registrou os seguintes indicadores: 2.059 estudantes atendidos nas vivências educativas, 104 professores capacitados nas formações, 10 colônias de abelhas nativas sem ferrão implantadas, aproximadamente 500 mudas plantadas e 715 participantes nas Melipofeiras, eventos de culminância com abertura às famílias da comunidade escolar.
"O projeto Melipomar amplia o aprendizado dentro da escola ao trabalhar com abelhas sem ferrão como ponto de partida para temas como polinização, ecossistema e sustentabilidade. O plantio de árvores e flores integra essa proposta e leva os alunos a uma relação mais concreta com o cuidado ambiental", declara Débora Aparecida, diretora da Escola Municipal Ernst Schmidt, em Campo Largo.
A metodologia adota abordagem vivencial, com roteiros pedagógicos, material didático impresso entregue a todos os professores das escolas parceiras para a condução das atividades com os estudantes, estruturados em quatro eixos: construção de conhecimentos, sensibilização, ação prática e registros. As atividades contemplam diferentes faixas etárias, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e abordam temas como biodiversidade, polinização, conservação de ecossistemas e responsabilidade socioambiental.
Sobre o Melipomar
O Projeto Melipomar prevê a instalação de meliponários — colmeias de abelhas nativas — em escolas públicas, aliada a um trabalho contínuo de conscientização com os estudantes. A capacitação é realizada junto aos professores, que utilizam roteiros pedagógicos com atividades semanais ao longo de todo o ano letivo, garantindo a continuidade da educação ambiental. Além disso, o projeto promove o enriquecimento ambiental por meio do plantio de espécies vegetais que beneficiam a atividade.
Esse ambiente desenvolvido nas escolas que mantêm a guarda das colônias funciona como um local seguro para o desenvolvimento e a proliferação dessas abelhas, servindo como fontes para o aumento desses indivíduos na região.
Com uma maior oferta de colmeias para essas abelhas sem ferrão, o projeto contribui diretamente para sua conservação e para o fortalecimento da polinização, um dos principais serviços ecossistêmicos, essencial para o equilíbrio dos ecossistemas e para a produção de alimentos, especialmente em contextos rurais onde muitas das escolas estão inseridas. Dessa forma, a iniciativa também favorece a manutenção da fauna e da flora, em interação com outros seres vivos que sustentam o equilíbrio ecológico do planeta.
Sobre a ENGIE
A ENGIE é um importante player na transição energética e tem como propósito acelerar a transição para uma economia neutra em carbono. Com 90.000 colaboradores em 30 países, o Grupo atua em toda a cadeia de valor da energia, da produção à infraestrutura e comercialização.
A ENGIE combina atividades complementares, como a geração de energia renovável e de gases verdes, ativos de flexibilidade (principalmente baterias), redes de transmissão e distribuição de gás e eletricidade, infraestruturas locais de energia (redes de aquecimento e resfriamento) e o fornecimento de energia para domicílios, autoridades locais e empresas.
Anualmente, a ENGIE investe, em média, 12 bilhões de euros para impulsionar a transição energética e alcançar sua meta de neutralidade de carbono até 2045. Faturamento em 2025: 71,9 bilhões de euros.
O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e integra os principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120 / France 20, MSCI EMU ESG Screened, MSCI Europe ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESGX).
No Brasil, a ENGIE, umas das líderes em geração 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui cerca de 13 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.
A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás - TAG, concluída em 2020. Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atua como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.
A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia, a ENGIE Brasil Energia, cujo ticker é o EGIE3. Além de integrar o Novo Mercado da B3, a Companhia é uma das únicas empresas listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a ENGIE Brasil Energia foi incluída no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono. A Companhia também possui a certificação Great Place to Work, um reconhecimento que valida o compromisso contínuo da empresa de criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para todos.
Crédito imagens: Divulgação / ENGIE Brasil
Palmital: Nota de falecimento da Sra. Lurdes Boiko da Rosa 56 anos
NOME:LURDES BOIKO DA ROSA
IDADE: 56 ANOS
NOME DA MÃE: ROSINHA APARECIDA DA ROSA
NOME DO PAI: JOSE BOIKO DA ROSA
DATA DE FALECIMENTO: 06/04/2026
LOCAL DO FALECIMENTO: HOSPITAL DO CANCER RUA FOTIM ATALIA GURAPUAVA -PR
LOCAL DO VELÓRIO: IGREJA ADVENTISTA DE PALMITAL /PALMITAL -PR
NÚMERO DA F.A.F: SERIE 2 Nº4801
LOCAL DO SEPULTAMENTO: CHAPEL DO SOL SANTA MARIA DO OESTE -PR
DATA DO SEPULTAMENTO: 07/04/2026
HORÁRIO: 08:00 hrs
FUNERARIA: FUNERARIA UNIPREV PALMITAL /PR
Marquinho: Nota de falecimento do Sr. Wladislau Paterek 73 anos
NOME: WLADISLAU PATEREK
IDADE: 73 anos
NOME DA MÃE: HELENA KARPINSKI
NOME DO PAI: ANTONIO VACZAK PATEREK
DATA DE FALECIMENTO: 06/04/2026
LOCAL DO FALECIMENTO:RESIDÊNCIA LINHA GUAMPARA-ZONA RURAL MUNICIPIO DE MARQUINHO -PR
LOCAL DO VELÓRIO: PAVILHÃO DA IGREJA CATOLICA -LOCALIDADE DE GAUMPARA/ MARQUINHO -PR
NÚMERO DA F.A.F: SERIE 2 Nº4806
LOCAL DO SEPULTAMENTO: CEMITERIO GUAMPARA /MARQUINHO -PR
DATA DO SEPULTAMENTO: 07/04/2026
HORÁRIO: 16:30 hrs
FUNERARIA: FUNERÁRIA AFASMA – PALMITAL-PR
Goioxim: Publicações oficial do município do dia 07 de abril 2026
MUNICIPIO DE GOIOXIM
SEGUNDO TERMO ADITIVO AO CONTRATO ADMINISTRATIVO Nº 220/2024
Leia mais...
MUNICIPIO DE GOIOXIM
DECRETO N° 11. 2026-DISPÕE SOBRE A NOMEAÇÃO DE GESTORA DO FUNDO MUNICIPAL DE ESPORTE
Leia mais...
MUNICIPIO DE GOIOXIM
AVISO DE LICITAÇÃO EDITAL DE CONCORRÊNCIA ELETRÔNICA Nº 04/2026
Leia mais...
MUNICIPIO DE GOIOXIM
PORTARIA Nº 95 DE 06 DE ABRIL DE 2026 DESIGNA O SERVIDOR CLEITON ALVES PARA EXERCER AS FUNÇÕES DE RESPONSÁVEL PELA OUVIDORIA
Leia mais...
Matérias publicada no Diário Oficial dos Municípios do Paraná no dia 07/04/2026. Edição 3504
Homem é preso por ameaça e posse irregular de arma em caso de violência doméstica em Guarapuava
Um homem de 63 anos foi preso na noite de segunda-feira (6), no bairro Conradinho, em Guarapuava, após uma ocorrência de ameaça no contexto de violência doméstica e posse irregular de arma de fogo.
De acordo com informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 22h41 para atender uma situação envolvendo uma mulher de 61 anos. A vítima relatou que seu convivente não aceita o fim do relacionamento e chegou à residência embriagado e agressivo.
Ainda segundo o relato, o homem teria causado danos em utensílios da casa e feito ameaças de morte contra a mulher, que solicitou ajuda por meio da filha, responsável por acionar a polícia.
No local, os policiais abordaram o suspeito, que apresentava sinais de embriaguez. Questionado sobre a existência de materiais ilícitos na residência, ele informou possuir uma arma de fogo e indicou onde estava guardada.
Durante a busca, a equipe localizou uma espingarda adaptada para calibre .22, contendo um cartucho deflagrado na câmara. Também foram apreendidos outros 22 cartuchos do mesmo calibre.
Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão. A arma e as munições foram apreendidas, e os envolvidos encaminhados à 14ª Subdivisão Policial (SDP) para os procedimentos cabíveis.
A Polícia reforça a importância de denunciar casos de violência doméstica, garantindo proteção às vítimas e responsabilização dos autores.



.jpg)
.jpg)


