terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Quarta-feira de cinzas Inicio da Quaresma


Quarta-feira de Cinzas é uma data religiosa que tem grande significado para os cristãos, sobretudo para os católicos. A Quarta-feira de Cinzas marca o primeiro dia da Quaresma.

A Quaresma compreende 40 dias de reflexões e penitências que os cristãos católicos respeitam todos os anos e é uma referência aos 40 dias que Jesus passou no deserto suportando a tentações. A Quaresma começa sempre no dia seguinte ao Carnaval com a Quarta-feira de Cinzas.

A data da Quarta-feira de Cinzas varia sempre conforme a data da Páscoa, que ocorre sempre 40 dias depois dessa ou 46 se incluirmos na contagem os domingos. A Páscoa pode acontecer entre o dia 22 de Março e o dia 25 de abril depois da primeira lua cheia da primavera de acordo com o calendário do hemisfério norte de modo que a Quarta-feira de Cinzas pode ser celebrada entre o início de fevereiro e a metade de março.

A data propõe o início das reflexões que o cristão deve ter durante toda a Quaresma, enfatizando o dever da conversão e a busca que o cristão deve ter por mudar a sua vida sempre num sentido de se aproximar mais dos ensinamentos de Cristo. Além disso, a Quarta-feira de Cinzas propõe uma reflexão sobre a fugacidade e a fragilidade da vida na Terra.

Outra tradição importante ligada a Quarta-feira de Cinzas diz respeito ao jejum e ao não consumo de carne. É uma tradição muito antiga e simboliza o sacrifício de Jesus Cristo em prol de toda a humanidade. Assim como Jesus se sacrificou para salvar o homem do seu pecado, o cristão deve também fazer sacrifícios para manifestar sua comunhão e gratidão para com Jesus, de modo que se abster da carne e fazer jejum representariam então um sacrifício.

Quarta-feira de Cinzas é Feriado?

A lei brasileira estipula que a Quarta-feira de Cinza é um dia útil normal, portanto, não é feriado. Contudo, no Brasil muitos estabelecimentos, especialmente órgãos públicos, têm como costume trabalhar na Quarta-feira de Cinzas apenas em meio expediente iniciando suas atividades somente no período da tarde.

Fonte: www.significadosbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém