quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Papa Francisco nomeia bispos para Paranaguá (PR) e Campanha (MG)


As nomeações foram comunicadas na manhã desta quarta-feira, 25, pela Nunciatura Apostólica no Brasil

O papa Francisco aceitou, hoje, dia 25 de novembro, o pedido de renúncia do bispo de Campanha (MG), dom Diamantino Prata de Carvalho, de acordo com o cânon 401, parágrafo primeiro do Código de Direito Canônico. No mesmo ato, Francisco nomeou o bispo dom Pedro Cunha Cruz (à direita da foto), que até o momento era coadjutor de Campanha, como titular desta Igreja particular.

Para a diocese de Paranaguá (PR), que estava vacante, o papa Francisco nomeou dom Edmar Peron (à esquerda da foto), transferindo-o da sede titular de “Mattiana” e do ofício de bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (SP).

A Santa Sé comunicou, também, o acolhimento da renúncia do bispo da diocese de Nazaré da Mata (PE), dom Severino Batista de França.

Sobre os bispos

Dom Pedro Cunha Cruz nasceu em 16 de junho de 1964, no Rio de Janeiro (RJ). Foi ordenado presbítero no dia 4 de agosto de 1990. Recebeu a ordenação episcopal aos 5 de fevereiro de 2011. Tem como lema: “Servo de Jesus Cristo (Rm 1,1)”. Atuou como bispo auxiliar na arquidiocese do Rio de Janeiro e delegado do regional Leste 1 no Conselho Permanente da CNBB. Foi presidente do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris); bispo referencial das Pastorais Sociais do regional Leste 1 e bispo responsável pela Pastoral Carcerária também no Leste 1. Em 20 de maio deste ano, foi nomeado coadjutor da diocese de Campanha (MG).

Dom Edmar Peron nasceu no dia 4 de março de 1965. É natural de Maringá (PR). Foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo em 30 de dezembro de 2009. Tem como lema episcopal “Eis que venho para fazer a tua vontade”. É mestre em Teologia Dogmática, com especialização em Teologia dos Sacramentos. Desde 2011 é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB.



Fonte: www.centralcultura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém