quinta-feira, 9 de julho de 2015

Vans escolares terão tempo para adaptar-se à colocação de cadeirinhas


Resolução do Contran prevê que a partir de 2016, transportes escolares serão obrigados a disponibilizar equipamento para crianças

Foto: Vereador Jairo Marcelino, Alberto Angerami (diretor do Denatran), senadora Gleisi Hoffmann, Marcos de Bem (presidente do Sindotec) e Gustavo Kuster (chefe da divisão de regulamentação técnica do Inmetro).

Na tarde desta quarta-feira (8), a senadora Gleisi Hoffmann e os deputados federais da bancada paranaense acompanharam o vereador de Curitiba Jairo Marcelino e Marcos de Bem, presidente do Sindotec (Sindicato dos Operadores de Transporte Escolar de Curitiba), em audiência com Alberto Angerami, diretor do Denatran eGustavo Kuster, chefe da divisão de regulamentação técnica do Inmetro para tratar da Resolução 533/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que vai obrigar transportes escolares a ter cadeirinha para crianças de até 7 anos e meio.

A obrigatoriedade passa a valer a partir de 1º de fevereiro de 2016 e deixou os trabalhadores e empresários do setor preocupados com as adaptações que devem ser feitas nos veículos de transporte escolar. “Não somos contra as adaptações e sabemos da importância dos equipamentos para a segurança das crianças que transportamos. Tanto que o bebê conforto, para crianças de até 1 ano, já é usado nas vans escolares. Mas precisamos de tempo para essas mudanças, que oneram os transportadores e consequentemente, os pais nas mensalidades”, comentou o presidente Marcos de Bem.

Segundo Alberto Angerami, o Denatran está sensível às reivindicações do setor e ouvindo todos os argumentos para que seja construída uma solução em conjunto. “Mesmo com o prazo da resolução, isso não quer dizer que não podemos conversar, mediar e chegar em um consenso, sempre primando a segurança no trânsito”.

Para a senadora Gleisi Hoffmann, a reunião foi bastante produtiva e mostrou a disposição do Denatran, com o apoio do Inmetro, em mediar soluções para essa questão. “Temos que primar sempre pela segurança das crianças. Pedimos ao Denatran que faça um estudo com as estatísticas de trânsito e que avalie as soluções propostas pelas entidades de transportadores escolares e pela sociedade civil. Penso que ter um tempo para a adaptação é necessário”, comentou.

Participaram também da reunião os deputados federais Enio Verri, Toninho Wandscheer, Aliel Machado, Osmar Serraglio, Christiane Yared e Leandre.


Assessoria Senadora Gleisi Hoffmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém