quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Goioxim: Nós da Radio Nativa Mix Desejamos a Você um Abençoado 2016


Este ano está se despedindo e deixando saudades.

Tenho certeza que se você observar atentamente tudo que passou no decorrer deste ano, terás muito a agradecer.

Pegue todas as derrotas e transforme-as em pequenas batalhas que no confronto com a vida, você deixou de vencer, mas que certamente, a guerra já está ganha, visto que chegou até aqui e está apta a receber um novo ano com seus desafios e incógnitas, e viver muito cada segundo desta esplêndida jornada, que DEUS está a lhe proporcionar com novas esperanças.

Somos vencedores, conseguimos superar mais um ano, enquanto tantos ficaram pelo caminho.

Goioxim: A Radio Nativa Mix Completa Seis Anos No Ar


No Dia primeiro de janeiro de 2016 a Radio nativa mix 87,9 de Goioxim PR, Completa seis anos no ar. Comemoramos junto com nossos ouvintes, Apoiadores, e Colaboradores, sempre fazendo a alegria nos programas musicais seja elas lançamentos ou melodia antigas, através do intretenimento, divulgando o comercio em geral destacando que sua empresa existe, e o quanto importe ela é com seus produtos e serviços. Informações locais, regionais e nacionais, sem nunca esquecer de levar a palavra de Deus através das igrejas

A Rádio Nativa Mix Fm 87,9 é a primeira emissora de rádio de Goioxim - Pr que passou pelos tramites legais e oficiais. Com licença provisória já desde Outubro de 2008, entra no ar após o término da edificação no local apropriado, a partir de 01/01/2010, na frequência FM 87,9 e pela internet no site:www.radiosdobrasil.com.br/nativamixfm/

Antena da Radio
Uma luta que durou 10 anos iniciado por Luiz Ravanelo, Cilmar Augusto G. Esteche, Edite, Gracioso M. Posamai e outros membros. 1ª Assembleia geral da ACCG (Associação Comunitária e Cultural de Goioxim) foi no dia oito de junho de 1999 para constituição e fundação.
Até que em Outubro de 2008, a licença provisória foi expedida pelo Ministério das Comunicações, e em 2009 a licença definitiva. E agora a recompensa, líder em audiência em Goioxim.

Ata de constituição

Atual Diretoria.

Presidente: Marcos Luiz Ravanelo
Vice Presidente: Luiz Rodrigues de Souza
1ª Secretária: Dilce Zocuneli
2º Secretário: Gracioso Mantovani Possamai
Tesoureiro: Edinéia Batista Martins

Conselho Fiscal:

Nelci Aparecida S. dos Santos
Nélson Ruchs
Natanael dos santos

Diretor Geral: 

João Vilmar Leal Thibes

Conselho Comunitário:

Romildo Carvalho de Oliveira - Igreja Pentecostal Deus e Amor
José Vilmar Posselt - COPAE Paróquia São Sebastião
Leonir Ribas da Cruz - Igreja Assembleia de Deus
Sandra Cristina Kipper - Colégio Municipal Moyses Lupion
Dani Riquelme Esteche - Comunidade Assunto ao Céu


Furto de Veiculo em Reserva do Iguaçu e Candói


RESERVA DO IGUAÇU – FURTO QUALIFICADO

No dia 28 dez. 15, por volta das 15h30min, a equipe policial militar de Reserva do Iguaçu relatou que compareceu no DPM, a vítima (58 anos), o qual relatou que nesta madrugada vieram a furtar sua motocicleta, a qual estava no pátio de sua residência, sendo esta uma Yamaha Factor –YBR 125 K, ano 2010, de cor vermelha, com placa de Tangará da Serra/SC, relatou também que o referido veículo estava travado.

CANDÓI  – VEÍCULO FURTADO E RECUPERADO

No dia 29 dez. 15, por volta das 13h45min compareceu no destacamento, a vítima relatando que pela manhã notou falta de seu veículo Fiat 147, cor branca, que estava estacionado em frente à residência de sua mãe. Durante patrulhamento pela BR 373, nas proximidades de um sítio, a equipe visualizou o referido veículo, sendo verificado que o mesmo não possuía pendências e encaminhado posteriormente para 14ª SDP para as medidas cabíveis


Guarapuava, 28 de novembro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Prosa Rural - Análise da viabilidade financeira de Sistemas Agroflorestais


28/12/15 | Estudos socioeconômicos e ambientais

Dezembro/2015 - 5ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste e Região Sul

No programa desta semana o Prosa Rural vai falar sobre Análise da viabilidade financeira de Sistemas Agroflorestais.

Sistemas Agroflorestais, conhecidos também como SAF's, são sistemas de produção agrícola que combinam, numa mesma área, cultivos de ciclo curto como feijão, milho e espécies florestais possibilitando que o produtor tenha produtos para vender durante todo o ciclo do sistema de produção, aumentando a receita da propriedade rural.

A análise financeira pode ajudar o produtor a tomar a melhor decisão no momento de implantar o sistema agroflorestal na sua propriedade e, assim, evitar possíveis prejuízos e aumentar os seus lucros.

O engenheiro florestal e pesquisador da Embrapa Florestas Marcelo Arco-Verde apresenta mais detalhes sobre a análise de viabilidade financeira de sistemas agroflorestais.
Não perca o Prosa Rural. O programa de rádio da Embrapa, que vai ao ar todo Sabádo as 07:25 pela radio Nativa Mix de Goioxim PR.

Embrapa

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Goioxim: Elas estão de mais! “Formatura” Mulher Atual foi um sucesso!


No dia 17 de Dezembro de 2015, as participantes do Curso Mulher Atual, turma Goioxim / 2015, celebraram o encerramento do curso em grande estilo.

O curso teve início no mês de Outubro/2015, onde sua realização foi incentivado pela Diretoria da Coamo, a qual deu todo apoio e suporte para possibilitar este as cooperadas, esposas e filhas de cooperados, num total de 25 “formandas”.

Os 10 encontros somaram 80 horas de curso, onde a integração e as várias atividades em grupo e individuais, foram motivadas pela coordenadora do curso, Sra. Fabíola Bocalon. As participantes encontraram realizações e motivações para participar assiduamente em todos os encontros e no final, fizeram a festa em sua “Formatura”, que pode contar com todas as “graduandas”, seus familiares e convidados, como o Sr. Ilivaldo Duarte, Assessor de Imprensa da Coamo, a Sra. Solange De Fátiva Schereiner, primeira dama do Município do Goioxim, entre outros.

Conforme depoimento da “formanda” Renilda de Paula Ravanelo Ortolan, o Curso foi muito bom! “No início estávamos com vergonha, medo, no entanto com o passar dos encontros fomos criando amizade e simpatia entre nós, desenvolvendo atividades que estimulavam nossa criatividade e dinâmica de grupo, possibilitando o desenvolvimento de novas experiências que com toda certeza nos auxiliaram nas atividades do nosso dia a dia”.

Quando questionada sobre a cerimônia de conclusão do curso, “Formatura”, a cooperada expressou grande satisfação. “Nos últimos dias todas nós estávamos planejando uma comemoração, quando chegamos no Salão e nos deparamos com o arranja mento e nossos familiares presentes, nossa, não imaginava que seria tão bonito e importante. Quero agradecer a Coamo e ao Senar, por ter possibilitado este importante feito em nossas vidas. Muito obrigada!”

Para a equipe da Coamo do Goioxim, foi prazeroso organizar e possibilitar este evento as “formandas”. Segundo o Engenheiro Agrônomo Danyell Ricardo Baccin, o curso e a formatura expressaram todo empenho e dedicação que pode ser constatado no passar dos encontros nas participantes. “Realmente, nunca é fácil atingir algo pretendido de maneira simples, precisamos nos dedicar e focar nossos objetivos. Mas quando conseguimos concluir uma atividade e curtir os resultados, com toda certeza o sentimento que nos toma é muito gratificante. Parabéns as formandas e que tudo o que elas vivenciaram nestes últimos dias, possa auxiliar na execução das atividades do seu dia a dia.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Goioxim: Meus Pedidos ao Papai Noél


Meus pedidos de presente ao Papai Noel!

Uma BMW
Uma Fazenda
Uma casa na Praia.
Um Cruzeiro para varios Paises.
Uma poupança com 10 Milhões de dolares.


 Eu esperando os presentes!!



quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Goioxim: Coamo Realiza Formatura Mulher Atual 2015



O evento contou com varias mulheres. Que o mulher atual tem mudado a vida de centenas de mulheres, todos ja sabem. Mas, nunca é demais contar mais histórias de quem viveu essa experiência. Recentemente, foi a vez das cooperadas, esposas e filhos de cooperados de Goioxim, encerrarem sua participação. A equipe de reportagem da Coamo acompanhou e conversou com algumas participantes.

Veja no endereço:  www.coamo.com.br/?p=YWxyb3RsaXMvYW16dG9sc2kvYWxmZXRtaXJhdmVAemh6P2FkPTM4Mw==






Fonte: Coamo

Goioxim: Papai Noel fez a festa das crianças


PROJETO CRIANÇA FELIZ

A Prefeitura Municipal de Goioxim, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da Associação Comercial Empresarial de Goioxim – ACEG realizou no dia 22 de dezembro, a entrega de brinquedos para as crianças do município. O evento, contou com a presença do tradicional PAPAI NOEL, do prefeito municipal Elias Schreiner e, da Secretaria Municipal de Assistência Social a Sra. Solange Schreiner.

Aconteceu na Praça Cristo Rei, Mais de 500 crianças receberam das mãos do Papai Noel bonecas, carrinhos e balas.
O evento foi muito bonito e gratificante, ver o sorriso no rosto de cada criança ao receber seu presente. Tudo isso foi possível graças ao esforço da Assistência Social em parceria com a ACEG.

A Praça Cristo Rei ficou lotada, também ouve show de talentos com a banda cultural.


Mais Fotos Goioxim Natal 2015.

Acidente fatal na BR 277 em Guarapuava deixa três vítimas



Guarapuava - Um acidente fatal ocorrido na noite dessa terça feira (22) na BR 277, próximo trevo secundário de acesso ao município do Pinhão, em Guarapuava, deixou três vítimas.

Segundo o relatório do Corpo de Bombeiros de Guarapuava, o acidente aconteceu por volta das 20h35, e envolveu três carros, dois veículos Volkswagen/Gol com placas de Guarapuava e uma B M W, modelo X 1 com placas de Sapezal- Mato Grosso.

O acidente resultou na morte de um menino de 5 anos identificado como B.M. S.S, que foi ejetado para fora do veiculo em que estava, uma jovem de 24 anos motorista de um dos veículos identificada como Denise Oliveira de Brito, e uma passageira gestante identificada como J.R.S de 17 anos, a qual também foi arremessada para fora do carro, socorrida e acabou falecendo no hospital.



(Fotos/Adilson Chimanski )
Fonte: Rede Sul de Noticias

Goioxim: Coamo unidade local em revista


Acidente na 277 tira a vida de enfermeira do hospital de Laranjeiras do Sul



Uma saída de pista seguida de capotamento ocorreu na madrugada desta quarta feira no km 421 da BR 277 em Cantagalo. Segundo a PRF a motorista de um veiculo Celta de cor prata placas AKU 5994 de Cantagalo identificada como sendo Kelly Fernanda Pires de 30 anos acabou sendo lançada para fora do veiculo. Ela teria sido socorrida e conduzida ate a casa hospitalar de Laranjeiras do Sul ainda com vida, porem na altura da cidade de Virmond teve algumas paradas cardíacas, não resistindo e falecendo antes de ser atendida pelos médicos que há esperavam no hospital. 


Segundo informações repassadas Kelly era funcionaria de um hospital de Laranjeiras do Sul.

Fonte: educadora1120.com.br

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Goioxim: Nota de Falecimento de Bernardo Dziurkowski




NOTA DE FALECIMENTO

É compesar que noticio o falecimento de BERNARDO DZIURKOWSKI. O corpo esta sendo velado em sua residencia em Jacutinga. O sepultamento sera amanha as 07:00 da manha.

Reserva do Iguaçu: Homem leva dois Tiros na PR 459


RESERVA DO IGUAÇU  – DISPARO DE ARMA DE FOGO E LESÃO CORPORAL

No dia 21 dez. 15, a equipe recebeu uma ligação de um vigilante da segurança da Copel, o qual relatava que uma pessoa do sexo masculino havia sido alvejada por um tiro no pescoço e outro nas costas na pr 459, aproximadamente às 17h30, porem um veículo que passou logo em seguida parou e levou a vítima para o hospital de Candói.

Em contato com a equipe do policial militar do Candói, foi repassado a informação que a vítima havia sido transferida para Guarapuava até o Hospital Santa Tereza, devido à gravidade dos ferimentos, e que a mesma havia dito pois se encontrava lucido, quem era o autor dos disparos. A equipe em patrulhamento por chácaras e Vila Copel onde o suposto autor foi localizado (38 anos) andando a pé.

O suspeito foi abordado e revistado, porém a suposta arma não estava com ele. Foi deslocado até seu veículo o qual estava estacionado num posto de combustível próximo onde foi revistado, mas nada de ilícito foi encontrado. Diante dos fatos, foi entrado em contato com o escrivão da Policia Civil, o qual orientou a equipe encaminhar o suposto autor para a 14ª SDP para procedimentos cabíveis.

Guarapuava, 21 de Dezembro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Goioxim: Horário de Funcionamento do CRAS


Comunicamos a todos que o Centro de Referencia de Assistência Social - CRAS, estará atendendo na data do dia 21 a 30 de dezembro , sendo que na data do dia 24 e 31 devido ao recesso  estará fechado. Retornando aos atendimento no dia 04 de janeiro de 2016, com atendimento no setor do Bolsa Família e Atendimento Social.


Equipe Técnica do CRAS.

Beto Richa autoriza convocação de 2.895 policiais militares e delegados


Publicado em 21/12/2015 13:37

O governador Beto Richa autorizou nesta segunda-feira (21) a convocação de mais 2.895 candidatos aprovados em concursos públicos para policial militar e delegado civil. São 2.222 policiais militares, 609 bombeiros militares e 64 delegados de polícia. “Um importante reforço policial que refletirá significativamente na segurança dos paranaenses. Com o aumento do contingente, teremos melhores condições de trabalho e consequente queda na criminalidade no Estado”, afirmou Richa na solenidade, realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Com as novas contratações, o Governo do Estado supera a meta inicial de contratação de 10 mil homens para reforçar a Segurança Pública do Paraná. Nestes quase cinco anos de governo Beto Richa foram contratados 7.505 policiais, sendo 5.809 militares e 1.696 civis – uma média de 1.501 contratações por ano. Para efeito comparativo, nos oito anos do governo anterior, de 2003 a 2010, foram contratados uma média de 995 por ano – totalizando 7.960.  leia mais

AEN

Porto Barreiro:Uma Pessoa Encapuzado Invade Bar e Atira Contra Outra Pessoa


PORTO BARREIRO  – ATENDIMENTO DE LOCAL DE MORTE

No dia 18 dez. 15, por volta das 22h05min, a equipe policial militar do DPM de Porto Barreiro, deslocou até o Porto Avenida, onde foi informada anonimamente via telefone de emergência, que uma pessoa encapuzada havia invadido um Bar e desferido alguns disparos de arma de fogo contra um indivíduo, sendo que este veio a entrar em óbito.

No local a equipe verificou a veracidade dos fatos, sendo informada por populares que a vítima estava no referido estabelecimento comercial, sendo que em dado momento chegou no local realmente uma pessoa encapuzada, sacou uma arma de fogo e disparou em sua direção, a qual tentou correr, entretanto já ferido, veio a cair, o autor deu a volta pelos fundos e através de uma janela aberta disferiu outros dois tiros contra a vítima a qual entrou em óbito no local. Diante aos fatos foi acioanada a Policia Judiciaria, sendo o local isolado até a chegada dos mesmos.


Guarapuava, 18 de Dezembro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

UFFS Campus Laranjeiras do Sul terá novo curso: mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos será ofertado a partir de 2016


Estudantes de toda região contam com mais uma oportunidade para estudar na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus de Laranjeiras do Sul. A partir de 2016, o Campus ofertará o curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Este é o segundo mestrado totalmente gratuito ofertado no Campus. O lançamento do programa, a publicação edital de seleção e o início das aulas devem acontecer no próximo ano.

O novo programa de Pós-Graduação, intitulado “Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos” tem área de concentração em “Biociência e Tecnologia de Alimentos”. As linhas de pesquisa são: (1) Análise de alimentos e química de processos verdes; (2) Microbiologia e Bioprocessos; (3) Processamento de alimentos e aproveitamento de subprodutos; e (4) Processos e modelagem matemática aplicada a alimentos.

A Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTAL) visa proporcionar formação científica ampla e profunda em biociências de alimentos, ciências de alimentos, tecnologia de alimentos e engenharia de alimentos, conduzindo a capacitação e qualificação de pesquisadores, docentes e profissionais de alto nível para atuação em setores relativos à temática deste curso. Com isso, o programa tem a finalidade de desenvolver pesquisas que abrangem desde a produção, estocagem, beneficiamento, industrialização e demais aspectos da cadeia produtiva.

As pesquisas serão conduzidas de modo a utilizar tecnologias limpas, seguras, processos para aproveitamento de resíduos bem como o desenvolvimento de equipamentos, embalagens e aditivos, tendo como objetivo inovar na maneira de processar um alimento, de modo a torná-lo diferenciado e competitivo com a qualidade nutricional, diminuição das perdas na cadeia de produção e distribuição de alimentos, além da aplicação de tecnologia verde.

Conforme o docente Luciano Tormen, membro do Grupo de Trabalho (GT) que elaborou a proposta do mestrado, “o curso começou a ser pensado ainda em 2010 na I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE), onde foram definidos objetivos e ações com relação às atividades de pós-graduação na UFFS. Naquela época surgiu o indicativo de um curso de mestrado nessa área. A partir disso os idealizadores da proposta convidaram docentes do Campus Laranjeiras do Sul e foi constituído o GT para a construção da proposta, a qual foi submetida à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”.

Tormen relata que atualmente o GT conta com a participação de mais de 20 docentes. Segundo o professor, “temos docentes da UFFS dos Campi de Laranjeiras do Sul, Realeza, Chapecó, Erechim, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR)”.

Tormen salienta ainda que esse curso tem um diferencial em relação ao demais programas da mesma área, conforme o professor “optou-se por enfatizar o lado biológico da área de alimentos, o que diferencia esse programa da maioria dos outros ofertados no país”. Tormen explica que “quando focamos o lado biológico, temos a intenção de avaliar a segurança dos alimentos, suas propriedades biológicas, as substâncias presentes nos alimentos e avaliar os processos, com a finalidade de preservar substâncias ativas nos alimentos e assim produzirmos alimentos mais saudáveis, seguros e ativos biologicamente, visando proporcionar mais benefícios para o organismo”.

A Diretora do Campus Laranjeiras do Sul, Janete Stoffel, revela que é um orgulho e motivo de muita alegria a aprovação do segundo mestrado para o Campus Laranjeiras do Sul. Stoffel comenta que “para o Campus Laranjeiras do Sul que está com 6 anos de atividades, possui 6 cursos de graduação, contar com o segundo mestrado é uma grande conquista. O mestrado vem reforçar a área de alimentos, na qual já ofertamos o curso de graduação em Engenharia de Alimentos e esperamos com esse novo curso, consolidar essa a área de formação e com isso contribuir ainda mais com as demandas e as necessidades que existem na região, além é claro, de capacitar cada vez mais pessoas para que atuem na área”.

A Diretora comenta ainda que “A UFFS é uma Instituição 'jovem' e certamente somos muito ousados, caminhamos na direção da consolidação da qualidade e da excelência acadêmica, o que é fundamental e neste momento, gostaríamos que todos comemorassem conosco esta 
conquista”.


Assessoria de Comunicação

UFFS divulga processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação


Já está disponível o edital de seleção de candidatos para ingresso no primeiro semestre do ano letivo de 2016 nos cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (Edital nº 952/UFFS/2015).

O processo seletivo será através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, que divulgará, oportunamente, o cronograma de inscrições e matrículas.

Para participar desse processo é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) edição 2015, não ter zerado em nenhuma prova objetiva do exame e ter nota mínima de 300 na redação.

Neste edital, a UFFS disponibiliza 1771 vagas para cursos que tem início no primeiro semestre, nos seis campi da Instituição. Os cursos ofertados na UFFS são totalmente gratuitos.

Vagas para o Campus Laranjeiras do Sul

Agronomia (Bacharelado/Integral, 50 vagas); Ciências Econômicas (Bacharelado/Integral, 50 vagas); Engenharia de Alimentos (Bacharelado/Integral, 50 vagas); Engenharia de Aquicultura (Bacharelado/Integral, 50 vagas); Interdisciplinar em Educação no Campo (Licenciatura/Integral, 30 vagas).

Reserva de vagas

O processo seletivo também prevê a reserva de vagas conforme a política de ingresso da UFFS. Considerando isso, o candidato pode se inscrever nos cursos em um dos seis grupos, conforme o seu perfil. Confira abaixo os seis grupos que a UFFS considera para reserva de vagas, conforme a Lei nº 12.711/2012:


AC – na ampla concorrência estão as vagas destinadas a todos os candidatos, independentemente da procedência escolar, renda e cor;

L1 – vagas reservadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

L2 – vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

L3 – vagas reservadas a candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

L4 – vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

A1 – vagas reservadas a candidatos que tenham cursado parcialmente o ensino médio em escola pública (pelo menos um ano com aprovação) ou em escolas de direito privado sem fins lucrativos, cujo orçamento da instituição seja proveniente do poder público em pelo menos 50%.

Os candidatos podem acompanhar as novidades sobre o SiSU pelo site do processo: www.sisu.mec.gov.br.

Conheça os todos cursos ofertados nos seis Campi da UFFS e tire suas dúvidas sobre o processo seletivo através do hotsitehttp://www.uffs.edu.br/estudenauffs/



Assessoria de Comunicacao - Campus Laranjeiras do Sul

Ocorrências Policiais em Campina do Simão, Entre Rios, Guará, Pitanga e Prudentópolis


CAMPINA DO SIMÃO 01 – LESÃO CORPORAL E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

No dia 17 Dez. 15, por volta das 3h, compareceu ao destacamento de polícia militar a solicitante, residente na Vila do Jair, em Campina do Simão, relatando que seu esposo (44 anos), ao chegar em casa veio a agredi-la como socos e chutes e a ameaçou de morte. A equipe policial deslocou até a residência e no local localizou o agressor, sendo dada voz de prisão ao mesmo e encaminhado até a 14ª SDP para as devidas providências.


DISTRITO DE ENTRE RIOS 02 – ROUBO

No dia 17 Dez. 15, por volta das 11h35min, relatou o solicitante que trabalha em um escritório de contabilidade, quando uma pessoa trajando calça jeans, camiseta branca e vermelha e uma máscara branca tipo hospitalar, adentrou ao recinto e, de posse de uma arma de fogo, deu voz de roubo para si e sua funcionária, mandando ambos deitarem no chão e que pegou uma pasta de cor preta, que seu "office boy" acabara de utilizar, e saiu correndo do local.

O solicitante conseguiu visualizar que o autor dos fatos saiu num veículo marca/modelo Chevrolet Astra, sedan, de cor prata, tomando sentido Colônia Cachoeira. A equipe realizou patrulhamento juntamente com o solicitante, porém não foi obtido êxito. A equipe repassou o ocorrido ao COPOM do 16º BPM, que determinou para as equipes ficarem alertas e notificarem o DPM de pinhão.

A equipe então retornou ao escritório, onde o solicitante relatou que seu "office boy", fez instante antes, saques em três agências bancárias, sendo então que na pasta havia uma quantia em dinheiro espécie no valor de R$13.000,00 (treze mil reais,) além de boletos bancários de diversos clientes e um livro de protocolo. A equipe solicitou imagens de câmeras particulares na via, sendo possível visualizar o veículo Astra parado em frente à Praça Nova Pátria, e instantes antes do fato ter se deslocado até o local do referido roubo.


DISTRITO DE GUARÁ 03 – ATENDIMENTO EM LOCAL DE MORTE

No dia 17 dez. 15, por volta das 15h50min, a equipe foi até uma estrada rural no Rio das Pedras, próximo ao posto GP, onde o solicitante estava aplicando inseticida na sua plantação e avistou um cadáver próximo ao mato, acionando a PM na sequência. Foi confirmado o fato, sendo que o cadáver estava em avançado estado de decomposição. A testemunha informou que nunca tinha visto essa pessoa na região. Diante disso, foram acionados o IML e a Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. Não possível a identificação do corpo devido à falta de documentos.


PITANGA 04 – DROGAS PARA CONSUMO PESSOAL

No dia 17 dez. 15, por volta das 19h25min a equipe estava em patrulhamento pelo Bairro Santa Isabel, quando avistou um indivíduo em atitude suspeita, que ao avistar a viatura o mesmo adentrou em um beco, sendo que ao abordá-lo foi localizado junto ao mesmo em seu bolso a quantia de 2 gramas de substância análoga a maconha e R$40,00. O mesmo relatou a equipe que é usuário e que tinha acabado de comprar R$10,00 em maconha. Diante dos fatos foram encaminhados o mesmo e a droga até o cartório da 3ª Cia para lavratura de Termo Circunstanciado.


PRUDENTÓPOLIS 05 – PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

No dia 17 dez. 15, por volta das 00h05min, a partir de uma denúncia anônima, as equipes realizaram patrulhamento na área central do município a fim de localizar uma motocicleta amarela que faria um roubo. Durante as diligências foi abordado um indivíduo em frente a uma Farmácia 24 horas com um capacete na mão, mochila nas costas e vestido com um longo casaco preto (o que chamou a atenção devido ao calor), e durante revista pessoal foi localizado na mochila uma arma de fogo do tipo pistola.

Durante a abordagem foi observado que havia uma motocicleta amarela parada próxima da Equipe PM e na tentativa de abordá-la o motociclista se evadiu, dessa forma foi realizado acompanhamento da motocicleta até perde-la de vista na Vila Mariana e na sequência a mesma motocicleta amarela foi localizada estacionada no Centro, com o apoio de outra viatura policial militar realizou a abordagem pois um rapaz que estava próximo a ela ao perceber as equipes dispensou a chave da motocicleta e um capacete que segurava na mão. O indivíduo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para procedimentos da Polícia Judiciária. O indivíduo que estava com a arma de fogo era evadido do sistema prisional, e a motocicleta uma Honda CG Titan150, foi entregue na Delegacia, por constarem débitos referentes a documentação.


Guarapuava, 17 de Dezembro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc

Brasileiros são encontrados mortos no Paraguai


Foto por: Portal Catve


Roberto Aparecido de Souza e Roberto de Souza Malta (pai e filho) foram encontrados hoje (17), próximo a uma avenida de Cidade do Leste, no Paraguai. Um morador saiu para o trabalho, por volta das 5h30 quando encontrou o corpo dos brasileiros.
Na noite anterior ele ouviu barulhos na área mas não foi verificar. Segundo a polícia paraguaia os assassiantos podem estar ligados a outros dois homicídios há duas semanas, em Presidente Franco, também no Paraguai.
Eles foram algemados e executados a tiros. Os corpos estavam enrolados em sacos plásticos e foram encaminhados ao IML. A investigação segue a hipótese de envolvimento com tráfico de drogas.

www.jcorreiodopovo.com.br

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Goioxim: Nota de Falecimento de Silvio Chaves


Atualizado 18/12/2015 as 08:30 hrs

Nota de Falecimento do Sr. Sílvio Chaves, com 67 anos, seu corpo será velado em sua residencia. Sepultamento as 13:00 hrs no cemitério municipal de goioxim.
A Família enlutada nossas condolências.

34% das Câmaras ainda não informaram sobre julgamento das contas de prefeitos


Até a tarde desta quarta-feira (16 de dezembro), 137 câmaras municipais do Paraná ainda não haviam enviado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) informações sobre o resultado do julgamento das contas dos prefeitos referentes aos oito últimos exercícios financeiros. Das 399 casas legislativas do Estado, 202 já responderam o questionário (66% do total). Outras 68 (17%) iniciaram o preenchimento e 69 (17%) ainda não abriram o questionário eletrônico enviado pela Diretoria de Execuções (DEX) do Tribunal.

Em 26 de novembro, o presidente do TCE-PR, conselheiro Ivan Bonilha, encaminhou ofício ao Poder Legislativo dos 399 municípios paranaenses, dando prazo de 30 dias para o envio das informações. No e-mail de cada câmara cadastrado no sistema do Tribunal foi enviado o link para preenchimento do formulário que trata do julgamento das contas do Poder Executivo pela respectiva câmara.

"Com a medida, buscamos aumentar a cooperação entre os órgãos de controle municipal - câmaras e Tribunal de Contas. O Tribunal está monitorando o andamento dos preenchimentos e esclarecendo as dúvidas dos responsáveis por esse trabalho nas câmaras", explica o diretor da DEX, Marcelo Lopes. O objetivo da medida é verificar o atual estágio desses julgamentos e aferir a efetividade na adoção das conclusões do TCE-PR expressas nos pareceres prévios.

Após o trânsito em julgado da prestação de contas anual do prefeito, o Tribunal encaminha seu parecer (recomendando a aprovação, aprovação com ressalvas ou desaprovação das contas) à respectiva câmara municipal. A legislação determina que cabe aos vereadores fazer o julgamento definitivo das contas. Mas é função do Tribunal de Contas encaminhar o resultado desse julgamento à Justiça Eleitoral. Para desconsiderar a conclusão do parecer do TCE são necessários dois terços dos votos dos vereadores.

A DEX orienta que a câmara que não receber o e-mail deve entrar em contato pelo Canal de Comunicação (Caco), utilizando o Assunto "Execuções", ou pelo telefone (41) 3350-1707.

Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR

Governo do Paraná divulga tabela para pagamento do IPVA 2016

(Foto: Divulgação/Detran-PR)

Cronograma de pagamento do IPVA começa em 21
de janeiro 


Os pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o exercício de 2016 começam em 21 de janeiro, conforme cronograma divulgado pelo Governo do Paraná (Confira as datas no final da reportagem).

Assim como neste ano, o dono de veículo que optar por pagamento à vista terá 3% de desconto. Também é possível dividir o valor em três parcelas, sem juros.

De acordo com o governo estadual, o Paraná tem 6,62 milhões de veículos, sendo que 4,38 milhões têm que pagar o IPVA. A estimativa do poder público é angariar R$ 3,05 milhões com o imposto.

O IPVA é definido a partir da tabela Fipe. O valor corresponde a 3,5% do valor de venda do veículo.Veja qual é o valor de venda do seu carro.

Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Há imunidade para veículos de propriedade dos governos federal, estadual e municipal e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos.

Veja quando vence o seu IPVA, em caso de pagamento à vista
placas com final 1 e 2 - 21/1/2016
placas com final 3 e 4 - 22/1/2016
placas com final 5 e 6 - 25/1/2016
placas com final 7 e 8 - 26/1/2016
placas com final 9 e 0 - 27/1/2016

Para quem escolher o pagamento a prazo, a primeira parcela vence conforme a tabela acima e a segunda e a terceira, em fevereiro e março.

Como pagar
A Secretaria da Fazenda do Paraná vai encaminhar cartas para os proprietários de veículos com o valor à vista ou da primeira parcela. Aqueles que optarem pelo parcelamento, receberão nova correspondência com as guias de pagamento. O valor pode ser quitado em qualquer instituição bancária.

O pagamento também poderá ser feito usando somente o número do Renavam nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi). Outra opção é a GRPR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), que estará disponível no site da secretaria.


g1.globo.com

Candói: Deputado e Prefeito assinam convênio para construção de poços na área rural


O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli e o Prefeito de Candói, Gelson Costa, assinaram nesta segunda-feira, 14 de dezembro, termo de convênio entre o município e o Governo do Estado para a implantação de sistema de abastecimento de água na área rural da cidade.

A pedido do parlamentar, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Instituto das Águas do Paraná, liberou R$ 52.286,00 para a perfuração de dois poços tubulares. Serão atendidos o Assentamento União São Pedro e a Comunidade Vila Tomé.

De acordo com Carli, o investimento propiciará mais qualidade de vida, saúde, além de melhores condições para a produção da agricultura familiar.

Cantagalo: PM apreende 35kg de Crack em Propriedade

Foto Arquivo PM
Em ação conjunta com Agência de Inteligência da 5ª Subdivisão Policial de Pato Branco, Polícia Rodoviária Federal de Laranjeiras do Sul e Polícia Civil, a Polícia Militar de Cantagalo realizou ontem (16) a apreensão de 35kg de Crack.

Após investigações desde o início da semana, a equipe conseguiu chegar a uma propriedade em que a droga estaria escondida. A PM estima que esta quantia seja avaliada em R$ 300 mil, porém a revenda renderia mais de R$ 1 milhão aos traficantes.

Via: www.jcorreiodopovo.com.br

Goioxim: Viabilizados dois poços tubulares


16 dezembro 2015 

O Governo do Paraná liberou termo de convênio para assinaturas por parte da Prefeitura de Goioxim, Instituto das Águas do Paraná e Departamento de Estradas de Rodagem, cujo objeto é a implantação de sistema de abastecimento de água no meio rural do município.

Num valor máximo global estimado de R$ 52.286,00, o investimento, viabilizado pelo Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli, vai permitir a perfuração de dois poços tubulares nas localidades de Alto Alegre e Assentamento Estrela. De acordo com o parlamentar, os moradores não têm água encanada em suas casas.
Carli e o Prefeito, Elias Schreiner, assinaram o termo nesta terça-feira, 15 de dezembro.

Polícia Federal deflagra operações mirando Postalis e SBM


A Polícia Federal deflagrou duas operações nesta quinta-feira, 17, que atingem o Postalis, pelo fundo de pensão dos funcionários dos Correios, e a empresa SBM. A Operação Positus mira em esquema de corrupção no fundo de pensão. A Operação Ouro Negro envolve uma empresa que teria intermediado os contratos entre a SBM e a Petrobras.

A Positus apura irregularidades no fundo de pensão, controlado pelo PT e PMDB, que teriam ocorrido entre 2006 e 2011. Estão entre os investigados o ex-presidente Alexej Predtechensky e o ex-diretor financeiro Adilson Florencio da Costa. A PF apura operações envolvendo a criação de dois fundos de investimentos que foram ingeridos pela empresa Atlântica Administradora de recursos.

O inquérito descobriu que os valores dos dois fundos foram transferidos para os Estados Unidos e passaram a ser movimentados por ordem da Atlântica, de propriedade dos empresários Fabrizio Dulcetti Neves e André Barbieri.

www.parana-online.com.br

Santa Maria do Oeste: Posse Irregular de Arma de Fogo


SANTA MARIA DO OESTE 02 – POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO

No dia 16 Dez. 15, por volta das 14h20min, após receber informações que na Localidade de Rio Feio uma pessoa estaria praticando caça predatória naquela localidade, a equipe da Rotam da 3ª Cia, deslocou até a residência citada, onde em conversa com um senhor ( 66 anos), negou tais denúncias porém quando a equipe lhe perguntou sobre a existência de armas de fogo, o mesmo veio a confirmar que de fato possui uma arma que era registrada no nome de sua esposa onde o mesmo apresentou a espingarda calibre .36 o qual estava com o registro vencido desde 01/12/2013, o senhor também também fez a entrega de uma espingarda do tipo puxa-fieira sem marca e sem numeração aparente de calibre indefinido.

Diante dos fatos a equipe apreendeu as armas e encaminhou juntamente com os envolvidos até a 45ª DRP para providências legais.

Guarapuava, 16 de Dezembro de 2015. 
Setor de Comunicação Social - anc

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Goioxim: Show com Lucas & Geovane Participação de Luana Lima no Restaurante do França



UM GRANDE EVENTO NO RESTAURANTE DO FRANÇA COM A DUPLA LUCAS & GEOVANE E PARTICIPAÇAO DE LUANA LIMA VIOLEIRA NESTA SEXTA FEIRA DIA 18/ 12 APARTIR 20:30 Hrs.


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

TCE aprimora critérios para as prestações de contas municipais


A prestação e a análise das contas de 2015 dos 399 municípios paranaenses passarão por uma mudança histórica. O prefeito responderá pelos atos de governo, que são de sua competência direta, incluindo os investimentos mínimos em educação e saúde estabelecidos pela Constituição. Já os atos de gestão serão alvo de monitoramento e fiscalização permanentes, à parte da prestação de contas anual (PCA) do chefe do Poder Executivo municipal.

Com a mudança, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) ganha rapidez para detectar irregularidades e determinar sua correção imediata, sem a necessidade de esperar às vezes mais de um ano, até o julgamento das contas. Os atos de gestão irregulares detectados serão transformados em processos apartados de tomada de contas.

As mudanças estão definidas na Instrução Normativa nº 108/2015, publicada em 10 de dezembro, na edição 1.263 doDiário Eletrônico do TCE-PR. A IN define o escopo de análise da PCA de 2015 relativa aos poderes Executivo e Legislativo e também à administração direta e indireta municipal. "Teremos mais condição de objetividade nas contas de governo e absoluta previsibilidade da atuação do Tribunal", afirmou o presidente, conselheiro Ivan Bonilha, em 19 de novembro, data da aprovação da IN pelo Pleno do TCE-PR.


TCE-PR

UFFS divulga resultado do Processo Seletivo Especial para Povos Indígenas


A UFFS divulgou nesta semana o resultado definitivo do Processo Seletivo Especial do Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN). Foram classificados 204 candidatos, aptos a preencherem as vagas ofertadas nos cursos de graduação dos campi Chapecó (RS), Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Realeza (PR) e Laranjeiras do Sul (PR). O critério de desempate foi a idade do candidato.

Os candidatos classificados serão convocados para a realização da matrícula, conforme o número de vagas ofertadas no Edital Nº 760/UFFS/2015. A convocação será por meio de edital próprio no site da UFFS (www.uffs.edu.br) a partir do dia 11 de janeiro de 2016. A matrícula deverá ser efetivada pessoalmente, ou mediante procuração, na Secretaria Acadêmica do campus onde o curso que irá frequentar é ofertado.

Confira aqui a lista dos aprovados no Edital Nº 973/UFFS/2015.

Já a documentação para a matrícula, constante no Edital Nº 760/UFFS/2015, pode ser acessada aqui.



Assessoria de Comunicacao - Campus Laranjeiras do Sul

Bernardo Carli se reúne com famílias, Governo do Estado e Polícia Federal para discutir invasões em Laranjeiras do Sul


O Deputado Estadual Bernardo Ribas Carli se reuniu na manhã desta segunda-feira, 14 de dezembro, com o Secretário Chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, o Secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, com o Delegado da Polícia Federal Flávio Setti e trabalhadores de Laranjeiras do Sul vítimas de violência por parte de índios nos últimos dias.
Quatorze famílias da Comunidade Passo Liso, no interior do município, tiveram suas propriedades invadidas e tiveram de deixar suas casas, sob a alegação de não terem direito sob suas terras. Bernardo Carli, então, foi até o Governo do Estado juntamente com o colega Deputado Artagão Junior cobrar medidas emergenciais para a retomada da ordem naquela localidade.

“Estamos, juntamente com estas famílias, apreensivos com toda esta situação e pedimos medidas, como reforço policial, para que o dia a dia possa ser retomado dentro da normalidade e com segurança. Há muitas pessoas sofrendo. E nós, junto ao Governo do Estado, nos solidarizamos com todos, damos o nosso apoio e estamos acompanhando todo o processo, crentes de que muito em breve tudo estará resolvido”, destacou o Deputado.

Bernardo lembrou que o assunto é motivo de preocupação para a região há anos, mas ocorrências de violência registradas na semana passada intensificaram a gravidade do problema e exigem ações policiais e da Justiça imediatamente.
Sciarra comunicou que está previsto para ainda este ano o envio de um efetivo da Força Nacional para o município, a fim de reforçar a segurança e restabelecer a ordem no município. Além disso, o Estado colocará o seu efetivo policial à disposição para dar todo o suporte necessário quando do cumprimento da ação de reintegração de posse.

www.bernardoribascarli.com.br

Campina do Simão recebe R$ 1 milhão para obras de pavimentação asfáltica


O Prefeito de Campina do Simão, Laureci Miranda, recebeu do Governo do Estado nesta segunda-feira, 14 de dezembro, autorização para licitação no valor de R$ 1.090.211,02, liberados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano.

Viabilizados por Carli, os recursos permitirão a execução de obras de pavimentação de vias urbanas. Serão asfaltados os trechos da rua Padre Valentim Nogly, entre a Avenida José Iastrenski e Antonio Kramer, a rua Padre Valentim Nogly, entre as ruas Capitão Rocha e Reinaldo Magnom Rocha, e a rua Reinaldo Magnom Rocha entre as ruas Padre Valentim Nogly e a Avenida João Ferreira Neves. A área pavimentada inclui, ainda, construção de galerias, calçadas e meio fio.

“Estamos fechando este ano de 2015 com chave de ouro, podendo, graças à boa administração do nosso Governador Beto Richa e ao nosso trabalho de acompanhamento junto aos municípios, liberar importantes investimentos para os Prefeitos. São medidas que certamente melhoram as condições de vida de toda a população e impulsionam o desenvolvimento da nossa região”, afirmou Carli.

www.bernardoribascarli.com.br

Goioxim: Nota de Falecimento de José Marináldo Pereira Cristo


Faleceu José Marinaldo Pereira Cristo, seu corpo será velado na capela mortuária de Goioxim, sepultamento amanha em horário a ser desiguinado.


segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Assalto em Distribuidora de Bebidas Termina com Um Bandido Morto


Três bandidos invadiram a Distribuidora Uliana, no bairro Batel, em Guarapuava, na tarde deste sábado (12). Um dos funcionários, percebendo a movimentação, correu para os fundos da empresa e conseguiu ligar para a Polícia Militar - exatamente às 14h48 - que enviou viaturas até o local.

Os ladrões tentaram fugir e houve perseguição. Durante a fuga, um dos ladrões abordou uma família em frente ao Cartório Agner, onde estava acontecendo um almoço de confraternização, e levaram o carro com o proprietário junto. A perseguição continuou até as proximidades da Sorveteria Sabor e Arte, na rua detrás da Havan. O condutor conseguiu pular do carro, que continuou em movimento até o bandido descer do carro e tentar correr. Policiais atiraram e o assaltante morreu no local. Outro, ficou ferido com um tiro no abdômen. Um terceiro já foi preso. Nenhum funcionário da Distribuidora e ninguém da família que teve o carro roubado ficou ferido. Apesar do susto, todos estão bem, segundo informações levantadas.

Texto e foto Guara Noticias