terça-feira, 5 de maio de 2015

Município de Mallet, na região Centro-Sul do Paraná, é referência na produção de kiwi



Considerada a capital do Kiwi no Paraná, a cidade de Mallet, na região Centro-Sul do Estado, recebeu mais de 30 mil pessoas durante a décima nona Kiwi Fest, Festa Estadual do Kiwi. Todos os anos, agricultores do Paraná e de outros estados visitam o evento em busca de informações técnicas sobre a produção do kiwi, que tem o apoio do Instituto Emater. O que começou com uma colheita de um quilo e meio da fruta em 1998, hoje é o sustento do agricultor e idealizador da Festa do Kiwi, Silvestre Gabriel Przybisz, que já possui dois hectares e meio de área plantada com a fruta. //SONORA SILVESTRE GABRIEL PRZYBISZ//.





A fruta precisa de períodos de frio para um bom cultivo e o clima subtemperado da região contribui, o que resulta em uma colheita atual de 25 toneladas de kiwi por hectare. De acordo com prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida, somente no ano passado, a cidade ganhou cerca de sete hectares de área nova para a produção da fruta. Hoje, o município tem cerca de 40 pequenos agricultores, que vendem os produtos para a própria região e para o Norte catarinense. Mallet é responsável por 48% do valor bruto da produção agrícola do Estado, com a fruticultura.

No ano passado, a Festa do Kiwi reuniu 176 agricultores, incluindo produtores de São Paulo, que conheceram a tecnologia de manejo do kiwi na cidade. A programação do evento contou com palestras sobre manejo e plantio da fruta, além de atrações musicais e produtos culinários. A última festa movimentou cerca de três milhões e meio de reais, na região. (Repórter: Fernanda Nardo)



Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, seu comentário será publicado após análise do conteúdo que o mesmo contém