segunda-feira, 15 de agosto de 2016

UFFS - Campus Laranjeiras do Sul: eventos integrados abordam a Educação do Campo no Território Cantuquiriguaçu


Nos dias 18 e 19 de agosto, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul e parceiros promovem três eventos que acontecem de maneira integrada: o I Simpósio de Educação do Território Cantuquiriguaçu, o VIII Fórum de Educação do Campo da Cantuquiriguaçu e o II Seminário de Fortalecimento das Políticas Públicas da Educação do Campo. A programação acontece no Cine Teatro Iguassu, em Laranjeiras do Sul, com início às 9h e encerramento às 17h.

O evento aguarda a presença de representantes de escolas e secretários de Educação de toda região, além de acadêmicos dos cursos de Licenciatura da UFFS, estudantes de Ensino Médio, professores das redes municipais e estadual de Laranjeiras do Sul e do Território da Cantuquiriguaçu.

Conforme o coordenador do evento, Vitor de Moraes, “o objetivo é dar continuidade ao processo de estudos e debates sobre a implementação de políticas públicas no território da Cantuquiriguaçu, contribuindo na tomada de decisões coletivas acerca das problemáticas elencadas como temáticas durante o evento, no âmbito da alimentação, do transporte e do fazer pedagógico das escolas desta região”.

Moraes explica ainda que “o evento é aberto para socialização e partilha de outras práticas de formação, contando com o estudo teórico, que trará o aprofundamento da temática, envolvendo questões da sociedade, da educação e o papel da universidade”. Segundo o coordenador, “as temáticas são de grande relevância para o contexto educacional, uma vez que são questões latentes no âmbito das escolas do campo e que implicam formas de trabalho no cenário da formação de professores, tendo em vista que a legislação nacional orienta para a necessidade de atender à realidade local e suas especificidades”.

O docente comenta ainda que o evento tem os seguintes propósitos: “socializar as experiências da construção, limites e possibilidades dos planos municipais de Educação; construir um plano de educação para o Território Cantuquiriguaçu, com metas e ações comuns aos municípios que o compõem; proporcionar aos professores, pesquisadores e estudantes o debate, a interlocução e a troca de experiências dos conhecimentos produzidos no âmbito da realidade do Território Cantuquiriguaçu; e estimular a difusão de novos saberes e práticas educativas e proposições de políticas públicas de educação”.


Instituições Parceiras

Colaboram na organização do evento a UFFS, Câmara Setorial de Educação do Conselho de Desenvolvimento do Território Cantuquiriguaçu (Condetec); Articulação Cantuquiriguaçu por uma Educação do Campo; Secretarias Municipais de Educação de Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras e Três Barras do Paraná.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém