terça-feira, 26 de julho de 2016

Na Cantu, 16 cidades tem ao menos um partido em situação irregular


Via: www.jcorreiodopovo.com.br

PRTB, PTC e PT são os que tem mais problemas na região. Em relação as cidades, Palmital é a que tem o maior número de partidos com irregularidades

Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados nesta semana, quando o calendário eleitoral liberou a realização das primeiras convenções.

Na região, em apenas cinco cidades todos os partidos estão liberadores para realizar as convenções: Goioxim, Guaraniaçu, Ibema, Porto Barreiro e Quedas do Iguaçu.

De acordo com as novas normas do TSE, as convenções só serão permitidas onde houver diretório ou comissão em situações vigentes perante o órgão, que é o responsável por esse controle junto aos municípios.

A realização de comissões nesses lugares pode ensejar um pedido de impugnação de candidatura. As convenções podem ser feitas até o começo de agosto.

As informações estão sendo atualizadas, conforme julgamentos do TSE. Por isso, pode haver divergência com os dados informados na matéria, que refletem a situação do dia 20 de julho.
Partidos mais irregulares

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) é o que tem mais problemas na Cantu, apresentando irregularidades em cinco municípios: Cantagalo, Foz do Jordão, Nova Laranjeiras, Palmital e Pinhão.

Em segundo aparece o Partido Trabalhista Cristão (PTC), com situação não vigente em quatro cidades: Candói, Foz do Jordão, Laranjeiras do Sul e Palmital. Fechando o pódio está o Partido dos Trabalhadores (PT), irregular em Catanduvas, Marquinho e Três Barras do Paraná.

Além deles, outros 14 partidos também estão com a situação não vigente em ao menos um município da Cantuquiriguaçu: Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Republicano Brasileiro (PRB), Partido Social Liberal (PSL), Solidariedade (SD), Partido Verde (PV), Partido Ecológico Nacional (PEN), Partido Trabalhista Nacional (PTN), Partido Comunista do Brasil (PC do B), Partido Trabalhadores do Brasil (PT do B), Democratas (DEM), Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e o Partido Humanista da Solidariedade (PHS).
Cidades com maiores irregularidades

A cidade que tem o maior número de partidos que não poderão realizar convenções é Palmital, com seis. Por lá, PMN, PRP, PRTB, PSB, PSDC e PTC estão com a situação irregular.

DEM, PC do B, PRTB e PSL têm problemas em Nova Laranjeiras, que aparece na sequência. Cantagalo (PRB; PRTB e PSL) e Rio Bonito do Iguaçu (PRB; PSDC e PTN) possuem três partidos não vigentes, cada.

Catanduvas, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão Laranjeiras do Sul e Pinhão possuem dois em situação irregular, enquanto Campo Bonito, Candói, Diamante do Sul, Marquinho, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Virmond, tem um.
Paraná

De acordo com o levantamento realizado pelo jornal Gazeta do Povo, nenhum partido político poderá lançar candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador em todas as cidades do Paraná.

Em todo o estado, 1.051 diretórios municipais ou comissões provisórias foram impedidas de realizar convenção partidária, conforme o TSE.

Os partidos com mais problemas nos municípios paranaenses, segundo os dados do dia 20, eram o PRTB (94); PRB (89); PT (88); PTC (77); e o PCdoB (65).

Apenas o Partido Novo, com um diretório em Curitiba, e a Rede Sustentabilidade, com 50 diretórios ou comissões espalhados pelo estado, estão totalmente regularizados perante o TSE e podem indicar representantes em qualquer uma das cidades em que mantêm diretórios.
Cidades

Todas as principais cidades do Paraná podem receber candidatos de todos os partidos, segundo o TSE. Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Apucarana, Arapongas, Araucária, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Colombo, Fazenda do Rio Grande, Paranaguá, São José dos Pinhais, Pinhais e Umuarama estão nessa categoria.
Partidos com situações irregulares até 20 de julho

Municípios

Partidos não vigentes

Campo Bonito
PRP

Candói
PTC

Cantagalo
PRB; PRTB e PSL

Catanduvas
PT e SD

Diamante do Sul
PV

Espigão Alto do Iguaçu
PEN e PTN

Foz do Jordão
PRTB e PTC

Goioxim


Guaraniaçu


Ibema


Laranjeiras do Sul
DEM e PTC

Marquinho
PT

Nova Laranjeiras
DEM; PC do B; PRTB e PSL

Palmital
PMN; PRP; PRTB; PSB; PSDC e PTC

Pinhão
PHS e PRTB

Porto Barreiro


Quedas do Iguaçu


Reserva do Iguaçu
PC do B

Rio Bonito do Iguaçu
PRB; PSDC e PTN

Três Barras do Paraná
PT

Virmond
PC do B

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém