segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

DIFUSÃO NO CAMPO: Coamo promove 28ª edição do Encontro na Fazenda Experimental e apresenta novidades



Cerca de quatro mil cooperados, técnicos e pesquisadores, estiveram participando do 28º Encontro de Cooperados na Fazenda Experimental Coamo em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná. O evento deste ano iniciado no dia 1 e com encerramento dia 5 de fevereiro com produtores do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, tem muitas novidades aos participantes e como tema principal o “Manejo de herbicidas no sistema de produção”.

Segundo o coordenador do evento, engenheiro agrônomo Joaquim Mariano Costa, chefe da Fazenda Experimental Coamo, foram escolhidos dez temas modernos que colocam o associado Coamo à frente no mercado, como variedades de soja e sistema de produção das lavouras de verão e inverno. “São dez estações de pesquisa que colocam os cooperados Coamo na vanguarda das tecnologias e da pesquisa brasileira, fomentando o uso de tecnologias no campo e contribuindo para o incremento da produção”, informa Costa.

Uma delas está relacionada ao manejo de herbicidas no sistema de produção, onde são mostrados aos cooperados a importância do trabalho e cuidados referente aos resíduos que ficam no solo de um ano para o outro, o que pode e deve ser feito para evitar os prejuízos quanto a possíveis erros nas doses e aplicações de produtos. “Este trabalho de herbicidas é inédito a nível nacional, assim como o de implantação de solo de areia dentro da Fazenda Experimental, com um laboratório em larga escala em solo arenoso para testar novos produtos e defensivos”, explica Costa.

Para o gerente de Assistência Técnica da Coamo, engenheiro agrônomo Marcelo Sumiya, o Encontro de Cooperados Coamo é uma forma eficaz de transferir novidades tecnológicas. “Este grande trabalho que vem sendo realizado há 28 anos vem dando muito certo e colaborado para o avanço na agricultura e pecuária na área de ação da Coamo. “Neste dia de trabalho no campo o cooperado vê as principais tecnologias do mercado, com isso, a Coamo faz a pesquisa chegar ao produtor e assim registra evolução”, comemora Sumiya.

As produtividades vem aumentando gradualmente ao longo dos anos nos campos dos cooperados da Coamo, que em contato direto com a pesquisa tem as informações em primeira mão. “O Encontro na Fazenda Experimental é tradicional, apresenta as novidades que a pesquisa desenvolve e repassa aos agricultores, Praticamente dobramos as produtividades de soja e milho, e certamente a pesquisa e o trabalho realizado na Fazenda Experimental tem muito a ver com isso”, comemora o engenheiro agrônomo e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

Fonte: www.coamo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém