quarta-feira, 13 de julho de 2016

Chuva causa prejuízos para mais de 9 mil pessoas em 21 cidades do Paraná


A chuva forte que cai sobre o Paraná desde a tarde de terça-feira (12) atingiu 9.826 moradores em 21 municípíos do estado, segundo um boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado às 8h desta quarta-feira (13). A maior parte das ocorrências foi de destelhamentos por conta da queda de granizo e ventos fortes, além de alagamentos. Três pessoas ficaram feridas e oito estão desabrigadas.

O município mais atingido foi Salto do Lontra, na região sudoeste, com 3,2 mil moradores atingidos. Cerca de 800 residências foram danificadas na cidade.

O boletim apontou ainda que 33 pessoas ficaram desalojadas por causa da tempestade e que 26 ainda não conseguiram voltar para casa. Eles estão abrigados na casa de parentes, amigos e em abrigos públicos. O número de casas danificadas nas 21 cidades é de 2.067. Uma delas ficou totalmente destruída.

Na região sudoeste, em Telêmaco Borba, a leitora Adriana Rodrigues de Sá registrou granizo durante a madrugada desta quarta. "Foi um susto enorme. Acordei com o barulho das pedras de gelo", conta.

Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, choveu 58 milímetros em Curitiba entre a tarde de terça e madrugada desta quarta. O índice representa 65% do esperado para todo o mês de julho.

Sem luz
A chuva também afetou a rede elétrica e deixou milhares de moradores sem luz em todo o estado. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), até as 8h40 pelo menos 25 mil unidades consumidoras estavam sem o fornecimento de energia. As regiões mais prejudicadas são centro-sul, leste e oeste.

Cerca de 400 técnicos da companhia atuam para resolver o problema. Contudo, não há previsão para a normalização do serviço.

Tempestade de granizo
A chuva de granizo que atingiu o Paraná na tarde de terça deixou vários municípios em alerta e ruas completamente tomadas por pedras de gelo — principalmente nas regiões dos Campos Gerais, central e Metropolitana de Curitiba (RMC).

Em Ponta Grossa, a queda de um barracão na Avenida Continental, no Distrito Industrial, deixou feridos. Durante a tarde, vítimas ainda estavam nos escombros, segundo o Corpo de Bombeiros. Em outro ponto da cidade, um caminhão tombou com a força do vento.

Em Curitiba, nove bairros registraram a ocorrência de granizo na terça-feira: Tatuquara, Portão, Santa Felicidade, Batel, Xaxim, Boqueirão, CIC, Bairro Novo e Centro.

Confira as cidades atingidas pela chuva
Bela Vista da Coroba
Boa Vista da Aparecida
Capitão Leônidas Marques
Cascavel
Curitiba
Fazenda Rio Grande
Guaraniaçu
Guarapuava
Imbituva
Lapa
Morretes
Nova Aurora
Pérola do Oeste
Ponta Grossa
Prudentópolis
Salto do Lontra
Santa Izabel do Oeste
Santa Maria do Oeste
São José dos Pinhais
Telêmaco Borba
Toledo

G1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém