terça-feira, 12 de abril de 2016

Câmara agenda votação do impeachment: domingo às 14h


Por: Felipe Frazão, de Brasília12/04/2016 às 17:21 - Atualizado em 12/04/2016 às 17:30

Sessão da comissão especial encarregada de analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados - 22/03/2016(Marcelo Camargo/Câmara dos Deputados)

Debates começarão às 9 horas de sexta-feira. Cunha deve organizar votos de modo que deputados do Sul falem primeiro e os do Nordeste, por último

A Câmara dos Deputados programou em reunião de líderes nesta terça-feira o rito da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no plenário. Os debates começarão às 9 horas de sexta-feira e a votação deverá ocorrer na tarde de domingo, a partir das 14 horas.

Os líderes partidários terão tempo para defender posição pró ou contra o impeachment e também para encaminhar a orientação do partido para votação. Quando a votação começar, os parlamentares poderão usar apenas um mesmo microfone e não caberá interrupção.

Apesar de ainda não ter sido anunciado, deputados da oposição dão como certo de que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), convocará os parlamentares a votarem da região Sul para a Norte. Como as bancadas gaúcha, catarinense e paranaense são menos governistas, a oposição comemora porque isso pode influenciar indecisos. O governo queria ordem alfabética. O Supremo Tribunal Federal rejeitou interferir

na decisão. Oficialmente, Cunha tem dito que só definirá a ordem em cima da hora.

Na sexta, os juristas denunciantes poderão falar por 25 minutos e o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, por mais 25 minutos em defesa da presidente Dilma Rousseff. Depois, cada partido terá uma hora para debater a denúncia, na ordem da maior para a menor bancada - até cinco parlamentares de cada sigla poderão ser indicados para fazer pronunciamentos durante os 60 minutos. Na comissão especial do impeachment, a maioria foi favorável ao julgamento. Não será permitido a um partido ceder tempo a outra legenda.

No sábado, será a vez de os parlamentares falarem, individualmente, por até 3 minutos cada, seguindo ordem de inscrição. A sessão começará às 11h. Os deputados se alternarão em discursos contra e a favor do impeachment.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém