sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Guarapuava: PM Prendem Autores de Roubos Realizados por Casal em uma Motocicleta

Fonte: 16ºBPM

No dia 19 de setembro de 2024, o 16º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Guarapuava, recebeu via COPOM, duas ocorrências de roubo, realizadas por casal em uma motocicleta, que mediante ameaça e força física roubaram duas mulheres.

Veja as ocorrências: Por volta das 08h no bairro Bonsucesso, mulher de 47 anos relatou que estava transitando em via pública momento que duas pessoas, de posse de uma motocicleta de cor vermelha e sem placa, sendo uma do sexo masculino com capacete roxo e outra do sexo feminino com capacete preto, deram voz de roubo e mediante força física subtraíram sua bolsa com documentos pessoais.

Na sequência às 12h no bairro Santana, mulher de 60 anos relatou que o mesmo casal com a motocicleta, pararam próximo da solicitante e a feminina pediu informações sobre a localização de um mercado e em seguida deram voz de roubo e mediante força física subtraíram sua bolsa com artigos pessoais.

Em ambos os casos, a dupla se evadiu tomando rumo ignorado. Foi possível coletar imagens de câmeras de segurança que mostram a autora derrubando a mulher ao chão e com força física tomando a bolsa, sendo repassadas a Polícia Judiciária.

Em diligências ininterruptas pelas equipes PM, que intensificaram o patrulhamento a fim de localizar a motocicleta com os autores, por volta das 15h, uma equipe pela região do residencial 2000, visualizou a motocicleta com as mesmas características, realizado a abordagem aos ocupantes onde o condutor foi identificado como masculino, 52 anos, o qual é natural do estado do Rio de Janeiro e a passageira mulher de 31 anos, sendo que em busca pessoal foi localizado no bolso do masculino uma carteira com dois cartões bancários e um cartão de transporte em nome de uma das vítimas, com a mulher, foi localizado com ela uma bolsa contendo objetos e 6 pedras de substância análoga a crack.

Diante dos fatos foi dada voz de prisão aos abordados, indagados com relação aos roubos, ambos confirmaram a autoria e ainda informaram onde teriam deixado os objetos roubados, sendo que um celular teriam vendido em uma loja de assistência técnica de celulares pelo valor de R$40,00, e a bolsa com documentos estaria em uma residência. A equipe foi até a residência indicada pelos autores a qual estava sem moradores aparentando ser local em que usuários realizam consumo de drogas, onde foi localizado a bolsa com objetos e documentos em nome da vítima. Também foi deslocado até a loja situada no centro, onde foi realizado contato com o proprietário masculino de 42 anos, o qual confirmou ter comprado o aparelho.

Foram encaminhados, a motocicleta, objetos e drogas até a Polícia Judiciária, com os dois autores e o receptador. Na delegacia, uma das vítimas, reconheceu os autores do roubo, além disso, a equipe tomou conhecimento de que nesta mesma data, foi confeccionado diretamente na Delegacia, outro boletim de ocorrência referente a uma tentativa de roubo em que os autores tinham as mesmas características, ocorrido por volta das 7h40 no Morro Alto, onde a vítima mulher de 50 anos, foi agredida com socos, porém recebeu ajuda de terceiros, onde os autores fugiram.

Realizada a prisão aos autores e recuperado todos os objetos roubados. Retirando de circulação os infratores, dando uma resposta rápida no cumprimento do dever legal, tranquilizando toda a população e restabelecendo a ordem pública.


POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ, Nós fazemos a diferença!
16º Batalhão: Compromisso com a segurança!
Comunicação Social 16º BPM - Batalhão 3º SGT PM Ricieri Chagas

Goioxim: Nota de Falecimento da Sra. Julia Francisca Kosmenko 69 anos

 


E com pesar que noticiamos o falecimento da Sra. Julia Francisca Kosmenko 69 anos, hoje sexta-feira (20) as 08:30h. Cerimonial de despedida na Capela Mortuária de Goioxim. Sepultamento  no sábado 21 as 10:00h  no Cemitério Municipal.

Sicredi é destaque na Melhores e Maiores da Exame e no Valor 1000



Instituição financeira cooperativa ocupa 1º lugar na categoria "Cooperativas" e 10º lugar na categoria "Bancos" da Melhores e Maiores 2024 da Exame; também conquista o 7º lugar na categoria "100 Maiores Bancos" no Valor 1000, do Valor Econômico

O Sicredi, instituição financeira cooperativa presente em todo país e com mais de 8 milhões de associados, foi reconhecido em dois dos principais rankings de economia e negócios do Brasil - “Maiores e Melhores 2024” da Revista Exame e “Valor 1000”, anuário organizado pelo Jornal Valor Econômico. Ambos são referências nacionais na avaliação das principais empresas de capital aberto ou com dados públicos, segundo critérios pré-definidos por institutos de pesquisa.

“Essas premiações valorizam o esforço empreendedor e a sustentabilidade das companhias para o crescimento do país. No caso do Sicredi, reforçam nossa solidez e reputação frente ao mercado, como reconhecimento pelo nosso compromisso com o associado e o desenvolvimento das regiões”, destaca o diretor executivo de Sustentabilidade, Administração e Finanças, Alexandre Barbosa.

Na premiação da 51ª edição da Melhores e Maiores 2024, o Sicredi foi a empresa campeã na categoria “Cooperativas”, ao ocupar o primeiro lugar no Ranking, e o 32º lugar na categoria “Maiores”, em ranking com as 1000 maiores empresas do país, considerando todos os setores. A instituição financeira também ocupa - por meio do Banco Cooperativo Sicredi, uma das estruturas do Sistema -, o 10º lugar na categoria “Bancos”, ranking que engloba 105 participantes.

Com metodologia desenvolvida pela Exame, em parceria com o Ibmec, uma das mais conceituadas escolas de negócios do país, o ranking Melhores e Maiores analisa não somente os indicadores financeiros e contábeis, como também a diversidade na gestão, boas práticas ambientais e de governança. A premiação engloba as maiores empresas em 16 setores, incluindo as categorias de bancos e cooperativas.

Já no ranking do Valor 1000, anuário do Jornal Valor Econômico, o Sicredi conquistou o sétimo lugar na categoria “100 Maiores Bancos”. Além disso, também se destacou em outras 9 categorias do guia, que considera o balanço combinado do Sistema. Entre os destaques, ocupou a 6ª colocação entre os 20 maiores em Operações de Crédito e em Depósitos Totais, e o 7º lugar entre os 20 maiores em Receita de Intermediação, melhor Resultado Operacional sem Equivalência Patrimonial e os mais Rentáveis sobre o Patrimônio Médio, entre os grandes.

Realizada em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Serasa Experian, a 24ª edição do Valor 1000 analisa 27 setores não financeiros da economia brasileira, as 1000 maiores empresas do país, as 50 maiores por região e oferece um panorama completo do setor financeiro, que inclui a classificação dos 100 maiores.


quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Goioxim: Representação Contra a Coligação de Mãos Dadas pelo Municipio que Amamos


Propaganda Eleitoral - Folhetos/Volantes/Santinhos/Impressos distribuidos irregulares











Goioxim: Candidato é multado por impulsionamento irregular de conteúdo em redes sociais


Atualizado em 19-09-2024 as 10:50  Errata nome da coligação, já corrigido.

O candidato a prefeito de Goioxim, da Coligação "Inicio de um Novo Tempo" Eder dos Santos, foi alvo de uma representação por impulsionar conteúdo de forma indevida nas redes sociais durante o período eleitoral, prática proibida pela legislação, mesmo após uma decisão judicial liminar determinando a retirada ou regularização da propaganda, o candidato voltou a impulsionar publicações em suas contas pessoais no Facebook e Instagram.

O descumprimento da decisão judicial anterior resultou em Multa por parte do tribunal. Decisão foi emitida na data de 15 de Setembro de 2024.

O Blog Goioxim Noticias entrou em contato com a coordenação, caso queira se manifestar sobre a decisão,  até o fechamento da matéria não tivemos retorno. 

Santa Maria do Oeste: Mulher denuncia ex-marido por descumprir medida protetiva



A equipe da Polícia Militar de Santa Maria do Oeste recebeu um contato telefônico de uma mulher, informando que possui uma medida protetiva contra seu ex-marido, e que, na noite de quarta-feira (18), ele foi até sua residência para ver as filhas do casal.

Em determinado momento, houve um desentendimento. A vítima relatou que o autor, em companhia de seus pais e sobrinho, danificou a porta de entrada de sua residência e a ofendeu.

Em seguida, ele embarcou em um veículo Fiat/Palio e tomou rumo ignorado. A equipe compareceu ao local, orientou a vítima quanto aos procedimentos cabíveis e, posteriormente, realizou diligências na tentativa de localizar o autor e o veículo, porém sem êxito.

Os familiares do autor também foram devidamente orientados.

Candói: Caminhão tomba na BR 277

 

Com: Portal Cantu

Na tarde desta quarta-feira (18), um tombamento foi registrado na BR 277 altura do KM 408 em Candói/PR.

Segundo informações preliminares o condutor do caminhão teve ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital.

Laranjal: Tragédia: Duas pessoas morrem eletrocutadas

Com: Blog do Elói - Foto: Portal Douglas Araujo

Na tarde desta terça-feira (17/09), a equipe policial foi informada pela solicitante, relatando que dois homens deram entrada no pronto atendimento, porém, já estavam em óbito, segundo a pessoa que socorreu, as vítimas relataram que os homens estavam concertando uma linha telefônica com auxílio de galhos de árvore na zona rural da cidade, quando acabaram encostando na linha de energia onde sofreram descarga elétrica.

Diante dos fatos foi solicitado apoio equipe palmital para auxiliar no isolamento do local. Sendo identificados as vítimas João Maria da Luz e Erondi dos Santos de Souza.

Também se fizeram presentes a agente polícia judiciária onde ficou responsável pelos demais procedimentos, os corpos das vítimas foram recolhidas ao IML de Guarapuava.

Goioxim: Mulher Sofre Ameaças e Empurrões em Briga com Convivente

Foto: Arquivo

Uma mulher procurou ajuda de agentes de saúde após sofrer ameaças e empurrões durante uma discussão com seu convivente. O caso foi registrado na noite de ontem (18), por volta das 18h, na zona rural do município de Goioxim.

A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, os policiais conversaram com a vítima, que relatou o ocorrido. Ela informou que teve um desentendimento com o companheiro e que se sentiu ameaçada e agredida fisicamente.

Diante da situação, os policiais orientaram o homem a se retirar do local, o que foi acatado por ele. A vítima, que não apresentava lesões visíveis, foi informada sobre seus direitos e os prazos para realizar uma representação criminal caso desejasse.

É importante ressaltar que a violência doméstica é crime e que as vítimas têm o direito de denunciar seus agressores, mesmo que não tenham sofrido lesões físicas. A Lei Maria da Penha garante proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

IAT e Incra formalizam parceria para regularização ambiental em assentamentos no Paraná

Fonte: AEN - Foto: Denis Ferreira Netto/SEDEST-PR

O Instituto Água e Terra (IAT) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Paraná (Incra) formalizaram uma parceria para viabilizar a regularização ambiental dos 333 assentamentos da reforma agrária existentes no Paraná.

O Acordo de Cooperação Técnica n.º 179/2024, finalizado em agosto, determina que o IAT ficará responsável por analisar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de todos os assentamentos que foram cadastrados pelo Incra para identificar os ativos e os passivos ambientais e, no caso dos passivos, promover a regularização ambiental com base no novo Código Florestal, a Lei 12.651/12.

De acordo com a engenheira florestal do IAT, Claudia Sonda, o acordo trará benefícios tanto para a conservação ambiental quanto para as cerca de 15 mil famílias que moram nos assentamentos.

“Com base na verificação das declarações no CAR com o mapa de vegetação nativa do IAT, de 2021, identificamos que esses assentamentos abrigam em torno de 120 mil hectares de remanescentes de vegetação nativa. É uma média de 24% de vegetação nativa por assentamento, que deve ser conservada para proteger a biodiversidade local", explica Cláudia. "Além disso, com a regularização ambiental, as famílias poderão ter acesso ao crédito agrícola para realizar suas atividades produtivas em conformidade com a legislação ambiental do Estado”.

A previsão é que as análises do CAR dos assentamentos rurais do Incra iniciem ainda em 2024. No entanto, pelo fato de serem uma modalidade diferente do padrão da grande maioria das cerca de 500 mil propriedades rurais declaradas no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), a equipe do Instituto está elaborando um roteiro específico para a análise.

“O roteiro foi pensado para registrar nos assentamentos a presença de variáveis que devem ser declaradas ao CAR, como áreas de vegetação nativa, áreas consolidadas, Áreas de Preservação Permanente (APP) em torno de corpos hídricos e áreas de uso restrito. Depois da análise, poderemos informar ao Incra se algum projeto precisa ser executado para regularizar as propriedades”, afirma a engenheira florestal.

CAR – O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro público eletrônico de âmbito nacional obrigatório para todos os imóveis rurais. Agrega informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente (APP), de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa. Também integra informações de áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico.

Para efetuar o CAR no Estado, o proprietário precisa acessar um aplicativo disponível no site do Sicar. Lá, devem ser incluídas as informações pessoais, a documentação e características físicas da propriedade.

Após a adesão e análise dos dados por meio do CAR, o produtor rural terá todas as recomendações de como se adequar à legislação e poderá fazer a adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). A proposta oferece um conjunto de ações voltadas a regularizar, recuperar ou compensar áreas de preservação permanente (APP), de reserva legal e de uso restrito localizadas nas propriedades rurais.

Para mais informações sobre o CAR é só acessar a página do IAT.

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Goioxim: Eleição 2024 Plano de Governo das Coligações Inicio de um Novo Tempo e de Mãos Dadas pelo Município que Amamos

 

Fonte: TSE

Coligação Inicio de um Novo Tempo, Eder e Boligon, Gestão 2025/2028

Este Plano de Governo apresenta as principais propostas do candidato a prefeito Eder dos Santos e Lauri Boligon, pela chapa denominada "O início de um novo tempo", para a administração municipal de 2025 a 2028. 

O plano foi elaborado com base na experiência adquirida ao longo de suas trajetórias de vida e nas reivindicações da população, que anseia por mudanças nas áreas de saúde, educação, agricultura, obras, segurança pública, assistência social, emprego e renda.

VejaCompleto https://drive.google.com/file/d/1Z5ofAaWh6vaue_rbupNlxkO2p3BgNQu-/view?usp=sharing


Coligação de Mãos Dadas Pelo Município que Amamos, Duarte e Everaldo. Gestão 2025/2028

Nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido, aprimorando-o com base nas experiências adquiridas e no conhecimento político que possuímos. Acreditamos que, juntos, podemos avançar “DE MÃOS DADAS PELO MUNICÍPIO QUE AMAMOS”. 

Com essa visão, buscamos constantemente melhorar nossa cidade e a qualidade de vida de todos os seus habitantes. Este Plano de Governo foi elaborado levando em consideração as solicitações da população, em parceria com os representantes das secretarias, e fundamentado nas experiências obtidas, visando aperfeiçoar cada vez mais o atendimento à população.

Veja Completo  Clic aqui... 


Pitanga: Empresa entra no mercado de comércio de gás natural com primeira venda

 

Com: Bem Paraná

A Tradener, primeira comercializadora de energia livre do Brasil, marca um novo capítulo em sua trajetória ao inaugurar sua primeira venda de gás natural com produção própria. A empresa, que já acumula experiência na importação de gás boliviano, expande sua atuação para a produção, solidificando sua presença no mercado nacional de energia.

O gás natural é comercializado pela Tradener, por meio de sua subsidiária Barra Bonita Óleo e Gás, localizada em Pitanga, no Centro do Paraná. O poço, que iniciou operações em julho de 2022, tem uma capacidade plena de produção de até 100 mil m³/dia. O contrato prevê a venda inicial de 40 mil m³/dia em 2024, com um aumento significativo de volume em janeiro de 2026 atingindo 80 mil m³ diários.

A comercialização será realizada em parceria com a GNLink, empresa sediada no Rio de Janeiro, que irá comprar o gás na cabeça do poço e ficará responsável por sua distribuição. A GNLink converte o gás natural em gás natural liquefeito (GNL), o que permitirá acessar grandes clientes localizados a distâncias superiores a 1.000 km. Contudo, o mercado prioritário será o próprio estado do Paraná.

Segundo Walfrido Avila, presidente da Tradener, a comercialização de gás natural no Brasil sempre foi um dos objetivos estratégicos da empresa. “A experiência adquirida com a UTE BBOG, nossa usina termelétrica, foi crucial para viabilizarmos a venda de gás natural ao mercado industrial,” afirma. Ele destaca o fato de que este gás é originário de uma região do Paraná onde as redes de distribuição ainda não estão plenamente desenvolvidas.

Além disso, Avila ressalta as vantagens do gás natural, especialmente sua composição química, que proporciona um controle de processos mais uniforme, sendo considerado um combustível de transição para uma matriz energética mais limpa, apesar de sua origem fóssil. “Estamos comprometidos em contribuir para a diversificação e modernização da matriz energética brasileira, oferecendo um produto de alta qualidade que atende tanto à demanda local quanto a mercados mais distantes,” conclui.


Policial de Guarapuava lança o livro "O Vampiro que Mata Quem Machuca Mulher".

Fonte: Foto e texto Denis Santos

O sargento Denis Santos, atualmente atuando como adjunto do Copom do 16º BPM de Guarapuava, está lançando o livro de ficção "O Vampiro que Mata Quem Machuca Mulher".

O livro é inspirado em fatos reais, não no que se refere a um vampiro matando pela cidade (k,k,k). Baseia-se nas diversas histórias de violência contra a mulher relatadas em boletins de ocorrência e mídias sociais, tanto em Guarapuava quanto em outras regiões do município, como Pitanga, Prudentópolis, Candói, Pinhão, Turvo...

Segundo Denis Santos, a fábula do livro utiliza o lendário monstro de dentes afiados e sedento por sangue (tanto na literatura quanto no cinema) para explorar a reação de homens que agem com violência contra suas esposas. O enredo imagina a aparição de um vampiro, nas madrugadas, como uma forma de vingança e justiça.

O livro, segundo Denis Santos, é uma maneira de dar voz à Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha. O Artigo 8º desta lei prevê a promoção e realização de campanhas educativas para a prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, voltadas ao público escolar e à sociedade em geral, além da difusão da lei e dos instrumentos de proteção aos direitos humanos das mulheres.

O sargento Denis Santos compartilha: "Quando eu era criança, meu pai nunca bateu em minha mãe. No entanto, hoje sei que minha mãe sofria violência psicológica. Baixa autoestima. Meu pai chegava sempre bêbado em casa, e faltava dinheiro para comida."

O livro "O Vampiro que Mata Quem Machuca Mulher" pode ser adquirido por R$ 20,00 através do site Livraria Poemas do Lago ou diretamente com o autor pelo telefone 42 9 8426-4979.



Cantagalo: Bicicleta de vendedora de geladinho é furtada no centro da Cidade

Com: Portal Cantagalo

Uma vendedora de geladinho teve sua bicicleta furtada na tarde de ontem, 16 de [mês], no centro de Cantagalo. O crime ocorreu enquanto a vítima atendia seus clientes, deixando a bicicleta encostada em um contêiner próximo à via pública.

Segundo o relato da vítima, ao retornar ao local, percebeu a ausência da bicicleta. Imediatamente, a Polícia Militar foi acionada e realizou um patrulhamento na região, porém sem sucesso na localização do veículo ou do autor do furto.

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Goioxim: Resultado do Campeonato Intercomunidades de Futsal Realizado dia 14

 

Por: Edson - Secretaria de Esportes - Foto: Xuxo

Resultados da rodada do campeonato intercomunidades de Futsal de Goioxim dia 14/09/24

1jogo cat. fem
Diamante 16 X 01 Faxinal

2 jogo cat. masc.
Alvorada Galáticos 05 X 01 ADC Alvorada

3 jogo cat. masc.
Pinhalzinho 02 X 08 Vila Rural

4 jogo cat. masc.
Rhema Centro 02 X 04 Bela Vista

5 jogo cat. fem.
WRP A 04 X 03 Gramados

6 jogo cat. masc.
Galáticos jab. 06 X 03 Nossa Senhora das Vitórias

7 jogo cat. vt
Jabuticabal 08 X 04 Diamante

domingo, 15 de setembro de 2024

Goioxim: Lista Atualizada de Candidadatos a Vereador (a) Pleito 2024, 64 Concorrendo e 03 Inapto

Fonte: TSE



Original, aponte a camera 


Guarapuava: Homens encapuzados invadem bar, matam um e deixam mais 3 baleados na madrugada deste domingo (15) na Palmeirinha

Com: gmaisnoticias.com

Quatro pessoas foram baleadas em um bar o distrito guarapuavano da Palmeirinha no início da madrugada deste domingo (15 de setembro). Um homem não resistiu e morreu enquanto recebia atendimento médico.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar à 00h10, quando os policiais foram informados pelo Samu sobre o fato. No local, os PMs encontraram uma mulher, de3 54 anos, atingida por quatro disparos, caída ao chão. A vítima foi atendida pelo Samu e conduzida para a casa hospitalar.

Outra equipe do Samu estava realizando o atendimento de uma mulher que também havia sido atingida por um disparo no braço direito, sendo igualmente encaminhada à casa hospitalar para atendimento. As outras duas vítimas eram um casal, que teriam sido levados por populares para a Unidade de Pronto Atendimento.

Em conversa com pessoas presentes no local, quatro homens encapuzados entraram no bar e começaram a disparar, efetuando aproximadamente vinte disparos, atingindo as quatro vítimas. Após os disparos, os autores fugiram, tomando rumo ignorado.

No local foram encontrados cartuchos de três calibres diferentes.

Na UPA, um homem de 34 anos, que foi atingido no abdômen, pescoço e perna, não resisitiu e morreu, e a esposa, de 35 anos, foi atingida por seis disparos. Ela contou que tanto ela quanto o esposo eram os alvos dos autores, porém não soube informar o motivo dos disparos.

Ainda na Unidade de Pronto Atendimento, a equipe médica informou sobre um homem muito alterado, que estava ameaçando o segurança da unidade. Ao verificar a situação, foi constatado que se tratava do filho da mulher que recebia atendimento e enteado do homem que veio a óbito.

O homem, de 19 anos, foi identificado, e em buscas em seu veículo, foi encontrada uma espingarda calibre 28, sem marca aparente. Diante disso, foi dada voz de prisão a ele, sendo conduzido à Polícia Judiciária para os procedimentos cabíveis.

O corpo da vítima fatal foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML).

O caso está sendo investigado.

sábado, 14 de setembro de 2024

Guarapuava: Policiais Militares Realizam Exelente Trabalho na Prisão de Autores de Roubo e Possivel Homicidio

Fonte: 16ºBPM

Na quinta-feira (13), por volta das 16h, no bairro Santana, um masculino de 32 anos relatou a equipe policial que estava trabalhando e que em certo momento dois indivíduos chegaram até ele, sendo um deles com uma corrente em mãos e falou que a vítima havia pego encrenca com outro masculino, lhe agrediu e roubou seu celular. Intensificado as buscas pelo veículo e autores, quando por volta das 18h no bairro Paz e Bem, uma equipe em patrulhamento, visualizou o veículo GM/Celta que participou do roubo. Sendo assim realizado a abordagem, identificado condutor masculino, 22 anos. Realizado a prisão do mesmo, sendo encaminhado juntamente com o veículo para os procedimentos de Polícia Judiciária.

No mesmo dia às 19h, uma equipe PM em patrulhamento avistou um veículo Ford Fusion de cor cinza, o qual era de conhecimento da equipe ter um possível participação com um homicídio no bairro Alto Cascavel no dia 10/09/2024, bem como foi identificado o condutor de 22 anos, o qual já é de conhecimento das equipes estar envolvido em vários crimes na cidade, inclusive na situação de roubo acima mencionado que ocorreu nesta data, que mencionava que a vítima teria pego encrenca com ele. Dessa forma, foi tentando realizar abordagem, porém o condutor não acatou às ordem da equipe e se evadiu durante várias vias em alta velocidade. De imediato foi solicitado o apoio de outras equipes as quais iniciaram patrulhamento no intuito de localizar o veículo. No bairro Conradinho, foi localizado, momento em que o autor tentou novamente empreender fuga, sendo abordado e preso. Nesse momento, outro masculino de 27 anos, que estava junto, iniciou fuga à pé durante várias quadras pulando por várias casas próximas ao local sendo abordado na sequência e com ele localizado mais 06 munições de cal.32. Logo foi proferido voz de prisão aos autores e encaminhados para os procedimentos de Polícia Judiciária.

POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ, Nós fazemos a diferença






Candoi: Mulher tem Emprestimo Irregular Descontado de sua Pensão

Fonte: 16ºBPM


CANDÓI 08. Natureza: ESTELIONATO FRAUDE ELETRÔNICA Data/Hora/Local: 13/09/2024 – 14h30min – Pioneiros. 

Descrição: Compareceu no Pelotão de Candói, uma mulher de 59 anos, a qual relatou que é procuradora e responsável pelas finanças de sua mãe, sendo que constatou que estava havendo um empréstimo irregular, sendo descontado da pensão de sua mãe, um valor de duzentos e oito reais. Diante dos fatos a equipe policial orientou a vítima e preparou o boletim de ocorrência.

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Reserva do Iguaçu: Estelionato e Fraude Eletrônica

Fonte: 16º BPM

RESERVA DO IGUAÇU 01. Natureza: ESTELIONATO – FRAUDE ELETRONICA Data/Hora/Local: 12/09/2024 – 08h50min – Centro . 

Descrição: Entrou em contato com o Pelotão da Reserva do Iguaçu, o solicitante, masculino de 33 anos, afirmando que na data de ontem, sua esposa recebeu uma ligação de pessoas desconhecidas, afirmando que teria um valor de R$1.000,00 (um mil reais) a receber. Diante da informação, no interesse do solicitante em receber o valor, sua esposa, repassou aos golpistas os dados da conta do solicitante. 

Em seguida, recebeu um link de acesso a fim de verificar se o valor havia caído em sua conta, mais aí, afirma, no momento em que acessou o referido “link”, ao acessar a conta, percebeu que todo o dinheiro da família que estava em sua conta, desapareceu. Saldo esse que era de r$ 1824,00 (um mil oitocentos e vinte e quatro reais). Diante do ocorrido, percebeu que havia sido vítima de um golpe. A equipe policial orientou a vítima e preparou o boletim de ocorrência.

Candói: Falso Funcionário de Banco Engana Vitima e Faz Empréstimo de Mais de 5 mil em seu nome


Fonte:16ºBPM

CANDÓI 02. Natureza: ESTELIONATO – FRAUDE ELETRONICA Data/Hora/Local: 12/09/2024 – 14h29min – Santa Clara . 

Descrição: Compareceu no Pelotão PM de Candói, uma mulher, 59 anos, o qual relatou que às 09h52min, recebeu uma ligação telefônica, onde o emissor se identificou como funcionário de um Banco e, o motivo da ligação seria o cancelamento de um "cartão consignado". Relatou a mulher ainda que foi induzida a realizar alguns procedimentos no aplicativo do Banco, e que logo após, se encerrar o diálogo, a chamada telefônica, percebeu que se tratava de um golpe.

De imediato procurou sua Agência onde se constatou que fora realizada em seu nome, um empréstimo pessoal no valor de R$ 5.524,63. A vitima foi orientada quando aos procedimentos, e a equipe preparou o boletim de ocorrência.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Goioxim: Candidato é acusado de impulsionamento irregular de conteúdo em redes sociais



Fonte: TRE-PR Foto: Divulgação - Atualizado

Candidato é acusado de impulsionamento irregular de conteúdo em redes sociais

O candidato a prefeito de Goioxim, Eder dos Santos, foi alvo de uma representação por supostamente impulsionar conteúdo de forma inapropriada nas redes sociais durante o período eleitoral, prática proibida pela legislação, foi informado à 203ª Zona Eleitoral de Cantagalo que, mesmo após uma decisão judicial liminar determinando a retirada ou regularização da propaganda, o candidato voltou a impulsionar publicações em suas contas pessoais no Facebook e Instagram.

Documentos apresentados pela coligação apontam que o conteúdo continua sendo promovido irregularmente, configurando descumprimento da decisão judicial anterior. O caso está em análise e pode resultar em novas determinações por parte do tribunal.

Quedas do Iguaçu: Servidora é presa durante operação na prefeitura

 

Por: Assessoria MPPR - Foto: Divulgação

O Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Quedas do Iguaçu, realizou nesta quinta-feira, 12 de setembro, a Operação Epidemia, voltada a apurar a prática dos crimes associação criminosa e peculato. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em Quedas do Iguaçu – inclusive na sede da prefeitura do Município – e efetuada uma prisão em flagrante, de uma servidora municipal, por destruição de provas. A investigação é conduzida pelo MPPR e pelo Núcleo de Cascavel da Divisão Estadual de Combate à Corrupção (Deccor), da Polícia Civil.

A ação executada hoje é relacionada a fraudes na requisição de exames laboratoriais pagos pelos cofres municipais. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Juízo Criminal de Quedas do Iguaçu – um deles é relacionado à Operação Fim da Linha, realizada em março, que trata de ilícitos em contratos municipais de transporte escolar.


Guarapuava: Criança de 3 anos morre atropelada por retroescavadeira

Por: gmaisnoticias.com

Uma criança de três anos morreu atropelada por uma retroescavadeira nessa quarta-feira (11 de setembro) em Guarapuava.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar às 21h50, quando os policiais foram comunicados que a criança deu entrada na UPA do Batel. No local, em contato com a equipe médica, os PMs foram informados que o Samu prestou atendimento a um menino de três anos, que teria sito atropelada por uma máquina retroescavadeira na área tural do

Distrito do Guairacá, e que eles já teriam acionado os órgãos competentes para os procedi-
mentos. O corpo da criança foi recolhido ao Instituto Médico Legal (IML) de Guarapuava.

Ainda não há mais informações sobre as circunstâncias do acidente. O caso está sendo investigado.

Pessoa desaparecida foi localizada? PCPR orienta população sobre a importância da baixa no boletim de ocorrência

 


Fonte: PCPR - Foto: Fábio Dias/EPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta a população sobre a importância de dar baixa nos boletins de ocorrência assim que uma pessoa desaparecida seja localizada. A comunicação nesses casos é essencial e auxilia nos índices de elucidações, evita diligências desnecessárias por parte da polícia, além de regularizar documentos da vítima.

Assim que o desaparecimento for percebido, a notícia à PCPR deve ser feita de imediato. Não há um prazo mínimo para o registro do Boletim de Ocorrência (BO), ou seja, familiares e conhecidos da vítima não precisam aguardar 24 horas para notificar a polícia.

O registro pode ser feito na delegacia mais próxima, em todo o Estado, ou via internet pelo portal da instituição (www.policiacivil.pr.gov.br/BO). É importante ter ao menos uma fotografia digital recente do desaparecido, que será anexada durante a confecção do BO, além de informar sobre horário do desaparecimento, local e roupa utilizada pela vítima.

A rápida comunicação contribui com o início imediato das buscas e a inclusão da pessoa no sistema de pessoas desaparecidas. Os policiais civis trabalham de maneira ágil e conduzem investigações de alta complexidade com o uso de tecnologias avançadas, a fim de solucionar o caso e trazer uma resposta rápida à população.

BAIXA NO BOLETIM - Se no decorrer das buscas a pessoa desaparecida for encontrada, é de extrema importância comparecer na delegacia e dar baixa no boletim. Segundo a delegada da PCPR Iara Dechiche, o procedimento deve ser feito apenas na unidade policial, pela própria vítima sozinha ou acompanhada de algum familiar.

“É muito importante essa baixa no boletim em casos que a pessoa não é localizada pela polícia. Por constar no sistema como desaparecida, a vítima não consegue viajar ou renovar os documentos, como a Carteira de Identidade Nacional ou Carteira Nacional de Habilitação. Então, com a baixa, conseguimos regularizar a situação e evitar problemas”, destaca a delegada.

Para que seja feita a baixa no boletim de ocorrência, a vítima deve comparecer na delegacia em posse de documento com foto, para que a equipe policial comprove a sua identidade.

Em casos que a pessoa é localizada em algum hospital, dois procedimentos podem ser realizados. O hospital pode entrar em contato direto com a PCPR e informar que no local encontra-se uma pessoa desaparecida. A baixa no boletim é feita, mas é orientado que um familiar da vítima se desloque até a unidade policial com o documento de identificação para finalizar o procedimento.

“Nos casos em que o familiar não mora aqui ou que a pessoa não deseja voltar para casa, a equipe policial se desloca até a unidade de saúde para conversar com a vítima e dar baixa no boletim. Se a pessoa não quer voltar para casa, deixamos registrado a informação e não avisamos a família”, explica a delegada.

SICRIDE - A PCPR possui uma delegacia especializada em casos que envolvem desaparecimento de pessoas com 0 a 12 anos de idade incompletos. O Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) atua desde 1995 e é a primeira estrutura do Brasil dedicada exclusivamente ao desaparecimento de crianças e adolescentes.

A unidade policial está localizada em Curitiba e recebe boletins de todas as cidades do Paraná, além de contar com apoio de outras delegacias quando necessário. O Sicride tem se destacado nos últimos anos pelos índices de 100% de resolução de casos.

“É muito importante a comunicação de imediato quando uma criança desaparece, os primeiros minutos são cruciais e a velocidade contribui com o nosso trabalho. Além disso, orientamos que os familiares compareçam na delegacia assim que a vítima for localizada para dar baixa no boletim, contribuindo com o nosso trabalho”, ressalta a delegada da PCPR Patrícia Paz.

ALERTA - Para evitar desaparecimentos e o sofrimento de uma perda, medidas de segurança devem ser tomadas pelos pais, responsáveis e a sociedade. É necessário estar atento aos movimentos da criança e redobrar a atenção. Elas são rápidas e podem fugir de um ambiente controlado em pouco tempo.

Mesmo que a criança esteja parada utilizando o computador ou celular também é necessário haver monitoramento dos responsáveis.

A PCPR também destaca que a população pode colaborar na segurança das crianças, estando atenta a possíveis situações de violência e negligência. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo 197, da PCPR, 181, do Disque-Denúncia, ou 190, da Polícia Militar.

PCPR e PRF prendem 13 integrantes de organização criminosa especializada em roubo de cargas de cigarros

 


Fonte: PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam 13 integrantes de uma organização criminosa especializada em roubos de cargas de cigarros. A ação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (11). O grupo é suspeito de causar prejuízos que ultrapassam R$ 4 milhões em uma série de mais de dez assaltos.

Dos presos, onze foram por mandado de prisão preventiva e dois em flagrante, sendo um por porte de arma de fogo e um por receptação de uma carga de cigarros.

Durante o cumprimento dos mandados judiciais foram apreendidas duas armas de fogo, R$ 112 mil em espécie, cheques, drogas, quatro veículos, cigarros, cigarros eletrônicos e celulares.

A operação, que mobilizou 60 policiais, aconteceu simultaneamente em duas cidades no Paraná – Telêmaco Borba e Ibiporã –, três em Santa Catarina – Balneário Barra do Sul, Navegantes e Itapema – e em Indaiatuba, em São Paulo. A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) apoia durante o cumprimento dos mandados.

A investigação revelou que o grupo atuou em seis cidades paranaenses: Castro, Guarapuava, Ipiranga, Nova Esperança, Ponta Grossa e Ventania. A investigação foi iniciada em abril de 2024, após a prisão de um dos suspeitos que transportava uma carga de cigarros avaliada em meio milhão de reais.

A organização era altamente organizada e costumava monitorar a rotina dos funcionários das empresas transportadoras para planejar os ataques. Os assaltos eram realizados com o uso de armas de fogo, e as vítimas eram mantidas reféns durante a ação.

De acordo com o delegado da PCPR, André Feltes, o grupo agia de maneira sofisticada, utilizando veículos com placas clonadas e notas fiscais frias, emitidas por um dos integrantes da organização criminosa.

“O grupo utilizava vans com placas falsas nos roubos para realizar o transbordo das cargas de cigarros. Eles revendiam essas cargas para um empresário que atuava no ramo de tabacaria, em Santa Catarina. Para o transporte das cargas até o estado vizinho, a organização utilizava notas fiscais frias, emitidas por um integrante do grupo. Dentre os investigados estão indivíduos responsáveis pela intermediação das vendas dos cigarros roubados”, explica Feltes.

O policial rodoviário federal Mark Ferreira, conta que houve um intenso intercâmbio de informações entre as instituições ao longo da investigação,
“Houve uma troca constante de informações entre as instituições durante a investigação. Como os criminosos utilizavam rodovias federais para transitar, pudemos contribuir de maneira decisiva com a investigação da Polícia Civil”, afirma.

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Cantagalo: Homem é agredido e roubado na Vila Caçula



Um caso de roubo seguido de agressão foi registrado na noite desta terça-feira (10) na Vila Caçula, em Cantagalo. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima relatou que estava transitando pela rua quando foi abordado por um homem em um veículo Palio branco.

O suspeito teria pedido para conversar com a vítima, que recusou e disse que chamaria a polícia. Em resposta, o homem agrediu a vítima com socos na boca e no rosto, chegando a tentar sufocá-la. Durante a luta, a vítima deixou cair seu celular, documentos e cartões de banco, que foram levados pelo assaltante.

A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas na região, mas até o momento não localizou o suspeito. A vítima foi orientada sobre os procedimentos a serem tomados para registrar um boletim de ocorrência e buscar seus direitos.

 

Goioxim: 7ª Rodada do Campeonato Intercomunidades de Futsal dia 14

 


terça-feira, 10 de setembro de 2024

Goioxim: Nota de Falecimento de Daniele Maria Pepes Gasparetto 42 Anos

 




Horário de sepultamento da Daniele Pepes Gasparetto será as 15:30 horas com a despedida na capela mortuária

Goioxim: Colégio João Ferreira Neves Emite Nota de Pesar pelo Falecimento de Daniele Pepes Gasparetto


 

Fundo partidário já injetou R$ 75 mil na campanha a prefeito em Cantagalo

Por: Portal Cantagalo

Você sabe de onde vem o dinheiro que os políticos utilizam para financiar suas campanhas eleitorais? Uma parte significativa desses recursos vem do seu próprio bolso, por meio do Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, conhecido como Fundo Partidário. Esse fundo é composto por dotações orçamentárias da União, multas, penalidades, doações e outros recursos financeiros previstos por lei.

Para as campanhas à prefeitura de Cantagalo, o Fundo Partidário já destinou R$ 75 mil. O candidato José Damiani (PT) foi, até o momento, o que mais recebeu recursos, totalizando R$ 40 mil. O candidato João Konkunski (PSD) recebeu R$ 30 mil do Fundo Partidário do MDB, partido de seu vice, Ponciano Abreu.

Na última posição dos repasses está o candidato do PL, Télcio Fritz, que recebeu apenas R$ 5 mil para sua campanha. Esse valor foi repassado pelo fundo do PDT, partido que apoia sua candidatura.

Doações de pessoas físicas também são permitidas, mas, até o momento, apenas o candidato do PT conseguiu atrair um doador. Damiani recebeu R$ 300 para a campanha, provenientes de uma doação de Carlos de Oliveira.

Em Cantagalo, cada candidato a prefeito pode gastar até R$ 159.850,76 na campanha.

Este ano, os partidos políticos têm à disposição um total de R$ 4,9 bilhões para financiar as campanhas eleitorais.

Preço da gasolina fecha agosto com leve alta no Paraná

 

Com: gmaisnoticias.com

O preço do litro da gasolina fechou agosto com leve alta no Paraná. Em julho, o preço fechou na média em R$ 6,19 e em agosto em R$ 6,20.

O dado é do mais recente Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa.

Já o preço médio do etanol no Estado teve queda, passando de R$ 4,23 em julho para R$ 4,21 em agosto.

O diesel comum também oscilou pouco, indo de R$ 5,88 na média em julho para R$ 5,90 no mês seguinte.

Já o diesel S-10 caiu de R$ 5,96 para R$ 5,94 no Paraná, mostra a pesquisa.